Ir para o conteúdo

Transcrição

00:04

Abordagem informal com os sindicatos

00:12

Está bem.

00:16

Já tomámos o pequeno-almoço, mas...Foi reforçado."Porque é que a abordagem informal funciona melhor com os sindicatos?" Isto fui aprendendo ao longo dos anos.

00:31

Seguramente também é necessária uma parte formal

00:45

Sempre tive temas mais ou menos importantes para discutir ao nível sindical, que exigiram muito trabalho de paciência, muito trabalho de contacto, etc.

00:54

Vejo que a primeira abordagem informal funciona porque elimina barreiras e coloca-nos a todos no mesmo nível, por isso não importa se é o gerente de RH ou o representante sindical, interno ou externo.

01:12

O nível de poder anula-se.Deve prevalecer o sentido comum e o bem-estar dos trabalhadores,assim como o bem-estar da empresa.

01:23

Mas vejo que, às vezes, com um contacto prévio informal,com um telefonema, vermo-nos para um café e discutir o tema,quando chega o momento formal, a reunião sindical, a atitude é muito mais colaborativa.

01:39

Isto ajuda a criar um clima tranquilo, em que o confronto seja seguramente mais sereno e mais produtivo.

01:46

Depois chega-se com uma ideia bastante mais concreta de como poderá ser

01:54

É como se já se tivesse feito um trabalho prévio, e tivesse sido feito de forma produtiva, calma e sem qualquer tipo de preconceito.

02:05

Pessoalmente, acredito que é uma abordagem que funciona.

02:08

Depois, acho que a abordagem deve ajustar-se um pouco às pessoas com quem se fala e com quem se lida.

02:15

Mas esta é a minha forma de trabalhar. Até agora tem funcionado,por isso, a minha ideia é continuar assim.

02:21

Claramente, com os sindicatos, o papel dos Recursos Humanos tem um peso concreto,o papel da direção principal tem outro peso, e, além disso, o seu trabalho é tentar mediar as exigências dos sindicatos, que representam os trabalhadores,assim como as da direção principal, que representa o coração da empresa.

02:43

Recursos Humanos também é um trabalho de muita diplomacia,de mediação, de: "Tentar chegar a um compromisso que, de algum modo, possa satisfazer, pelo menos temporariamente, todos".

02:56

É um trabalho de bastidores, que muitas vezes não se vê. Costumo dizer que, quando temos um bom resultado, há um clima descontraído,chegam a acordos, não há problemas legais, etc.

03:13

Isto significa que os RH, juntamente com outros departamentos, fizeram um bom trabalho.

03:18

Mesmo que seja apenas manter um bom clima, algo que fazemos todos os dias de forma contínua, acho que é importante.

03:26

Acrescento, como nota pessoal, que, por vezes, o trabalho dos RH existe,mesmo que não se veja.