Ir para o conteúdo

Transcrição

00:04

Entrar no mundo das vendas Vamos lá ver o que o destino me reserva Vamos ver, uma chave.

00:14

Que chave te abriu a porta do mundo das vendas?.Curiosamente, uma chave que abre portas.

00:24

Acho que há um tema muito importante e que se diz sempre na área das vendas, que é: "Um vendedor nasce ou um vendedor faz-se?" Eu acho que é uma mistura dos dois.

00:35

Acho que, para poder estar no mundo das vendas,tens de gostar da relação com as pessoas,porque no fim estás a falar com pessoas constantemente,a tentar entender os seus problemas,o que as preocupa, como as podes ajudar.

00:48

Porque as vendas são isto, não se trata de tentar vender algo que não precisam.

00:53

Tento sempre pensar que tenho de lhes oferecer algo que realmente resolva um problema para eles.

01:00

A partir daí, acho que essa parte, vem-me de nascença,gosto muito da relação com as pessoas.

01:09

Tenho de dizer que os meus pais empreenderam sendo uma família muito humilde,à procura de uma forma de criar um negócio.

01:18

Então, vivi de muito perto sempre o estar atrás de um balcão numa loja, porque os meus pais tinham lojas,e quando era pequenita,saía da escola ou o que fosse, ia ter com eles e a minha mãe dizia-me:"Fica aqui, depois vamos para casa".

01:33

E eu ficava lá e, se vinha um cliente, dizia: "Posso atendê-lo?" E eu gostava.

01:38

Na verdade, a minha filha, agora faz o mesmo quando vamos visitar os meus pais e têm a loja aberta.

01:44

Então, entrei .É verdade que entrei no mundo do ,mais a pensar em algo muito administrativo, contabilidade, um pouco para perceber essa parte mais administrativa.

01:56

E encontrei um emprego numa agência imobiliária.

02:01

E o que aconteceu lá, vou contar uma pequena história,é que quando os comerciais saíam, como era o horário comercial,os clientes entravam e eu, sem ter visto uma única casa,só tendo adicionado os dados ao sistema e visto quatro fotos,fazia-lhes perguntas, entendia o que procuravam e dizia-lhes: "Não te preocupes, às tantas horas vem,e o comercial vai mostrar-te a casa".

02:22

E o comercial ia, mostrava a casa e vendia-a.Então, pouco depois, o diretor do escritório apercebeu-se disso e aproximou-se de mim e disse-me:"Olha, Nitya, não gostavas de experimentar o mundo das vendas, ?" E eu, claro, fiquei irritada, e disse:"Estás a dizer-me que não estou a fazer bem o meu trabalho?" Porque tentava ter o trabalho em dia, com o máximo de compromisso.

02:46

E ele dizia: "Não, não, o teu trabalho é muito bom,mas vemos algo em ti que achamos que pode fazer com que o negócio funcione ainda melhor".

02:55

E eu disse: "Bem, vou experimentar, mas se não gostar,devolves-me o meu posto de trabalho".

02:59

E ele disse: "Sim, sem problema".Então, experimentei.

03:01

Entrou uma cliente pela porta, primeiro dia.Disse-lhe: "Sim, não te preocupes, vamos agora às cinco da tarde ver este apartamento".

03:07

Primeira venda.E assim foi, uma atrás da outra.Acabei por me tornar diretora do escritório ao fim de um ano e meio e, ao fim de alguns anos, também a liderar não só esse escritório,mas uma zona com três escritórios.

03:27

E foi assim que comecei também um pouco na gestão, não só nas vendas,mas na liderança desde muito jovem, porque tinha 20 anos naquela altura,22 anos, entre 20 e 23.

03:40

E agora também fazes as vendas tu?Agora não faço as vendas.

03:45

Neste momento, se há alguém da equipa que me pede explicitamente para entrar numa reunião, vou a essas reuniões, não apenas com potenciais clientes,ou seja, pessoas interessadas em conhecer os nossos serviços,mas até mesmo com clientes nossos.

04:05

Se em algum momento há algum problema com o cliente,algum mal-entendido, algo que queiram compreender melhor e se precisam da minha ajuda, obviamente aproximo-me e vou.

04:15

Mas as vendas agora não as faço eu.Bem, vendo, todos os dias tenho de vender, porque cada vez que contrato alguém, é uma venda.

04:24

Também vendes a ideia de que as pessoas queiram trabalhar numa empresa como a tua,vendes-lhes o projeto, vendes-lhes o crescimento de tudo o que estamos a conseguir.

04:33

Todos vendemos e nunca deixamos de vender.Portanto, não faço a venda propriamente do produto,mas acho que todos os dias vendo algo.

04:43

Muito obrigada.