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Digitalização nos RH

Passo a Passo para ser Freelancer em Portugal

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5 minutos de leitura
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O trabalho independente tem vindo a ganhar destaque em Portugal, impulsionado pela crescente procura de flexibilidade, autonomia e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. No entanto, iniciar e manter uma carreira como freelancer requer mais do que apenas talento: é necessário conhecimento prático, estratégia e acesso às ferramentas certas.

Freelancing em Portugal: o guia completo

Quer iniciar a sua carreira de freelancer mas não sabe por onde começar? Sugerimos os seguintes passos:

  1. Defina o seu nicho de mercado e área de especialização: algumas das áreas mais procuradas incluem design gráfico, redação de artigos, tradução, marketing digital e desenvolvimento de software. 
  2. Formalize a sua atividade como freelancer: em Portugal, qualquer trabalhador independente precisa de abrir atividade nas Finanças e inscrever-se na Segurança Social para trabalhar legalmente. 
  3. Crie um portfólio online de qualidade: tente ao máximo organizá-lo de forma clara, seja seletivo e inclua apenas os melhores trabalhos. Quando possível, associe cada projeto aos resultados alcançados — como aumento de vendas, melhor desempenho de uma campanha ou melhoria da imagem de marca.
  4. Estabeleça preços e defina as condições de trabalho: o preço deve ser competitivo, mas também deve refletir o seu nível de experiência e o valor que agrega aos projetos dos clientes. Algumas dicas para estabelecer preços adequados incluem uma pesquisa dos preços do mercado e a definição de uma tabela de preços clara, estipulando preços por hora ou por projeto. Não se esqueça de considerar custos adicionais, como ferramentas, software, impostos e outras despesas operacionais.
  5. Inscreva-se em plataformas de freelancers, tais como Upwork, Freelancer.com, Fiverr e Zaask (plataforma nacional). Para começar a construir a sua rede de contactos, procure grupos relevantes online, por exemplo no Facebook ou em fóruns, e utilize palavras-chave no do LinkedIn, como “freelancer”, ou filtros como o do trabalho remoto para encontrar mais oportunidades alinhadas com o que procura.

Plataformas internacionais vs. nacionais: vantagens e desvantagens

As plataformas internacionais são ideais para quem procura uma grande variedade de projetos e oportunidades de trabalho com clientes de todo o mundo, aumentando assim a possibilidade de praticar preços mais competitivos. Contudo, trazem alguns desafios específicos, tais como uma maior concorrência que muitas vezes pode conduzir os clientes a escolherem o preço mais baixo, ou desafios maiores na comunicação regular, quer seja em termos de fuso horário ou barreiras linguísticas. Para além disso, algumas plataformas internacionais cobram comissões significativas, que podem variar entre 10% e 20%.

As plataformas nacionais são voltadas para o mercado português e têm a vantagem de simplificar a comunicação, pois o idioma é o mesmo, e permitem que o freelancer se concentre em trabalhos locais, com menos concorrência direta, aumentando as hipóteses de ser selecionado para o projeto. Plataformas como a Zaask ou a Fixando oferecem suporte e ferramentas adaptadas às especificidades do mercado de trabalho português, como métodos de pagamento locais.
Em termos de desvantagens, proporcionalmente à diminuição da concorrência, há também uma menor diversidade e quantidade de projetos disponíveis. Os rendimentos médios tendem a ser mais baixos por causa da procura mais limitada, o que conduz à terceira desvantagem, o limite à exposição internacional que pode restringir o crescimento do seu negócio como freelancer.

Como preparar entrevistas e candidaturas de sucesso

Para começar, investigue o cliente e o projeto a que se está a candidatar. Opte sempre que possível por personalizar a sua candidatura para mostrar ao cliente que está a investir tempo e esforço na proposta: refira as competências relevantes para o projeto em questão, inclua exemplos específicos no seu portfólio e personalize o tom da sua mensagem de acordo com a empresa ou cliente. 

Antes da entrevista, pense nas perguntas mais comuns que podem ser feitas e prepare respostas claras e concisas, mas também esteja pronto para falar sobre situações específicas que mostrem a sua capacidade de resolver problemas ou adaptar-se a desafios. Planeie prazos e orçamento, mantendo uma certa margem para negociar.

Após a entrevista, envie um e-mail de follow-up agradecendo ao cliente pela oportunidade de discutir o projeto. Este gesto simples pode mostrar ao cliente que está comprometido e entusiasmado com a possibilidade de trabalhar com ele. Aproveite ainda para reforçar as suas competências, lembrando ao cliente por que é a pessoa certa para o trabalho.

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A importância da gestão do tempo e produtividade para freelancers

Para contornar um dos maiores desafios de ser freelancer – gerir o tempo de forma produtiva – tente, sempre que possível:

  • Estimar realisticamente o tempo para cada tarefa: pode começar por dividir o projeto em etapas menores e fazer uma estimativa de tempo para cada uma delas.
  • Criar um cronograma de trabalho: estabeleça um cronograma detalhado para garantir que o projeto é concluído a tempo e que está a trabalhar de forma eficiente. Utilize calendários online (como o Google Calendar) ou ferramentas de gestão de projetos para planear o seu trabalho, dividir tarefas em subtarefas e garantir que está a cumprir todos os prazos.
  • Gerir as distrações e aumentar a produtividade: é importante organizar o seu espaço de trabalho, minimizar as distrações e utilizar ferramentas de produtividade para se manter focado como, por exemplo, as que se destinam a bloquear determinados sites ou aplicações no seu navegador ou telemóvel.

Dicas para manter uma rotina equilibrada e produtiva

  1. Defina um horário de trabalho fixo: uma das grandes vantagens do trabalho freelance é a flexibilidade. No entanto, sem um horário fixo, pode acabar por trabalhar até tarde ou acordar tarde e não ter tempo suficiente para concluir as tarefas do dia. Estabelecer horários regulares e organizar blocos de trabalho ajuda a criar uma rotina e a manter a disciplina.
  2. Faça uma lista de tarefas prioritárias: no início de cada dia, defina o que é mais importante e deve ser feito primeiro, e o que pode ser deixado para mais tarde. 
  3. Estabeleça metas diárias e semanais: as metas podem ser, por exemplo, concluir uma determinada quantidade de trabalho num projeto específico ou completar um conjunto de tarefas secundárias.

Como evitar o burnout em trabalhos online

O burnout é um problema comum entre freelancers, especialmente aqueles que trabalham online, uma vez que a flexibilidade do trabalho remoto pode tornar difícil definir limites claros entre o trabalho e a vida pessoal. Para o evitar, determine a que horas começa e acaba o horário de trabalho. Opte por fazer pausas regulares durante o dia de modo a melhorar substancialmente a produtividade e, se se aplicar, delegue tarefas quando necessário. Certifique-se que mantém uma comunicação aberta com os seus clientes. Se sentir que o trabalho está a acumular-se, seja transparente e negocie novos prazos ou uma divisão do trabalho de forma realista.

Ferramentas para gerir a colaboração com freelancers: o papel da Factorial

Para gerir as tarefas e criar um ambiente de trabalho colaborativo e eficiente entre as equipas internas e os freelancers, é essencial contar com ferramentas como a Factorial. Entre os principais benefícios, destacam-se:

  1. Gestão de contratos e documentação: faça a gestão de contratos, incluindo a definição de condições de pagamento, prazo de entrega e outras especificações de forma centralizada. Armazene todos os documentos num só lugar.
  2. Gestão de tempo e pagamentos: integre o registo de horas de trabalho com a gestão de pagamentos. Crie relatórios de performance e obtenha uma avaliação precisa da produtividade de cada freelancer.
  3. Onboarding eficiente: garanta que todos os envolvidos estão alinhados quanto às expectativas e requisitos do projeto. Automatize o processo, sem necessidade de múltiplos e-mails ou trocas de mensagens.
  4. Melhoria da experiência do freelancer: proporcione uma experiência mais profissional e fluida para os freelancers. Com acesso à informação de forma organizada e transparente, a confiança e o bom relacionamento com a empresa solidificam-se. Experimente hoje gratuitamente.

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A Mariana é copywriter, revisora de conteúdo, especialista em SEO e tradutora. Apaixonada por comunicação, utiliza suas competências para criar conteúdos estratégicos e impactantes que informam, conectam e otimizam a presença online de marcas. Na Factorial, dedica-se a produzir textos de alta qualidade que alinham os objetivos do mercado com as necessidades dos leitores.