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Avaliação de Desempenho: como medir a produtividade dos seus funcionários?

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5 minutos de leitura

A avaliação de desempenho dos funcionários é vital para qualquer empresa que queira verificar o nível da produtividade interna. É especialmente útil analisar se os objetivos dos trabalhadores estão a ser alcançados ou não. Assim, a sua empresa será capaz de tomar decisões que ajudem o trabalhador a se desenvolver na organização e permitam que ele continue a alcançar os seus objetivos. 

Ao realizar regularmente uma avaliação de desempenho, é possível planejar aspetos como aumentos salariais, promoções internas de funcionários ou a oferta de benefícios sociais aos funcionários com antecedência quando os objetivos previamente estabelecidos forem atingidos. 

Sabe como avaliar o desempenho do trabalho corretamente? Ou quer saber mais sobre este tópico? Continue a ler este artigo!

Sumário

O que é uma avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é técnica ou conjunto de técnicas para analisar a produtividade de funcionários, gestores e equipas dentro de uma empresa. Existem diferentes tipos avaliação de desempenho que visam a analisar a performance da empresa desde pontos de vista individuais ou coletivos. 

Uma avaliação de desempenho pode ser feita de maneira manual, digitalmente, ou combinando ferramentas digitais com a expertise de um profissional de recursos humanos e a troca entre um funcionário e o seu gestor. 

Os 3 pontos principais da avaliação de desempenho

Toda avaliação de desempenho deve ser orientada pelos três princípios básicos a seguir. 

  • Os kpis a serem medidos devem ser baseados nos informações e dados relevantes para o trabalho a ser avaliado
  • Os funcionários devem conhecer os objetivos a serem medidos em diferentes períodos do ano
  • A pessoa encarregada da avaliação deve ser o mentor que ajuda os funcionários a melhorar constantemente. A avaliação de desempenho é um dos passos para o desenvolvimento dos funcionário. Por isso, este mentor deve acompanhá-lo durante todo o processo

Como avaliar o desempenho no trabalho: métodos para empresas

Existem vários métodos ou formulários padronizados para avaliar os funcionários de diferentes áreas de uma empresa:

  • Avaliação por um supervisor. Realizada por um chefe ou superior que conhece o funcionário, seu desempenho e as funções a serem desempenhadas.
  • Auto-avaliação. Como o próprio nome indica, é o próprio funcionário quem avalia o seu desempenho e propõe novas formas de melhoria, processos e projetos. 
  • Avaliação por pares. Esta é realizada entre funcionários com a mesma posição ou cargo dentro da empresa.
  • Avaliação pelo funcionário. Nesse caso, são os funcionários que valorizam o seu superior ou gestor. 
  • Avaliação pelo cliente. O cliente avalia o trabalho dos funcionários com os quais ele tem contato. Esta avaliação é extremamente importante para os funcionários que trabalham de cara ao público, como o departamento de vendas e de atenção ao cliente.  
  • Avaliação 360º. Esta avaliação inclui todos os métodos anteriores. É muito mais complexa e requer tempo e poder de análise por parte dos gestores. 
  • Avaliação automatizada. A produtividade do trabalhador é avaliada por meio de monitoramento computadorizado. Neste caso, a empresa sempre deve ter a autorização do trabalhador para monitorar o seu desempenho. Normalmente este tipo de avaliação com trabalhadores que exercem funções mais manuais.

Erros comuns numa avaliação de desempenho

Uma vez que escolha o método a ser executado e aplique as medidas necessárias para realizar a avaliação de desempenho do trabalhador, é necessário analisar as informações e chegar a uma conclusão.

Alguns erros comuns numa avaliação de desempenho podem atrapalhar na hora de chegar a conclusões concretas sobre o funcionários e a empresa. 

  • Ter objetivos demasiado amplos antes de iniciar o processo de avaliação, não apresentar métricas e KPIs.
  • Concentrar a avaliação apenas em pontos negativos.
  • Não conhecer detalhadamente o funcionário ou a pessoa a ser analisada nem as suas funções e dia a dia na empresa.
  • Não propor soluções para que o funcionário melhore o seu desempenho, alcance novos objetivos e desenvolva a sua carreira

Vantagens de avaliar o desempenho da sua equipa

Sabia que a avaliação de desempenho além de ser altamente recomendada, também tem vários benefícios para o trabalhador e a empresa? Listamos-os abaixo.

Melhorar a produtividade do trabalhador e da equipa

Por meio das ações e propostas que emergem da avaliação, é possível melhorar a produtividade e a predisposição do trabalhador. Com a melhora do rendimento individual, também há uma melhoria no rendimento de toda a equipa. 

Estabelecer políticas de remuneração

A avaliação permite estabelecer políticas de remuneração adequadas para cada equipa com as quais incentivar a consecução dos objetivos. Muitas empresas oferecem benefícios ou salário variável, dependendo dos objetivos alcançados. Em muitos departamentos, como o de vendas, esta prática costuma ser comum. Saber quais são as variáveis humanas de uma equipa é importante para entender como medir o seu salário variável. 

Melhorar as políticas de promoção

Com a avaliação, poderá tomar decisões sobre oportunidades de carreira que um ou mais funcionários possam escolher. Por que procurar talentos fora se já o possui dentro da própria empresa?

Detetar erros no escopo de trabalho de um funcionário

A avaliação de desempenho pode mostrar possíveis erros no escopo de trabalho de uma posição ou cargo dentro da empresa. Tarefas para as quais esta pessoa não está preparada ou não deve executar. Com os resultados, poderá decidir se os seus funcionários precisam de treinamento ou a melhor coisa é mudar de posição. 

Lembre-se de que tudo isso é muito importante para não haver uma alta rotatividade de pessoal. Além disso, estes factores irão ajudá-lo a reter mais talentos. 

Mitigar agentes externos

Às vezes, o desempenho de um funcionário pode ser influenciado por fatores externos, como família, saúde, dinheiro, etc. Se esses fatores surgirem, a sua empresa pode e deve ajudá-lo. Um caso específico é a chegada de um novo membro da família. Uma empresa pode oferecer auxílios creche a funcionários que acabaram de se tornar mãe ou pai sem nenhum custo.

Após realizar a avaliação de desempenho, provavelmente concluirá que a sua empresa precisa de planos para recompensar e incentivar a produtividade dos funcionários. Muitas empresas não possuem um plano que lhes permita melhorar a produtividade ou o comprometimento de seus funcionários. Como consequência, os custos de rotatividade e desmotivação serão realmente altos, já que não conseguirá reter talentos. 

O Software de Avaliação de Desempenho

Se já utiliza a Factorial deve saber que também temos na nossa plataforma uma secção de avaliação de desempenho. Se não sabia, não há problema, explicamos tudo aqui brevemente. O nosso software auxilia o trabalho dos gestores e dos responsáveis de recursos humanos através dos seguintes recursos: 

  • Distintos tipos de avaliação de desempenho para escolher na Plataforma. Avaliações de 180 °, 360 °, feedbacks dos gestores e autoavaliações.
  • Modelos pré definidos. Caso queira, pode usar os nossos modelos ou criar o seu, do zero, na nossa plataforma. 
  • Noticações. Tanto os avaliados quanto os avaliadores recebem notificações para preencher e responder as avaliações de desempenho. 
  • Tudo é centralizado. É possível monitorar todas avaliações no mesmo sítio e preenchê-las dentro do seu software de recursos humanos. 
  • Relatórios. Depois que as avaliações forem concluídas, é possível gerar relatórios personalizados com os dados gerados. 

Comece a utilizar o software de RH da Factorial e gerir todos os aspectos de gestão de pessoas na sua empresa. Experimente grátis! 

 

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