A Factorial tem uma nova imagem e queremos partilhar consigo todas as mudanças. Saiba tudo sobre o nosso processo de rebranding, que envolveu a criação de uma uma nova identidade e cultura visual.
Por onde começamos?
Há cinco anos a Factorial nasceu com o objetivo de ajudar as empresas a resolverem os seus problemas administrativos. Com o tempo, a nossa identidade acabou por se tornar uma mistura de valores e sentimentos.
No início, o nosso slogan girava em torno de “dedicamo-nos ao que verdadeiramente importa”. Embora seja algo em que acreditamos intensamente, é demasiado ambíguo para resumir aquilo que nos orienta. Ao mesmo tempo, muitas start-ups e empresas foram adoptando a mesma tipologia de mensagens sob o mesmo grito de guerra. No processo de digitalização, estas empresas agitaram a indústria ao gerarem um impacto real a partir do core das empresas. No entanto, não foram capazes de compreender exatamente ao que se deveriam dedicar.
Precisávamos de uma visão mais concisa, uma mensagem mais clara que não fosse vítima de livre interpretação e que todos os nossos clientes, parceiros e funcionários pudessem compreender. Desta forma, começámos a procurar a nossa identidade e a decifrar o que realmente importava. Mais importante ainda, precisávamos de saber quem éramos.
A nossa fase de descoberta
Desde o primeiro dia, a Factorial passou de ter apenas 14 funcionários, para ter, até ao momento em que escrevemos estas palavras, 300! O crescimento exponencial que temos experienciado fez-nos enfrentar um dos maiores desafios em todo o projeto: como renovar a marca de uma empresa já existente, assegurando que todos os que nos rodeiam estão na mesma página que nós?
Depois de dedicarmos algum tempo a tentar reunir as várias visões, valores, objetivos e prioridades, focámo-nos em entender o que realmente significavam as pessoas para a Factorial.
Dezenas de equipas de todas as áreas foram envolvidas durante este processo. Devido à grande participação que tivemos, consolidámos e unificámos a nossa missão.
Queremos impulsionar a próxima geração de PMEs que dão prioridade às pessoas, proporcionando às organizações do mundo inteiro as melhores ferramentas, informação e conhecimentos para as ajudarmos.
Ter uma visão e missão partilhada por todos, permitiu-nos trabalhar em algo que acreditássemos e entendêssemos de uma forma conjunta. Um objetivo comum que nos permitisse alinhar cada pessoa que se juntasse à equipa, ao dar-lhes, também, a capacidade de tomar decisões de forma independente.
Definição da identidade da Factorial
Fazer um exercício de rebranding não consiste unicamente em fazer com que a marca se torne mais moderna ou em polir a nossa aparência. Um rebranding não é uma mudança: é uma revolução cultural que vem de dentro. Reinicia-se e reconstrói-se.
Os nossos fundadores, Jordi, Bernat e o Pau, são pessoas apaixonadas e com a intenção de construir um ambiente de trabalho no qual as pessoas se sintam confortáveis e livres, e assim, estimular o envolvimento diário para fazer da Factorial um lugar de empatia.
Depois de realizarmos vários workshops, decidimos criar uma marca que fosse viva, vibrante e que pudesse representar pessoas reais. Resumindo, criar uma marca mais humana. Passámos algum tempo a tentar compreender o que significava para nós ser “humano”, e como ser capaz de representá-lo através do design.
Precisamente por este motivo, a nossa identidade foi pensada para expressar a nossa visão: Mudar a forma como as empresas são geridas, ao colocar as pessoas no centro.
Uma mudança radical
Apresentamos a cor principal da nossa nova marca, o Radical Red. Uma cor vibrante, ousada, moderna e acolhedora. Representa o nosso lado mais emocional, a nossa forma de agir e de nos apresentarmos ao mundo.
Por outro lado, Viridian Green é a cor secundária da nossa marca. Viridian Green é perfeita para equilibrar a ousadia do Radical Red, especialmente útil quando a aplicamos a produtos onde os tons de vermelho podem enviar uma mensagem errada.
Esta cor representa o nosso lado mais racional, ajudando-nos a transmitir segurança e confiança. Também nos permite diferenciar as nossas submarcas e associações, reforçando as nossas comunicações mais racionais.
A Factorial é mais do que apenas dados, ferramentas ou conhecimento. A nossa comunidade usa a Factorial para gerir a sua empresa, melhorar os seus negócios, liderar talentos. Contudo, o que realmente destaca o nosso produto é a conexão emocional que permite que as empresas cresçam com as suas pessoas. Tal como fizemos com o nosso produto, decidimos criar uma marca que realmente ajudasse as pessoas.
Temos uma nova fonte tipográfica, a Fira Sans. É uma fonte humanista concebida sob duas bases principais: legibilidade e personalidade.
Um conjunto de caracteres racionais, acessíveis e emocionais, que proporcionam uma experiência fluida e envolvente através de um ecrã.
Criação de um novo universo visual
Na Factorial gostamos das pessoas como são. Por essa razão, no nosso exercício fotográfico, decidimos novamente colocar foco nas pessoas. Refletir momentos autênticos que representem a realidade das organizações. Cenas em que as pessoas podem ser identificadas.
Nos últimos cinco anos, o nosso universo visual foi mudando para um conjunto de estilos e normas que nunca foram antes escritas. E, por isso, deparámo-nos com uma adaptação mais difícil face ao rápido crescimento que continuamos a ter.
Ao analisarmos o nosso exercício visual anterior, demo-nos conta do uso repetitivo que fazíamos dos escassos recursos visuais que tínhamos. Um deles era o conjunto de pontos:
Estávamos cientes da necessidade de criar um recurso visual que não fosse finito ou desatualizado. Um recurso visual que pudesse libertar a criatividade das pessoas, ao fazer-se um uso simples e divertido das formas e cores.
Muitos dos comentários que recebemos sobre a Factorial são sobre como é uma plataforma simples, fácil e intuitiva. Assim, decidimos investigar e determinar como continuar a potencializar esses sentimentos e emoções que tanto contribuem para o crescimento dos nossos clientes.
Inspirados em modelos de ensino baseados na criatividade e no lúdico, decidimos adotar a visão do pedagogo alemão, antigo professor da Bauhaus e criador do conceito de jardim de infância, Friedrich Fröbel.
Fröbel pretendia extrair dos estudantes o que já havia dentro deles. Incentivar as suas aprendizagens, a deixarem levar-se pela própria criatividade e a trabalhar com diferentes formas, linhas, cores e texturas. Isto foi algo com que nos sentimos fortemente atraídos, e pelo qual decidimos criar o nosso próprio universo visual: os artefactos.
Um universo visual completo capaz de elevar e reforçar as nossas mensagens através das histórias.
Construção de uma marca em constante evolução
Algo que presumimos desde o início foi que a marca nunca estaria acabada. À semelhança da gestão das empresas, a marca Factorial está em constante evolução. Da mesma forma que cada uma das pessoas que integram a Factorial, também o estão. Há uma adaptação e evolução constante.
Finalmente hoje, segunda-feira, 18 de outubro, decidimos anunciar o lançamento da nossa marca.
Apostar na nossa crença de que as pessoas não são recursos. Existe uma forma diferente de compreender, potenciar e liderar o talento. Não há nada mais valioso para uma organização do que o centro que a compõe: as pessoas.