GESTÃO DE FÉRIAS COLABORADORES [TEMPLATE EXCEL GRÁTIS]

Para aceder ao template de gestão de férias atualizado de 2020 clique aqui 

A gestão das ausências e férias dos colaboradores de uma empresa utilizando um template excel é uma das práticas mais comuns no departamento de recursos humanos. Neste artigo vamos criar um template excel grátis desde o início para que possas decidir se preferes utilizar este método desatualizado ou poupar entre 5 a 6 horas todos os meses com o software RH da Factorial.

Sumário

Como gerir as solicitações de férias dos seus colaboradores com Excel
Sistemas de gestão de férias para empresas
Criação de um template excel passo a passo
Descarregue o template excel de gestão de férias
Software de gestão de férias

Como controlar as solicitações de férias dos colaboradores

O uso de templates excel como sistemas de controlo de ausências ainda é um dos métodos mais utilizados pelo departamento de recursos humanos. Com um conhecimento médio – alto de Excel é possível desenvolver um template funcional que permita contabilizar os dias em que estarão fora cada colaborador de maneira rudimentar.

Se utilizas o excel como sistema de gestão de ausências precisarás complementá-lo com o teu correio eletrónico para comunicar manualmente com cada colaborador. Uma das tarefas mais complicadas para o responsável de RH é falar com cada colaborador e escrever todas as solicitações num ficheiro excel, evitar que se sobreponham umas sobre as outras e calcular o total de dias restantes que um dado colaborador pode solicitar.

Dependendo do tamanho da tua empresa irás precisar de muita paciência e verificar alguns tutoriais para melhorar as tuas habilidades de excel.

Sistema de gestão de férias para empresas

Para um responsável de recursos humanos é uma das tarefas mais complicadas do ano. As tuas habilidades para organizarem todo o calendário de empresa irá permitir que os trabalhadores desfrutam das suas férias sem que a produtividade da empresa seja prejudicada.

À medida que o talento humano cresce, esta tarefa se torna mais complicada e as negociações com cada colaborador podem afetar todo o departamento. Para além do Excel, existem outros sistemas de gestão de ausências que podem ajudar-te a simplificar e automatizar este processo, como por exemplo, o software de gestão de férias da Factorial.

 

software ferias calendario

Com o software de controlo de ausências dos colaboradores poderás notificar os dias de férias através da Factorial sem a necessidade da troca exaustiva de emails. Como responsável de recursos humanos, podes aceitar, ou rejeitar facilmente todas estas petições e ver em tempo real se estas se sobrepõem às férias de algum outro colaborador. O bom, é que podes aceitar diretamente a partir do teu navegador sem a necessidade de transferires um programa ou plugin. Abertos 24h, os 365 dias do ano!

Criação de um template de excel passo a passo

Se ainda assim, queres criar o teu próprio  template excel, explicaremos como deves fazê-lo passo por passo. Em primeiro lugar, precisarás instalar no teu computador o programa de microsoft excel ou derivados. Lembra-te que é um programa pago e a não ser que a tua empresa forneça a licença correspondente, só poderás utilizá-lo por um tempo limitado. Outra opção é utilizar as ferramentas de spreadsheets do Google.

  • Cria um novo ficheiro Excel e põe um nome que te seja fácil recordar. Algo como Controlo de ausências [NomeDaEmpresa] 2019, por exemplo.
  • Começa por imobilizar 4 colunas do lado esquerdo do ecrã.
  • Assim que o fizeres, combina as células da primeira fila. Aqui iremos escrever o ano corrente (2019).
  • Na segunda fila, faz divisões de 28/29, 30 e 31 dias para cada mês. Janeiro, Fevereiro, Março… até chegar ao mês de Dezembro.
  • Na terceira fila podes criar uma fórmula que conte o número anterior +1 para que automaticamente apareça o dia do número.

Se seguiste os passos corretamente, deves ter algo parecido com isto:

template excel gratis

Volta agora para a parte esquerda do ecrã, à secção que tínhamos imobilizado no princípio e adiciona toda a informação que aparece no outro screenshot. Equipa, nome do colaborador. total dias de férias disponíveis e dias restantes.

template excel factorial

Esta primeira versão do template excel para gerir as férias, pode ajudar-te a acompanhar cada colaborador. Se ainda quiseres ter mais controlo da ferramenta podes sempre adicionar fórmulas para melhorá-la.

Descarrega o template excel de gestão de férias

Se o excel não for a sua praia… podes utilizar o programa de gestão de férias da Factorial. Esqueça as fórmulas, os emails, contagem dos dias… Usando Factorial podes facilmente aceitar ou rejeitar a solicitação de férias de cada colaborador, ver quantos dias de férias já foram solicitados ou verificar se as solicitações coincidem com outras ausências. Automático, não há necessidade de atualizar calendários. Só tens de decidir e nós trataremos do resto. Se ainda não te convencemos, podes descarregar o template básico do Excel.

factorial portugal

Se ainda não te convencemos, podes descarregar aqui o template de excel básico.

This post is also available in: English US Español Svenska Nederlands Italiano English UK

Leave a Comment