Vivemos um momento de incertezas durante a quarentena provocada pelo Coronavírus. Muitas empresas começar a falar sobre lay-off, muitos funcionários temem pelo seu trabalho. E, claro, vemos uma crise sem precedentes na área de saúde. No entanto, vemos também diversas iniciativas portuguesas, criadas por startups e profissionais, para ajudar a população durante o covid-19.
Estes momentos são capazes de despertar também o melhor em nós e a uniao entre pessoas e distintas empresas. Por isso, listamos aqui algumas das soluções portuguesas para auxiliar a área de saúde e a economia durante a crise do coronavírus.
Iniciativas portuguesas criadas por startups para combater o Coronavírus
- Movimento tech4COVID19
- App Quero Ajudar
- Simulador médico de casos de Coronavírus
- Covindex
- Stay Home, Keep growing
- Coronavírus ao minuto
- We Move It
Movimento tech4COVID19
Começamos por uma das iniciativas portuguesas mais relevantes dos últimos tempos. O tech4COVID19 é um movimento criado por um grupo de fundadores da comunidade tecnológica de Portugal para combater o coronavírus. Agora são mais de 3000 pessoas e 120 empresas das mais variadas áreas a trabalhar para ajudar a população a ultrapassar este desafio.
Dentro do tech4COVID19 já surgiram outros 20 projetos diferentes em distintas áreas. Entre eles estão soluções para ajudar a recolher material hospitalar, produzir máscaras, dar suporte psicológico à população, identificar locais e pessoas infectadas através do tracking de contágio, entre outras.
Entre os 20 projetos do movimento, selecionamos aqui alguns dos mais inovadores. Para conhecer todos, acceda a web da tech4COVID19.
TrackCovid
O objetivo deste projeto é identificar os locais e pessoas infectadas ou potencialmente infectadas (respeitando a privacidade dos utilizadores). A solução é similar a algo já implantado na China e visa facilitar o tracking das redes de contágio. Também tem o objetivo de partilhar a informação com autoridades para melhor conter o surto.
Chat médicos-enfermeiros
O objetivo deste projeto é escalar a linha de saúde 24 horas. A plataforma, criada com o apoio da Zaask, ajudará a pôr em contacto pacientes/pessoas que precisam de ajuda, a médicos que estão disponíveis para ajudar. Terá disponível um chatbot que consegue diferenciar casos que precisam de apoio dos que apenas precisam de uma informação extra.
Idosos2voluntários
O objetivo é ter uma plataforma que ponha em contacto pessoas que precisam de ajuda, nomeadamente idosos com pessoas que querem e podem ajudar. O projeto também é liderado pela Zaask que está a adaptar um workflow específico para a iniciativa.
App Quero Ajudar
A app Quero Ajudar é uma iniciativa de profissionais portugueses e brasileiros que juntaram-se ao programa E-Commerce Experience. A aplicação conecta aqueles que precisam de apoio ou apresentam dificuldades com os que podem doar seu tempo e esforços.
As necessidades incluidas da app são dos mais tipos. Como ir à farmácia, ao supermercado, cuidar de crianças, animais de estimação, apoio psicológico, entre outros.
A aplicação também possui uma opção de fazer companhia a quem está sozinho através de chamadas telefónicas. Além de uma funcionalidade de apoio aos profissionais de saúde. Através desta, é possível doar uma refeição, material hospitalar ou deixar uma palavra de apoio.
UpHill Simulate – Cursos práticos
A UpHill é uma plataforma de simulação clínica que inclui diversos curso voltados para a área da saúde. Para ajudar aos profissionais desta área a reagir de forma rápida e segura, eles criaram um curso específico sobre o Covid-19.
O curso, oferecido gratuitamente, conta com uma simulação virtual e permite antecipar o contacto de médicos e outros profissionais de saúde que ainda não foram expostos à doença.
Covindex
Um diretório online onde poderá encontrar as iniciativas portuguesas relacionadas com o COVID-19. É um projeto sem fins lucrativos para compilar as informações de projetos e talentos e promover sinergias. Para fazer parte do diretório, basta preencher o formulário e submeter a sua informação. Todos os projetos são validados antes da publicação.
Stay Home, Keep growing – Startup Portugal + Le Wagon
Da comunidade, para a comunidade. O Stay Home, Keep Growing é um projeto criado pela Startup Portugal e pela Le Wagon e consiste em transmitir conteúdo online que seja relevante para empreendedores e startups.
O projeto apresentará uma dezena conferências com profissionais relevantes para o setor. Além de webinars, também é possível conferir de casa workshops e palestras online. Os temas não são centrados apenas em programação e tecnologia, mas também em inovação, UI/UX e product management.
Coronavírus ao minuto – Factorial HR
Na Factorial, também aportamos o nosso grão de areia neste momento. Já que acreditamos que devemos superar esta crise juntos. Sabemos que para as empresas, a maior perda é nos recursos humanos e que é difícil lidar com obstáculos e as novas restrições e medidas trabalhistas que são tomadas a cada dia.
Por isso, além de oferecer o nosso software gratuitamente para os novos utilizadores, criamos outra iniciativa. Coronavírus ao minuto é uma página em que poderá ver, em direto, as principais notícias que afetam os funcionários e empresas durante a quarentena.
We Move It – LUGGit
O We Move it é uma solução criada pela LUGGit para facilitar o transporte de bens em tempos de quarentena. Disponível no Porto e em Lisboa, este permite o envio de bens a familiares ou amigos sem sair de casa. O We Move It garante um transporte, que além de rápido, preza pela saúde e segurança das pessoas.
O serviço tem um custo de 2,5€ por saco, a pagar no momento de recolha. No entanto, a iniciativa não tem fins lucrativos. Todo o valor é revertido para o Keeper, a pessoa responsável pelo transporte.
Conhece alguma outra iniciativa que não foi listada no nosso artigo? Conte-nos para partilharmos ainda mais soluções contra o covid-19.