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Crescimento da equipa

OKRs para negócios de gastronomia

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Uma estratégia consolidada de implementação de OKRs para negócios de gastronomia permite lidar com os imprevistos do dia a dia (desde a gestão de stock à necessidade de assegurar a qualidade do atendimento, entre tantos outros), sem perder de vista os objetivos a médio e longo prazo. Ferramentas como a Factorial permitem criar objetivos específicos por equipa ou individuais e automatizar o seu acompanhamento através de notificações, relatórios, ou da simples consulta do dashboard para perceber o seu estado.

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O que é a metodologia OKR e como funciona no setor da gastronomia

À primeira vista, a palavra OKR (Objectives and Key Results) pode parecer deslocada no contexto do setor da gastronomia. Afinal de contas, é mais comum ouvir falar dela em contextos corporativos. Apesar de ter sido originalmente concebido para ambientes tecnológicos, este conceito oferece uma abordagem flexível que pode (e deve) ser usada em todo o tipo de contextos. 

Na prática, estes Objetivos e Resultados-Chave não passam de uma forma estruturada de responder a duas perguntas: “o que queremos atingir” (o objetivo) e “como vamos medir se o conseguimos” (os resultados-chave). O objetivo deve ser claro, por exemplo: aumentar a satisfação dos clientes, melhorar a eficiência da cozinha, reduzir desperdício… E os resultados-chave devem ser concretos, mensuráveis e com prazo definido.  Se o objetivo for “melhorar a experiência no serviço de sala”, por exemplo, um resultado-chave pode ser “reduzir o tempo médio de espera do prato principal para menos de 30 minutos até ao final do próximo trimestre”.

O que distingue esta metodologia de outras semelhantes é essencialmente a sua simplicidade e foco. Em vez de listas dispersas e objetivos abstratos, ao definir um OKR está a definir-se uma prioridade, e a pensar concretamente em ações que poderão fazer evoluir o negócio.

As principais vantagens de aplicar OKRs em negócios de gastronomia

Quando bem implementados, os OKRs não só beneficiam o negócio e aumentam a satisfação das equipas, como têm o potencial de conquistar novos clientes. Entre as principais vantagens encontram-se:

  • Alinhamento da equipa: num negócio como o da gastronomia, onde se somam diferentes funções, partilhar os mesmos objetivos e saber qual a função de cada um para os atingir faz com que a equipa trabalhe de forma mais coordenada.
  • Clareza: irão sempre surgir imprevistos no dia a dia, como atrasos de fornecedores ou reclamações de clientes. A definição de OKRs permite que a equipa se recentre rapidamente e direcione o seu foco para as prioridades, depois de solucionar os problemas no imediato.
  • Mais motivação: quando cada colaborador tem a noção clara do impacto do seu papel na conquista das metas estabelecidas reforça-se o seu sentido de pertença. 
  • Medição objetiva de resultados: por fim, mas talvez o ponto mais importante, os OKRs permitem medir resultados de forma quantificável e objetiva. A avaliação do progresso do negócio deixa de ser uma intuição subjetiva para se basear em dados concretos. 

Principais OKRs para restaurantes e outros negócios de gastronomia

Objetivos estratégicos mais comuns

  • Aumentar o nível de satisfação dos clientes
    De modo a tornar este objetivo mensurável, pode optar por se focar na melhoria das avaliações online, no aumento do número de clientes que frequentam o seu negócio mais do que uma vez, ou na melhoria da experiência do cliente como um todo.  
  • Reduzir custos operacionais
    Um dos objetivos mais comuns da área passa por reduzir custos, quer se trate da minimização de desperdícios, otimização das compras ou controlo aprimorado do inventário, com o intuito de garantir uma gestão de contas tranquila e sem percalços.

  • Melhorar o tempo médio de serviço
    Para que o prato seja servido na janela de tempo estabelecida, os vários membros da equipa têm de trabalhar coordenadamente nesse sentido. Basta o atraso de uma das partes para o período de espera exceder o pretendido. Como este é um dos critérios que mais afeta a experiência do cliente, é crucial otimizá-lo e reduzir o tempo ao máximo, de forma realista e sem comprometer a qualidade do serviço.

Exemplos de resultados-chave

Para cada objetivo, deve haver indicadores claros, como:

  • Atingir uma avaliação acima de 4 estrelas no Google num trimestre.
  • Reduzir o desperdício alimentar em 20% nos próximos três meses.
  • Diminuir o tempo médio de espera entre o registo do pedido e o início da refeição para 30 minutos.

OKRs em negócios de gastronomia: como implementar

O ritmo intenso e os imprevistos recorrentes que caracterizam este setor, fazem com que estabelecer uma estratégia de OKRs pareça especialmente desafiante. A chave é focar-se numa abordagem simples – e a melhor parte é que com a ferramenta certa dar o primeiro passo é mais fácil do que imagina. Comece por:

  1. Definir objetivos claros e relevantes, que estejam alinhados com o seu negócio. Seja rigoroso e priorize metas concretizáveis em vez de cair na tentação de tentar atingir tudo ao mesmo tempo. 
  2. Comunicar os objetivos à equipa de forma clara e transparente: para que todos os colaboradores entendam de que forma podem contribuir para a concretização de um OKR, é fundamental que estes objetivos sejam comunicados de forma direta e explícita. 
  3. Ajustar os objetivos quantas vezes necessárias: plataformas como a Factorial permitem a criação de objetivos 100% adaptáveis. Pode criar o número de objetivos que melhor se adequa à sua realidade e classificá-los como objetivos destinados a toda a empresa, a uma só equipa ou a uma só pessoa. Cada um pode ter métricas e descrições próprias. Esta flexibilidade de personalização dos OKRs assegura a implementação de estratégias pensadas ao pormenor. 
  4. Acompanhar as métricas, para detetar padrões ou ajustá-las atempadamente, se necessário. O objetivo da metodologia não é ser um plano rígido, mas sim um guia flexível que pode ser ajustado sem perder o foco. Se estabelecer sessões de análise dos OKRs curtas mas regulares (mensais, por exemplo), é mais fácil lidar com a quantidade de informação e corrigir falhas atempadamente.

Estratégias para monitorizar os OKRs de forma eficaz

Monitorizar os OKRs deve ser algo prático e não uma sobrecarga para a equipa. Com a Factorial, os gestores de equipas podem ver o estado dos objetivos de forma transparente, e o funcionário pode pôr-se a par do seu progresso a qualquer momento. Pode optar por atribuir estados aos OKRs como “em progresso”, “em dia” e “atrasado” e encerrar os objetivos assim que tiverem expirado, para garantir que apenas vê as informações mais recentes e relevantes, facilitando consultas rápidas. 

Além disso, com a Factorial toda a informação que considera relevante fica arquivada, com a possibilidade de consultar históricos o que permite comparar desempenhos ao longo do tempo e identificar padrões (o desperdício alimentar pode, por exemplo, ser mais recorrente em determinados meses e o tempo médio de atendimento ao cliente ser mais elevado em picos sazonais).

E se cada colaborador tiver um OKR específico com uma retribuição variável? 

A Factorial permite criar objetivos adaptáveis com diferentes descrições, metas e prazos. Desta forma pode ajustar os objetivos às diferentes funções ou criar OKRs com objetivos diferentes para períodos de tempo específicos. Assim, se quiser atribuir um objetivo com condições próprias, como retribuição variável (por exemplo um bónus pelo cumprimento do OKR ou uma comissão pela venda de menus ou bebidas especiais), basta estipular essas condições na plataforma da Factorial e, quer o funcionário quer o gestor, conseguem perceber quanto falta para atingir um objetivo e se está atualizado ou não.

Para explorar mais a fundo a funcionalidade de OKRs da Factorial e esclarecer quaisquer dúvidas que possa ter, agende a sua demonstração gratuita com um representante da Factorial hoje mesmo. Basta preencher os dados solicitados neste formulário.

Sou copywriter para uma das principais plataformas de streaming a nível mundial, além de escritora de conteúdos experiente, tradutora, especialista em SEO e em localização para várias marcas internacionais. Tenho um mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes e, no campo da escrita, fui distinguida com uma bolsa para desenvolver um romance, bem como com o prémio Aveiro Jovem Criador, atribuído a um conto. Ao longo dos últimos anos as minhas funções variaram entre o copywriting e a gestão de comunicação e conteúdos, primeiro numa agência de marketing, depois numa start-up e, mais recentemente, como freelancer. Gosto de pegar em temas complexos e torná-los claros, acessíveis e relevantes para quem lê.