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Tendências de RH: a semana de trabalho de 4 dias

Estar ciente dos desenvolvimentos em Recursos Humanos é importante se for responsável por este departamento. Como já dizia Heráclito “a única coisa permanente é a mudança”. E, neste caso, a mudança sobre a qual falaremos é a que algumas empresas já estão a adotar: a semana de trabalho de 4 dias.

A ideia de uma semana de trabalho de 4 dias pode parecer loucura, especialmente em Portugal. Aqui o número de horas trabalhadas parece aumentar e os telemóveis e o e-mail nos lembram do nosso trabalho 24 horas por dia, 7 dias da semana (um pouco prejudicial, por outro lado, devido ao controle do tempo ).

Mas em alguns lugares, o conceito de quatro dias está a decolar como um meme viral. Muitas empresas não adotaram turnos de 10 horas em quatro dias por semana (como faz a Shake Shack, uma cadeia norte-americana de fast food). Pelo contrário, eles passam a ter uma semana de 32 horas, sem cortar salários. Em troca, os seus funcionários são solicitados a fazer seu trabalho em menos tempo.

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Inovações nos Recursos Humanos vs. métodos tradicionais

Atualmente criamos os nossas premissas de trabalho em modelos muito desatualizados. As práticas da empresa não acompanharam as demandas em mudança do próprio trabalho ou dos trabalhadores.

O trabalho agora exige mais inovação, flexibilidade e criatividade. Gerentes de todo o mundo começaram a questionar o status quo e abrir as suas mentes para a idéia de que poderia haver uma maneira melhor. Colocar os funcionários em primeiro lugar pode beneficiar a todos. É por isso que, por exemplo, existe uma remuneração flexível e é tão bem-sucedida.

A Microsoft Japão tentou a semana de trabalho de quatro dias e alega que a produtividade aumentou 40% e os custos de eletricidade caíram 23%. A nova primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, anuncia que o seu país também quer experimentar uma semana de trabalho de 4 dias. E em seu novo livro, The 4 Day Week, Andrew Barnes (fundador da empresa de serviços financeiros da Nova Zelândia Perpetual Guardian) escreve sobre como deixar os seus funcionários trabalharem dessa maneira os deixou mais felizes e mais lucrativos.

Empresas que inovaram nos seus departamentos de Recursos Humanos

A Microsoft não é a única que experimenta as novidades em Recursos Humanos. A Chipotle expandiu os seus benefícios para a saúde mental. Além da empresa americana,  os negociadores de ações europeus pediram um horário comercial mais curto, uma grande mudança para o setor financeiro, conhecido por ter demandas e horas desafiadoras.

Estas tentativas de enfrentar os crescentes problemas de funcionários e empregadores, como o desgaste e a rotatividade, são significativas. Eles também apontam para um problema maior. As empresas precisam equipar melhor os seus funcionários com as ferramentas e o suporte necessários para reter talentos. Assim, conseguirão também  criar uma ótima experiência para os funcionários.

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A semana de trabalho de 4 dias em Portugal

Todas as empresas estão preparadas para substituir a semana de trabalho de 5 dias por 4 dias? Empresas tradicionais, agências, e organizações sem fins lucrativos conseguirão adaptar-se?  

O conceito ganhou espaço em lugares tão variados quanto a Nova Zelândia e a Rússia, e avança entre algumas empresas norte-americanas. Os gerentes vêem benefícios surpreendentes, incluindo maiores vendas e lucros.

O que acontecerá em Portugal? Esta é uma decisão que os próprios gerentes de Recursos Humanos precisam tomar. 

E para considerá-la é necessário analizar as suas vantagens e desvantagens. 

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Vantagens da semana de trabalho de 4 dias

As vantagens dos funcionários são bastante claras: passar mais um dia sem trabalhar e sem locomover-se pode aumentar muito o tempo pessoal. Mas o funcionário não é o único que pode beneficiar-se de uma semana de trabalho reduzida.

Vários estudos mostram benefícios da semana de trabalho reduzida. Como a redução do estresse, aumento da produtividade e funcionários mais felizes e comprometidos. Dar um dia extra de folga por semana é um grande motivador para que os funcionários talentosos permaneçam na empresa. 

Desvantagens da semana de trabalho de 4 dias

Primeiro, a semana laboral de quatro dias não funciona para todas as empresas e, certamente, não para todos os funcionários. Se os clientes esperam encontrar pessoas disponíveis cinco dias por semana, um funcionário que não está disponível toda sexta-feira pode causar problemas.

Uma semana de trabalho de 4 dias também pode dificultar a assistência aos filhos dos funcionários. Muitas creches e programas depois da escola funcionam em torno da ideia de que os pais trabalham das 8h às 17h. Estes não abrem às 6 horas ou permanecem abertos até às 20h para acomodar horários incomuns para as famílias dos bebês.

Se houver um funcionário isento que tenha um horário alternativo, ele poderá sentir pressão para convocar reuniões ou responder a mensagens no seu dia de folga. Principalmente se ele for o único que não trabalha no horário tradicional. E lembre-se de que deve pagar a um funcionário não isento por qualquer tempo adicional em que trabalhe fora da semana de trabalho de quatro dias.

Devo implementar uma semana de trabalho de 4 dias?

A resposta realmente depende das necessidades da sua empresa e dos desejos dos seus funcionários. Se pedir a um funcionário para trabalhar por uma semana de quatro dias, analise se isso funcionaria para essa pessoa nessa posição.

Talvez possa tentar uma execução temporária por alguns meses para ver como funciona para si. A flexibilidade é um benefício que muitos funcionários procuram de um empregador. Com esta opção, tornará a sua empresa mais desejável para muitos candidatos a emprego.

De uma cultura vencedora a encontrar um objetivo para o suporte organizacional, concentre-se no que os funcionários realmente precisam: atenção. Enquanto isso, continuaremos a mantê-lo atualizado sobre as últimas notícias de Recursos Humanos.

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Este artigo também está disponível em: Español

Ana Matos é Content Manager da Factorial para o mercado português. Licenciada em Ciências da Comunicação e Mestre em Marketing, dedica-se à criação, produção e gestão de conteúdos digitais em diferentes formatos desde 2017. Depois de alguns anos a trabalhar em agências de Comunicação e Marketing, especializa-se agora na área de Recursos Humanos & Tecnologia.

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