Ir para o conteúdo
apps startups europeias

10 Soluções de startups europeias que facilitam o teletrabalho

Nas últimas semanas nos adaptamos para trabalhar remotamente. Ainda é um grande desafio para algumas empresas e sectores mas é algo inevitável. Mais do que isso, o período que vivemos em quarentena está a mudar a maneira como trabalhamos, ou melhor, teletrabalhamos. A certeza que temos é que as jornadas laborais e os trabalhos remotos nunca mais serão os mesmos.

O período do covid-19 é de grandes desafios, mas é também uma oportunidade para melhorarmos os processos dentro das nossas empresas e encontrarmos maneiras de ser mais produtivos. Por isso, apresentamos neste artigo algumas das soluções mais inovadoras de startups europeias para facilitar o teletrabalho.

Soluções para o teletrabalho
☑️Descarregue a nossa checklist para o teletrabalho
✅Administre a sua equipa remota com a Factorial. Registe-se grátis

10 soluções de startups europeias para facilitar o trabalho remoto

Telegram

Muitos não sabem mas oTelegramtambém está na lista das Startups Europeias que facilitam a vida das empresas durante o teletrabalho. A companhia, nascida no Reino Unido, conta com uma das aplicações de chat mais populares nos dias atuais.

O Telegram conta com mensagens altamente encriptadas, com a opção de autodestruição de mensagens e com a comunicação massiva para grupos de até 200 mil utilizadores. Por estes motivos, muitas empresas optam por esta plataforma, ao invés do whatsapp, para estabelecer uma comunicação mais informal com as suas equipas.

Moloni

Esta startup criada em 2012 conta com escritórios em Lisboa e Madrid e oferece uma solução completa para a gestão financeira das empresas. Do controlo de facturação até os stocks, encomendas e gestão de compras e vendedores. A Moloni está em plena expansão pela Europa e conta com clientes grandes de distintas áreas, como a Loreal e o BNP Paribas.

O software daMolonié especialmente interessante para as equipas de finanças e o core business das empresas. Já que condensa toda a informação financeira de companhias que trabalham ou não com pontos de venda física.

A sua plataforma foi desenvolvida através do cloud computing.Isto permite que as equipas que trabalham remotamente ou aquelas que estão divididas em distintas cidades possam aceder aos mesmos dados em poucos segundos.

solucoes startups europeias

Hotjar

A Hotjar é uma startup que nasceu na ilha de Malta e que conquistou o mundo com as suas soluções. O seu software conta com uma análise inteligente do comportamento dos consumidores e feedbacks dos serviços. Para isso, utiliza mapas de calor, questionários e, inclusive a gravação das sessões dos utilizadores.

Isso significa que é possível ver detalhadamente os pontos mais relevantes de cada website, em que parte das páginas os utilizadores permaneceram por mais tempo, além de outros dados sobre o conteúdo e retenção.

A Hotjar, além de ser uma das startups europeias com um dos serviços mais inovadores, também conta com uma plataforma que ajuda equipas remotas a terem acesso a um mesmo dado de onde quer que estiverem.

Boardfy

A Boardy é uma plataforma espanhola focada na otimização do trabalho das equipas de marketing e de desenvolvimento de negócios. Com o seu software, a Boardfy permite que os profissionais que estão a trabalhar remotamente, ou não, monitorem os competidores ou distribuidores. Além de alterar preços de forma automática.

Esta solução é bastante útil para as empresas de retalho, principalmente em momentos como o atual. Já que é necessário tomar decisões rápidas e focar os esforços das empresas no e-commerce.

Outsystem

A Outsystem foi criada em 2001 pelo português Paulo Rosado com a missão de desenvolver aplicações low-code. Com apps fáceis de programar até por aqueles que não são experts em programação, sem que precisem escrever qualquer código.

A plataforma da Outsystems funciona como um “Canva para aplicações”. Com ela é possível criar apps simples para as empresas através de diferentes módulos. Além disso, ela conta com integraçoes e um design user friendly. Até o momento as suas principais soluções são decustomer experience, gestão de projetos e otimização de operações.

Upflow

A Upflow é uma startup francesa que facilita a gestão de faturas e cobranças para as empresas B2B. Através de um software baseado na nuvem, a Upflow auxilia as equipas remotas de finanças e contabilidade. As suas principais funcionalidades são o agendamento de cobranças, recordatórios personalizados, pagamentos simplificados e a projeção financeira da empresa.

Factorial

A Factorial é um plataforma que ajuda empresas, colaboradores e gestores a gerir remota ou presencialmente os seus recursos humanos. Presente em dezenas de países na Europa e nas Américas, o principal intuito do seu software é automatizar processos para que as equipas de RH e gestores possam focar no que realmente importa: as pessoas.

Além de um gestor de ausência que mostra de forma dinâmica quando cada funcionários está de férias, fora do escritório ou a teletrabalhar, a Factorial também com outras funcionalidades que facilitam o trabalho remoto.

A primeira delas é o relógio de ponto inteligente, onde os funcionários podem registar rapidamente as horas trabalhadas por dia, em qualquer lugar que esteja. Esta funcionalidade também conta com um sistema de geolocalização que permite que o RH saiba de onde cada colaborador está a picar o ponto. Todos estes dados são coletados pela plataforma e armazenados no mesmo local. Assim, não é necessário verificar centenas de planilhas de Excel e e-mails.

A Factorial também oferece soluções online para oonboarding dos funcionários e para as avaliações de desempenho. Além de uma solução deassinatura digital, que pode ser especialmente útil para aqueles que necessitam enviar e aprovar documentos virtualmente.

software-rh-gratis

Toggl

Mais do que verificar o andamento de cada projeto, com oTogglé possível ver as tarefas mais importantes da empresa numa única página. Com esta ferramenta verá na mesma timeline todos os times e as tarefas de dependem de uma ou mais equipas.

A Toggl nasceu na Estônia, mas os seus fundadores e funcionários têm uma cultura muito forte de teletrabalho. Por isso, mais do que criar um software que ajuda o trabalho remoto dentro das empresas, a Toggl põe em prática esta filosofia no dia a dia das equipas. Todo o seu time é formado por profissionais que trabalham remotamente.

Sketch

A Sketch é uma empresa que surgiu na Holanda e tem como missão ser uma ferramenta de design digital. O seu programa foi criado de designers para designers e está baseado na nuvem. Por isso, não é necessário ter a sua licença em um computador específico, como o do trabalho.

Para muitos designers o Sketch é o novo Adobe Photoshop, já que este possui ferramentas mais simples de utilizar e uma interfaceuser friendly. A cultura do teletrabalho na empresa é tão forte que todos já trabalhavam remotamente mesmo antes da explosão do covid-19.

Doodle

Esta startup de Zurich desenvolve um software para todos que precisam encontrar um espaço na agenda para programar uma reunião ou evento. Inclusive aqueles que acontecem remotamente.

Com o Doodle é possível alinhar a agenda de dezenas de participantes, adicionar horas sugeridas, convidar quem quiser e selecionar o horário que mais se enquadra nas possibilidades de todos. O Doodle já era uma ferramenta bastante usada para eventos informais. Mas agora, com a flexibilização do horário e com o teletrabalho, é cada vez mais utilizado também pelas empresas.

Conhece outras startups europeias com soluções para o trabalho remoto? Já utiliza alguma das plataformas que listamos? Conte-nos nos comentários.

Quer gerir a sua equipa remotamente? Registe-se gratuitamente.

This post is also available in: Español

Postagens relacionadas

Deixe um comentário