Qual a capacidade produtiva da sua empresa? Sabe o que é o Full-Time equivalent (FTE) e como ele pode ajudá-lo a conhecer melhor as necessidades da organização? Se ainda não sabe o que significa, deveria, pois essa métrica pode ajudá-lo a tomar importantes decisões. Com cálculo do FTE, é possível identificar a necessidade de reestruturação, contratação e redução de pessoal, por exemplo.
O Full-Time Equivalent (FTE) ou Equivalente a Tempo Integral (ETI) é um indicador de RH que responde a muitas das questões presentes nos departamentos de Recursos Humanos e que permite, portanto, tomar melhores decisões na gestão do pessoal. Quer saber o que é e como pode te ajudar?
Neste artigo, explicamos como funciona o cálculo do Full-Time Equivalent e por que é tão importante conhecer estas métricas.
- Definição: O que é Full-Time Equivalent?
- Qual é o propósito de calcular o FTE?
- Como calcular o Full-Time Equivalent: passo a passo
- Fórmula para calcular o FTE
- Modelo grátis: calcule o Full-Time Equivalent com o Excel
Definição: O que é o Full-Time Equivalent?
O que significa Full-Time Equivalent? O Full-Time Equivalent também é frequentemente abreviado como FTE ou chamado, em sua tradução literal, de Equivalente a Tempo Integral (ETI) .
Este indicador reflete a capacidade produtiva de um funcionário. Um FTE de 1,0 por exemplo corresponde à jornada de trabalho de um funcionário a tempo inteiro. Consequentemente, o FTE para um trabalhador a tempo parcial que trabalha 20 horas por semana seria de 0,5.
O Equivalente a tempo integral reflete as horas trabalhadas por funcionários de meio período em horas trabalhadas por funcionários de tempo integral.
Esses índices são de grande importância para a gestão estratégica de RH. Porque indicam quanta mão de obra uma empresa possui. Em outras palavras: permite calcular o desempenho real de uma equipa de trabalho, de um departamento específico ou de toda a organização.
Veja a seguir um exemplo prático.
Exemplo prático: Entenda o FTE
Para perceber melhor com o funciona e para que serve o FTE, veja o exemplo a seguir:
10 pessoas trabalham em uma empresa. Cinco deles trabalham em tempo integral (40 horas semanais), três em regime de meio período com 20 horas semanais cada e os outros dois trabalham 10 horas semanais cada. O valor FTE ou FTE neste caso é 7,0.
Entenda o exemplo:
Uma posição de tempo integral corresponde a um FTE de 1,0. Consequentemente, 5 posições de tempo integral resultam em um FTE de 5,0.
Uma posição a tempo parcial (20 horas) corresponde a um FTE de 0,5. Com três cargos de meio período, isso resulta em um valor de 1,5.
10 horas por semana correspondem a um FTE de 0,25. Com dois dígitos de 10 horas, isso resulta em um valor FTE de 0,5.
Como pode ver, o cálculo do FTE permite saber quantos trabalhadores a tempo inteiro a empresa realmente possui, considerando também os trabalhadores a tempo parcial. Para isso, os funcionários de meio período são “convertidos” no desempenho de um funcionário de tempo integral.
Qual é o propósito de calcular o Full-Time Equivalent?
A conversão de empregados de meio período em empregados de tempo integral fornece informações sobre a produtividade dos funcionários da empresa, seja por equipa ou departamento. Isso tem uma série de vantagens:
- Análise de desempenho: As empresas passam a conhecer o desempenho real do trabalho de seus funcionários. Mais importante que saber o número de funcionários em uma empresa, é perceber qual o desempenho geral.
- Ajuda na gestão de Recursos Humanos: Com o valor calculado, importantes decisões de RH podem ser feitas. Para o departamento de RH, o Full-Time Equivalent é, portanto, particularmente importante para o planeamento da gestão de pessoas. Desta forma, as mudanças mais urgentes nas equipas e tendências no mercado de trabalho podem ser melhor avaliadas.
- Fica mais fácil planear novos projetos: Funcionários com diferentes tipos de contrato de trabalho podem ser atribuídos a projetos com mais facilidade, pois o desempenho de um funcionário pode ser melhor calculado – não importa quantas horas ele trabalhe por semana.
- Respeito à legislação: O FTE determina quais leis trabalhistas se aplicam em uma empresa.
- Comparação precisa: As capacidades produtivas de diferentes empresas e departamentos podem ser comparadas mais facilmente com o FTE. Isso porque se comparar apenas o número de funcionários, os resultados são muito imprecisos.
Como calcular o Full-Time Equivalent? Passo a passo
O FTE pode ser calculado rapidamente em quatro etapas simples.
Tendo como base um FTE de 1,0, calculamos com 2.080 horas de trabalho por ano. Isso não inclui férias, feriados e dias de ausência. Este valor é usado apenas como base para o cálculo do FTE anual e reflete as horas de trabalho para uma semana de 5 dias com 8 horas por dia.
Fórmula Full-Time Equivalent
É possível calcular o Full-Time Equivalent usando a seguinte fórmula simples:
(Número total de horas de todos os funcionários de meio período + número total de horas de todos os funcionários de tempo integral) / período para o cálculo (2080 para o FTE anual, 173,33 para o FTE mensal ou 8 para o FTE diário) = FTE final
Dividido em várias etapas claras, a conta fica assim:
Passo 1
Em primeiro lugar, é preciso determinar o número de horas trabalhadas por funcionários de meio período.
Fórmula:
Funcionários de meio período x número total de horas por semana x número de semanas (que um funcionário trabalhou) = total de horas trabalhadas em um período
Exemplo:
5 funcionários de meio período trabalham 25 horas por semana durante 30 semanas.
2 funcionários de meio período trabalham 10 horas por semana durante 25 semanas.
Conta:
5 x 25 x 30 = 3750 horas
2 x 10 x 25 = 500 horas
Para obter o número total de horas trabalhadas por todos os trabalhadores de meio período, some os dois resultados:
3750 + 500 = 4250 horas de meio período
Passo 2
Agora determine o número de horas de trabalho para os funcionários de tempo integral em um determinado período. Funcionários de tempo integral são aqueles que trabalham no mínimo 30 e no máximo 40 horas por semana e mais de 120 dias por ano.
Fórmula:
Funcionários em tempo integral x horas de trabalho por semana (40) x 52 semanas por ano = total de horas de trabalho de funcionários em tempo integral por ano
Exemplo:
7 funcionários em tempo integral trabalham 40 horas por semana
Conta:
7 x 40 x 52 = 14.560 horas em tempo integral
Passo 3
Agora some o total de horas de funcionários de tempo integral com o de funcionários de meio período para obter o número total de horas de todos os funcionários.
Fórmula:
Total de horas de funcionários em tempo integral + total de horas de funcionários em meio período = total de horas trabalhadas por todos os funcionários por ano
Conta:
4250 (tempo parcial) + 14.560 (tempo integral) = 18.810 horas totais
Passo 4
Na última etapa, basta dividir o número total de horas de funcionários de tempo integral e funcionários de meio período (em nosso exemplo 410 horas) pelo número de horas regulares de tempo integral (em nosso exemplo 2.080 horas por ano ou 40 horas x 52 semanas) para dar FTE para um determinado período de tempo.
Fórmula:
Número total de horas de todos os funcionários / 2080 = FTE
Conta:
18.810 (número total de horas) / 2.080 = 9,04 FTE
Para obter o Full-Time Equivalent a um mês, divida o número total de horas por 173,33 (2.080 horas / 12 meses).
Por exemplo, se o número total de horas do mês de março fosse 2.800, a conta teria a seguinte aparência:
2.800 (número total de horas) / 173,33 = 16,15 FTE (FTE)
Para encontrar o equivalente a um dia em tempo integral, divida o número total de horas por 8.
Por exemplo, se o número total de horas fosse 75, o cálculo ficaria assim:
75 (número total de horas) / 8 = 9,38 FTE (FTE)
O resultado é o Full-Time Equivalent a 9,04. Com 14 funcionários, sendo 7 em tempo integral e 7 em meio período, a capacidade de pessoal é de 9,04 funcionários em tempo integral por ano.
✔️ Calcule o Full-Time Equivalent com o Excel: Download grátis
Se quiser poupar tempo e preferir usar um template do Excel para o cálculo do FTE, disponibilizamos abaixo um modelo gratuito em Excel para fazer essa cálculo.
Descarregue aqui o modelo em Excel para cálculo do FTE 👇
Basta indicar quantos funcionários trabalham na sua empresa, quantas horas por semana e por quanto tempo. Nosso modelo calcula o Full-Time Equivalent diretamente para si.
Quer automatizar esse processo e tomar decisões com base em relatórios completos e dados reais? Então a Factorial é a solução certa para a sua empresa.