As dúvidas em relação a como dar feedback é uma das mais pertinentes no setor de RH e gestão de pessoas. Sabemos que parte das estratégias de crescimento de um negócio está em como identificar problemas e resolvê-los.
Dessa forma, o feedback funciona como uma ferramenta de gestão de desempenho com o objetivo principal de se chegar a melhores resultados, Para além de, é claro, melhorar a performance dos colaboradores como um todo.
Seja para um feedback negativo ou um feedback positivo, perceber como fazer isso da melhor maneira é essencial. Normalmente, isso é feito com uma conversa, preferencialmente formal, organizada entre o avaliador e a pessoa sendo avaliada.
São muitos os tipos de feedback que podem ser adotados nas suas equipas. Desde exemplos de feedback divididos por metodologias diferentes até na forma de escolher quem vai dar feedback de desempenho e quem vai recebê-lo.
Neste artigo, te ajudaremos a perceber alguns pontos sobre os tipos de feedback para gestão de desempenho. Para além disso, explicaremos a importância de como dar feedback de uma maneira prática, respeitosa e produtiva. Assim, poderá escolher o tipo que mais tenha a ver com a cultura organizacional da sua empresa.
A ideia aqui é que após o feedback não restem dúvidas nem mal entendidos de nenhuma das partes, mesmo em casos de feedback negativo. Uma empresa de sucesso foca em manter seus talentos e precisa conhecer as melhores práticas de como dar feedback de qualidade aos seus funcionários.
- O que é feedback de desempenho?
- Tipos de feedback no trabalho
- Feedback 90º, 180º e 360º
- Metodologias de como dar feedback
- 5 Dicas de como dar feedback
- Factorial: ferramenta de feedback 360, 180 ou 90 graus
O que é feedback de desempenho?
Muitas pessoas ainda se confundem sobre o que é feedback e o que é avaliação de desempenho. Por isso, é importante ressaltar que são conceitos diferentes, apesar de poderem ser complementares.
O feedback de desempenho funciona como uma forma de melhorar a performance com a resolução de problemas mais pontuais. Já a avaliação de desempenho envolve uma análise de desempenho mais detalhada sobre como os objetivos e metas foram ou não alcançados pelos colaboradores.
Geralmente, a avaliação de desempenho mede por um período de tempo mais longo os diversos âmbitos da vida profissional de um funcionário. E compara diversos indicadores-chave de performance ou os KPI´s.
Já o feedback, representa o conjunto de comentários, opiniões, ou críticas (sejam elas positivas ou negativas, mas sempre construtivas) sobre algo que tem urgência em ser resolvido ou reproduzido.
Os tipos de feedback concentram-se em situações mais técnicas do dia a dia da empresa. Por exemplo, uma nova campanha de marketing por email.
Imagine que foi um grande sucesso nesse escritório. A liderança pode decidir implementar em outros escritórios a estratégia. Então, esse seria o momento ideal para dar feedback positivo aos responsáveis pelo projeto. Já na avaliação de desempenho, isso seria um dos tópicos a serem comentados, mas comparando com os dados em geral.
Tipos de feedback no trabalho
Agora já sabe o que é feedback e as principais diferenças entre feedback e avaliação de desempenho. Então, podemos conhecer mais sobre os tipos de feedback mais encontrados no ambiente de trabalho.
Os tipos de feedback se diferem desde o conteúdo que vai ser abordado até quem vai ser a pessoa a dá-lo. Seja feedback positivo ou negativo, ele pode vir do seu chefe, de um colega de equipa ou dos colaboradores que reportam a si.
Feedback positivo
Como o próprio nome já diz, o feedback positivo é aquele que ressalta o que foi feito de positivo durante uma tarefa ou objetivo alcançado. E por que falar de algo que já foi feito da forma correta? Simples. Para incentivar a felicidade corporativa, manter seus colaboradores motivados, e como resultado, obter melhores índices de manutenção de talentos.
Uma liderança de sucesso, aposta numa gestão de pessoas humanizada. É muito importante que os exemplos de boas práticas sejam celebrados e sirvam de exemplo. Isso significa que o feedback positivo tem papel fundamental em manter a alta qualidade de competências na suas equipas.
Assim, o feedback positivo não é “fazer elogios pelos corredores”. Mas sim, mostrar com dados qualitativos e quantitativos o que funcionou. Ou ainda, como determinada ação trouxe benefícios seja para uma equipa, um setor, escritório ou toda a empresa.
Feedback negativo
Da mesma forma que o feedback positivo não pode se resumir a algo sem nenhuma formalidade, o mesmo ocorre com o feedback negativo.
Parar um momento do dia para falar com alguém sobre algo que não deu certo, não é tarefa fácil. Portanto, o feedback negativo deve ser entendido, por ambas as partes, como algo construtivo e não destrutivo.
Faz parte da estratégia de incentivo à saúde mental no trabalho, saber como dar feedback negativo de maneira respeitosa e ao mesmo tempo que a mensagem seja clara. Afinal, o foco aqui é corrigir erros e evitar que algo semelhante volte a acontecer.
Desse modo, o feedback negativo de nenhuma maneira poderia ser utilizado por parte do avaliador como uma desculpa para “desabafar” ou “punir” os colaboradores. E sim, como uma oportunidade de apontar caminhos e solucionar problemas.
Feedback 90º, 180º e 360º
Dar Feedback 90 graus
Essa análise de desempenho é feita pelo gestor, supervisor ou qualquer pessoa responsável por analisar os seus resultados. Ou seja, a pessoa que está uma posição acima da sua.
Que na hierarquia da sua empresa, precisa avaliar como realiza as suas tarefas, cumpre os prazo, etc. Enfim, o modelo mais comum nas organizações, mas já não o único a ser aplicado atualmente.
Feedback 180 graus
Pode ser menos comum que o anterior, mas é um modelo que vem sendo incentivado nas empresas para estimular o trabalho em equipa.
Essa é a análise de desempenho de algo pontual, o qual os seus colegas de equipa ou de setor também serão convidados a te dar feedback. Desde uma situação que está causando conflitos no time até algo que trouxe mais eficiência para o mesmo.
Feedback 360 graus
Esta é a opção mais completa, pois passa por todos os níveis hierárquicos do seu Organograma. No entanto, ainda é considerado um grande desconforto entre muitos colaboradores em posição de liderança e muitos liderados.
Isso porque pode ser um pouco complicado dar feedback negativo, por exemplo, ao seu gestor. E por essa razão deveria ser aplicado com mais frequência. Para que os líderes aprendam a ouvir seus colaboradores, enquanto esses tenham um espaço de críticas construtivas.
Metodologias para dar Feedback
Método Sanduíche: Elogio – Crítica – Elogio
Esse é um dos exemplos de feedback mais populares, porém nem sempre o melhor método. Pois muitos colaboradores já esperam um feedback negativo depois de receber um elogio e portanto não colocam a atenção devida. Outro problema encontrado nesse modelo é o fato da mensagem terminar com um elogio, e não deixar clara a crítica.
Modelo SCI: Situação – Comportamento – Impacto
Criado pelo Center of Creative Leadership, esse modelo se baseia em 3 pilares para comunicar o que precisa ser dito.
Primeiro, entender a Situação ou o contexto que a pessoa avaliada está inserida. Depois, focar no Comportamento ou especificar qual o comportamento que gerou o feedback. E por último, demonstrar o Impacto ou reconhecer os resultados que determinado comportamento, durante aquela situação gerou no entorno. Por exemplo, se a pessoa que dá o feedback se sentiu “desmotivada” ou “valorizada”.
Modelo Pendleton: Escuta ativa
O modelo criado pelo Professor David Pendleton apresenta bons resultados na rotina de uma empresa. A escuta ativa prioriza a voz do colaborador que está a receber o feedback.
A ideia aqui é que o colaborador comece a conversa, comentando sobre a situação em si. De modo a descrever através de seu ponto de vista o fato que está a ser analisado.
Podemos dizer que o modelo Pendleton é muito completo, pois abrange todas as esferas da situação. Desde análise de contexto até criar soluções para resolvê-la. Além disso, está diretamente conectado com o processo de People Analytics.
Ambas as técnicas tem como objetivo principal chegar a melhores resultados para o desempenho e desenvolvimento dos colaboradores.
5 Dicas de como dar feedback
1. Escolha o momento certo
Antes de decidir como dar feedback ou entre quais tipos de feedback escolher, o primeiro passo é saber qual o melhor momento para realizá-lo.
Construir uma liderança humanizada é praticar a empatia sempre. Obviamente, o feedback não pode esperar muito tempo para ser realizado. Porém, para que seja realmente eficaz, algumas considerações devem ser feitas:
- Qual o melhor dia da semana para aquele colaborador?
- Qual o melhor horário para marcar a reunião?
- Recentemente, esse colaborador passou por uma experiência pessoal difícil?
- Esse colaborador vai entrar de férias ou folga logo depois do feedback?
- O colaborador acabou de ser promovido?
2. Crie um ambiente seguro e acolhedor
Não adianta esperar que o feedback vai ter algum impacto positivo, se a pessoa que o está dando não o faz com algum tipo de preparo. Isso significa que um ambiente seguro e acolhedor pode aumentar consideravelmente as chances desse feedback ser bem sucedido.
Fazer isso não é tão difícil. Apontamos aqui atitudes simples que farão toda a diferença na hora de aplicar o feedback no trabalho:
- Prepare a conversa com antecedência.
- Crie um roteiro e uma apresentação com os dados a serem analisados.
- Reserve um ambiente acolhedor: boa iluminação, sem barulho e sem pessoas em volta.
- No caso de feedback online: verificar se a família está perto, ou se há barulho, etc.
3. Fale, mas também escute
Como sugere o Modelo Pendleton de Feedback, aprender a escutar pode ser uma ferramenta poderosa na hora de realizar uma crítica. Isso porque ao escutar, fica mais fácil mostrar interesse pelo o que o colaborador tem a dizer e perceber melhor o contexto da situação.
Além de criar um laço de confiança, essencial para a rotina do negócio funcionar bem. Evite focar apenas nos aspetos negativos ou apenas nos positivos. Aproveite essa oportunidade para falar dos pontos fortes e fracos.
4. Foque na clareza e objetividade
Uma vez que a data e hora foram marcadas, o lugar para a reunião foi reservado, a apresentação está pronta e a pessoa que vai receber o feedback já deu sua opinião, é hora de agir. Separamos os 4 pontos principais para ser claro e objetivo na hora de aplicar o feedback:
- Descreva a situação: vá direto ao ponto e não se perca nos detalhes.
- Mostre o que foi feito com exemplos diretos: muitas pessoas aprendem melhor com exemplos. Pontuar o que foi feito e como foi feito ajuda a visualizar melhor a situação.
- Deixe claro como isso afetou os resultados: mostre os números. Indicar como a situação afetou os resultados, seja direta ou indiretamente, ajuda a pessoa a perceber a importância do seu papel no caso.
- Não deixe dúvidas: este é um dos itens mais complexos. Pois muitas pessoas peercebem o que elas querem perceber e não o que realmente foi dito. Por isso, ao final de tudo, pergunte se ficou alguma dúvida. Evite mal entendidos.
5. Crie um plano de ação
Criar um plano de ação, segundo muitos especialistas em gestão, é a parte mais importante do processo de como dar feedback.
O plano de ação fará com que todos os demais passos façam sentido e cheguem aos resultados necessários com eficácia. O objetivo do plano de ação é corrigir erros e manter acertos.
Nesse processo, para além de dar sugestões, também peça soluções para a pessoa analisada.
Muitas vezes a mesma pessoa que errou já tem a resposta de como corrigir o erro. A sugestão que oferece tem que estar de acordo com as competências exigidas. Os prazos podem ser decididos em conjunto.
Estas são algumas dicas para uma liderança de sucesso e estratégias de retenção de talentos.
Ferramenta de feedback 360º, 180º e 90º
Como vimos, essas dicas de como dar feedback te ajudarão a otimizar os resultados na sua empresa. Agora, imagine poder fazer tudo isso de maneira rápida, fácil e direta. Ainda melhor, poder personalizar e salvar todos os documentos e questionários de feedback na mesma plataforma. Não sabe como? A Factorial te ajuda!
O software da Factorial é uma tecnologia em RH que permite guardar com segurança e eficiência todos os tipos de feedback e avaliação de desempenho na mesma ferramenta. Seja autoavaliação, 90°, 180° ou feedback 360 graus. Com ele é possível:
- Criar seus próprios questionários de feedback ou usar modelos padrão.
- Escolher os avaliadores e os avaliados de acordo com as necessidades das suas equipas.
- Enviar notificações para o e-mail dos colaboradores com as datas e organizar seu calendário.
- Acompanhar o status das respostas em tempo real.
Finalmente, uma vez tendo os feedbacks respondidos, será possível criar relatórios dinâmicos e exportar em arquivo de excel ou pdf.
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