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Desenvolvimento de Lideranças: Entrevista com Mariana Lopez

Com a gestão de talentos da Factorial pode avaliar o desempenho da sua equipa, competência e definir planos de carreira. Saber mais
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5 minutos de leitura

Em um momento em que o mercado busca enfrentar desafios e adaptar-se à nova realidade, fala-se muito da importância de motivar os colaboradores e do papel da liderança neste processo. No entanto, não podemos esquecer que preparar, treinar e apoiar estes líderes é fundamental para que tenham um bom desempenho e saibam como gerir seus colaboradores da melhor forma. É neste contexto que o desenvolvimento de lideranças aparece, melhorando a atuação e desempenho daqueles que orientam e lideram tantas outras pessoas nas empresas.

Para falar sobre o assunto, convidamos a especialista em RH com foco em desenvolvimento de lideranças Mariana Lopez, que após muitos anos atuando em diferentes segmentos, aventurou-se como empreendedora e atualmente atua no desenvolvimento de líderes que buscam um bom desempenho no mercado.

Para isso, sua orientação vai desde apoiar esses profissionais na recolocação no mercado até promover nos líderes um maior controlo de suas ações, desenvolvendo suas competências e habilidades.

Leia abaixo a entrevista completa e veja quais competências são fundamentais para uma liderança eficaz e porque o desenvolvimento de lideranças é tão importante, sobretudo neste momento desafiador.

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Primeiramente, pode contar-nos um pouco sobre a sua trajetória profissional? Como chegou na posição que ocupa hoje? O que te motivou?

Iniciei minha carreira na área de Recrutamento & Seleção e logo já estava assumindo outras tarefas do subsistema de Treinamento & Desenvolvimento.

Minha atuação sempre foi generalista e minha motivação até hoje é o quanto podemos impactar positivamente a vida das pessoas, seja no trabalho ou no âmbito pessoal.

Nos meus 16 anos de experiência dentro de Empresas, passei por diversos tipos de negócio, culturas e segmentos, além dos desafios de assumir áreas sem qualquer preparo com o peso da responsabilidade dos meus reportes serem diretamente com o CEOs e altos executivos.

Todos estes desafios fizeram com o que meu perfil de liderança fosse sendo desenvolvido na prática, sem qualquer apoio ou suporte superior no que tange as minhas competências.

“Atualmente sou consultora e coach de líderes e a motivação continua sendo o quanto impacto positivamente na carreira destes profissionais e o que se gera consequentemente em suas equipas.”

De que forma orientar os líderes nesse momento para que saibam como gerir os colaboradores da melhor forma possível?

Partindo do pressuposto que as lideranças são capazes de ajudar a organizar as decisões e prover um ambiente mais coeso e sustentável para as pessoas, neste âmbito o papel do líder é cria soluções para sua equipa e passar consistência. É primordial neste momento que se tenha um padrão de atitudes, papéis sejam designados, horários e pauta estabelecidos, além de fazer com que o planeamento seja realizado por todos.

“As lideranças precisam mais do que nunca oferecer uma visão mais humana, necessária para apoiar e tranquilizar cada um da sua equipa.”

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Para além disso, os próprios líderes e gestores precisam de apoio. Como motivar esses profissionais?

Autoconhecimento e inteligência emocional desenvolvidas são a chave para o líder exercer seu papel com maestria e não sentir a necessidade de ser motivado por alguém. O líder sabe trabalhar todas as suas potencialidades e fraquezas para alcançar os objetivos.

“O maior investimento de uma Empresa é no desenvolvimento de lideranças, para que todos tenham cada vez mais maturidade para atuar com excelência a função.”

Como um líder pode agir em situações de conflito? Quais os maiores desafios enfrentados por eles no processo de gestão de pessoas?

Os conflitos podem impulsionar ou interromper o sucesso nos resultados da equipa e na ascensão da liderança.

É comum perceber que muitos líderes evitam participar da situação do conflito e gastam energia na tentativa de criar um clima harmônico com iniciativas artificiais, mas se esquecem que o problema continua no ambiente e o torna mais tenso com o tempo, gerando perturbações entre colaboradores e uma energia estressante.

Uma das principais ações é enfrentar o problema antecipadamente, pois muitos conflitos são criados desnecessariamente. Se existe na equipa alguma diversidade, o líder precisa estar atento e agir antecipadamente de modo a evitar um possível conflito.

Um líder coach, apoia cada membro da equipa a conhecer seus limites e este é um ponto importante.

“Outro desafio é o respeito as diferenças de cada pessoa. Por estes motivos, continuo a afirmar que um processo de coaching para o líder é o grande diferencial para o tornar mais maduro no seu papel.”

Quais as competências mais importantes para se trabalhar no desenvolvimento de lideranças? A crise trouxe novas necessidades?

Congruência, Confiança, flexibilidade, empreendedorismo e criatividade, saber criar relacionamentos construtivos e ser estratégico e assertivo.

Na minha visão a crise não trouxe novas necessidades, mas a maturação destas competências num nível mais elevado.

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Muitos ainda defendem a ideia de trabalhar mais horas e incansavelmente para atingir objetivos. Por outro lado, estudos apontam que flexibilidade e saúde emocional resultam em profissionais mais produtivos. Como a liderança está a mudar nesse aspeto? Os líderes estão mais flexíveis hoje em dia?

Com o novo dinamismo nas organizações, o líder querendo ou não, precisa mudar, ou melhor, precisa se movimentar de maneira diferente. Líderes que não tinham a competência flexibilidade desenvolvida, por exemplo, certamente sofreram mais com os novos tempos.

Que hard skills e soft skills são fundamentais para formar uma boa liderança?

As hard skills são habilidades técnicas, que podem ser aprendidas e facilmente quantificadas e mensuráveis. Depende da área de atuação para delinearmos as hard skills fundamentais. Mencionei as soft skills nas perguntas anteriores.

Os líderes de RH tem, mais do que nunca, um papel fundamental e estratégico na empresa. Qual deve ser a prioridade desses profissionais e como treiná-los para terem um bom desempenho?

“A prioridade do RH é o foco no desenvolvimento das lideranças de todas as áreas, inclusive, o mapeamento dos potenciais líderes.”

Quanto mais eficazes forem os líderes, mais engajados seus funcionários poderão se tornar! Resultando em melhores índices de desempenho e contribuições mais valiosas para a organização.

Por fim, como acha que a tecnologia ajuda no trabalho e desenvolvimento da lideranças? Após testar o software de RH da Factorial, que recursos achou mais úteis para a gestão de pessoas?

Uma coisa é fato, não há como escapar da inovação, ou você se adapta ou você fica para trás.

“Embora muitos acreditem ser um pesadelo a tecnologia, ela vem para facilitar nosso trabalho de forma a auxiliar o líder a executar melhor suas tarefas, melhorando sua comunicação com a equipa, a organização, os conhecimentos aplicados, a visão estratégica e muitos outros atributos.”

O controle do RH ficará totalmente digital e o líder poderá focar em questões que exigem mais atenção, no caso, o desenvolvimento de cada membro de sua equipa.

software rh

 

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

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