Ir para o conteúdo

Trabalhar desde casa: Guia + Template de Controlo Horário

·
3 minutos de leitura
trabalhar desde casa

Consideremos o Santo Graal da flexibilidade do trabalho: trabalhar a partir de casa. Pode parecer um milagre… o facto de as pessoas poderem trabalhar a partir do seu sofá, de pijama, sem que ninguém as supervisione! Sem ter de fazer comutas intermináveis, é possível aproveitar melhor o seu tempo, em vez de ficar preso no trânsito. Com a capacidade de sair para marcações rápidas, ou recados, as possibilidades parecem infinitas. No entanto, já pensou como todas estas regalias podem estar a prejudicar a sua carreira? Hoje vamos analisar algumas coisas a reconsiderar antes de decidir arrumar completamente os seus pertences de cubículo após os subsídios pandémicos.

Coisas que nos esquecemos de considerar

 

Disciplina

A primeira coisa que ouvimos dos teletrabalhadores veteranos é que “é preciso ter muita disciplina”. Pode nem sempre parecer, mas só nos apercebemos de quão indisciplinados podemos ser quando estivermos em determinada posição. Descobrirmos como é fácil procrastinar nas tarefas, recados, ou directamente evitar trabalhar. Quando se trabalha à distância, os colaboradores têm que ser mais disciplinados. Talvez mais do que quando estão no escritório. A pura liberdade de não ter ninguém a observá-lo no trabalho pode ser libertadora, mas também ameaçadora para a produtividade de alguém.

Uma vez que a crise global mudou o nosso modo de trabalho, é verdade que o trabalho à distância vai aumentar e os empregados vão optar por continuar a trabalhar à distância depois de a pandemia ter diminuído. É importante permanecer motivado no trabalho para se manter produtivo e fazer o trabalho. Optimizar o seu escritório em casa pode realmente ajudar a mantê-lo em ‘modo de trabalho’ para que não passe muito tempo a preguiçar por aí ou a distrair-se.

profissional-recursos-humanos

Conversa de Escritório

Outra coisa que devemos considerar é o tipo de trabalho que faz, e o tipo de pessoa que é. Se extrovertido com ansiedade por tagarelar constantemente no escritório, trabalhar de casa pode não ser a opção certa. Muitas pessoas que estão em funções que requerem muita colaboração, ou posições que ganham mais ideias por estarem com os seus colegas, talvez também devam reconsiderar o escritório em casa.

Quem adora conversar junto à estação de água ou enquanto toma um café, pode sentir-se sozinho a trabalhar desde casa. Se decidir regressar ao escritório, pode levar algum tempo a adaptar-se, especialmente se tiver estado em licença ou a trabalhar a partir de casa durante algum tempo! Recomendamos que leia estas dicas para aumentar a motivação quando regressar ao ambiente normal de trabalho. Claro que, para alguns, não há escolha (ainda) de voltar ao escritório, mas não faz mal, pode permanecer ligado aos seus colegas através de Zoom ou Google Hangouts. Ou até mesmo organizar cervejas virtuais depois do trabalho!

Horas de Trabalho Desfocadas

Trabalhar desde casa, mete à prova as capacidades de gestão do tempo e de organização. As pessoas que trabalham a partir de casa afirmam trabalhar mais horas a partir de casa do que quando estão no escritório. Isto porque se esquecem de cronometrar, ou de manter um registo do seu tempo de trabalho. A longo prazo pode tornar-se um problema… Especialmente quando trabalhar a partir de casa era suposto proporcionar mais flexibilidade, mas sente-se como se tivesse de colocar mais horas do que as necessárias para provar que está a trabalhar.

A utilização de um localizador de tempo para trabalhadores à distância pode ajudar a manter um registo das horas e saber quanto tempo passa a trabalhar. Isto também permite ao seu gestor ver quanto tempo passa a trabalhar sem o incomodar. Para além de que remove qualquer preocupação com as suas horas de trabalho. A Factorial oferece um software de seguimento de tempo gratuito que também está disponível para acesso através da nossa aplicação móvel de seguimento de tempo!

Vai continuar a trabalhar desde casa?

Para que alguém tenha sucesso ao trabalhar desde casa, precisamos de parar e considerar todos os detalhes. Mesmo que trabalhar a partir de casa na sua sala de estar possa parecer aliciante. Pare para reflectir sobre o tipo de pessoa que é e se esta é a opção certa para si. Se tiver dificuldades em descobrir que tipo de trabalhador é, talvez possa tentar voltar a trabalhar no escritório. Pergunte ao seu supervisor se pode voltar a trabalhar no escritório 2 dias por semana e veja como se sente. Depende do que funciona para si pessoalmente!

Registe-se gratuitamente na Factorial para aumentar a produtividade trabalhando remotamente e para acompanhar as suas horas de trabalho!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário