Ir para o conteúdo
como-usar-qr-code

Como usar o Código QR no controlo de assiduidade dos colaboradores?

Se analisar sua rotina diária, verá que estamos rodeados de códigos, sejam eles numéricos, em barras ou em desenhos multidimensionais. A indústria produtiva têm usado os códigos para rastrear produtos e serviços já faz um bom tempo. Por isso temos os códigos de barras nos alimentos e há alguns anos, o Código QR, ou QR Code. Sabe como usar o Código QR? E sabia que ele pode ser usado para calcular as horas trabalhadas por meio de um relógio de ponto online?

Isso ainda pode ser novidade para muitas pessoas, por isso mostramos abaixo como ela torna mais fácil o controlo de assiduidade de seus colaboradores. Assim, fica fácil registrar a jornada de trabalho com o Código QR e ter rapidez para fazer essa tarefa. Confira!

Índice

O que é Código QR?

O Código QR, ou QR Code, é um gráfico 2D que possui quadrados e pontos em seu desenho. A sigla QR Code vem de Quick Response Code, que em português seria Código de Resposta Rápida.

O código foi criado em 1994 em uma subsidiária da Toyota, no Japão. Dessa forma, é uma maneira de controlar e rastrear a fabricação de veículos. Além da indústria automobilística, comércio e indústria começaram a usá-lo também para controlo de estoque e inventário.

A maior vantagem de saber como usar o Código QR foi conectar rapidamente pessoas e dados. Digitar longos endereços web ou fazer pesquisas para encontrar informações específicas ficou no passado.

software-rh

Como é o leitor de Código QR?

Qualquer dispositivo móvel com câmera ou uma webcam é capaz de ler um QR Code. Alguns tipos de computadores com digitalizadores, também conhecido como escâner, também podem fazer a leitura do código.

Em alguns telemóveis não há a necessidade de instalar nenhum tipo de aplicação de leitor QR Code. Basta apontar a câmera do telemóvel para o Código QR e o usuário será encaminhado para a função ou endereço adequado. No entanto, outros sistemas operativos podem fazer essa exigência. Nesse caso, existem milhares de opções de aplicações de leitores de QR Code.

Como funciona o Código QR? Quais são suas possibilidades?

Ao gerar um Código QR, são inúmeras as informações que podem ser inseridas. Podem ser textos, números de telefone, acessar uma URL, ativar um programa ou receber informações. São muitas opções!

Entre elas, o acesso ao WhatsApp por meio do computador é uma das mais usadas para obter a versão online da aplicação. Na televisão, empresas disponibilizam o código que para que clientes tenham mais dados sobre produtos. E mais recentemente, devido ao COVID-19, o Código QR também se tornou uma maneira de acessar menus de restaurantes, por exemplo.

Além disso, o QR Code e o ato de picar o ponto uniram-se para facilitar a rotina de escritórios. Como isso pode melhorar o registo de horário dos seus colaboradores? Saiba abaixo!

Código QR x Picar o ponto: Controle a jornada de trabalho dos colaboradores

O controlo de horário de trabalho é essencial para que, tanto a empresa quanto o colaborador, tenham a contagem real das horas trabalhadas. Assim, o colaborador pode, por exemplo, negociar horas extras e folgas com a empresa. Por parte da empresa, o controlo do horário de trabalho pode identificar a necessidade de contratação de mais pessoas para a equipa e até evitar o pagamento de horas extras. Em resumo, o controlo de horário é extremamente necessário para melhorar a produtividade da empresa.

Com as mil e uma possibilidades que o QR Code nos oferece, empresas têm usado a tecnologia para adaptar-se às suas demandas. Nesse caso, é possível fazer com que os colaboradores registem seus horários de entrada e saída. E como isso pode funcionar? Vamos explicar como usar o Código QR para picar o ponto com a Factorial!

É bastante simples: basta disponibilizar um dispositivo na entrada do escritório, como um laptop, tablet ou smartphone com o QR Code da Factorial. O colaborador chega e escaneia esse código e logo seu horário de entrada começa a contar. E quais são as vantagens de usar o Código QR para picar o ponto e controlar o horário dos colaboradores?

relogio ponto digital

Rapidez nas tarefas diárias

Fazer a gestão de horários dos colaboradores é uma tarefa entediante e rotineira. Algumas empresas ainda utilizam ferramentas antigas, como planilhas de Excel para controlo de assiduidade, folhas de ponto ou cartões magnéticos. No entanto, todas essas tecnologias ficaram para trás, já que podem ser alteradas, perdidas ou sofrer danos físicos.

Dessa maneira, picar o ponto através de um Código QR agiliza esse controlo e todos os dados de registo de jornada ficam armazenados no programa da Factorial. Gestores e líderes podem verificar os horários de seus colaboradores quando precisarem!

Segurança

Com a aplicação de QR Code da Factorial, o gestor tem a certeza de que o registo de entrada e saída está a ser feito do escritório. Afinal, o código estará disponível no espaço de trabalho indicado. Assim, existe mais controlo e garantia de que todos os seus colaboradores que iniciaram suas jornadas de trabalho encontram-se onde deveriam estar.

Outra vantagem é que os dados registados pelo Código QR mantém-se seguros no software da Factorial. A confiabilidade e segurança de dados dos seus colaboradores também estão garantidos. Dessa forma, nenhum dado pode ser alterado sem a devida autorização e podem ser revisados pelos gestores quando seja necessário.

Modernidade

Oferecer para seus colaboradores um meio prático e fácil de picar o ponto é uma forma de modernizar-se aos olhos de todos. Assim, envia uma mensagem positiva de que a empresa está atenta às novidades do mercado e que o tempo de todos é precioso. Além disso, o departamento ou setor de recursos humanos pode focar naquilo que realmente importa: os colaboradores.

✅ O software da Factorial oferece o relógio de ponto por Código QR e muitas outras formas de controlo de jornada. Conheça todas aqui!

This post is also available in: Português BR

Postagens relacionadas

Deixe um comentário