Ir para o conteúdo

Feriados em Lisboa 2023: calendário completo para a sua empresa

·
3 minutos de leitura
feriados em lisboa

Seja para planear o ano da sua empresa ou verificar quantos dias terão os seus funcionários de folga, saber quando são os feriados em Portugal e especificamente os feriados em Lisboa em 2023 é essencial. Para um ano mais organizado, verifique quais são os principais feriados de Lisboa e marque no calendário os dias de folga.

Com o calendário de feriados em Lisboa de 2023 em mãos, fica mais fácil planear as próximas férias e organizar com antecedência as viagens e o tempo que tem para descansar.

Já as empresas, podem aproveitar para organizar o mapa de férias dos funcionários tendo em conta os feriados de Lisboa em 2023. Desta forma, os colaboradores podem saber que dias têm disponíveis com antecedência, e as equipas conseguem planear melhor os projetos ao longo do ano. Acompanhe-nos!

Tabela de Conteúdos:

Calendário de Feriados em Lisboa 2023

Se decidir visitar Lisboa em 2023 ou se trabalha e vive na capital de Portugal, é fundamental estar a par de todos os feriados de Lisboa para 2023. 

Em primeiro lugar, temos os feriados nacionais obrigatórios, que são os mesmos para todas as cidades do país. Para além dessas datas, existem os feriados exclusivos de cada região, que só ocorrem em cidades específicas.

Um dos feriados que não é obrigatório, e sim facultativo, é o Carnaval. Ainda que a cidade apresente comemorações e festas temáticas nesta data, nem todas as empresas consideram o dia como feriado. Por isso, é necessário verificar a política de férias, ausências e folgas da sua empresa antes de começar a planear as folgas.

Normalmente, o Governo português oferece tolerância de ponto no dia de Carnaval, tal como aconteceu em março de 2022 num comunicado publicado pelo Governo.

Entre feriados nacionais obrigatórios, feriados regionais e feriados facultativos, muitos trabalhadores da cidade costumam aproveitar estes dias e tirar folga, para que possam aproveitar mais dias de descanso seguidos.

Os feriados de Lisboa em 2023 irão ocorrer, principalmente, nos dias da semana. Apenas dois feriados de Lisboa em 2023 calham a um fim de semana. O ano de 2023 também contará com muitas pontes, como por exemplo nos feriados do dia 1 e 8 de Dezembro.

👉 Estes são os feriados em Lisboa em 2023 (nacionais e regionais):

Data Feriado
1° de Janeiro – Domingo Ano novo
21 de Fevereiro – Terça-feira Carnaval (facultativo)
7 de Abril – Sexta-feira Sexta-feira Santa
9 de Abril – Domingo Páscoa
25 de Abril – Terça-feira Dia da Liberdade
1° de Maio – Segunda-feira Dia do Trabalhador
8 de Junho – Quinta-feira Corpo de Deus
10 de Junho – Sábado Dia de Portugal
13 de Junho – Terça-feira Dia de Santo António (regional)
15 de Agosto – Terça-feira Assunção de Nossa Senhora
5 de Outubro – Quinta-feira Implantação da República
1° de Novembro – Quarta-feira Dia de Todos os Santos
1° de Dezembro – Sexta-feira Restauração da Independência
8 de Dezembro – Sexta-feira Dia da Imaculada Conceição
25 de Dezembro – Segunda-feira Natal

13 de Junho: o feriado regional de Lisboa

O feriado regional de Lisboa é dia 13 de Junho, que será numa terça-feira de 2023. Trata-se do dia de Santo António, Santo padroeiro da cidade. Neste dia, as festividades ocorrem por toda a cidade. Ainda que o 10 de Junho, Dia de Portugal, ocorra no sábado anterior (e não num dia de semana), muitos lisboetas irão aproveitar um fim-de-semana prolongado de sábado a terça-feira.

A data é marcada por marchas populares e pelos casamentos de Santo António. Outra tradição deste feriado é enfeitar as casas e os bairros históricos com cores coloridas e colocar manjericos nas janelas.

👉 Não sabe como gerir as férias e folgas de seus funcionários? Conheça aqui o nosso guia completo!

feriados-em-lisboa-2023

Como otimizar a gestão de férias, feriados e ausências das suas equipas?

Com tantos feriados ao longo do ano, muitos colaboradores querem pedir folga ao mesmo tempo, com o objetivo de garantir folgas ou fins de semana prolongados, dependendo do caso. Gerir todos estes pedidos pode ser bastante confuso para os gestores e para o RH.

Para que as equipas consigam organizar-se sem prejudicar o departamento ou entregas, é fundamental contar com recursos que ajudem a organizar e visualizar as férias e folgas de todos. E nós temos a solução certa para si! ⬇️

ferias ausencias rh

Como a tecnologia pode ajudar na gestão de ausências?

Com a Factorial, o nosso software de Recursos Humanos, os colaboradores podem solicitar férias, folgas e até avisar sobre baixas médicas, mesmo quando não estão no escritório. Além disso, poderão fazê-lo a qualquer momento e a partir de qualquer lugar.

Já os gestores poderão ver todas as ausências a partir de uma só plataforma e em tempo real no calendário da equipa. Para além disso, podem aprovar ou rejeitar as solicitações dos colaboradores.

💡 Aconselhamo-lo que experimente por si mesmo! E, se não for gestor na sua empresa, apresente esta solução ao seu manager e peça-lhe para experimentar a Factorial grátis, durante 14 dias aqui! Pode, também, marcar uma demonstração do software com um dos nossos consultores que lhe apresentará as funcionalidades que necessita. 💡

Artigos Relacionados

Recursos semanais para profissionais de RH.

Inscreva-se na nossa newsletter semanal e receba as últimas tendências, dicas e notícias sobre Recursos Humanos

Ao subscrever, está a aceitar o processamento dos seus dados para receber as informações solicitadas. Política de Privacidade