Ir para o conteúdo

Feriados em Lisboa 2024: calendário completo para a sua empresa

·
4 minutos de leitura
feriados em lisboa

Seja para planear o ano da sua empresa ou verificar quantos dias terão os seus funcionários de folga, saber quando são os feriados em Portugal e especificamente os feriados em Lisboa em 2024 é essencial. Para um ano mais organizado, verifique quais são os principais feriados de Lisboa e marque no calendário os dias de folga.

Com o calendário de feriados em Lisboa de 2024 em mãos, fica mais fácil planear as próximas férias e organizar com antecedência as viagens e o tempo que tem para descansar.

Já as empresas, podem aproveitar para organizar o mapa de férias dos funcionários tendo em conta os feriados de Lisboa em 2024. Desta forma, os colaboradores podem saber que dias têm disponíveis com antecedência, e as equipas conseguem planear melhor os projetos ao longo do ano. Acompanhe-nos!

Tabela de Conteúdos:

✅ O software de RH da Factorial tem um calendário de equipa onde todos podem visualizar os feriados, eventos, férias, etc. Marque uma demonstração do nosso software e deixe que um dos nossos consultores lhe explique tudo!

Calendário de Feriados em Lisboa 2024

Se decidir visitar Lisboa em 2024 ou se trabalha e vive na capital de Portugal, é fundamental estar a par de todos os feriados de Lisboa para 2024. 

Em primeiro lugar, temos os feriados nacionais obrigatórios, que são os mesmos para todas as cidades do país. Para além dessas datas, existem os feriados exclusivos de cada região, que só ocorrem em cidades específicas.

Um dos feriados que não é obrigatório, e sim facultativo, é o Carnaval. Ainda que a cidade apresente comemorações e festas temáticas nesta data, nem todas as empresas consideram o dia como feriado. Por isso, é necessário verificar a política de férias, ausências e folgas da sua empresa antes de começar a planear as folgas.

Normalmente, o Governo português oferece tolerância de ponto no dia de Carnaval, tal como aconteceu em março de 2022 num comunicado publicado pelo Governo.

Entre feriados nacionais obrigatórios, feriados regionais e feriados facultativos, muitos trabalhadores da cidade costumam aproveitar estes dias e tirar folga, para que possam aproveitar mais dias de descanso seguidos.

Os feriados de Lisboa em 2024 irão ocorrer, principalmente, nos dias da semana. No entanto, quatro feriados de Lisboa em 2024 calham a um fim de semana. O ano de 2024 também contará com muitas pontes, como por exemplo nos feriados do dia 25 de Abril e 30 de maio.

👉 Estes são os feriados em Lisboa em 2024 (nacionais e regionais):

Data Feriado
1° de Janeiro – Segunda-Feira Ano Novo
13 de Fevereiro – Terça-feira Carnaval (facultativo)
29 de Março – Sexta-feira Sexta-feira Santa
31 de Março – Domingo Páscoa
25 de Abril – Quinta-feira Dia da Liberdade
1° de Maio – Quarta-feira Dia do Trabalhador
30 de Maio – Quinta-feira Corpo de Deus
10 de Junho – Segunda-feira Dia de Portugal
13 de Junho – Quinta-feira Dia de Santo António (regional)
15 de Agosto – Quinta-feira Assunção de Nossa Senhora
5 de Outubro – Sábado Implantação da República
1° de Novembro – Sexta-feira Dia de Todos os Santos
1° de Dezembro – Domingo Restauração da Independência
8 de Dezembro – Domingo Dia da Imaculada Conceição
25 de Dezembro – Quarta-feira Natal

13 de Junho: o feriado regional de Lisboa

O feriado regional de Lisboa é dia 13 de Junho, que será numa quinta-feira de 2024. Trata-se do dia de Santo António, Santo padroeiro da cidade. Neste dia, as festividades ocorrem por toda a cidade. Ainda que o 10 de Junho, Dia de Portugal, ocorra na segunda-feira anterior, muitos lisboetas poderão aproveitar esta semana para ir de férias, já que apenas necessitam de “tirar” 3 dias.

A data é marcada por marchas populares e pelos casamentos de Santo António. Outra tradição deste feriado é enfeitar as casas e os bairros históricos com cores coloridas e colocar manjericos nas janelas.

👉 Não sabe como gerir as férias e folgas de seus funcionários? Conheça aqui o nosso guia completo!

feriados-em-lisboa-2023

Calendário Empresarial 2024 para os RH

De forma a resumir os eventos e dias comemorativos do ano, decidimos criar um calendário empresarial para o departamento de recursos humanos. Neste calendário encontrará os feriados nacionais e regionais de Portugal, algumas datas comemorativas, os maiores eventos de RH (e não só) do ano, e datas comerciais e fiscais importantes.

Mantenha-se a par dos dias mais importantes de 2024, descarregando o calendário abaixo! ⬇️

calendário 2024

Como otimizar a gestão de férias, feriados e ausências das suas equipas?

Com tantos feriados ao longo do ano, muitos colaboradores querem pedir folga ao mesmo tempo, com o objetivo de garantir folgas ou fins de semana prolongados, dependendo do caso. Gerir todos estes pedidos pode ser bastante confuso para os gestores e para o RH.

Para que as equipas consigam organizar-se sem prejudicar o departamento ou entregas, é fundamental contar com recursos que ajudem a organizar e visualizar as férias e folgas de todos. E nós temos a solução certa para si! ⬇️

ferias ausencias rh

Como a tecnologia pode ajudar na gestão de ausências?

Com a Factorial, o nosso software de Recursos Humanos, os colaboradores podem solicitar férias, folgas e até avisar sobre baixas médicas, mesmo quando não estão no escritório. Além disso, poderão fazê-lo a qualquer momento e a partir de qualquer lugar.

Já os gestores poderão ver todas as ausências a partir de uma só plataforma e em tempo real no calendário da equipa. Para além disso, podem aprovar ou rejeitar as solicitações dos colaboradores.

💡 Aconselhamo-lo que experimente por si mesmo! E, se não for gestor na sua empresa, apresente esta solução ao seu manager e peça-lhe para experimentar a Factorial grátis, durante 14 dias aqui! Pode, também, marcar uma demonstração do software com um dos nossos consultores que lhe apresentará as funcionalidades que necessita. 💡

A Catarina é a Content Specialist da Factorial para o mercado português. Com um mestrado em Gestão de Marketing, iniciou a sua carreira profissional na Factorial, com o intuito de aprender mais sobre Inbound Marketing e Recursos Humanos. O seu objetivo é trazer conteúdo interessante e atualizado aos leitores!

Artigos Relacionados