Ir para o conteúdo

Guia para a Gestão de Férias dos seus Colaboradores

gestao de ferias colaboradores

Aproximam-se as férias de Verão, e é tempo de conciliar turnos, organizar equipas, programar e antecipar ausências. O seu departamento de Recursos Humanos está a ter dificuldades em fazer a gestão de férias dos colaboradores? Temos algo muito importante para lhes dizer: não tem de ser assim.

Neste artigo, iremos esclarecer as principais dúvidas sobre a gestão de férias dos colaboradores e iremos trazer as principais regras e leis do Código do Trabalho sobre férias e ausências. Veja a seguir!

Se seguir uma boa estratégia de planeamento, começar a geri-lo a tempo e, acima de tudo, melhorar alguns processos repetitivos que dão lugar a erros e conflitos, tomar o controlo das férias dos seus funcionários, vai ser canja!

A gestão de férias é um problema comum para os colaboradores e o departamento de recursos humanos. É preciso que ambas as partes estejam informadas sobre seus direitos e deveres, para evitar conflitos e problemas jurídicos no futuro. Para além disso, o RH deve ter certeza que, no processo de gestão de férias dos colaboradores, o setor ao qual pertencem não seja prejudicado durante as ausências.

Veja a seguir as principais respostas sobre a gestão de férias dos colaboradores, de acordo com o Código do Trabalho.

modelo recibo vencimento

Aqui estão todas as dicas, informações úteis, recursos e modelos que vai precisar para a gestão de férias dos colaboradores:

Políticas de Férias: tudo o que precisa de saber

Cada empresa deve ter a sua própria política de férias, mas deve sempre respeitar as normas impostas pelo Estatuto dos Trabalhadores e os acordos com Sindicatos e Empregadores, bem como os Acordos Colectivos de Trabalho (uma vez que é este o quadro regulamentar que os rege).

Em resumo, as políticas de férias podem ser definidas pela empresa, caso contrário esta terá de seguir as estipuladas pelas leis vigentes. As políticas definem como a empresa regula e distribui as férias. Algumas empresas podem ser mais benevolentes em relação às férias não usufruídas do ano, enquanto outras seguirão as normas.

Isso inclui o período disponível para solicitar férias, diretrizes para a solicitação de dias de descanso, prazo máximo para realizar esta solicitação, etc.  Como pode ver, há diversas variáveis que podem ser consideradas.

Consequentemente, o departamento de Recursos Humanos deve ter perguntas claras. Tais como quando o trabalhador pode gozar as férias, quantos dias de calendário serão oferecidos como férias, etc. Existem diversas regras, que visam proteger tanto os funcionários quanto o empregador.

Para ajudar neste desafio, preparamos um Guia com as principais dúvidas referentes às férias dos colaboradores.

⬇️Modelo para controlo de férias e ausências [download grátis]⬇️

excel modelo ferias

Férias: O que diz o Código do Trabalho

Depois de meses de trabalho, os seus empregados precisam de ir de férias… para se desenrolarem realmente. As férias são um direito do trabalhador proporcionadas para a recuperação física e psíquica dos mesmos.

Com isso, o Código do Trabalho prevê na Lei n.º 7/2009 as principais regras, direitos e deveres dos funcionários e do empregador no que diz respeito às férias. A seguir, destacamos as maiores dúvidas relativas a estas normas. 

👉 Tem dúvidas sobre as leis trabalhistas? Saiba tudo sobre a legislação vigente em Portugal

1) Direito a férias

De acordo com o artigo 237.º do Código do Trabalho, cada funcionário tem direito, em cada ano civil, a um período de férias vence em 1 de Janeiro. 

Este é um direito  irrenunciável e não pode ser substituído. Isso significa que o empregador deve respeitar este período de descanso, não podendo substituí-lo por outra forma de compensação.

👉Flexibilidade nos dias de férias: Veja como funciona a semana de trabalho com 4 dias

2) Duração do Período de férias em Portugal

A lei portuguesa prevê que o trabalhador têm direito a um período anual de férias de, no mínimo, 22 dias úteis. Para além disso os dias de férias devem ser tirados em dias úteis, ou seja, de segunda a sexta-feira, sem contar os feriados. No entanto, há casos que não se encaixam nestas regras.

Há também casos especiais de duração do período de férias, segundo o artigo 239º do Código do trabalho. É o exemplo do  caso do ano de admissão do trabalhador.

Neste caso, o funcionário tem direito a dois dias úteis de férias por cada mês de duração do contrato, até 20 dias. O gozo destes dias de descanso só pode ser feito seis meses após o início do contrato.

👉 Férias e Lay-off: Tudo o que precisa de saber

3) Como calcular os dias de férias por mês trabalhado

Muitos departamentos de Recursos Humanos estão a ter problemas com a contagem de férias. Durante o confinamento do Coronavírus alguns perderam a contagem das horas trabalhadas devido a lay-off’s, entre outros. Veja a seguir algumas regras para calcular os dias de férias.

  • Férias de trabalhador a tempo parcial:

A fim de calcular as férias de um trabalhador com contrato a tempo parcial, a empresa deve ter em conta os dias de trabalho do trabalhador. Por outras palavras, ele terá as mesmas férias que um empregado a tempo inteiro.

  • Férias dos trabalhadores de fim-de-semana

Os dias de férias que cada empresa concede aos seus colaboradores são dias de calendário, ou seja, são contados como fins de semana (a menos que o acordo colectivo diga o contrário).

E os colaboradores que trabalharam nos fins-de-semana? A contagem dos dias deve contar os dias úteis, quer tenham sido trabalhados ou não.

  • Férias para funcionários públicos

Em relação aos funcionários públicos, as regras permanecem quase as mesmas. Estes trabalhadores têm geralmente um mês civil ou vinte e dois dias úteis de férias por ano. Para além disso, é acrescido dia útil de férias por cada 10 anos de serviço prestado.

marcacao de ferias

4) O que acontece se um trabalhador não passar o seu tempo de férias? Pode ser acumulado?

Outra das grandes questões para o Verão de 2021 é se os trabalhadores podem acumular férias para outra altura com restrições de voos e países, a incerteza, etc. Muitas vezes, esta é uma questão a ser considerada na gestão de férias dos colaboradores.

Em princípio, todas as férias de um ano devem ser gozadas no mesmo ano. No entanto, se o trabalhador tiver estado em incapacidade, licença ou gravidez, pode usar estas férias no ano seguinte.

👉 Clique aqui para saber mais sobre o software de gestão de férias e faltas

5) Férias obrigatórias, ilimitadas ou flexíveis?

Em Portugal, a flexibilidade em relação às férias depende do sector em que a empresa está localizada. É verdade que se o empregador não quiser, não é obrigado a deixar os seus empregados escolherem os dias de férias. No entanto, esta tendência está a mudar. Estamos a caminhar para uma maior conciliação da família e do trabalho.

A fórmula perfeita? Flexibilidade tendo em mente que no final de cada processo existe um cliente.

6) Subsídio de férias:

O subsídio de férias é um dos direitos dos trabalhadores. Basicamente, caracteriza-se pela remuneração dos dias de descanso dos quais cada funcionário tem direito.

No entanto, há algumas variáveis que devem ser consideradas na hora de calcular o valor do subsídio de férias. Esse é um passo fundamental para a gestão de férias dos colaboradores.

👉 Veja aqui as principais regras e dicas para calcular o subsídio de férias dos colaboradores

7) Marcação de férias: Prazos e regras

Existem algumas regras específicas que devem ser consideradas pelo RH para a marcação de férias dos funcionários. No caso de pequenas, médias e grandes empresas, o período de descanso deve ser marcado entre 1 de Maio e 31 de Outubro (exceto se existir legislação coletiva de trabalho).

Já em microempresas (até 9 funcionários), as férias podem ser marcadas em qualquer altura do ano. Estes dias de férias devem ser organizados e divulgados através do documento conhecido como Mapa de Férias.

👉 Saiba mais sobre a marcação de férias dos funcionários em nosso Guia completo!

8) Afixação do Mapa de Férias:

Um ponto muito importante da gestão de férias dos colaboradores é a marcação de férias. Em Portugal, o Código do Trabalho define que a marcação dos dias de férias dos funcionários deve ser elaborada em um documento chamado Mapa de férias, que deve ser afixado no local de trabalho todos os anos. 

A data para a afixação do mapa de férias costuma ser até o dia 15 Abril de cada ano. No entanto, é preciso estar atento. Em 2021, por exemplo, este prazo foi alargado até o dia 15 de Maio, por conta das da crise das inconveniências trazidas pela crise do Coronavírus.

👉Tudo sobre o Mapa de Férias: Prazos, regras e Modelo em excel para download!

gestao ferias colaboradores lei

Ferramentas para gerir as férias dos seus colaboradores

Conforme vimos, fazer a gestão das férias dos colaboradores pode ser um desafio. É preciso planear, organizar, ouvir os colaboradores e ter a certeza de que as ausências não se sobreponham. Para que tudo corra bem, existem modelos e ferramentas que podem ajudar. Conhece as melhores formas de gerir as ausências e férias do seu pessoal?

Separamos a seguir dois modelos em excel para a Gestão das férias dos funcionários com Excel, para além de ferramentas que podem ajudá-lo a poupar tempo nesta tarefa tão trabalhosa. Veja a seguir:

Modelos em Excel para gestão de férias dos colaboradores

Quer organizar melhor as férias de seus funcionários? Precisa visualizar todas as ausências de uma só vez? Existem diversas formas de fazer isso. Confira a seguir dois modelos e uma ferramenta que vão tornar a gestão de férias dos colaboradores muito mais simples.

1) Mapa de férias

O mapa de férias é um documento exigido por lei, mas também pode ser muito útil para os gestores e funcionários quando bem feito. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que deve constar neste documento. Por isso, preparamos um modelo de mapa de férias em excel pronto para ser usado. Descarregue abaixo!

⬇️Modelo de Mapa de Férias [download]⬇️

descarregar mapa de ferias

Quer saber como o fazer um do zero? Basta criar um ficheiro, dedicar as diferentes colunas a meses e dias, e preencher as filas com os nomes dos funcionários. No Excel também se pode utilizar fórmulas para somar os dias de férias.

2) Plano de férias
Se o que busca é um modelo para utilizar na gestão de férias dos colaboradores, o Plano de férias pode ser ideal! Este documento ajuda os gestores na visualização dos dias de férias dos funcionários de forma rápida. Descarregue abaixo!

⬇️Modelo de Plano de Férias [download]⬇️

plano de ferias 2021

Sistema para a gestão de férias dos colaboradores

A gestão de férias em Excel está bem… até que não esteja. É muito importante equilibrar as ausências na empresa para que nunca haja clientes desacompanhados e tarefas inacabadas. As folhas de cálculo podem ser mal colocadas se forem impressas ou perdidas na imensidão de ficheiros informáticos.

Por isso, contar com uma ferramenta para a gestão de férias dos colaboradores pode tornar tudo mais eficiente. Uma boa alternativa são os softwares de gestão de férias e ausências. 

O software de gestão de férias como o da Factorial resolve esse problema e também facilita a apresentação de pedidos de ausência, aprova-os e têm as alterações publicadas automaticamente – e se estiver alojado na nuvem, nunca perderá essa informação!

👉Veja aqui 6 maneiras de utilizar um software para a gestão de férias dos colaboradores. 

Gestão de férias dos colaboradores por horas: Software de RH

Outra grande vantagem de utilizar um software de RH para a gestão de ausências dos funcionários é que o tempo de descanso pode ser flexibilizado. O que isso significa?

Que seus funcionários terão mais liberdade e autonomia! E isso faz com que a satisfação e motivação aumente significativamente.

Com o software da Factorial é possível permitir que os colaboradores solicitem suas folgas em horas. Dessa forma, poderão, por exemplo, ir a uma consulta médica, comparecer a reuniões escolares, etc. Isso sem prejudicar o tempo de trabalho.

👉 Veja aqui como funciona o modelo de ausências por horas

Calendários de feriados de 2021 em Portugal

Saber quais são os feriados da sua região é fundamental para a gestão de férias dos colaboradores. Isso porque muitos aproveitam para tirar dias de descanso e aproveitar mais tempo para relaxar. Prepare-se e não seja pego de surpresa!

Quer saber que dias são feriados na sua região? Preparamos um calendário de feriados completo de vários lugares em Portugal; encontrará os feriados nacionais, regionais e locais. E ainda lhe deixamos um template 100% grátis!

👉 Clique aqui se quiser aceder ao Calendário de Trabalho e Férias 2021 Portugal

Prepare-se: As férias de Natal

Nunca custa ser proativo. Pode começar a pensar em como lidar com as férias de Natal. Eta é umaépoca do ano em que pode haver mais movimento do que na altura mais quente do ano.

O que é especial na gestão das férias de Natal é que é preciso ter em mente que dia é feriado e que dia é dia de trabalho, mas alguém estará ausente.

Quer fazer a gestão das férias dos seus colaboradores sem erros, conflitos ou perdas de tempo desnecessárias? Veja como os modelos abaixo podem ajudá-lo.

👉 Tudo sobre o Subsídio de Natal: Como calcular e principais dúvidas

Férias de Verão: Tudo sob controlo

O Verão é a época de maior procura de férias, e é por isso que é muitas vezes a época mais movimentada para muitos Recursos Humanos (especialmente aqueles que ainda não digitalizaram o seu departamento).

A sua política de férias define bem como estas têm de ser no Verão? Em que período devem ser solicitados ou com que antecedência, se alguém tem prioridade por razões de reconciliação familiar, se há semanas em que o escritório está fechado e os trabalhadores são obrigados a tirar férias… Tem de pensar em tudo isto!

Veja a seguir as dicas para gerir os pedidos de marcação de férias!

gestao-ferias-colaboradores-modelos

3 Dicas rápidas para uma boa gestão de férias dos colaboradores

É dever do empregador certificar que há um equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal e familiar dos colaboradores. Para além disso, é uma forma de aumentar a produtividade dos funcionários, estabelecer um compromisso e melhorar os níveis de bem-estar.

A gestão das férias dos trabalhadores tem de ser levada a cabo da forma mais eficiente possível para que a actividade empresarial não sofra. O que se pode fazer para o conseguir? Veja a seguir algumas dicas.

  • Estabelecer prioridade entre os funcionários. Por exemplo, aqueles com crianças, depois aqueles com mais antiguidade na empresa, etc. Isto também pode ser feito numa base rotativa.
  • Orientar os funcionários: Sugira que aproveitem as férias ao máximo. Isso inclui deixar tudo preparado antes de ir de férias, deixar o computador da empresa no escritório e não abrir e-mails nos dias de descanso.
  • Utilizar um programa para gerir as ausências: Se as ausências forem geridas automaticamente, a margem de erro será muito menor.

👉 Clique aqui para saber mais sobre como fazer a gestão perfeita de férias

6 Motivos para deixar a Factorial fazer a gestão de férias dos colaboradores

O software Factorial pode ser a solução que procura, por estas  6 razões:

  • Automatiza 90% do trabalho de gestão de férias
  • Atualiza a informação quase como se fosse magia.
  • Permite a visualização de todas as ausências da equipa em um mesmo calendário.
  • Conta os dias de ausência por si.
  • Permite a solicitação e aprovação de férias de forma rápida (tudo online!)
  • Tem um período experimental gratuito.

👉 Clique aqui para saber mais sobre a razão pela qual a Factorial pode ser a sua solução

Veja como funciona o recurso de gestão de férias e ausências da Factorial no vídeo abaixo:

Quer fazer a gestão das férias dos seus colaboradores sem erros, conflitos ou perdas de tempo desnecessárias? Acreditamos que a Factorial pode ser a sua ferramenta, e é por isso que queremos dar-lhe um período experimental gratuito, para que o possa verificar.

✅ Experimente o Software da Factorial para gerir as suas férias por 14 dias

Este artigo também está disponível em: Español, Italiano, Brasil, English UK

Escritor, autor no blog da Factorial. Escreve sobre recursos humanos, leis e formação de equipas de alta performance.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Recursos semanais para profissionais de RH.

Inscreva-se em nosso boletim semanal e receba as últimas tendências, dicas e recursos para os profissionais de RH.

Ao subscrever, está a aceitar o processamento dos seus dados para receber as informações solicitadas. Política de Privacidade