Ir para o conteúdo

Os 8 desafios de Recursos Humanos em 2023 [e como solucioná-los?]

·
8 minutos de leitura
desafios de rh

Os desafios de RH estão em constante evolução. Da retenção de talentos, à transformação digital, à saúde e bem-estar ou até mesmo à conformidade legal, são inúmeras as áreas em que um departamento de RH se deve qualificar.

A principal solução para enfrentar estes desafios, passa por ter um software RH tudo-em-um. Este permite otimizar os processos/tarefas recorrentes e libertar a sua equipa para que esta se possa focar na cultura organizacional da empresa e na resolução dos desafios.

Quer conhecer os 8 principais desafios de RH para 2023 e as soluções para os encarar? Então leia este artigo até ao fim!

Tabela de conteúdos:

  1. Contratação de talento qualificado
  2. Relações próximas com CEO’s
  3. Diversidade e inclusão
  4. Retenção de talentos
  5. Transformação digital
  6. Saúde mental e bem-estar
  7. Gestão de mudanças
  8. Conformidade legal

💡 Como dissemos, uma das soluções para todos estes desafios é a adoção das novas tecnologias nos RH. O software da Factorial é um exemplo disso! Marque uma call rápida e conheça como pode um software ajudar e beneficiar os funcionários do departamento de RH!

1) Contratação de talento qualificado

A atração de talentos qualificados é um desafio constante para as empresas, especialmente em setores altamente competitivos. Atrair os melhores candidatos pode ser difícil, especialmente quando há escassez de talentos qualificados.

Acontece especialmente em setores que exigem habilidades técnicas específicas ou experiência especializada. Onde encontrar talentos qualificados? Como atrair esses talentos para a sua empresa? Damos-lhe algumas soluções:

Crie uma marca empregadora forte

Deve fomentar e promover o employer branding da empresa de forma a que se destaque no mercado de trabalho. Lembre-se que tem como missão atrair talento qualificado e que existe muita procura por talentos especializados.

Crie um site de carreiras informativo, perfis nas redes sociais ativos e campanhas de marketing segmentadas para o público que procura.

Desenvolva parcerias com instituições de ensino

Criar parcerias com escolas, universidades e outros programas de formação ajuda a identificar e recrutar talentos promissores, desde cedo. Patrocine feiras de emprego, ofereça estágios ou programas de formação ou fomente as palestras para estudantes, relacionadas com a sua empresa.

Invista em formações

Investir em programas de formação interna ajuda a treinar e a desenvolver as competências dos seus colaboradores atuais. Desta forma, os mesmos ficam preparados para assumir novos cargos, à medida que a empresa cresce.

Consequentemente, preenche lacunas de talentos, promove internamente e aumenta a satisfação dos seus colaboradores, que se sentirão reconhecidos e valorizados.

👉 Conheça os 8 tipos de formação interna que melhoram o desempenho e competências das equipas!

Use as soluções digitais para os seus desafios de RH

A tecnologia em RH para análise de dados ou para identificar candidatos de forma eficaz, utilizar redes sociais ou até mesmo plataformas online para ampliar o alcance das vagas disponíveis. Num mundo cada vez mais digital, não pode deixar de lado os benefícios das soluções digitais.

Invista também num software tudo-em-um, para fazer toda a gestão de recursos humanos de forma prática, rápida e eficaz, reduzindo margens de erro. Muitas empresas já utilizam o software da Factorial para tal.

software-rh-dp-360

👉 Sabia que um software tudo-em-um é uma tendência de RH? Descubra as 12 principais tendências de RH para 2023 em Portugal!

2) Relações próximas com CEOs

A comunicação e a relação próxima com os CEOs são cruciais para o sucesso da empresa como um todo. É por isso que este é um desafio para este ano. É importante que os RH e a administração da empresa estejam alinhados nas suas visões e objetivos.

Para isso, tem de haver uma comunicação aberta e transparente entre as duas partes. Eis o que pode fazer?

Ser um parceiro de negócios proativo

Os RH devem trabalhar em estreita colaboração com os CEOs para identificar oportunidades de negócios e desafios, bem como soluções para os problemas que afetam a empresa. Desta forma, ajudam os CEOs a identificar as necessidades de pessoal, a avaliar o desempenho da equipa e a desenvolver estratégias de formação e desenvolvimento.

Além disso, os RH podem beneficiar da experiência dos CEOs em questões de negócios e liderança, e usá-la para melhorar os seus próprios processos e estratégias.

Demonstrar o valor dos RH para a empresa

O departamento de RH deve mostrar a sua contribuição de forma clara e convincente, através de dados de desempenho dos colaboradores, os custos associados à rotatividade do pessoal ou até mesmo os benefícios financeiros e não financeiros de um programa de recursos humanos eficaz.

desafios e soluções de rh

3) Diversidade e inclusão

A diversidade e a inclusão no local de trabalho são importantes para a construção de uma cultura organizacional forte e saudável. No entanto, muitas empresas ainda enfrentam desafios quando se trata de diversificar a sua força de trabalho e criar um ambiente inclusivo para todos os colaboradores.

👉 Leia o nosso guia de diversidade nas empresas: leis e sugestões

Defina metas de diversidade e inclusão

Além de cumprir com as leis portuguesas que promovem a diversidade nas empresas e protegem os direitos dos trabalhadores, deve definir metas que visem a inclusão e diversidade na empresa.

Por exemplo: até ao final de 2023, garantir um local de trabalho 100% incluso no que toca a instalações, ferramentas e espaços de trabalho. Acompanhe a evolução das métricas que definiu.

Crie programas de recrutamento inclusos como forma de combate aos desafios de RH de inclusão

Os seus programas de recrutamento devem ser concebidos de modo a atraírem pessoas com determinadas skills e não com determinadas características, que em nada influenciam as funções desenvolvidas.

Estabeleça políticas e práticas que promovam a igualdade

No código de conduta da empresa, devem estar estabelecidas políticas e práticas que promovam a igualdade de oportunidades e o respeito por todas as pessoas, independentemente da sua raça, género, religião ou origem étnica. A sua equipa de RH deve assegurar, diariamente, o cumprimento destas políticas.

4) Retenção de talentos como principal desafio de RH

A retenção de talentos é um dos maiores desafios de RH nos últimos anos e continua a ser um problema em 2023. Com o aumento da concorrência no mercado de trabalho, as empresas precisam de oferecer pacotes de benefícios e salários mais competitivos para manter os seus colaboradores. Estas são as 2 ações que sugerimos!

Ofereça pacotes de benefícios completos como combate aos desafios de RH

Além da remuneração, são cada vez mais valorizados os benefícios oferecidos pelas empresas, na hora de escolher um novo desafio profissional.

Pacotes com seguros de saúde, planos de poupança de reforma, opções de trabalho flexíveis, dias extra de férias, teambuildings frequentes, etc. são apenas alguns exemplos.

Crie planos de progressão de carreira

Os seus colaboradores devem ter planos de carreira associados. O que é que isto quer dizer? Deve definir, em conjunto com os mesmos, as expectativas que tem sobre as suas tarefas e respetivos objetivos.

Defina metas e tudo aquilo que é necessário para existir progressão de carreira e forneça programas de desenvolvimento profissional. Promover os seus colaboradores pode ser mais benéfico do que procurar novos talentos no mercado.

5) Transformação digital

A tecnologia e a transformação digital estão a mudar o mundo muito rapidamente, criando novas oportunidades e desafios de RH.

Aliás, o RH 5.0 adota uma abordagem em que o ser humano está no centro das decisões, adotando a tecnologia para melhorar a sua experiência. Assim, as empresas precisam de adotar tecnologias avançadas para gerir e recrutar talentos.

Invista em tecnologias e formação e combate a maioria dos desafios de RH

Investir em tecnologias de recursos humanos é fulcral para otimizar os processos de RH e torná-los mais eficientes. Pode optar por ter um software de gestão de talentos, outro de seleção e recrutamento, outro de avaliação de desempenho ou simplesmente um que seja tudo-em-um, como o da Factorial!

Assim, poderá gerir diferentes processos de RH, como o recrutamento e seleção, a gestão de férias e ausências, a gestão documental, o onboarding e offboarding dos colaboradores, a avaliação de desempenho e muito mais! Quer saber como? Veja a tour rápida que o Tiago preparou para si. ⬇️

Gostou? Então experimente o software por si mesmo, durante 14 dias, aqui! Ou peça uma demonstração personalizada, por videochamada, do software de RH tudo-em-um que promete melhorar a vida dos seus RH!

6) Saúde mental e bem-estar

A saúde mental e o bem-estar dos colaboradores é um tema que tem estado em discussão pública nos últimos anos, mas que ganhou relevância com a pandemia COVID19. Um dos desafios de RH é encontrar maneiras de apoiar os colaboradores. A sua equipa deve ajudá-los a gerir situações de stress e ansiedade relacionados com o trabalho. Eis 2 ações que pode colocar em prática.

Desenvolva parcerias com programas de bem-estar

Encontra-se cada vez mais espaços e profissionais qualificados no bem-estar. Procure desenvolver parcerias com esse tipo de espaços, para que os colaboradores tenham acesso a baixo custo. Sessões de ioga ou meditação, são alguns exemplos de formas de relaxar e aliviar o stress.

Forneça acesso a serviços de saúde mental

A terapia é uma prática recomendada para qualquer pessoa. Todos nós lidamos com desafios no dia a dia e situações regulares de stress. Por isso, deve procurar disponibilizar o acesso a um psicólogo ou terapeuta. Deve ter especial atenção àqueles colaboradores que precisam de apoio adicional.

7) Gestão de mudanças

As mudanças são constantes no mundo dos negócios. Um dos desafios de RH é que estes estejam preparados para gerir mudanças que afetam a força de trabalho. Desde mudanças tecnológicas às mudanças organizacionais, as empresas necessitam de ter planos para gerir as transições. Assim, deve:

Ter uma comunicação transparente

Os colaboradores devem ser envolvidos no processo de mudança. Todos trabalham para o mesmo objetivo: aumentar o lucro da empresa. Opte por uma comunicação clara, transparente e ativa de todas as mudanças e como é que elas irão afetar o trabalho de cada um. É importante comunicar novas responsabilidades e expetativas que dessas mudanças possam advir.

📥 [Descarregue grátis] Plano de comunicação interna em Excel

Fomentar a formação interna para combater os desafios de RH

Deve ter um programa de formação interna que inclua as mudanças na empresa. Os seus colaboradores devem ter acesso a formações e suporte para ajudar a desempenhar as novas tarefas ou até mesmo as tarefas habituais, com novos processos e tecnologias.

Estabelecer uma cultura de mudança positiva

É importante fomentar uma cultura de mudança positiva. Isto é, incentivar os seus colaboradores a abraçarem novos desafios e a adaptarem-se rapidamente a novas situações. Para tal, deve demonstrar os benefícios associados a cada mudança. Demonstre também como esta vai impactar positivamente o seu trabalho.

desafios 2023

8) Desafios de RH sobre conformidade legal

As leis e regulamentações trabalhistas estão em constante mudança, e as empresas precisam de estar em conformidade com o Código do Trabalho para evitar multas e penalizações. Um dos desafios de RH é garantir que a empresa cumpra todas as leis e regulamentos aplicáveis nesta área.

👉 Fique a par do Código do Trabalho atualizado: tudo sobre as leis trabalhistas em Portugal neste 2023

Crie sinergias entre RH e jurídico

A sua equipa de RH deve trabalhar de forma muito próxima com o departamento jurídico, seja este interno ou externo. Só assim é possível manterem-se atualizados com as leis e regulamentações trabalhistas e garantir que a empresa está em conformidade com as mesmas.

Faça formações e realize auditorias

A formação de toda a equipa de RH e de cargos de direção/supervisão é importante para que todos saibam as leis que têm de cumprir. Além disso, deve ter auditorias regulares de modo a garantir que a empresa cumpre com todas as leis e regulamentos aplicáveis. Através destas auditorias, consegue identificar processos ou ações que não estão em conformidade e investir em formação.

Para enfrentar todos os desafios de RH, este departamento deve trabalhar em estreita colaboração com outros departamentos da empresa (financeiro, marketing, logística e operações, entre outos).

Só assim consegue garantir que a sua estratégia está alinhada com as metas e objetivos gerais da empresa. Com a abordagem certa, os RH podem ajudar a empresa a ter sucesso num mercado cada vez mais competitivo.

A Nádia é content, copy e creative writer. As palavras são a sua grande paixão, usando-as para informar, entreter, ensinar ou simplesmente partilhar. É apologista de que devemos partilhar conhecimento, histórias, experiências (e bolos de chocolate, sempre!). Parceira da Factorial, no mercado português, pretende escrever conteúdos relevantes e informativos para todos os leitores.

Artigos Relacionados