Ir para o conteúdo

Inovação Tecnológica em RH: qual o impacto nos diferentes setores de trabalho?

·
8 minutos de leitura
inovação tecnológica

Não é novidade para ninguém que a inovação tecnológica tem tido, ao longo dos últimos anos, um elevado impacto no mundo, na economia, na forma como comunicamos e nos relacionamos e nos diferentes setores de trabalho.

Para os profissionais de recursos humanos, a inovação tecnológica é um desafio. É necessária uma modernização de processos e na forma como se gere pessoas, interligada com aquilo que de melhor a tecnologia tem para oferecer. Da indústria e manufatura, à consultoria, à tecnologia, à comunicação, à saúde, à construção e ao turismo e restauração, qualquer setor de trabalho beneficia bastante se tirar partido da inovação tecnológica.

Saiba, neste artigo, como é que a inovação tecnológica em RH poderá ajudar a sua empresa a crescer.

Tabela de conteúdos:

Inovação tecnológica: conceito

Antes de analisarmos a forma como a inovação tecnológica pode ajudar o seu negócio, importa explicar o que significa este conceito. De forma simplificada, a inovação tecnológica é a melhoria de produtos, serviços e processos, através da tecnologia, com vista a otimizar resultados e, consequentemente, fomentar o crescimento de um negócio.

O que é a inovação tecnológica em RH?

Em recursos humanos, o conceito de inovação tecnológica segue a mesma lógica. Não é nada mais, nada menos do que o uso de ferramentas, softwares e outros recursos que permitam a digitalização e automatização de processos referentes aos RH.

Assim, a inovação tecnológica aliada à estratégia, permite uma concretização eficaz e eficiente de tarefas. Existe uma menor margem de erro e os seus recursos humanos podem dedicar-se a outras tarefas essenciais, como a análise de dados e outras métricas de desempenho.

Consequentemente, os recursos humanos da sua empresa dedicam mais tempo a traçar objetivos e planos de ação para promover a cultura organizacional da sua empresa.

👉 Leia sobre Employer branding: o que é e como criar uma estratégia para a sua empresa.

5 consequências das novas tecnologias nos RH

Tal como qualquer mudança com percussão a nível mundial, a inovação tecnológica tem um forte impacto numa organização. No que concerne aos recursos humanos, destacamos cinco consequências das novas tecnologias:

1) Automatização de processos

A automatização de processos é identificada como um dos maiores impactos da inovação tecnológica. Tarefas que antes eram feitas manualmente, agora podem ser feitas de forma digital e automática. Consequentemente, existe menor margem de erro bem como uma execução mais rápida das tarefas.

Por exemplo: fazer o processamento salarial de forma manual, implica ter profissionais de recursos humanos que analisem o historial de cada colaborador, naquele mês. Depois dessa análise, o profissional tem de fazer contas e pagar os salários, um a um. Se tiver este processo automatizado, algo que demora vários dias a fazer, pode ser feito num dia.

Aumento da produtividade, maior foco noutras tarefas e nos objetivos do negócio são algumas das vantagens da automatização de processos.

inovação tecnológica em RH

2) Fomento da comunicação interna

Quanto maior é uma empresa, mais difícil se torna a comunicação interna. Ou então não! Se tiver o software de recursos humanos adequado à sua empresa, tem esta tarefa facilitada.

Gerir processos de recrutamento, dar feedback a novos candidatos, gerir processos de onboarding, comunicar a entrada de um novo colaborador, anunciar um evento e solicitar confirmações, ou qualquer outra comunicação que seja necessária, é possível fazê-la de forma prática, com recurso às novas tecnologias.

📥 Descarregue um modelo para fazer o plano de comunicação interna da sua empresa

3) Organização de informação

A ficha do colaborador num sítio, a informação salarial noutro, procedimentos noutro. Uma confusão, certo? A inovação tecnológica veio colmatar essa desorganização. Num único software, o profissional de recursos humanos consegue ter toda a informação necessária ao desenvolvimento do seu trabalho.

Existe uma maior acessibilidade à informação, dentro do departamento de RH, e organização. Consequentemente, os seus profissionais não têm de perder tempo à procura da informação, nem em organizá-la.

4) Redução de custos

Ao pensar-se na inovação tecnológica, é comum associar-se ao aumento de custos, uma vez que envolve investimento em novos softwares. Contudo, é o oposto!

As novas tecnologias permitem uma redução de custos da empresa, uma vez que permitem agilizar os processos de gestão e ter num único sítio, como no software da Factorial, todas as funcionalidades de recursos humanos necessárias.

Além disso, consegue medir resultados de forma mais rápida, prática e eficaz. O profissional de RH, da atualidade, tem mais tempo para se dedicar à estratégia, gestão e análise de pessoas e cultura empresarial.

👉 Leia mais sobre Gestão de custos: o que é e qual o papel dos RH?

5) Foco na cultura organizacional

Com os processos de recursos humanos organizados, os profissionais de RH podem dedicar mais tempo ao fomento da cultura organizacional da empresa. Conectar os vários departamentos, conhecer melhor os colaboradores, melhorar processos e fomentar teambuildings, são alguns exemplos.

✅ Agora que já conhece as 5 vantagens da inovação tecnológica, que tal experimentar por si mesmo o software da Factorial? Comece ainda hoje a automatizar os processos da sua empresa! Teste grátis, durante 14 dias, aqui!

Inovação tecnológica na prática: setores de trabalho

Independentemente do setor de trabalho no seu negócio, a inovação tecnológica traz inúmeras vantagens, no que toca à gestão de recursos humanos.

Abaixo mostramos-lhe como um software de RH (como o da Factorial) pode ser utilizado na prática pelos diferentes setores de trabalho. Para entender melhor este software, pode marcar uma demonstração grátis com um dos nossos consultores ou experimentar grátis, durante 14 dias. ⬇️

software-rh-dp-360

Indústria e Manufatura

O crescimento do setor industrial exige a modernização e automatização de processos. Não importa ter as melhores máquinas e produtos do mercado, se as ferramentas de recursos humanos não acompanham essa inovação.

A sua empresa necessita de tecnologias de recursos humanos que proporcionem estabilidade e eficácia nas tarefas dos seus colaboradores. Com o software da Factorial, consegue ter uma solução de RH totalmente integrada com as suas necessidades:

  1. Gestão de férias e ausências: num único software, consegue gerir de forma rápida e simples, as férias e ausências dos seus colaboradores. Desde configurar os diferentes tipos de ausências da sua empresa, a supervisionar e aprová-las, a criar um calendário com as ausências de todos ou até mesmo criar políticas de férias diferentes e atribuí-las a cada tipo de colaborador.
  2. Relógio de ponto digital: controlar a assiduidade dos seus colaboradores, consoante as políticas da sua empresa? Sim, é possível. No software da Factorial, consegue especificar a jornada de trabalho dos seus colaboradores, criando diferentes sistemas de relógios de ponto e, consequentemente, controlando as horas de trabalho de cada um dos seus funcionários.
  3. Gestão de turnos: sabemos que uma das especificidades deste setor é o regime de trabalho que funciona, muita vez, por turnos. Com a Factorial é possível atribuir turnos, planear e monitorizar as horas trabalhadas.

ezgif.com-gif-maker - 2022-09-21T161815.504

Consultoria e a inovação tecnológica

As empresas que têm serviços de consultoria, desenvolvem as suas funções em ambientes mais ágeis. Os seus processos de recursos humanos exigem muita flexibilidade. É, assim, fundamental um software de gestão de colaboradores, adaptado a todas essas mudanças.

Necessita que os seus colaboradores piquem o ponto em qualquer sítio onde estejam? Ou que os gestores de equipas consigam ter acesso a dados e monitorar, de forma rápida e fácil, as análises e relatórios de recursos humanos? Ou até mesmo automatizar tarefas rotineiras? Tudo isto é possível com o software da Factorial.

  1. Controlo de assiduidade: os seus colaboradores têm a flexibilidade de picar o ponto onde quer que estejam, através da aplicação que podem instalar no telemóvel.
  2. Gestão de horas: é possível monitorizar as horas extra e folgas acumuladas dos seus colaboradores. Saiba mais sobre como funciona a gestão de horas extraordinárias na Factorial no vídeo abaixo. ⬇️

Tecnologia

O setor tecnológico, em Portugal, é cada vez mais associado a um regime de trabalho remoto e flexível. Consequentemente, necessita de ter mecanismos que lhe permita controlar se os seus colaboradores cumprem com o regime de horas acordado, bem como ferramentas para a digitalização e consulta de documentos digitais.

Com a Factorial, é possível dizer adeus à papelada e administrar os documentos dos seus colaboradores de forma online, num único sítio.

  • Centralize os seus documentos: Recibos de vencimento, contratos, baixas, IDs e outros, divididos por pastas e facilmente carregados.
  • Assine documentos online: neste software, pode assinar e solicitar a assinatura digital de documentos, aos seus colaboradores. O processo é 100% seguro e está em conformidade com os padrões de segurança eIDAS.

Procura outras funcionalidades? Veja todas as funcionalidades do software da Factorial.

Além das funcionalidades disponibilizadas, o software da Factorial tem várias integrações, com as suas ferramentas prediletas. Slack, Greenhouse, Workable, Google Calendar, Zapier são alguns exemplos. Não obstante, consegue criar as suas próprias integrações com a API pública da Factorial.

Comunicação e Marketing

A comunicação e o marketing vieram para ficar e tem sido um dos setores com maior procura, em Portugal. Para conseguir dar resposta a todos os seus clientes, é fundamental ter um software de RH multifuncional, que reduza o tempo gasto com burocracias e tarefas manuais.

Uma das mais valias deste software, é a gestão de projetos para Marketing e Comunicação:

  • Pode criar e atribuir projetos a diferentes colaboradores;
  • Acompanhar as horas investidas em cada um dos projetos;
  • Ter acesso a relatórios completos sobre cada projeto;
  • Integrar a sua ferramenta de gestão de projetos com funcionalidades como desempenho, relógio de ponto e automatizações.

Inovação tecnológica na saúde

Quer trabalhe com produtos farmacêuticos, com suplementos médicos ou até mesmo num hospital, terá de lidar com vários desafios no que toca à gestão de pessoas e dados pessoais.

Em Portugal, o próprio Plano Nacional de Saúde, dá importância às tecnologias de comunicação e informação.

Com um software de recursos humanos desenvolvido à medida, consegue com que a sua equipa se foque no melhor atendimento possível, ao invés de perder tempo com a gestão de processos de RH. Eis algumas funcionalidades que encontra no software da Factorial:

  • Controlo de assiduidade, com flexibilidade na forma como os profissionais de saúde picam o ponto (métodos como o código QR e a geolocalização na picagem de ponto já estão integrados na Factorial para qualquer setor de trabalho). Consegue também controlar as horas de trabalho diariamente e aprovar ou rejeitar folhas de horas.
  • Organização e gestão de turnos. Por ser um setor que trabalha em regime de turnos, é fundamental ter um software onde esta gestão seja feita de forma intuitiva, rápida e prática.
  • Gestão de documentos, com a criação de um arquivo digital de documentos pessoais, dos seus colaboradores (recibos de vencimento, baixas médicas, contratos, entre outros).
  • Relatórios de recursos humanos, para que possa tomar as melhores decisões na gestão das suas equipas.

Turismo, hotelaria e restauração

O setor turístico é dos setores com maior relevância para a economia portuguesa. Desta forma, é fundamental otimizar processos e ter mais tempo e recursos para investir na oferta dos melhores produtos e serviços.

No software da Factorial, encontra diversas funcionalidades com vão ao encontro das especificidades do setor turístico, como a gestão de férias e ausências dos colaboradores; relógio de ponto digital; sistema de controlo de assiduidade e gestão de turnos; relatórios e indicadores de RH; gestão documental e muitos outros.¡

Software de RH da Factorial: a inovação tecnológica que o seu negócio precisa

Apesar destes serem os 6 setores que mais procuram um software de recursos humanos integrado e completo, a verdade é que o nosso software se aplica a qualquer setor/tipo de empresa. Isto acontece porque o software da Factorial foi desenvolvido tendo em conta as necessidades dos recursos humanos.

💡 Com diversas funcionalidades e ferramentas, a Factorial é um software flexível, que tem tudo o que necessita num sítio só. Marque uma demonstração com um dos nossos consultores de RH e saiba como podemos beneficiar a sua empresa! 💡

A Nádia é content, copy e creative writer. As palavras são a sua grande paixão, usando-as para informar, entreter, ensinar ou simplesmente partilhar. É apologista de que devemos partilhar conhecimento, histórias, experiências (e bolos de chocolate, sempre!). Parceira da Factorial, no mercado português, pretende escrever conteúdos relevantes e informativos para todos os leitores.

Artigos Relacionados