Ir para o conteúdo

A tendência do RH 5.0 em Portugal: como preparar a sua empresa?

·
7 minutos de leitura
rh 5.0

Nos últimos anos, o setor de Recursos Humanos passou por diversas transformações, impulsionadas pela tecnologia, mudanças na cultura organizacional e novas expectativas dos funcionários. A mais recente tendência é o RH 5.0.

O RH 5.0 é a mais nova abordagem que coloca o ser humano no centro das decisões e usa a tecnologia para melhorar o employee experience (experiência do funcionário) e aumentar a eficiência dos processos.

Portanto, os profissionais de RH e os CEOs das empresas precisam de conhecer e saber como se preparar para esta revolução no setor. Afinal, esta novidade incentiva a procura por tecnologias, como a inteligência artificial, automatização e plataformas de engajamento, para tornar a gestão de pessoas mais ágil e eficiente. Veja como a seguir!

Tabela de Conteúdos:

software-rh-dp-360

O que é RH 5.0?

O RH 5.0 é uma nova abordagem da gestão de pessoas que visa colocar o ser humano no centro das decisões e utilizar a tecnologia para melhorar a sua experiência, tornando os processos mais automatizados e eficientes.

Este recente conceito baseia-se no princípio de que a tecnologia não é um fim, mas sim um meio para tornar a gestão de pessoas mais humana, ágil e eficiente.

Para além disso, esta evolução da área de Recursos Humanos não impacta somente a área de gestão de pessoas, como também as jornadas de trabalho, a produtividade e o bem-estar dos funcionários.

No entanto, o RH 5.0 enfatiza que o uso da tecnologia ajuda a otimizar todos os processos relacionados aos recursos humanos, desde o recrutamento à gestão de desempenho, sem perder as relações de trabalho mais humanizadas.

📥 Descarregue, de forma gratuita, um modelo para avaliar o desempenho das suas equipas!

Como e porque surgiu o RH 5.0?

Como e por que chegámos ao RH 5.0? Primeiramente, queremos que entenda as passadas revoluções no setor de Recursos Humanos. São elas:

  • Primeira geração de RH: centrada na seleção e contratação de pessoal;
  • Segunda geração de RH: o foco mudou para as formações e desenvolvimento;
  • Terceira geração de RH: introduziu a gestão estratégica de talentos;
  • Quarta geração de RH: trouxe a digitalização dos processos e a análise de dados.

A quinta geração (ou o chamado RH 5.0) está focada em utilizar a tecnologia para colocar o ser humano no centro das decisões e criar uma cultura organizacional de engajamento e colaboração.

Além disso, esta quinta geração de RH segue algumas tendências da época, como a adoção das tecnologias, o aumento da produtividade, o foco no bem-estar dos funcionários e o movimento de colaboração, que visa criar relações saudáveis e de cooperação entre os funcionários e líderes.

👉 Conheça as principais 12 tendências de RH para 2023 em Portugal.

Kit de gestão de pessoas para empresas

Como lhe dissemos acima, esta nova geração dos RH foca-se nas pessoas para a tomada de decisão. Por isso, na Factorial, decidimos criar um kit completo com dicas, ferramentas e conteúdos (escritos e em vídeo) sobre gestão de pessoas e talentos. Descarregue abaixo! ⬇️

kit de gestão de pessoas

Principais características da gestão de RH 5.0

Agora que já sabe o que é o RH 5.0, vamos contar-lhe mais detalhes sobre o assunto! Veja quais são as principais características deste novo conceito.

Foco no bem-estar dos funcionários

O RH 5.0 visa criar um ambiente de trabalho saudável para promover a felicidade corporativa e aumentar o bem-estar dos colaboradores.

Para isso, é necessário que as empresas desenvolvam iniciativas como programas de saúde e bem-estar, flexibilidade de horários e programas de reconhecimento e agradecimento profissional.

Uso da tecnologia 

Este novo conceito para a área de Recursos Humanos utiliza a tecnologia para tornar os processos de gestão de pessoas mais ágeis, eficientes e humanos.

Para melhorar a experiência do funcionário com o uso dessas ferramentas digitais é preciso implementar o uso de softwares de gestão de RH, plataformas de e-learning, chatbots, inteligência artificial e outras tecnologias.

Automatização de processos

O RH 5.0 automatiza tarefas repetitivas, manuais e demoradas para otimizar o tempo dos profissionais de RH, que poderão se concentrar em atividades e ações mais estratégicas.

Esse conceito permite a aplicação da automatização de processos em diversas áreas da gestão de RH, desde o recrutamento e seleção, até a administração de benefícios corporativos e o processamento do recibo de vencimento, por exemplo.

📥 Tenha a ajuda de um modelo em Excel para construir os recibos de vencimento das suas equipas.

Análise de dados

O RH 5.0 também utiliza a análise de dados para tomar decisões mais estratégicas sobre a gestão de pessoas. Dessa forma, os integrantes deste setor podem incluir a análise de dados sobre o desempenho dos funcionários, a identificação de padrões de comportamento e a previsão das necessidades de formação e desenvolvimento.

Foco na experiência do funcionário

Esta tendência coloca a experiência do colaborador no centro das decisões, criando um ambiente de trabalho mais saudável, e engajando os profissionais.

Sendo assim, a gestão de RH 5.0 pode incluir a adoção de práticas como o design thinking e o employee experience, entre outras, que procuram entender e atender às necessidades dos trabalhadores.

Gestão estratégica de talentos

A gestão estratégica de talentos também é uma das características do RH 5.0, que envolve identificação, desenvolvimento e retenção dos profissionais talentosos na empresa.

Isso pode incluir a implementação de programas de desenvolvimento de liderança e a criação de um plano de salário e carreira mais justo.

👉 Leia o que tem Pedro Silva, empreendedor e fundador da Método, a dizer sobre a liderança nos dias de hoje!

Principais vantagens do RH 5.0

As características do RH 5.0 garantem diversas vantagens para a sua empresa, muito além da automatização de processos. Veja quais são os maiores benefícios:

  • Formar bons líderes;
  • Aumentar a produtividade;
  • Maior eficiência para o setor;
  • Melhorar o trabalho em equipa;
  • Melhorar a marca empregadora;
  • Possibilitar o feedback contínuo;
  • Oferecer flexibilidade no trabalho (e de horário);
  • Construir um bom clima organizacional;
  • Promover o bem-estar dos funcionários;
  • Transformar a experiência do colaborador;
  • Digitalizar e automatizar os processos de RH;
  • Criar relações de trabalho mais humanizadas;
  • Ter tomadas de decisões baseadas em dados;
  • Aumentar as oportunidades de desenvolvimento.

O que o RH 5.0 muda no setor, na prática?

Além dos benefícios do RH 5.0 que já mencionamos, a adoção desta novidade em Portugal também implica outras mudanças, na prática. A maior dessas transformações é a revolução na área de gestão de pessoas que enfatiza o foco no capital humano.

Por isso, algumas mudanças concretas incluem: a automatização de processos de RH, a monitorização contínua dos colaboradores, uso de feedbacks para melhorar o desempenho, implementação das tecnologias, e análise de dados para tomar decisões estratégicas.

Além disso, no dia a dia, o RH 5.0 dá maior ênfase às soft skills no momento da contratação e desenvolvimento dos funcionários, e desenvolve novas formas de aprendizagem e desenvolvimento.

quinta geração de rh

Como preparar a sua empresa para o RH 5.0 em 8 passos?

Se está à procura de exemplos da aplicação do RH 5.0 na sua empresa, então veja o nosso passo a passo desta nova abordagem de gestão de pessoas.

Passo 1: Entender o conceito de RH 5.0

Após a leitura deste artigo, entenderá tudo sobre o conceito da quinta geração de RH. Por isso, é fundamental que todos os profissionais de RH compreendam como esta novidade se aplica na gestão de pessoas. Sugerimos que partilhe este conteúdo com todos os membros da sua equipa.

Passo 2: Analisar a cultura e os processos da empresa

Antes de implementar o RH 5.0, é preciso analisar tanto a cultura organizacional, como os processos da empresa. Dessa forma, será possível identificar os pontos fortes e os pontos a melhorar.

Sendo assim, aplique questionários aos colaboradores, inquéritos de cultura e clima organizacional, e estude os relatórios de RH e os indicadores da empresa.

📥 Descarregue grátis um modelo para a criação de inquéritos sobre clima organizacional na sua empresa.

Passo 3: Criar metas claras 

Após as análises realizadas, o terceiro passo é definir meta claras e mensuráveis para o RH 5.0. Esta ação ajudará a estabelecer os objetivos concretos para a implementação dessa nova abordagem. Se a meta é melhorar o recrutamento e seleção, por exemplo, então o objetivo pode ser a redução do tempo médio de contratação de novos funcionários.

Passo 4: Investir em tecnologia e automatização

Para a implementação do RH 5.0 é preciso escolher as tecnologias e ferramentas para a automatização de todos os processos da área, como o software de Recursos Humanos da Factorial. Com o nosso software é possível:

Abaixo, o Tiago ensina-lhe, de forma muito rápida, como funcionam algumas das ferramentas da Factorial! ⬇️

Teste, por si mesmo, a plataforma Factorial durante 14 dias. Ou marque uma demonstração, por videochamada, com um dos nossos consultores de RH!

Passo 5: Promover a cultura de aprendizagem contínua

Ao implementar o RH 5.0 é fundamental que a empresa promova uma cultura de aprendizagem contínua. Este tipo de ação incentiva os colaboradores a procurarem novas habilidades e conhecimentos.

Isso pode envolver a implementação de programas de formação e desenvolvimento, incentivos à educação contínua e programas de mentores.

Passo 6: Estimular a diversidade e a inclusão

Uma das características do RH 5.0 é o foco no bem-estar dos colaboradores. Portanto, estimule a diversidade e a inclusão na gestão de pessoas para promover uma experiência positiva para todos os funcionários.

Passo 7: Promover uma comunicação clara e transparente

Para implementar o RH 5.0, é fundamental que a empresa promova uma comunicação clara e transparente com os trabalhadores. Para isso, partilhe as informações sobre possíveis mudanças implementadas e os novos objetivos para o setor.

Passo 8: Monitorizar os resultados

Monitorizar os resultados da implementação do RH 5.0 é essencial para garantir o sucesso da estratégia. Portanto, analise regularmente os dados sobre a nova implementação para saber quais são os resultados da empresa. Além disso, identifique os campos que precisam de melhorias e faça ajustes na implementação, quando necessário.

Marque uma demonstração grátis do software da Factorial e automatize a gestão de RH da sua empresa! ✅

A Catarina é a Content Specialist da Factorial para o mercado português. Com um mestrado em Gestão de Marketing, iniciou a sua carreira profissional na Factorial, com o intuito de aprender mais sobre Inbound Marketing e Recursos Humanos. O seu objetivo é trazer conteúdo interessante e atualizado aos leitores!

Artigos Relacionados