Ir para o conteúdo

Agradecimento profissional: 7 formas de reconhecer o desempenho dos colaboradores

·
9 minutos de leitura
agradecimento profissional

Como faz a sua empresa o agradecimento profissional dos funcionários? Sabia que esta é uma boa maneira de mostrar o agradecimento pelo trabalho que os colaboradores realizam? Saiba, neste artigo, o que é o agradecimento profissional e tenha acesso a dicas de exemplos e mensagens.

Sem dúvida, o capital humano é um fator muito importante para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, sem a ajuda dos colaboradores seria impossível fazer uma empresa funcionar.

Por isso, é essencial que as instituições desenvolvam ações de reconhecimento para agradecer o trabalho realizado e a dedicação dos profissionais. Além disso, é preciso colocar essas ideias em prática diariamente!

Abaixo, contamos-lhe a importância do agradecimento profissional, exemplos de empresas que já realizam na prática, dicas de mensagens de agradecimento e listamos também as 7 melhores formas de reconhecer os colaboradores!

Tabela de Conteúdos:

performance

O que é o agradecimento profissional?

Se não sabe o que é o agradecimento profissional, fique tranquilo, porque explicaremos tudo sobre esta prática que só oferece benefícios para os empregados e empregadores. O agradecimento profissional nada mais é do que todo o retorno positivo sobre um comportamento, trabalho realizado, meta alcançada ou qualquer outra atividade que seja benéfica para a empresa.

Esse reconhecimento pode ser caracterizado por um elogio, uma mensagem positiva, um feedback, uma bonificação, aumento de salário, promoção de cargo, entre outras formas de agradecimento.

Segundo uma estudo realizado pelo Glassdoor no Brasil, site que permite uma avaliação anónima de funcionários e ex-funcionários sobre as empresas, o principal e primeiro conselho que os colaboradores dariam aos seus líderes é a necessidade de maior reconhecimento.

Qual a importância do agradecimento profissional?

Parte do nosso cérebro é dedicado exclusivamente às motivações e recompensas que são dadas, por isso, o ser humano tende a dedicar-se mais quando um trabalho envolve esse tipo de incentivos. As empresas precisam de entender, portanto, a importância de reconhecer os seus colaboradores de forma leve, saudável e frequente, sempre que for merecido.

Quando um profissional se sente reconhecido e valorizado por uma instituição, o mesmo tende a ser mais focado, comprometido, fiel e motivado, entregando o seu melhor desempenho na procura pelos resultados.

Em contrapartida, as organizações também ganham retornos positivos com as práticas de reconhecimento. Uma estudo revelou que um feedback positivo gera 2,4 vezes mais envolvimento por parte dos funcionários.

Mensagem de agradecimento profissional: 15 exemplos

Se procura por mensagens de agradecimento profissional na internet, veja a nossa seleção de frases motivacionais que reconhecem o valor de um bom trabalho. Confira:

  • “A qualidade do seu trabalho é realmente algo a ser reconhecido. Fico muito feliz em tê-lo na equipa. Obrigado!”.
  • “Obrigado pela dedicação e empenho”.
  • “O seu esforço é fundamental para que os nossos objetivos sejam alcançados”.
  • “O seu trabalho tem feito toda a diferença durante este projeto. Obrigado pela sua dedicação!”.
  • “Não vejo um trabalho de qualidade assim há muito tempo. Bom trabalho!”.
  • “O maior orgulho da nossa empresa é ter uma equipa com profissionais como você, que sonham os nossos sonhos e nos ajudam a realizá-los”.
  • “Parabéns pela grande conquista! O seu potencial é inquestionável”.
  • “Obrigado por dedicar mais tempo para atingir os objetivos propostos. Bom trabalho!
  • “A nossa empresa tem muito orgulho em tê-la connosco”.
  • “O seu esforço valeu a pena! Um sucesso mais do que merecido, devemos comemorar. Parabéns!”.
  • “A qualidade do seu trabalho diz muito sobre o tipo de pessoa que é: eficiente, organizado e voltado para resultados. Bem feito”.
  • “O nosso sucesso é uma conquista coletiva. Receba a nossa gratidão e admiração”.
  • “Fico feliz por poder contar com um talento único como o seu na minha equipa. Obrigado pela parceria, contribuição e dedicação!”.
  • “Temos a sorte de poder trabalhar com um especialista do setor como você”.
  • “Obrigado por partilhar connosco os seus talentos e, assim, fazer a diferença na nossa equipa”.

Estas são apenas algumas frases de agradecimento profissional que podem ser utilizadas logo após a realização de um bom trabalho. O ideal é usá-las sempre que for necessário enaltecer o esforço, dedicação e os resultados dos colaboradores!

📄 Avalie o desempenho dos funcionários com o nosso modelo grátis em Excel!

Mensagem de agradecimento profissional

3 tipos de agradecimento profissional

Muitas empresas já realizam o agradecimento profissional na prática. Podemos classificá-lo em 3 tipos. Se procura por “agradecimento profissional exemplos”, leia, a seguir, quais os 3 tipos de exemplos:

Exemplos de agradecimento laboral

O agradecimento laboral está relacionado exclusivamente ao trabalho realizado e entregue por um determinado profissional ou por uma equipa. Essa forma de reconhecer os funcionários melhora o clima organizacional, aumenta o bem-estar dos profissionais e ajuda a empresa a alcançar níveis mais altos de competitividade empresarial.

👉 Quer saber qual a perceção dos seus funcionários relativamente à empresa? Leia o nosso artigo sobre como fazer um estudo de clima organizacional!

Exemplos de agradecimento profissional público

O exemplo do agradecimento público é aquele que destaca o desempenho de um trabalhador para outros colegas ou em alguma situação fora da empresa, trazendo um benefício moral ao trabalhador.

Podemos citar os formatos de agradecimento público, como publicações de agradecimento nas redes sociais, informativos via comunicação interna, divulgação num mural corporativo, cerimónias de premiação ou ranking de funcionários.

Agradecimento profissional privado

O agradecimento profissional privado é um exemplo que comunica apenas o colaborador em merecimento, portanto, esse modelo assume um caráter mais pessoal e fortalece o compromisso do profissional com a empresa.

Existem vários exemplos de agradecimento profissional privado utilizados nas instituições, como a entrega de certificado de agradecimento profissional, e-mail de agradecimento profissional personalizado, carta de agradecimento profissional, reunião one-to-one, entrega de presente na casa do trabalhador que merece o reconhecimento, entre outros.

5 sinais da falta de agradecimento profissional

Alguns sinais emitem um alerta para a falta de agradecimento profissional. Isso acontece em empresas que não investem em ações e programas para reconhecer os seus talentos. Abaixo, leis alguns destes sinais:

1. Alta rotatividade de funcionários

A falta de reconhecimento profissional pode aumentar o índice de rotatividade na empresa. Afinal, quando um colaborador não se sente valorizado pelo trabalho realizado, tende a pedir demissão para encontrar outras oportunidades.

2. Perda de talentos

Com o aumento da taxa de turnover, com a rotatividade dos profissionais, a instituição precisa de lidar com a perda de grandes talentos, que saíram da empresa na procura pela valorização e pelo reconhecimento profissional.

3. Falta de motivação no trabalho

Segundo um estudo, foi apurado que 55,61% dos entrevistados afirmam que a falta de agradecimento no trabalho é um dos principais fatores que levam à sua desmotivação.

👉 Saiba como incentivar e medir a motivação no trabalho [+ teste grátis]

4. Aumento do stress no trabalho

De acordo com um estudo realizado pela International Stress Management Association, 89% das pessoas sofrem de stress por não serem reconhecidas no ambiente de trabalho.

5. Desalinhamento de expectativas

Sem dúvidas, quando não há agradecimento profissional, os trabalhadores tendem a pensar que as expectativas não estão a ser atingidas. Mesmo após a entrega do trabalho e do alcance dos resultados, sem o reconhecimento, o colaborador não se sente valorizado.

Benefícios do agradecimento profissional

Benefícios do agradecimento profissional para a empresa

Conheça os 3 principais benefícios do agradecimento profissional para todas as organizações que reconhecem o bom desempenho dos seus funcionários. Veja:

Aumento da produtividade

Sem dúvidas, o agradecimento profissional está relacionado com o aumento da produtividade dos colaboradores de uma empresa.

Ao saber que o trabalho realizado contribuiu de maneira positiva para a organização, o trabalhador tende a cumprir as suas tarefas com excelência, de forma a obter novos reconhecimentos e melhores resultados.

🎙️ Leia a entrevista com Fred Canto e Castro: Produtividade e Desenvolvimento pessoal!

Motivação da equipa

De facto, ao reconhecer o esforço, dedicação e resultados das equipas, os integrantes tendem a sentir-se motivados no trabalho. Assim, em todos os projetos criados e metas estipuladas, as equipas irão empenhar-se cada vez mais para serem reconhecidas e valorizadas.

Melhoria do clima organizacional

Quando o feedback é positivo e dado aos funcionários, o clima organizacional torna-se mais leve e saudável. Portanto, crie ações e estratégias que reconheçam e recompensem os seus colaboradores para influenciar positivamente o clima no trabalho.

⬇️ Quer saber como está o Clima Organizacional na sua empresa? Baixe gratuitamente o nosso modelo! ⬇️

Modelo de Pesquisa de Clima Organizacional

Vantagens do agradecimento profissional para o colaborador

Conheça abaixo as vantagens do agradecimento profissional para o colaborador. Descubra, ainda, de que forma elas impactam na vida dos trabalhadores.

Maior satisfação no trabalho

Nos últimos anos, os profissionais têm mostrado ao mercado de trabalho que não é apenas o salário que traz a satisfação nos seus empregos. O agradecimento profissional é um dos fatores que satisfazem o trabalhador no dia a dia. Por isso, quando os funcionários não se sentem reconhecidos e valorizados tendem a pedir demissão.

📄 Descarregue os nossos modelos de carta de rescisão de contrato, tanto para o empregador como para o colaborador.

Aumento do envolvimento

As empresas precisam de saber que o reconhecimento profissional é eficaz para o envolvimento dos colaboradores. a verdade é que profissionais envolvidos possuem desempenho individual melhor.

Melhoria no convívio diário

Ao reconhecer os profissionais por realizarem um excelente trabalho, as equipas sentem-se mais motivadas, envolvidas e felizes por trabalhar juntos. Consequentemente, esses sentimentos despertam nas pessoas a vontade de valorizar as boas relações de trabalho, tornando o convívio diário mais saudável.

Como agradecer um agradecimento profissional?

Como agradecer um agradecimento profissional? Muitos colaboradores não sabem como reagir aquando do recebimento de elogios no ambiente de trabalho. Qual seria a maneira ideal?

O primeiro passo é entender que o reconhecimento é essencial porque, afinal, o trabalhador esforçou-se para merecer o reconhecimento. O segundo passo é agradecer também à sua equipa, se houve apoio na execução da tarefa.

Já o terceiro passo é tentar retribuir a gentileza, ou seja, se o elogio veio de um gestor ou liderança, o ideal é também reconhecer a colaboração e orientação do seu superior, caso existir. Veja algumas frases de agradecimento de um reconhecimento profissional:

  • Obrigado(a)! É muito bom ouvir isso”;
  • “Eu realmente esforcei-me. Obrigado(a) por reparar no meu esforço!”;
  • “Obrigado(a). Eu agradeço muito o seu reconhecimento”;
  • “Obrigado(a). Fico muito feliz por reconhecer o meu trabalho”;
  • “As suas palavras significam muito para mim. Obrigado(a)!”;
  • “É bom saber que estou a crescer profissionalmente. Obrigado(a) pelo reconhecimento”;
  • “Consegui graças à sua orientação”.

formas de agradecimento profissional

7 formas de reconhecer o desempenho dos colaboradores

Se está à procura de ideias para agradecer o desempenho dos seus funcionários, veja aqui as melhores formas de reconhecer um ótimo trabalho dos profissionais da sua empresa.

1. Crie um programa de reconhecimento

O RH pode ser o responsável por criar um programa de agradecimento profissional, garantindo que sempre que um colaborador executar um bom trabalho e/ou cumprir os objetivos, será reconhecido devidamente.

De acordo com um estudo publicado pela Society for Human Resource Management (SHRM) (2018), 68% dos profissionais de RH afirmam que os programas de reconhecimento contínuos auxiliam na retenção de talentos.

2. Tenha um bom plano de carreira

A sua empresa ainda não tem um bom plano de carreira estruturado? Então é preciso realizá-lo para evitar o aumento do turnover e, principalmente, reconhecer os profissionais pelo crescimento e desenvolvimento na sua área.

Ao apresentar um guia do caminho para o crescimento na empresa, é possível mostrar como o profissional pode percorrer dentro da organização. Essa é uma excelente forma de reconhecer colaboradores.

3. Realize uma boa comunicação interna

Todo o RH sabe que a comunicação interna de uma organização é muito importante para o seu bom funcionamento. Por isso, crie um bom plano de comunicação interna para ser mais transparente com os colaboradores.

Para além disso, coloque as ações em prática diariamente para manter todos os profissionais atualizados sobre as principais informações, inclusive as mensagens de reconhecimento dos funcionários.

👉 Plano de Comunicação Interna: Dicas e Guia completo [+ Modelo Grátis]

4. Faça eventos

Geralmente, existem muitos eventos que podem ser anunciados pelo departamento de RH aos colaboradores, como aniversários, recibos de vencimento, turnos, férias e outros assuntos.

O RH pode usar esse informativo semanal para reconhecer os talentos pelas suas conquistas alcançadas, como o cumprimento de objetivos e resultados obtidos. O ideal é reconhecer toda a equipa se for uma conquista coletiva! Pode, também, utilizar um software de RH para fazer estes anúncios a toda a empresa. Mas, disso falaremos mais abaixo.

👉 Leia mais sobre o Sistema de RH: 12 benefícios da digitalização dos recursos humanos

5. Implemente a cultura de feedback

Procure implementar uma cultura de feedback na empresa para reconhecer os pontos positivos e negativos dos funcionários. Aconselhe todos os profissionais a escolherem o momento certo para dar o feedback. Para além disso, instrua que o mesmo seja feito num ambiente seguro e acolhedor, que o colaborador também possa falar e que o feedback seja claro.

6. Reconheça os seus funcionários na internet

Existem várias maneiras de reconhecer os colaboradores na internet, como em posts nas redes sociais. Basta fazer uma publicação para dizer o quão orgulhoso a empresa está com o trabalho realizado.

Adicionar a foto e colocar o link do perfil do LinkedIn de cada funcionários na secção ‘Sobre nós’ do site oficial da instituição também é uma forma de reconhecer os profissionais.

7. Use o software da Factorial para reconhecer os profissionais

Agora que já sabe como fazer o agradecimento profissional aos colaboradores, imagine poder realizar muitas dessas ações num único software? Pois é, a Factorial é um exemplo desse tipo de ferramentas.

Com o software de RH da Factorial pode:

⬇️ Veja, no vídeo abaixo, porque é a digitalização na área dos Recursos Humanos tão importante! ⬇️

Experimente o software da Factorial durante 14 dias, grátis e sem compromisso! Ou peça uma demonstração do software!

Este artigo também está disponível em: Brasil

A Catarina é a Content Specialist da Factorial para o mercado português. Com um mestrado em Gestão de Marketing, iniciou a sua carreira profissional na Factorial, com o intuito de aprender mais sobre Inbound Marketing e Recursos Humanos. O seu objetivo é trazer conteúdo interessante e atualizado aos leitores!

Artigos Relacionados

Recursos semanais para profissionais de RH.

Inscreva-se na nossa newsletter semanal e receba as últimas tendências, dicas e notícias sobre Recursos Humanos

Ao subscrever, está a aceitar o processamento dos seus dados para receber as informações solicitadas. Política de Privacidade