Ir para o conteúdo

Tecnologia em RH: como aplicar na sua empresa?

·
7 minutos de leitura
tecnologia em rh

A tecnologia em RH tem ganho cada vez mais importância. O uso de softwares de gestão, plataformas de recrutamento e ferramentas de avaliação tornam o trabalho dos RH muito mais eficiente.

Neste artigo pretendemos mostrar como a tecnologia em RH tem vindo a evoluir e como pode ser aplicada pelas empresas. Daremos exemplos de vários tipos de tecnologia, como podem ser usados e quais os seus benefícios.

Numa altura em que se fala do poder da inteligência artificial, o objetivo será provar que a tecnologia é uma aliada. Não o inimigo. Ela está aqui para tornar a vida das pessoas mais fácil e não para as substituir. Veja como!

 Tabela de conteúdos:

Evolução da tecnologia em RH

A tecnologia tem evoluído à velocidade da luz nos últimos anos e os Recursos Humanos não escaparam a esta evolução. As empresas utilizam cada vez mais soluções tecnológicas para tornar o trabalho dos RH mais eficiente.

A tendência é que a tecnologia na gestão de RH tenha um papel cada vez mais importante. Não só para os departamentos de RH, como para o mercado de trabalho em geral. E a exigência dos profissionais vai também sendo cada vez maior, o que potencia a evolução tecnológica.

Se inicialmente a tecnologia era usada para as questões mais básicas, atualmente o leque de possibilidades é quase infindável. Adicionalmente, a tecnologia em RH evoluiu também no sentido de tornar o trabalho dos profissionais de Recursos Humanos mais acessível. Assim como o acesso às ofertas de emprego mais justo e inclusivo.

No dia-a-dia dos departamentos de RH, o impacto da evolução tecnológica foi gigantesco. Os profissionais responsáveis pela gestão de talentos e pelo recrutamento passaram a contar com a tecnologia na gestão de RH para quase tudo.

A tecnologia permite:

  • Realizar processos de seleção mais rapidamente e de forma mais estruturada;
  • Gerir dados dos colaboradores ou arquivar documentos e contratos;
  • Monitorizar a gestão de tempo de cada membro da sua equipa (desde a assiduidade, registar férias, avaliações, até ser usada como ferramenta de comunicação e automatização de processos).

De seguida falaremos das potencialidades da tecnologia em RH mais em detalhe.

👉 Leia o nosso artigo sobre a automatização de processos em escritórios: deve os RH aderir?

Exemplos de tecnologia em RH

Vimos já que a tecnologia está a revolucionar o RH, disponibilizando ferramentas e proporcionando novas maneiras de trabalhar. Partilhamos algumas formas como a tecnologia está ao serviço dos RH atualmente.

Sistemas de gestão de colaboradores

Estes sistemas ajudam a gerir o processo de recrutamento e seleção, ou o acompanhamento do desempenho e formação, entre outros. Fornecem uma visão dos dados dos funcionários, tornando mais fácil para as empresas tomar decisões estratégicas informadas sobre a equipa.

Mapeamento de perfil comportamental

Alguns softwares possibilitam fazer um mapeamento do perfil comportamental de todos os profissionais, desde os candidatos aos colaboradores. A sua grande mais valia é fazerem-no de forma muito mais rápida e eficiente.

Este tipo de software tem como grande benefício a redução do custo dos processos de recrutamento. A juntar a esta vantagem, está também a possibilidade de contratar talento mais adequado à oferta, ou ter uma equipa mais alinhada com os objetivos da empresa.

tecnologia em gestão de recursos humanos o que é

Inteligência Artificial e Big Data

A tecnologia de inteligência artificial está a ser usada para automatizar os processos de recrutamento. Pode ser aplicada na triagem de currículos, na condução das entrevistas ou na seleção de candidatos.

Paralelamente, ajuda a filtrar e estruturar dados, bem como a identificar padrões e tendências. Assim, disponibiliza informação valiosa para a tomada de decisões estratégicas e para a definição de objetivos a atingir.

A esta capacidade de armazenar e analisar dados, é dado o nome de Big Data e seria inviável fazê-la sem a ajuda da tecnologia. A rapidez com que é feita pela IA é incomparável ao tempo que demoraria a fazer a mesma tarefa manualmente.

O seu benefício, além da rapidez, é a qualidade dos dados obtidos. E o papel dos profissionais de RH, é com eles, criar estratégias e melhor gerir o talento da empresa.

👉 Conheça o nosso guia para a digitalização: 10 formas para digitalizar o seu negócio

Cloud Computing

O armazenamento físico, em hardware, tornou-se não só obsoleto, como incomportável, dada a dimensão dos dados a gerir e guardar. Revelou-se também pouco seguro e instável, fazendo com que perdas de informação custassem muito caro, com alguma frequência.

Foi neste contexto, ou para dar resposta a este problema que surgiu o “Cloud Computing”, ou armazenamento na nuvem. Através dele, os dados passaram a estar guardados num servidor externo, fora da empresa. E podem ser acedidos a partir de qualquer dispositivo para isso autorizado.

As limitações de quantidade de armazenamento desapareceram, assim, e os dados estão guardados num local, virtual, muito mais seguro. Ainda que o custo de alguns sistemas possa ser considerável, o benefício ultrapassa largamente esse custo.

💡 Sabia que o software da Factorial está na nuvem? Marque uma demonstração da plataforma e conheça mais sobre esta nova tecnologia!

Ferramentas de comunicação e colaboração

A possibilidade de ter informação na nuvem abriu também a porta a plataformas de comunicação em nuvem. Alguns exemplos delas são ferramentas como o Slack e o Teams da Microsoft, muito usados hoje em dia pelas empresas.

Estas plataformas melhoraram consideravelmente a comunicação e colaboração entre equipa, que podem aceder a elas a partir de qualquer lugar. Por este motivo, tornaram-se particularmente populares com o crescimento do trabalho remoto.

Sistemas de gestão tudo-em-um

Pela sua abrangência e, ao mesmo tempo, adaptabilidade, tornaram-se, talvez a ferramenta tecnológica mais essencial para os RH. E se observarmos de perto as suas capacidades, é fácil perceber porquê.

Permitem gerir processos de recrutamento e seleção, fazer gestão de equipas e armazenar ficheiros na nuvem. Mas possibilitam, também, reunir dados, gerar relatórios e comunicar entre departamentos ou partilhar ficheiros.

Ou seja, softwares de gestão de RH tudo-em-um reúnem numa única ferramenta o melhor de todas as que mencionamos antes. As consequências diretas são a otimização de recursos e custos, que tem como benefício indireto a obtenção de melhores resultados.

Considerando que estão constantemente a surgir novas opções no mercado, a dificuldade poderá ser escolher qual a ideal. Partilharemos a seguir algumas pistas.

👉 Veja a lista de softwares de RH para empresas em Portugal

Aplicar a tecnologia em RH na sua empresa com o software da Factorial

No que diz respeito aos sistemas de gestão de RH, a chave é procurar uma solução completa. Mas, simultaneamente, que seja um sistema flexível, que se adapta às necessidades particulares da empresa. Esteja ela já solidificada, seja ela uma empresa em crescimento.

O software de gestão tudo-em-um da Factorial responde a estas duas questões. Ele é a resposta tecnológica ideal para otimizar o desempenho da equipa e obter melhores resultados.

software-rh-dp-360

Com ele é possível cobrir um vasto leque de tarefas tipicamente a cargo dos RH. Incluindo:

1) A gestão de horários e talento, recorrendo à tecnologia em RH

Desde a gestão das férias e faltas, ao controlo de assiduidade através de um relógio de ponto virtual. Sem esquecer a gestão de turnos da equipa.

Mas abrangendo também o processo de recrutamento e seleção, para que encontre os melhores talentosm, e o onboarding na empresa. Bem como a avaliação de desempenho, a gestão de formações internas e os objetivos da organização.

2) A gestão de questões jurídicas e financeiras

Como a gestão e automatização dos recibos de vencimento e o controlo e aprovação de despesas. Ou a possibilidade não só de armazenar documentos na nuvem, como de assiná-los digitalmente, através de uma assinatura eletrónica.

3) A organização de documentos com a ajuda da tecnologia em RH

Arquivar ficheiros online, mantê-los organizados e atualizados, ao mesmo tempo que seguros e acessíveis a partir de qualquer dispositivo. O uso da tecnologia de RH para tratar dados dos colaboradores:

Nomeadamente, através de um portal do colaborador. Aqui os colaboradores poderão aceder às suas informações pessoais, documentos e outras funcionalidades.

4) A criação de relatórios de KPIs de RH

Gerados de forma simples e rápida, recolhidos e filtrados com a ajuda da IA. Estes relatórios baseiam-se em dados reais dos colaboradores e empresa, pelo que o seu nível de qualidade é bastante elevado.

5) A divulgação de comunicados e eventos

Através da criação de publicações que permitirá manter as equipas informadas e otimizar a comunicação interna da empresa. Ou ainda de notificações para que todos os colaboradores estejam a par dos assuntos importantes.

6) A implementação de automatizações

Desde a criação de workflows automáticos e personalizados, à implementação de notificações automáticas, que irão melhorar a eficiência do departamento de RH consideravelmente. Ao automatizar tarefas, haverá igualmente uma otimização dos recursos (tempo e pessoal).

Se ainda não ficou convencido, veja por si mesmo no vídeo abaixo! O Tiago preparou uma pequena demonstração de algumas das nossas funcionalidades! 👀

💡 Experimente por si mesmo todas estas funcionalidades, de forma gratuita!

5 principais benefícios da tecnologia em RH

Em jeito de conclusão, sistematizamos os principais benefícios da tecnologia para o trabalho dos departamentos de RH:

  1. Automatização de tarefas;
  2. Otimização do tempo;
  3. Redução de custos;
  4. Recolha e análise de dados;
  5. Melhoria da comunicação.

Não deixe a sua empresa de fora e invista no seu futuro. Embarque no comboio da evolução tecnológica como uma aposta segura no seu sucesso, tendo a tecnologia como aliada.

Peça uma demonstração do software de gestão da Factorial, e fique a conhecer como as suas potencialidades o podem beneficiar!

Copywriter especializada em SEO, a Vanessa é parceira da Factorial para o mercado português. Com formação em comunicação e marketing, tem experiência na área da escrita de conteúdos web, sejam eles para blogues, sites ou newsletters. É também ghostwriter, algo que a inspira muito. No fundo, adora escrever.

Artigos Relacionados