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Digitalização nos RH

Liderança em PMEs: o que está a faltar?

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4 minutos de leitura
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Na liderança em pequenas e médias empresas (PMEs) há quem chegue a um cargo de gestão por causa das suas excelentes competências técnicas, mas isso não significa que esteja pronto para liderar pessoas. Como disse Jordi Romero, CEO da Factorial:


“Os termos manager e líder têm significados completamente diferentes. Manager é um título que alguém recebe. É algo no papel, é contratual, mas líder é menos tangível. Pode referir-se a qualquer pessoa que inspire e tenha impacto nas outras pessoas e isso é algo que se conquista”.

Esta diferença, que apesar de crítica é tantas vezes ignorada, pode traduzir-se num dos maiores travões crescimento do negócio e das equipas dentro das organizações.

liderança nas pmes


Ser gestor não é o mesmo que ser líder

Em PMEs, o gestor é, muitas vezes, o elo entre a execução e a direção. É quem garante que tudo acontece e que os prazos são cumpridos, mas isso não é o mesmo que liderar.

Para liderar eficazmente, mais do que saber quando é o momento certo para parar, pensar e ouvir, é fundamental dispor de tempo para o fazer. Liderar em PMEs implica alinhar a equipa com os objetivos da empresa, apoiar o crescimento individual (que, claro, traz consequências para o funcionamento da organização como um todo) e tomar decisões estratégicas conscientes. Um gestor sem tempo, preso a tarefas administrativas, não terá certamente disponibilidade, a todos os níveis, para liderar uma equipa no seu significado mais pleno. E muitos, infelizmente, vivem esse cenário todos os dias.

O estudo da Factorial, Pobres Managers, confirma isto com clareza: os gestores sentem-se bloqueados. Querem ser líderes, mas estão atolados em tarefas que pouco ou nada têm a ver com liderança.

líderes com carga de trabalho

As tarefas que sufocam a liderança em PMEs

É difícil inspirar uma equipa quando se passa metade do dia a aprovar documentos, cruzar folhas de Excel ou resolver problemas de última hora. A liderança nas PMEs sofre porque o dia a dia dos gestores está demasiado ocupado com questões operacionais.

Em Portugal, os dados falam por si: 46% do tempo dos gestores é consumido por tarefas manuais, sendo que a maior parte dessas tarefas podem ser automatizadas. Além disso, sete horas por semana são perdidas entre confirmações de dados e verificação de tarefas dispersas por várias plataformas. Um dia inteiro, todas as semanas, que podia ser usado para acompanhar pessoas, em vez de processos.
tempo poupado ao centralizar informação

Liderança (des)informada: o impacto dos dados nas PMEs

Quantas vezes se toma uma decisão importante com base em suposições? Demasiadas,  provavelmente mais do que imagina: e isso custa caro. O mesmo estudo revela que quase metade dos gestores portugueses já viu a sua empresa perder dinheiro por causa de decisões mal informadas.

Sem dados atualizados e acessíveis, os gestores navegam no escuro. E isso não é culpa deles, é um sinal claro de que faltam ferramentas adequadas. Soluções como as da Factorial funcionam como um tudo em um, permitindo, numa única plataforma:

O ciclo vicioso de apagar fogos

Passar os dias a apagar fogos, um modo de trabalho que se resume a estar permanentemente a correr atrás do prejuízo, é um entrave a qualquer tipo de planeamento eficaz. 

Mais de 40% dos projetos falham nas PMEs por falta de organização. Esta falta de estrutura, faz com que os gestores de equipas estejam constantemente a reagir a novas urgências e fiquem sem espaço para liderar. A automação torna-se a única forma viável de criar margem para pensar, gerir o fluxo de trabalho e tomar decisões de forma consciente e informada.

Liderar também acarreta custos para a vida pessoal

A liderança nas PMEs está a custar caro, e não falamos só em termos de negócio: preço é pago pelos gestores, quer fisicamente quer emocionalmente. O estudo indica que 72% dos gestores sentem o stress do trabalho refletido na vida pessoal. E não é difícil perceber porquê.

Quando não há tempo para tudo, fazem-se horas extra. O problema? A maioria das vezes essas horas não são registadas e, consequentemente, devidamente compensadas. Este padrão não é sustentável nem justo, e mina aquilo que devia ser o papel principal de um líder: estar presente, com disponibilidade.

Relações à distância (mesmo no escritório)

Liderar não é só dar ordens ou fazer reuniões. É estar atento. É perceber quando algo não está bem, mesmo sem que alguém o diga. Esta atenção exige tempo, e esse tempo raramente existe.

Segundo o estudo, 86% dos gestores portugueses dizem que a carga de trabalho os impede de criar relações fortes com a equipa. O que é que isto significa? Que a liderança se torna superficial, reativa, ausente. E quando finalmente se percebe que alguém está desmotivado… é tarde demais e já está a ter lugar o processo de offboarding.

Felizmente, a solução existe. Ferramentas como as de avaliação da Factorial facilitam esse acompanhamento contínuo e tornam a partilha de feedback mais acessível e frequente, permitindo uma resolução atempada de problemas e evitando saídas inesperadas.


Como desbloquear a liderança em PMEs

A forma como o trabalho está organizado tem impacto direto nas funções de gestor. Mesmo com vontade e competência, é difícil liderar quando se passa o dia a alternar entre plataformas, a confirmar informações e a gerir falhas de comunicação.

É aqui que entra a Factorial. Com funcionalidades integradas e uma interface acessível, permite poupar tempo sem perder o controlo. Ao centralizar processos essenciais numa só plataforma, liberta os gestores de tarefas morosas e devolve-lhes a capacidade de agir com visão.

A melhor parte? Pode testar por si mesmo, gratuitamente, antes de se comprometer com uma subscrição. Basta solicitar uma demonstração gratuita para ver, em primeira mão, de que modo o acesso à automatização de tarefas permite desbloquear o potencial, não só dos líderes, como de toda a equipa. Experimente hoje mesmo.

desafios de liderar projetos

A Mariana é copywriter, revisora de conteúdo, especialista em SEO e tradutora. Apaixonada por comunicação, utiliza suas competências para criar conteúdos estratégicos e impactantes que informam, conectam e otimizam a presença online de marcas. Na Factorial, dedica-se a produzir textos de alta qualidade que alinham os objetivos do mercado com as necessidades dos leitores.