Ir para o conteúdo

Seguro Auto Empresas: em que consiste e será que compensa?

·
5 minutos de leitura
seguro auto para empresas

A sua empresa depende do bom funcionamento de uma frota automóvel? Então é importante avaliar a possibilidade de contratar um seguro auto empresas que inclui um conjunto de coberturas que façam sentido face ao risco da atividade das viaturas.

Hoje em dia, diversas seguradoras disponibilizam soluções para empresas que podem ser interessantes. Saiba, mais abaixo, como funciona este produto e se compensa para o seu negócio.

Tabela de conteúdos:

Em que consiste o seguro auto empresas?

O seguro auto para frota de empresas tem como propósito a proteção dos seus veículos perante um determinado conjunto de riscos. Riscos estes que podem estar diretamente associados ou não à respetiva atividade comercial.

É assim um produto que se destina a empresas que apresentem uma frota automóvel que seja essencial à viabilidade do negócio. Por isso mesmo, é importante que a mesma esteja segurada. Neste tipo de seguro auto é também associado um nível de sinistralidade mais elevado. Visto que existem diversos fatores que podem agravar o valor do prémio a pagar.

Se está a pensar em contratar um seguro automóvel para a frota da sua empresa, é importante gerir todas as suas despesas de forma eficiente. Nesse sentido, o software da Factorial pode ser a solução ideal para o seu negócio e para avaliar o impacto da contratação deste produto no orçamento que definiu.

💡 Marque uma demonstração do nosso software de despesas aqui ou experimente durante 14 dias por si mesmo!

software-rh-dp-360

O seguro auto empresas, em termos práticos, funciona de forma muito semelhante à contratação de um seguro para uma viatura particular. As seguradoras acabam por avaliar o valor a pagar utilizando os mesmos critérios. O valor final a pagar será influenciado pelas coberturas que fizerem parte do seguro.

Quais as coberturas que estão incluídas?

Um seguro auto empresas pode incluir diversas coberturas que se relacionem com a atividade da mesma. Embora varie muito de seguradora para seguradora, muitas apresentam propostas que incluem as seguintes eventualidades:

  • Responsabilidade Civil (obrigatório);
  • Proteção de pessoas transportadas e do condutor;
  • Assistência em viagem;
  • Fenómenos da natureza;
  • Furto ou Roubo;
  • Quebra isolada de vidros;
  • Incêndio, raio ou explosão;
  • Atos de vandalismo;
  • Choque, colisão e capotamento.

O seguro de responsabilidade civil é o que terá de contratar obrigatoriamente para o seu automóvel. Sendo que neste tipo de produto teria de estar incluído. O capital segurado é que poderá ser ajustado às necessidades da empresa. Diversas seguradoras podem cobrir até um valor de 50.000.000 euros.

Relativamente às restantes coberturas, estas podem ser incluídas mediante potenciais perigos que possa verificar as viaturas da sua empresa geralmente enfrentam.

Por exemplo, se o seu negócio é o transporte de mercadorias mas as viaturas têm de percorrer vastas distâncias, há uma maior sinistralidade. Isto devido a possíveis atos maliciosos (caso as viaturas não sejam guardadas em garagem) ou até mesmo pelo desgaste do motor em longos trajetos.

👉 Leia o artigo sobre ajudas de custo em Portugal: como funcionam e o que diz a legislação

Que fatores afetam o prémio a pagar pelo seguro?

Uma seguradora irá avaliar diversos fatores de forma a calcular o risco associado aos bens segurados e, consequentemente, o prémio a pagar pelo seguro. O risco é baseado na probabilidade de um sinistro, seja acidente ou avaria. O que irá alterar os preços praticados pelas seguradoras. Conheça os principais fatores que influenciam o custo:

1) Idade do condutor e tempo de carta

As seguradoras assumem que, quanto menos experiente for o condutor, mais suscetível é de ter um acidente. Devido a esta condição, um condutor mais jovem e com menos tempo de carta pagará mais pelo seguro auto.

2) Antiguidade do carro

Um carro mais antigo, por norma, por apresentar menos garantias de segurança, representa um maior risco de avaria ou acidente. E, consequentemente, um risco maior para as seguradoras.

3) Infrações ao código da estrada e número de acidentes

Um historial de infrações e acidentes representa também um maior risco para as seguradoras. Especialmente se a responsabilidade dos mesmos for do condutor.

4) Franquias

Este montante é o valor que fica a cargo do tomador do seguro em caso de despesas resultantes de um acidente. Quanto maior for este valor, maior é o prejuízo assumido, logo, menor será o prémio a pagar pelo seguro.

5) Localidade onde conduz

Os locais pelos quais é conduzida a viatura têm um maior risco de acidente ou assaltos? Isso também irá influenciar o valor do prémio

seguro auto para frota automóvel

Existem assim fatores que são mais complicados de “fugir” para reduzir o valor de prémio a pagar (como a idade do condutor e o tempo de carta). No entanto, se a sua empresa apresentar um historial com poucas infrações e se tiver automóveis mais modernos, são fatores importantes para reduzir a anuidade a pagar pelo seguro automóvel.

Que custos poderá esperar de um seguro auto empresas?

O prémio a pagar pelo seguro auto empresas tende a variar bastante de caso para caso. Isto porque depende muito do tamanho e das características da empresa. Sendo assim, torna-se pertinente comparar diferentes opções de forma a identificar a solução ideal. Para tal pode utilizar um simulador gratuito como o do ComparaJá para receber propostas de seguro auto.

Visto que vai depender de diversos factores, não existe uma tabela de preços exata que sirva como base para calcular o valor a pagar. Uma empresa que tenha uma frota de seis viaturas essenciais à sua atividade e que tenha histórico de infrações e acidentes, por exemplo, terá um valor superior a uma empresa que queira apenas fazer o seguro para uma só viatura e que apresente um risco menor.

Veja um exemplo aplicável a um automóvel de empresa privada, tendo por base o seguinte conjunto de pressupostos:

  • Modalidade do seguro: Danos próprios.
  • Dados do tomador: zona de Amadora e 10 anos de histórico como tomador de seguro, sem sinistros (com atribuição de responsabilidade) nos últimos seis anos.
  • Informações do veículo: Volkswagen Passat Alltrack Diesel 2.0 TDI, do ano de 2012 e seguro na mesma apólice desde essa data, incluindo as cargas fiscais e parafiscais em vigor.
  • Anuidade a pagar: 518€

👉 Saiba mais sobre controlo de custos empresarias: como otimizar esta tarefa? [+ modelo grátis]

O valor da anuidade está sempre sujeito a flutuações diretamente relacionadas com os pressupostos presentes na apólice do seguro. O facto de ser um condutor com alguma experiência contribui para a redução do prémio. No entanto, a antiguidade do veículo é um fator que aumenta o risco, e consequentemente o valor final a pagar.

[Grátis] Modelo em Excel para o controlo das despesas de seguro auto empresas

Se quiser gerir as despesas que terá com um seguro auto, aconselhamo-lo a utilizar alguma ferramenta para tal. Criámos um modelo em Excel onde poderá gerir este, e qualquer outro custo, na empresa. Descarregue abaixo! ⬇️

modelo em Excel para controlo de custos

Será que compensa ter seguro auto empresas?

Devido à alta sinistralidade que se verifica numa frota de automóveis empresariais, o seguro auto apresenta orçamentos mais volumosos de forma a cobrir o maior risco associado. Isto porque, se o risco é maior, então existe uma maior probabilidade da empresa ativar o seguro. Perante este cenário, as seguradoras apresentam valores de prémio maiores para precaver possíveis perdas com as empresas.

Contratar um seguro auto empresas, é assim, uma decisão que deve ser tomada com alguma moderação, mesmo devido aos valores mais elevados que terá de pagar. Se sentir que o risco existente compensa a contratação de um seguro para a frota da sua empresa, então deve considerar ver propostas de seguradoras. No entanto, se chegar à conclusão de que o valor a pagar não compensa possíveis sinistros como acidente ou até furto, então pode não ser a solução indicada.

A questão chave na contratação de qualquer seguro gira à volta das coberturas. Os veículos da sua empresa podem, pela natureza da mesma, estarem sujeitos a riscos mais específicos, como incêndio ou a segurança dos ocupantes. Nesses casos deve ser avaliado que soluções teria para a sua situação específica.

Licenciado em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social, Rafael é responsável pela redação de artigos financeiros para o ComparaJá.pt. Através da sua experiência na escrita de conteúdos em projetos como o TEDxULisboa, quer transformar o mundo das finanças pessoais num espaço para a partilha de ideias.

Artigos Relacionados