A tecnologia de blockchain em Recursos Humanos está ainda em fase inicial, depois de já ter transformados inúmeros setores. Das finanças até à saúde.
O seu potencial é enorme, ao oferecer segurança, transparência e eficiência, permitindo a automatização de processos e a gestão de dados com redução de custos.
Acompanhe-nos e explore o que é blockchain, como pode ser aplicado na gestão de pessoas e quais as suas vantagens. Analise, ainda, connosco os desafios da sua implementação e como as empresas podem ultrapassar barreiras para adotar esta inovação.
Tabela de conteúdos:
- O que é o blockchain e como funciona
- Blockchain em Recursos Humanos: como pode ser aplicado
- 3 grandes benefícios do blockchain em RH
- Os desafios da integração do blockchain em Recursos Humanos
- Aplicação do blockchain na Factorial
O que é o blockchain e como funciona
O blockchain é uma tecnologia descentralizada que permite o registo seguro e inalterável de informações em blocos interligados. Cada bloco é composto por um conjunto de dados e, uma vez validado, é anexado à cadeia de blocos anteriores. Deste modo, é criado um histórico transparente e inviolável.
O que distingue esta tecnologia é a sua segurança. Uma vez que os dados são armazenados de forma distribuída em múltiplos computadores (nós) e protegidos por criptografia, não há um ponto central vulnerável a ataques.
Além disso, qualquer tentativa de manipulação ou alteração indevida de um bloco exigiria a modificação simultânea de toda a rede. Ora, isto é praticamente impossível.
Inicialmente popularizado pelas criptomoedas, o blockchain extrapolou para diversas áreas. Caso da segurança digital, gestão de contratos ou rastreamento logístico.
O seu modelo de validação por consenso – onde diferentes participantes verificam e aprovam transações – garante que a informação é confiável. Sem que haja necessidade de intermediários.
Esta tecnologia tem sido usada para otimizar processos, reduzir fraudes e aumentar a transparência no contexto empresarial.
No setor de Recursos Humanos, a sua aplicação tem vindo a afirmar-se, prometendo soluções inovadoras. De seguida veremos como o blockchain pode revolucionar o modo como as empresas gerem os seus talentos. 👇
Blockchain em Recursos Humanos: como pode ser aplicado
A gestão de Recursos Humanos envolve um grande volume de processos administrativos, desde o recrutamento até a gestão de contratos e benefícios. Com o blockchain, estas tarefas podem tornar-se mais ágeis e eficientes, além de mais seguras, reduzindo erros e burocracias.
Otimização do recrutamento e seleção
O blockchain facilita este processo, ao permitir a verificação instantânea de informações profissionais dos candidatos. Elementos como certificações, formação académica e experiências anteriores podem ser armazenados sem que possam ser alterados. Assim, é garantido que os dados são autênticos e deixa de haver a necessidade de validação manual. No limite, o processo de seleção torna-se mais rápido e existem menos fraudes no currículo.
Gestão automatizada de contratos e benefícios
Os contratos inteligentes podem automatizar a concessão de pagamentos salariais e benefícios, assim como férias e processos de rescisão. Estes contratos automatizados podem ser programados para executar ações, uma vez preenchidos certos requisitos, reduzindo erros administrativos e a carga burocrática.
Armazenamento seguro de dados dos trabalhadores
Contratos de trabalho, registos de ponto e histórico profissional ou de desempenho, podem ser armazenados em blockchain, de modo seguro e descentralizado. Desta forma, são evitadas manipulações, já que os dados ficam acessíveis apenas a pessoas autorizadas, respeitando a privacidade e sem perdas de informação.
Conformidade com regulamentações
O blockchain auxilia as empresas a estarem em conformidade com o RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados). E fá-lo através da verificação de credenciais, garantindo que os dados dos funcionários estão protegidos contra acessos não autorizados e fugas de informação. Adicionalmente, facilita auditorias e garante que as informações seguem todas as diretrizes legais, já que os registos são imutáveis.
👉 Tecnologia em RH: como aplicar na sua empresa?
3 grandes benefícios do blockchain em RH
1. Transparência na avaliação de desempenho
O blockchain possibilita que as avaliações de desempenho sejam mais transparentes e confiáveis. Isto porque o feedback, objetivos atingidos e outras métricas ficam armazenados sem que possam ser manipulados ou indevidamente editados.
Assim, assegura-se que tanto os trabalhadores como os gestores têm acesso a informações autênticas e verificáveis. Para além de minimizar fraudes ou favorecimentos, devido à descentralização do sistema, criando um ambiente de trabalho mais justo.
2. Redução de custos operacionais
A automatização de processos através do blockchain anula a burocracia desnecessária e os custos com intermediários. As contratações, folhas de pagamento e concessão de benefícios passam a poder ser geridos por contratos inteligentes.
Consequentemente, são reduzidas as falhas humanas e o tempo das equipas de RH é otimizado. Juntando a isto, as auditorias tornam-se também mais simples e eficientes, pois todas as ações e registos ficam facilmente acessíveis.
3. Facilidade na mobilidade de talentos
O blockchain simplifica a mobilidade de talentos, para empresas que operam em diferentes áreas geográficas, países ou com profissionais estrangeiros.
Este tipo de equipas exige a gestão de documentos como autorizações de trabalho e registos profissionais que podem, assim, ser armazenados na rede de forma segura e acessível globalmente.
Além de agilizar processos legais e reduzir a necessidade de papelada, isto permite que as empresas expandam a sua força de trabalho. Não só de forma mais eficiente, mas também sem barreiras burocráticas desnecessárias.
👉 Automatizar para Simplificar: O impacto da Digitalização dos Recursos Humanos
Os desafios da integração do blockchain em Recursos Humanos
Apesar dos inúmeros benefícios, a adoção do blockchain em Recursos Humanos encara desafios que podem dificultar a sua implementação.
Um dos mais comuns é a resistência à mudança. Muitas empresas e profissionais de RH desconhecem ainda esta tecnologia, bem como funciona. Por este motivo, podem recear a sua complexidade ou impacto no dia a dia, tornando a sua aceitação mais lenta.
Outra barreira significativa é a integração com os sistemas existentes. Muitas empresas utilizam já softwares de gestão de RH e adaptar a tecnologia blockchain a estas plataformas pode exigir ajustes. Adicionalmente, a interoperabilidade entre diferentes sistemas nem sempre é linear, o que pode gerar questões técnicas e operacionais extra.
A juntar a estes desafios, está o custo inicial, que pode ser um obstáculo para muitas empresas. Ainda que a longo prazo o blockchain reduza despesas operacionais, a sua implementação exige investimentos em infraestrutura. Bem como em formação de equipas e adoção de processos rápidos.
Por fim, a vertente regulatória e legal também deve ser tida em conta nesta análise. Uma vez que o blockchain armazena dados de forma descentralizada e imutável, é imperativo garantir que a tecnologia responde aos requisitos legais e normas de proteção de dados.
Neste contexto, a ausência de regulamentação específica para a tecnologia blockchain em RH pode gerar áreas cinzentas jurídicas. O que funciona como entrave à sua integração.
Para ultrapassar estas questões, os empregadores devem avaliar cuidadosamente as suas necessidades, adotando uma abordagem estratégica na integração desta tecnologia.
E, perante estes desafios, é essencial que as empresas contem com ferramentas de gestão modernas e eficientes. Que não só lhes permitam otimizar processos, como assegurar a segurança ou a conformidade legal.
É aqui que soluções como a Factorial desempenham um papel fundamental, ajudando as organizações a integrar inovações como o blockchain.
Aplicação do blockchain na Factorial
A Factorial é uma solução completa e inovadora que apoia as empresas na digitalização e otimização dos seus processos de Recursos Humanos.
Embora a blockchain ainda seja uma tecnologia emergente no setor de RH, a Factorial aposta continuamente na segurança e automação. Na verdade, estes são dois dos principais benefícios que esta plataforma oferece.
A ferramenta de gestão tudo-em-um da Factorial possui funcionalidades que simplificam o:
– Onbording;
– Registo de horas e gestão de férias e ausências;
– Processamento de folhas de pagamento;
– Acompanhamento de formações;
Deste modo, a Factorial melhora a eficiência das equipas de RH, enquanto reduz a burocracia. O que se converte em economia de tempo, redução dos erros humanos e incremento da segurança dos dados.
A integração de tecnologias inovadoras na gestão de talento é fundamental para que as empresas se mantenham competitivas. Num panorama global em que a transparência e a proteção de dados são cada vez mais valorizadas, soluções como a Factorial permitem que as empresas estejam preparadas para evoluir com o mercado e adotar novas tecnologias, como o blockchain, no futuro.
A Factorial posiciona-se, assim, como uma aliada estratégica para empresas que desejam modernizar a sua gestão de RH. Sempre com um compromisso com a automação e a inovação, e a garantia de eficiência e segurança.
Não deixe a gestão de RH da sua empresa de fora da evolução tecnológica. Comece hoje a digitalizar os seus processos e prepare-se para o futuro da gestão de pessoas.
🚀 Peça uma demo gratuita para ficar a conhecer as soluções da Factorial!