Tarefas do dia a dia, grande volume de trabalho ou prazos de entrega apertados às vezes nos fazem esquecer nosso objetivo estratégico como empresa. Para isso, é essencial avaliar o desempenho dos colaboradores de forma completa e eficaz. Uma forma eficiente para isso é ter em consideração diversos indicadores de desempenho.
A diferença nos resultados da sua concorrência e os da sua empresa pode estar no desempenho dos funcionários. Pare e pense, qual é a sua metodologia de trabalho? Quais ferramentas utilizam? Qualquer detalhe na forma de trabalhar está sujeito a análise. E, para melhorar, é preciso analisar, medir e testar.
Tabela de conteúdos:
- O que é a gestão de desempenho de trabalho?
- Que características podem ser avaliadas num colaborador?
- O que são indicadores de desempenho?
- Exemplos de indicadores de desempenho
- KPIs para avaliar o desempenho do funcionário
- 📥 [Descarregue grátis] Ferramentas para a avaliação de desempenho
- O que dizer numa avaliação de desempenho?
✅ Marque uma demonstração do software de desempenho e engagement da Factorial! Verá como o seu tempo e dinheiro serão poupados.
O que é exatamente a gestão de desempenho do trabalho?
Como chefe de Recursos Humanos da sua empresa, é provável que esteja atualizado sobre o que significa avaliar o desempenho profissional de seus funcionários. Essa tarefa baseia-se na realização de avaliações de desempenho para medir o desempenho de todos os colaboradores.
O objetivo que se busca ao avaliar o desempenho dos funcionários é avaliar e aumentar a produtividade de uma empresa. Além disso, ajuda a identificar os pontos fortes e fracos da organização, bem como a amenizar os possíveis erros que ela está a cometer.
Que aspetos podem ser avaliados num colaborador?
Para acompanhar a produtividade das equipas, podemos avaliar o desempenho de nossos colaboradores periodicamente ou anualmente. Para fazer isso, leve em alguns aspetos devem ser medidos:
- Produtividade: é fundamental que o colaborador atinja seus objetivos no tempo previsto. Para analisar o tempo que gasta em cada tarefa, uma ótima opção é usar algum software para controlar as horas, como o Harvest .
- Qualidade: o trabalho apresentado deve estar de acordo com os requisitos definidos pela empresa.
- Comunicação: é importante analisar como nosso colaborador comporta-se com o restante da equipa. Ele têm um bom relacionamento? Consegue trabalhar em equipa?
- Eficiência: refere-se ao trabalho que o colaborador realiza levando em consideração os recursos utilizados e que satisfaça tanto a empresa quanto o cliente.
- Atitude: uma boa atitude é fundamental em qualquer colaborador, pois ajuda a superar momentos de crise ou grandes volumes de trabalho.
- Compromisso: é o grau de envolvimento dos nossos colaboradores e é importante conhecê-lo para saber até que ponto está envolvido no nosso projeto.
- Organização: ter funcionários organizados é fundamental para o alcance dos objetivos, pois não há nada a se perder no caminho. Para ter uma boa organização em sua empresa, use ferramentas de gestão de tarefas como Trello ou Asana .
Como funciona a gestão e avaliação de desempenho e quais os indicadores que possui?
Embora as avaliações de desempenho sejam uma tendência na área de RH, também existem opositores e, como resultado, tem havido muito debate sobre se são úteis ou não.
De qualquer forma, é uma técnica bastante desenvolvida por grandes empresas e se realizada de maneira correta e com acompanhamento adequado pode dar ótimos resultados.
Quais tipos de análises são mais eficazes?
As avaliações de desempenho mais eficazes são:
- Avaliação por um supervisor: os funcionários que possuem uma classificação superior avaliam o funcionário.
- Autoavaliação do próprio funcionário : o mesmo trabalhador realiza sua própria análise, onde destaca seus pontos fortes e fracos. Além disso, também propõe maneiras de melhorar.
- Avaliação entre colaboradores da mesma categoria: é uma avaliação conjunta de toda uma equipa cujo objetivo é detetar eventuais falhas que possam existir, analisar a sua organização, pontos a melhorar, etc.
- Avaliação pelo funcionário : este método consiste em que os funcionários avaliem seus superiores. Trata-se de examinar sua liderança ou habilidades de resolução de problemas.
- Avaliação pelos clientes : a análise vai dos clientes aos funcionários. Desta forma, podemos saber o grau de satisfação que têm com os nossos trabalhadores, como é a sua comunicação, etc.
- Avaliação 360º : é a mais completa ferramenta de gestão de talentos, já que o desempenho de um trabalhador é medido por seu chefe, seus colegas, seus subordinados e seus clientes.
- Avaliação automatizada : aqui o trabalhador é analisado a partir de um programa de computador que mede sua produtividade. Para a realização deste método é importante que haja autorização do funcionário, visto que se trata de uma técnica um tanto intrusiva.
O que são indicadores de desempenho?
Indicadores de avaliação de desempenho, ou KPIs ( Key Performance Indicator in English ) são os valores com os quais podemos avaliar o desempenho dos colaboradores de uma empresa. A partir desses resultados, poderemos saber em que estado está a empresa e como melhorar para atingir nossos objetivos.
Exemplos de indicadores de desempenho
Cada local de trabalho é regido por diferentes indicadores de desempenho. Não existem específicos, pois cada empresa pode escolher a que mais lhe convém.
A seguir, veremos exemplos de indicadores de avaliação de desempenho na área de ensino, saúde e outros mais gerais.
1) Indicadores para professores
Para garantir uma educação de qualidade e de nível adequado , são realizadas avaliações de desempenho dos docentes.
É possível avaliar professores, coordenadores ou diretores. O objetivo é medir seu desempenho ao atribuir uma pontuação ao lado de cada indicador.
Alguns exemplos:
- Atualização e treinamento contínuo.
- Relações cooperativas e harmoniosas.
- Comunicação com os pais dos alunos.
- Conflito de gestão.
- Uso de ferramentas ou materiais de ensino.
2) Indicadores de desempenho no setor de saúde
Geralmente, os indicadores de desempenho do setor saúde são usados para analisar um centro de saúde ou hospital.
Alguns dos indicadores de desempenho mais usados são os seguintes:
- Número de leitos hospitalares ocupados;
- Tempo médio de permanência;
- Infeções nosocomiais;
- Mortalidade de pacientes internados;
- Porcentagem de reentrada.
3) Indicadores de equipa (aqueles que nos interessam mais)
Retenção de talentos
Este indicador mostra a estabilidade laboral que uma empresa possui. Quantos anos em média um colaborador permanece na empresa? Qual é a porcentagem de rotatividade?
Para calcular a taxa de retenção de talentos de sua empresa, será preciso comparar o número de funcionários que ingressaram na empresa em um determinado período com aqueles que permaneceram durante o tempo estabelecido.
Ausência de trabalho
Este indicador mostra-nos as ausências dos nossos colaboradores por diversos motivos, como baixas médicas, atrasos, faltas justificadas ou não justificadas, etc.
Duração na posição
Este KPI é muito útil para reduzir a rotatividade de pessoal em uma empresa . Baseia-se no cálculo do tempo médio que um funcionário leva para avançar na posição, somando-se a quantidade de meses que cada funcionário com a mesma posição tem. Depois, basta dividir o resultado pelo número total de funcionários da empresa.
Tempo médio por contrato
Este indicador mostra-nos o tempo que decorre entre a decisão de um colaborador pela saída da empresa até a empresa selecionar um novo candidato e este começar a trabalhar.
É interessante analisar bem esse ponto, já que muito tempo com uma posição vazia pode causar grandes prejuízos para a empresa .
Treinamento e qualificação
Os indicadores de desempenho que medem o nível de treinamento nos ajudarão a incorporar novos planos de treinamento. Esta pode ser uma boa medida para melhorar o Employer Branding da nossa empresa e, assim, motivar os nossos colaboradores.
De acordo com um estudo do iOpener Institute for People & Performance , os colaboradores felizes no trabalho decidem ficar o dobro do tempo, têm 65% mais energia e criam mais vínculos com a empresa.
Tempo médio para atingir metas
A meta de qualquer empresa é atingir seus objetivos, mas quanto tempo, em média, nossos funcionários precisam para alcançá-los? Graças a este KPI poderemos saber a resposta.
Acidente de trabalho
Esse indicador mostra o percentual de acidentes de trabalho que ocorrem na empresa. Sua meta de Recursos Humanos é atingir uma taxa de 0% investigando as causas e propondo um remédio para evitar possíveis acidentes.
KPIs para avaliar o desempenho do funcionário
Em Recursos Humanos, é muito útil usar KPIs para analisar o desempenho dos trabalhadores. Por um lado, informam-nos sobre o desempenho do nosso pessoal e, por outro, permitem-nos gerar novos planos para melhorar a produtividade.
Se pensa em realizar uma avaliação de desempenho em sua empresa, deve fazer o seguinte:
- Identifique os objetivos da sua empresa.
- Crie uma lista de KPIs com base em cada objetivo.
- Comunique a avaliação aos seus colaboradores, bem como os objetivos a serem medidos.
- Acompanhe regularmente.
Indicadores de desempenho para uma equipa multidisciplinar
Cada empresa pode definir seus próprios KPIs, já que duas empresas com objetivos diferentes não podem ser medidas da mesma forma. No entanto, os indicadores de desempenho mais eficazes e adaptáveis a cada empresa devem ser:
- Específicos: cada KPI deve ser regido por um objetivo.
- Mensuráveis : para que um KPI seja analisado, ele deve ser mensurável.
- Acessíveis: os KPIs devem ser realistas para serem medidos.
- Relevantes: tudo o que analisamos deve ser importante para cumprir os objetivos da empresa.
Ferramentas para a avaliação de desempenho [download grátis]
Para realizar a avaliação de desempenho de funcionários, é possível contar com a ajuda das seguintes ferramentas:
#1 – Modelo de avaliação em formato questionário: escreva os indicadores e ao lado deles um espaço para avaliar com um número.
# 2 – Tabela de desempenho em Excel : crie uma folha em Excel onde coloca todos os indicadores a avaliar, seguidos de colunas para a avaliação numérica de cada um. Tal como o nosso modelo pronto, que pode descarregar no banner abaixo!
#3 – Software de Recursos Humanos para avaliação de desempenho, com formulários personalizáveis: é a opção mais eficaz para gerir a avaliação de desempenho, já que podemos automatizar a tarefa de avaliação de competências. Para além disso, minimizaremos os erros e poderemos obter informações a partir de qualquer dispositivo, pois estará na nuvem. Poderá ainda utilizar AI para gerar competências.
✅ Deixe que um dos nossos consultores lhe explique tudo sobre a ferramenta de avaliação de desempenho, através de uma demonstração rápida, que pode marcar aqui! Ou experimente a plataforma grátis durante 14 dias!
O que dizer numa avaliação de comeptências?
Quando tivermos preenchido os questionários de avaliação de desempenho dos funcionários, é aconselhável sentar-se com cada um para analisar os resultados em conjunto .
Para este momento, é importante que preparemos um documento com tudo o que teremos de tratar. Estas podem ser algumas perguntas a serem feitas:
- Como se sente em relação à empresa?
- Tem ou teve problemas com suas tarefas ou colegas de equipa?
- Qual é o seu desafio dentro desta empresa?
- O que o motiva a continuar a trabalhar na empresa?
- Como é a comunicação com sua equipa?
- Está a cumprir os seus objetivos profissionais na empresa?
- Com qual projeto se sente mais confortável?
- Qual foi seu maior sucesso na empresa?
- Se pudesse mudar algo em seu trabalho, o que seria?
- Gostava de comentar sobre algum outro tópico que não abordamos?
✅ Procura uma maneira automatizada e digital de medir e avaliar o desempenho de sua equipa? A Factorial oferece um período de teste gratuito de 14 dias. Descubra a ferramenta que vai mudar o dia a dia da sua empresa!
Bom dia, se no meu recibo de vencimento aparece que o vencimento base é 1349,40 como posso eu receber apenas 866?