Avaliação de desempenho de funcionários em trabalho remoto: Como fazer?

O sucesso de uma empresa está diretamente relacionado às pessoas que trabalham nela. A forma como a empresa vai gerir e acompanhar os colaboradores pode ser a chave para o sucesso ou fracasso de um negócio. Em tempos de crise em que o teletrabalho faz parte da realidade das organizações, a avaliação de desempenho de funcionários em trabalho remoto é fundamental.

Mais do que nunca, os gestores precisam medir o desempenho de seus funcionários e garantir que eles estejam agindo de acordo com padrões pré-estabelecidos.

Seja em regime de teletrabalho ou em empresas com equipas que trabalham remotamente – como as equipas comerciais – esse processo ajuda a empresa a perceber como cada colaborador está a trabalhar e como pode melhorar seu desempenho.

Em resumo, não basta contratar bons profissionais e abandoná-los depois. Encontrar um método de avaliação de desempenho totalmente objetivo e confiável não é fácil. Realizar uma avaliação de desempenho de funcionários em trabalho remoto pode ser ainda mais difícil, mas é possível!

Assim como outros processos de gestão de pessoas, é possível digitalizar essa tarefa e realizá-la remotamente. Saiba como neste artigo!

checklist teletrabalho

O que é avaliação de desempenho de funcionários?

A diferença entre uma empresa e sua concorrente pode estar no desempenho de seus funcionários. Sendo assim, é fundamental realizar uma avaliação de desempenho de funcionários para analisar, medir e testar a performance de cada um.

O objetivo de uma avaliação de desempenho de funcionários é medir e aumentar a produtividade da empresa. Além disso, ajuda a identificar os pontos fortes e fracos da organização, bem como a amenizar os possíveis erros que poderá cometer.

Trabalho remoto: Tipos de avaliação de desempenho aplicáveis

Seja em avaliações presenciais ou remotas, é fundamental saber as opções de avaliação de desempenho de funcionários disponíveis.

No entanto, para avaliar os colaboradores remotamente, existem tipos de avaliação que fazem mais sentido e podem ser aplicados de forma mais prática. Informe-se para fazer a melhor escolha.

Conheça alguns exemplos de avaliação de desempenho de funcionários a seguir:

  • Avaliação 180°: Esse tipo de avaliação de desempenho de funcionários ocorre . Aqui, o gestor avalia o colaborador, mas o colaborador também avalia o gestor.
  • Avaliação 360°: A avaliação 360° é um tipo de avaliação de desempenho de funcionários mais completa. Ela pode incluir, por exemplo, uma autoavaliação e também a avaliação de supervisores, subordinados e pares.
  • Autoavaliação: Consiste em uma avaliação pessoal em que os funcionários avaliam aspetos de sí próprios e das atividades que desenvolvem na empresa.
  • Avaliação direta: Nesta opção, normalmente os gestores e funcionários marcam uma conversa e avaliam o desempenho do funcionário ponto a ponto. Esta atividade pode ser feita por escrito ou através do agendamento de uma reunião online.

avaliação de desempenho de funcionarios

Avaliação de desempenho remota

Seja por conta da necessidade de implantar o regime de teletrabalho ou por ter equipas que já trabalham remotamente na sua empresa, é essencial saber como realizar a avaliação de desempenho à distância.

Essa é uma etapa fundamental para garantir que os funcionários estão a trabalhar conforme o esperado e que sentem-se acompanhados.

Existem dois contextos principais em que o uso de avaliações de desempenho remotas devem ser utilizadas:

Avaliação de desempenho de equipas comerciais

Por norma, as equipas comerciais raramente vão aos escritórios. Quando vão,  as prioridades são tantas que não há tempo para atividades como uma avaliação de desempenho dos funcionários. No entanto, é fundamental dar um feedback para esses funcionários e perceber do que precisam para melhorar o desempenho.

Esses profissionais trabalham por metas, e muitas vezes a falta de recursos ou orientações pode prejudicar o rendimento deles.

Alguns indicadores que devem ser avaliados são:

  • Metas de Vendas
  • Execução das metas traçadas
  • Tempo gasto para fechar uma venda
  • Desempenho no contacto com o cliente
  • Maiores desafios para fechar um negócio
  • Número de prospecções
  • Etc.

Com as avaliações de desempenho remotas, é possível alinhar novos objetivos, orientar melhor como devem atuar e saber dos últimos resultados de cada um dos funcionários de uma forma rápida e prática.

Nesse caso, digitalizar o processo de avaliação de desempenho é a melhor opção. Saiba como no fim deste artigo!

Avaliação de desempenho e teletrabalho

Em um momento tão delicado , avaliar o desempenho dos funcionários é essencial para verificar como está a produtividade das equipas em teletrabalho. Para além disso, ajuda a manter a conexão com a empresa. A transição do trabalho presencial para o teletrabalho nem sempre é fácil e envolve muitos desafios.

Mais do que nunca os funcionários precisam sentir que estão sendo acompanhados. Mostrar que há um canal de comunicação aberto para que eles expressem suas dificuldades e partilhem conquistas também pode fazer a diferença.

Por isso, a avaliação de desempenho de funcionários em teletrabalho é extremamente importante.

avaliacao de desempenho remota

10 exemplos de perguntas para a avaliação de desempenho de funcionários em trabalho remoto

Existem alguns pontos muito importantes que devem ser abordados em uma avaliação de desempenho remota.

Com os funcionários longe da empresa, novas questões surgem e devem ser avaliadas. Quando o trabalho não é presencial, é que a relação funcionário-empresa mude, e por isso é importante que os gestores e o RH estejam ainda mais atentos.

Algumas questões que podem ajudá-lo a perceber melhor como seus colaboradores estão e o que esperam da empresa:

  1. Quais têm sido os seus maiores desafios?
  2. Há algo que podemos fazer para ajuda-lo?
  3. O que o impede de ir mais longe?
  4. Teve novas ideias nos últimos meses? Se não, porque?
  5. Necessita de algum treinamento para melhorar seu desempenho?
  6. Do que mais se orgulha nos últimos meses?
  7. Como está a sua relação com a equipa?
  8. Precisa de algum recurso extra para realizar o seu trabalho de forma mais eficiente?
  9. Há novas áreas que tem interesse em explorar?
  10. O que te motiva no dia a dia?

Essas e outras questões podem ser colocadas ao longo das avaliações de desempenho remotas ou então através de questionários enviados para toda a empresa. O importante aqui é saber se os colaboradores estão sendo produtivos e como a empresa pode ajudar a melhorar o desempenho deles.

Como fazer a avaliação de desempenho de funcionários em trabalho remoto?

É possível escolher um dos tipos de avaliação de desempenho citadas acima, mas ainda assim, como aplicá-los quando os funcionários estão em regime de teletrabalho ou a trabalhar remotamente?

Veja algumas opções a seguir:

Chamadas de vídeo

A primeira opção é agendar uma conversa utilizando alguma aplicação de vídeo.  Nesta conversa o gestor ou o departamento de RH podem optar por diversos tipos de avaliação de desempenho e aplicá-las ao longo da chamada.  Graças à tecnologia, é possível escolher diferentes aplicações para realizar a reunião.

É uma opção barata e efetiva, mas o ponto negativo é que demanda tempo e compatibilidade de agendas de ambas as partes.

Documentos digitais

Elaborar e enviar documentos de avaliação de desempenho também é uma opção. Nesse caso, os recursos humanos ou o próprio gestor podem planear como será a avaliação e desenvolver documentos em formato word e excel, por exemplo, que deverão ser preenchidos pelo colaborador.

No entanto, esse modelo exige tempo do RH, que terá que desenvolver um tipo de documento para cada tipo de avaliação.

avaliacao de desempenho online

Envio de questionários

Algumas plataformas permitem a criação de formulários que podem ser desenvolvidos pela empresa e enviados aos funcionários para que eles respondam.

No entanto, quando são muitos funcionários,  é difícil ter controlo sobre as respostas e há o risco de muitas pessoas não responderem.

Digitalizar a avaliação de desempenho

Esta é provavelmente a opção mais simples e prática. Com as mudanças dos últimos tempos vimos como a digitalização de processos de gestão de pessoas é fundamental. As avaliações de desempenho e torna-las mais simples e automáticas pode poupar muito tempo do Rh, dos gestores e dos funcionários!

Mas como fazer isso? Conte com programas e softwares que possuem essa função!

Uma dessas opções é o software de RH da Factorial, que além do recurso de avaliação de desempenho conta com ferramentas de gestão de férias e ausências, assinatura digital de documentos, plataforma de recrutamento e muitas outras funções que podem ajudar a sua empresa a lidar com o trabalho remoto!

O software da Factorial é possível  implementar o seu próprio modelo de avaliação de desempenho ou usar um modelo padrão. Para além disso, pode utilizar perguntas pré-definidas e enviar notificações automáticas para que os colaboradores escolhidos recebam a avaliação de desempenho.

Digitalizar esses processos é cada vez mais urgente e necessário, então porque não começar agora? Teste o software de RH da Factorial por 14 dias e veja como funciana esse e outros recursos na prática!

software rh

Leave a Comment