Os KPI’s RH são imprescindíveis para poder realizar qualquer tipo de otimização numa empresa. São eles que permitem conhecer não só os objetivos, mas também perceber o ponto de partida. Assim, analisar KPI’s de recursos humanos é essencial.
Neste artigo, explicaremos o que são KPI’s de RH e mostraremos 7 exemplos de indicadores-chave para geris equipas. Adicionalmente, falaremos dos benefícios das métricas de RH e partilharemos templates de avaliação e desempenho.
Inicie já a sua leitura e saiba como os KPI’s RH poderão contribuir para o sucesso da sua empresa.
- O que são KPI’s de RH?
- Características dos KPI’s de RH
- 7 exemplos de KPI’s de Recursos humanos
- Benefícios das métricas para os RH
- Infografia de KPI’s RH
- Otimizar os KPI’s com o software da Factorial
O que são KPI’s RH?
Um KPI (Key Performance Indicator) é uma unidade métrica que mede o desempenho de uma atividade ou processo específico. O seu objetivo é servir de referência na avaliação de um processo, face a um objetivo a ser alcançado.
Dando um exemplo: a taxa de abertura da newsletter interna da sua empresa. A percentagem de funcionários que abrem a newsletter interna determinará a relevância e a qualidade do conteúdo enviado. Monitorizar a taxa de abertura de cada newsletter enviada pode ajudá-lo a avaliar a eficácia da sua comunicação interna.
Este é apneas um dos exemplos de KPI’s, que podem ser utilizados em diversas áreas. No entanto, é importante perceber melhor as características dos KPI’s de Recursos Humanos. São eles que vão funcionar como auxiliares preciosos para afinar estratégias e tomar decisões na gestão dos RH.
Características dos KPI’s RH
Os KPI’s RH possuem um conjunto de caraterísticas comuns que determinam a sua eficácia. Nesta linha, os KPI’s devem ser:
- Concretos: os KPI’s de RH querem-se tangíveis, exatos e relacionados com um objetivo ou meta que se pretende alcançar;
- Mensuráveis: se não for possível medir KPI’s, tornam-se inúteis para a gestão de Recursos humanos;
- Razoáveis: seja realista ao criar os KPI’s que marcarão o sucesso ou o fracasso das suas ações;
- Relevantes: monitorize apenas o que realmente importa, não perca tempo com indicadores que são irrelevantes para a sua empresa.
Ao possuirem estas características, os indicadores de Recursos humanos têm o potencial de tornar o RH mais estratégico. E isso facilita a tomada de decisões com base em dados reais e mensuráveis.
7 exemplos de KPI’s RH
Existem diversos indicadores de performance que podem ser utilizados pelos profissionais de recursos humanos. Partilhamos aqui 7 exemplos de KPI’s de RH mais utilizados:
1. Retenção de talentos
A retenção de talentos é um KPI de recursos humanos que indica a estabilidade no emprego existente numa empresa. Permite conhecer a disposição do funcionário em permanecer na empresa e está ligada a outros fatores. Nomeadamente a remuneração ou o ambiente de trabalho.
Além do custo de perder um funcionário, a fuga de talentos faz com que seja gasto tempo a recrutar e treinar uma nova pessoa. Uma elevada taxa de rotatividade de pessoal implica, assim, elevados custos para a empresa empregadora.
Neste contexto, o índice de retenção de talentos é um KPI essencial, calculado comparando o número de trabalhadores integrados na empresa, num determinado período, com os que permaneceram.
2. Duração no cargo
Muitas perdas de talentos tendem a estar diretamente relacionadas com o tempo que um funcionário passa na mesma posição. Se os períodos forem demasiado longos, muitos funcionários tendem a procurar novas oportunidades e a deixar a empresa.
É possível calcular o tempo médio que um funcionário leva para ser promovido. Este valor obtém-se somando o número de meses que um funcionário está na mesma posição e dividindo o resultado pelo número total de funcionários na empresa. Este é um indicador vital para diminuir a taxa de rotatividade.
3. Absentismo
Este indicador de RH mede as faltas dos colaboradores ao trabalho por atraso, baixa médica ou faltas (justificadas ou não). Este indicador pode ajudar a prever perdas numa equipa ou problemas operacionais dentro da empresa. Dependendo, ainda, do valor médio da hora trabalhada, pode quantificar-se o impacto do absentismo nos custos da empresa.
4. Tempo médio por contratação
O tempo entre a comunicação de que um funcionário irá abandonar a empresa, a sua saída efetiva, e o momento em que outro candidato é selecionado e inicia as suas funções representa um grande custo para a empresa. Segundo um estudo feito pela Glassdoor, o tempo médio para preencher uma vaga de emprego poderá ir dos 19 aos 40 dias, dependendo do setor e do país.
A isto chamamos tempo médio por nova contratação e é possível otimizá-lo. Contudo, é uma métrica que deve ser analisada com cautela, pois é influenciada por diversos fatores.
5. Formação e aprendizagem
A formação dos funcionários influencia diretamente o desenvolvimento da atividade profissional da empresa. E este KPI RH permite otimizar a produtividade de cada trabalhador.
Através de planos de formação subsidiados, é possível melhorar o employer branding da empresa e motivar os funcionários. Mas também aumentar os níveis de satisfação dos trabalhadores e otimizar o tempo que cada um leva para realizar uma tarefa.
6. Tempo médio para atingir os objetivos
Este indicador-chave permite medir a performance e produtividade dos funcionários da empresa. É aconselhável medi-lo tanto nas novas contratações, quanto nos funcionários que já estão a trabalhar na empresa.
A tendência natural deste KPI RH é diminuir progressivamente, à medida que o funcionário ganha experiência em executar determinada tarefa. Uma vez que o tempo em que uma tarefa é realizada não pode ser otimizado infinitamente, é comum que este indicador, eventualmente, acabe por atingir o ponto de estagnação.
7. Acidentes de trabalho
É praticamente inevitável a perda anual de horas de trabalho por acidente de trabalho. Porém, a meta ideal que qualquer empresa deverá trabalhar para atingir é a percentagem de 0%, naturalmente.
Este é um KPI RH a que os profissionais de recursos humanos devem estar atentos. E um eventual aumento nos acidentes de trabalho deve ser analisado rápida e cuidadosamente.
Benefícios das métricas para os RH
Após perceber o que são KPI’s RH e conhecer os principais, é importante saber como tirar proveito destes indicadores.
Conheça as vantagens que podem trazer para a sua empresa e como podem impulsionar o seu sucesso:
– Melhorar o conhecimento sobre a empresa:
As informações obtidas com as métricas de RH mostram mais detalhadamente a realidade da empresa e da sua cultura organizacional. Deste modo, a visão dos gestores e RH sobre o negócio acaba por ser ampliada e enriquecida.
– Otimizar a organização de processos internos:
A partir da análise dos KPI’s RH, é possível detectar mais facilmente problemas internos. Através destas métricas é igualmente possível desenvolver e implementar estratégias que otimizem os processos internos da empresa.
– Análise de resultados mais exata:
A análise dos KPI’s fornece dados mais concretos e precisos. Isto, por sua vez, auxilia também na definição de metas e resultados a alcançar quer pela empresa, quer pelos trabalhadores.
– Avaliações de desempenho mais objetivas:
Quando as metas são mais claras, torna-se mais fácil avaliar o desempenho dos trabalhadores. Paralelamente, é mais imediato entender se estão a trabalhar em direção aos objetivos corretos.
Templates de Avaliação de Desempenho
Para realizar a avaliação de desempenho dos funcionários e medir o nível de motivação e produtividade de cada um, é possível contar com a ajuda de algumas ferramentas.
Se não sabe por onde começar, preparámos alguns modelos gratuitos que podem ser usados como referência:
👉 Modelo de Avaliação de Desempenho 360 em Excel
😃 Teste de motivação no trabalho
Infografia de KPI’s RH
Prefere ter as informações em formato visual, para que possa levá-las consigo para qualquer sítio? Pensámos em tudo!
Confira os 7 exemplos de KPI’s RH que sistematizámos nesta infografia útil que preparámos para si. Descarregue-a e não esqueça de a partilhar!
Otimizar os KPI’s RH com o software da Factorial
Simplificar e automatizar a gestão dos seus KPI’s RH pode fazer toda a diferença no sucesso das suas estratégias.
O software da Factorial é uma solução tudo-em-um que permite gerir indicadores de Recursos Humanos eficientemente e em tempo real. Nomeadamente métricas relacionadas com a retenção de talentos e o absentismo.
Para além disto, o software disponibiliza inúmeras outras funcionalidades vitais para os departamentos de RH. Como o registo de horas de trabalho, gestão de férias e ausências, organização de formações e avaliação de desempenho.
Com a Factorial, poderá centralizar todas estas funções num único sistema, otimizando a gestão do seu capital humano e reduzindo o tempo gasto em processos manuais.
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