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KPI’s RH: O que são e os melhores exemplos para os profissionais de Recursos Humanos

Com a gestão de talentos da Factorial pode avaliar o desempenho da sua equipa, competência e definir planos de carreira. Saber mais
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6 minutos de leitura

Os KPI’s RH são imprescindíveis para poder realizar qualquer tipo de otimização numa empresa. São eles que permitem conhecer não só os objetivos, mas também perceber o ponto de partida. Assim, analisar KPI’s de recursos humanos é essencial. 

Neste artigo, explicaremos o que são KPI’s de RH e mostraremos 7 exemplos de indicadores-chave para geris equipas. Adicionalmente, falaremos dos benefícios das métricas de RH e partilharemos templates de avaliação e desempenho.

Inicie já a sua leitura e saiba como os KPI’s RH poderão contribuir para o sucesso da sua empresa.

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O que são KPI’s RH?

Um KPI (Key Performance Indicator) é uma unidade métrica que mede o desempenho de uma atividade ou processo específico. O seu objetivo é servir de referência na avaliação de um processo, face a um objetivo a ser alcançado.

Dando um exemplo: a taxa de abertura da newsletter interna da sua empresa. A percentagem de funcionários que abrem a newsletter interna determinará a relevância e a qualidade do conteúdo enviado. Monitorizar a taxa de abertura de cada newsletter enviada pode ajudá-lo a avaliar a eficácia da sua comunicação interna.

Este é apneas um dos exemplos de KPI’s, que podem ser utilizados em diversas áreas. No entanto, é importante perceber melhor as características dos KPI’s de Recursos Humanos. São eles que vão funcionar como auxiliares preciosos para afinar estratégias e tomar decisões na gestão dos RH.

Características dos KPI’s RH

Os KPI’s RH possuem um conjunto de caraterísticas comuns que determinam a sua eficácia. Nesta linha, os KPI’s devem ser:

  • Concretos: os KPI’s de RH querem-se tangíveis, exatos e relacionados com um objetivo ou meta que se pretende alcançar;
  • Mensuráveis: se não for possível medir KPI’s, tornam-se inúteis para a gestão de Recursos humanos;
  • Razoáveis: seja realista ao criar os KPI’s que marcarão o sucesso ou o fracasso das suas ações;
  • Relevantes: monitorize apenas o que realmente importa, não perca tempo com indicadores que são irrelevantes para a sua empresa.

Ao possuirem estas características, os indicadores de Recursos humanos têm o potencial de tornar o RH mais estratégico. E isso facilita a tomada de decisões com base em dados reais e mensuráveis.

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7 exemplos de KPI’s RH

Existem diversos indicadores de performance que podem ser utilizados pelos profissionais de recursos humanos. Partilhamos aqui 7 exemplos de KPI’s de RH mais utilizados:

1. Retenção de talentos

retenção de talentos é um KPI de recursos humanos que indica a estabilidade no emprego existente numa empresa. Permite conhecer a disposição do funcionário em permanecer na empresa e está ligada a outros fatores. Nomeadamente a remuneração ou o ambiente de trabalho.

Além do custo de perder um funcionário, a fuga de talentos faz com que seja gasto tempo a recrutar e treinar uma nova pessoa. Uma elevada taxa de rotatividade de pessoal implica, assim, elevados custos para a empresa empregadora.

Neste contexto, o índice de retenção de talentos é um KPI essencial, calculado comparando o número de trabalhadores integrados na empresa, num determinado período, com os que permaneceram.

2. Duração no cargo

Muitas perdas de talentos tendem a estar diretamente relacionadas com o tempo que um funcionário passa na mesma posição. Se os períodos forem demasiado longos, muitos funcionários tendem a procurar novas oportunidades e a deixar a empresa.

É possível calcular o tempo médio que um funcionário leva para ser promovido. Este valor obtém-se somando o número de meses que um funcionário está na mesma posição e dividindo o resultado pelo número total de funcionários na empresa. Este é um indicador vital para diminuir a taxa de rotatividade.

3. Absentismo

Este indicador de RH mede as faltas dos colaboradores ao trabalho por atraso, baixa médica ou faltas (justificadas ou não). Este indicador pode ajudar a prever perdas numa equipa ou problemas operacionais dentro da empresa. Dependendo, ainda, do valor médio da hora trabalhada, pode quantificar-se o impacto do absentismo nos custos da empresa.

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4. Tempo médio por contratação

O tempo entre a comunicação de que um funcionário irá abandonar a empresa, a sua saída efetiva, e o momento em que outro candidato é selecionado e inicia as suas funções representa um grande custo para a empresa. Segundo um estudo feito pela Glassdoor, o tempo médio para preencher uma vaga de emprego poderá ir dos 19 aos 40 dias, dependendo do setor e do país.

A isto chamamos tempo médio por nova contratação e é possível otimizá-lo. Contudo, é uma métrica que deve ser analisada com cautela, pois é influenciada por diversos fatores.

5. Formação e aprendizagem

A formação dos funcionários influencia diretamente o desenvolvimento da atividade profissional da empresa. E este KPI RH permite otimizar a produtividade de cada trabalhador.

Através de planos de formação subsidiados, é possível melhorar o employer branding da empresa e motivar os funcionários. Mas também aumentar os níveis de satisfação dos trabalhadores e otimizar o tempo que cada um leva para realizar uma tarefa.

6. Tempo médio para atingir os objetivos

Este indicador-chave permite medir a performance e produtividade dos funcionários da empresa. É aconselhável medi-lo tanto nas novas contratações, quanto nos funcionários que já estão a trabalhar na empresa.

A tendência natural deste KPI RH é diminuir progressivamente, à medida que o funcionário ganha experiência em executar determinada tarefa. Uma vez que o tempo em que uma tarefa é realizada não pode ser otimizado infinitamente, é comum que este indicador, eventualmente, acabe por atingir o ponto de estagnação.

7. Acidentes de trabalho

É praticamente inevitável a perda anual de horas de trabalho por acidente de trabalho. Porém, a meta ideal que qualquer empresa deverá trabalhar para atingir é a percentagem de 0%, naturalmente.

Este é um KPI RH a que os profissionais de recursos humanos devem estar atentos. E um eventual aumento nos acidentes de trabalho deve ser analisado rápida e cuidadosamente.

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Benefícios das métricas para os RH

Após perceber o que são KPI’s RH e conhecer os principais, é importante saber como tirar proveito destes indicadores.

Conheça as vantagens que podem trazer para a sua empresa e como podem impulsionar o seu sucesso:

– Melhorar o conhecimento sobre a empresa:

As informações obtidas com as métricas de RH mostram mais detalhadamente a realidade da empresa e da sua cultura organizacional. Deste modo, a visão dos gestores e RH sobre o negócio acaba por ser ampliada e enriquecida.

– Otimizar a organização de processos internos:

A partir da análise dos KPI’s RH, é possível detectar mais facilmente problemas internos. Através destas métricas é igualmente possível desenvolver e implementar estratégias que otimizem os processos internos da empresa.

– Análise de resultados mais exata:

A análise dos KPI’s fornece dados mais concretos e precisos. Isto, por sua vez, auxilia também na definição de metas e resultados a alcançar quer pela empresa, quer pelos trabalhadores.

– Avaliações de desempenho mais objetivas:

Quando as metas são mais claras, torna-se mais fácil avaliar o desempenho dos trabalhadores. Paralelamente, é mais imediato entender se estão a trabalhar em direção aos objetivos corretos.

Templates de Avaliação de Desempenho

Para realizar a avaliação de desempenho dos funcionários e medir o nível de motivação e produtividade de cada um, é possível contar com a ajuda de algumas ferramentas.

Se não sabe por onde começar, preparámos alguns modelos gratuitos que podem ser usados como referência:

👉 Modelo de Avaliação de Desempenho 360 em Excel

😃 Teste de motivação no trabalho

Infografia de KPI’s RH

Prefere ter as informações em formato visual, para que possa levá-las consigo para qualquer sítio? Pensámos em tudo!

Confira os 7 exemplos de KPI’s RH que sistematizámos nesta infografia útil que preparámos para si. Descarregue-a e não esqueça de a partilhar!

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Otimizar os KPI’s RH com o software da Factorial

Simplificar e automatizar a gestão dos seus KPI’s RH pode fazer toda a diferença no sucesso das suas estratégias.

O software da Factorial é uma solução tudo-em-um que permite gerir indicadores de Recursos Humanos eficientemente e em tempo real. Nomeadamente métricas relacionadas com a retenção de talentos e o absentismo.

Para além disto, o software disponibiliza inúmeras outras funcionalidades vitais para os departamentos de RH. Como o registo de horas de trabalho, gestão de férias e ausências, organização de formações e avaliação de desempenho.

Com a Factorial, poderá centralizar todas estas funções num único sistema, otimizando a gestão do seu capital humano e reduzindo o tempo gasto em processos manuais.

Experimente o software da Factorial e veja como pode transformar a gestão de RH da sua empresa. Peça já a sua demonstração gratuita!

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