Neste artigo vamos esclarecer todas as dúvidas sobre o que é liderança transformacional, quais as principais características deste tipo de liderança e daremos exemplos práticos para ajudar no desenvolvimento dos líderes nas empresas.
Certamente, em mais de uma ocasião, já ouviu a frase “precisamos de mais líderes e menos chefes “. O que acontece é que o mundo profissional precisa de uma mudança. Em todas as empresas, há patrões desde tempos imemoriais, e se perguntar a muitos deles o que é ser chefe, eles responderão que chefe é o que manda. É por isso que hoje falamos sobre liderança transformacional.
Acha que comandar é a única coisa que um chefe tem de fazer? Já existem muitas empresas que perceberam que é preciso ir mais além. Por isso, procuram pessoas que não comandem, mas que liderem.
Quer saber mais? Veja a seguir como ser um líder transformador e fazer a diferença na sua equipa.
- O que é liderança transformacional?
- Características da liderança transformacional
- Qual o melhor tipo de liderança?
- Vantagens e desvantagens da liderança transformacional
- ✅ Melhore a liderança das suas equipas com um software de Gestão de pessoas
O que é Liderança Transformacional?
Vamos começar com a definição de liderança transformacional.
Liderança transformacional é a capacidade de influenciar positivamente o progresso e o desenvolvimento das pessoas que trabalham consigo.
Outra forma de definir este tipo de líder é como um guia, com uma melhoria contínua que leva à mudança. Não acha que todos nós imaginamos um líder como alguém que orienta e ao mesmo tempo sabe tirar o melhor de nós?
Primeiro, é preciso conhecer os tipos de líder. Os mais clássicos são os autocráticos, liberais e democráticos. Veja a seguir alguns tipos de liderança:
- Autocrático: É aquele que se dedica ao comando, tem regras bem definidas e gosta de ter o controlo das decisões.
- Liberal: Dá bastante autonomia à equipa e evita intervenções.
- Democrático: Costuma tomar as decisões finais, mas leva em consideração a opinião da equipa. Trabalha junto com seus funcionários.
Além desses tipos de liderança, existem muitos outros, cada um com suas vantagens e desvantagens. Entre eles está a liderança transformacional, que para muitos especialistas cumpre integralmente o que um verdadeiro líder deve ser .
Características da Liderança transformacional
Um líder transformacional possui várias qualidades que o diferenciam de outros líderes.
- Capacidade de influenciar positivamente os outros.
- Pessoa com habilidades para ensinar e mover-se para a ação .
- Certo do que faz na sua tomada de decisão, embora saiba que ninguém é perfeito e pode estar errado.
- Ele é paciente e prevê o futuro a longo prazo, sabe que grandes mudanças levam tempo.
- Penso nos funcionários individualmente. Por exemplo, se tiver que dar feedback aos funcionários, fará isso de forma individual.
- Sabe como reconhecer o bom trabalho que sua equipa faz.
- Tem uma grande capacidade de impulsionar mudanças.
- Potencializa o conhecimento na sua equipa para que percebam as decisões dentro da empresa.
- Os líderes transformacionais são capazes de criar ambientes motivadores e estimulantes.
Talvez nem todos tenham a capacidade de ser um líder transformacional, mas o mais importante pode ser aprendido com eles, que é sua capacidade de motivar mudanças e melhorias.
👉6 exemplos de Avaliação de desempenho (+ modelo para download)
Liderança adaptável e liderança carismática
Na literatura de negócios, existem algumas definições sobre os tipos de liderança. Nesta seção, vamos nos concentrar na liderança adaptativa e na liderança carismática, porque são elas que podem ou são frequentemente confundidas com o estilo de liderança transformacional.
1) Liderança adaptativa
Na liderança adaptativa, o líder se adapta às pessoas da empresa. Não o contexto ou o ambiente, mas as pessoas. Claro, é um avanço em relação aos chefes tradicionais, que são aqueles que procuram fazer com que os outros se adaptem à sua forma de liderar.
2) Liderança carismática
Os líderes carismáticos são aquelas pessoas que têm “algo a mais”. Têm capacidade de sedução, comunicam-se muito bem e por isso são capazes de gerar entusiasmo nos outros. Isso é muito bom porque esses líderes são capazes de fazer com que os colaboradores façam o seu melhor.
A desvantagem desse líder é que, por ser uma pessoa que gosta muito dele, seus erros são minimizados e seus acertos mitificados, por isso ele nem sempre é objetivo com eles.
👉Employee Experience: 8 dicas para colocar em prática (+ teste de motivação laboral)
Exemplo de liderança transformacional, adaptativa ou carismática
- Sra. A: Uma líder adaptativa .
Caracteriza-se por se adaptar à pessoa com quem se encontra num determinado momento, às suas necessidades individuais.
A Sra. A chega ao escritório e começa a falar com a secretária. Como a secretária gosta de falar sobre o tempo, a Sra. A se adapta a essa conversa. Em 10 minutos ele tem um encontro com outro colega que não quer ter conversas que não sejam profissionais, então ela também adapta-se ao seu jeito de ser.
Além disso, a Sra. A sabe que as funções de seus trabalhadores devem ser bem definidas, mas sem ser muito rígida para que não limitem sua capacidade criativa.
- Exemplos de liderança carismática.
Este tipo de liderança geralmente inclui pessoas com perfil empresarial e perfil não empresarial.
De um perfil não empresarial, temos líderes carismáticos como Winston Churchill, Gandhi, Nelson Mandela ou Michael Jordan. Um líder carismático com perfil empreendedor é Steve Jobs, que na verdade é o exemplo que ele sempre dá.
Os líderes carismáticos têm um poder de comunicação brutal, de forma que inspiram os trabalhadores e geram entusiasmo, para que se sintam motivados e trabalhem com o máximo esforço. Geralmente, a presença desses líderes contribui para um ambiente de trabalho agradável e o bom desempenho dos trabalhadores .
-
Exemplos de liderança transformacional.
Aqui, os exemplos mais comuns são Steve Jobs (também o vimos como um líder carismático) e Elon Musk.
A diferença entre líderes transformacionais e carismáticos é que os primeiros dão grande importância à geração de mudanças. Um líder carismático pode não fazer isso, não importa o quão opressora seja sua personalidade.
Existem muitos exemplos anônimos de líderes transformacionais. Os diretores que dão um novo fôlego às empresas, ao aumentar os lucros, são líderes transformacionais. As empresas de tecnologia costumam ser um bom terreno fértil para líderes transformacionais, porque estão sempre a inovar e tentar coisas novas.
👉Indicadores de Desempenho: Exemplos + questionário
Diferenças entre liderança transformacional e transacional
Até agora apresentamos os diferentes tipos de liderança como qualidades vinculadas às pessoas, mas essa não é a única maneira de ver isso. É por isso que agora vamos analisar as diferenças entre liderança transacional e liderança transformacional, mas com um foco nas operações das empresas.
Como já definimos e exemplificamos a liderança transformacional, vamos nos concentrar na liderança transacional.
A liderança transacional é caracterizada por manter a estabilidade da empresa , sem alterar muito os métodos de negócios.
As características da liderança transacional são:
- Manter a estabilidade da empresa.
- A empresa comunica seus objetivos aos funcionários para que eles possam segui-los. De uma forma simples, poderíamos dizer que eles fazem o que o chefe manda.
- Se os funcionários têm um bom desempenho, são recompensados e se não são “punidos”.
- A comunicação é unilateral, pois os líderes são os que decidem o caminho a seguir e o comunicam aos funcionários.
- A relação do líder transacional é impessoal e não duradoura , ocorre apenas entre o funcionário e a empresa.
Agora que conhecemos os dois tipos de liderança, podemos dizer que a liderança transacional busca manter a forma como a empresa trabalha, enquanto a liderança transformacional busca fazer mudanças para melhorar sua operação.
👉Metodologia Agile: Como aplicar no RH?
O melhor tipo de liderança: Liderança transformacional ou transacional?
Poderíamos dizer que a liderança transacional e transformacional são praticamente opostas. Além disso, dada a descrição acima, podemos ficar tentados a pensar que a liderança transacional é ruim e a liderança transformacional é boa.
É verdade que a liderança transacional parece mais tradicional e autoritária, mas isso não significa que seja ruim para as organizações. É que a liderança transformacional é ótima, mas não é apropriada em todos os momentos e para todas as empresas.
A realidade das empresas é que o tipo de liderança que possuem é determinado por seus líderes. São eles que decidirão qual liderança é a melhor. E sim, a liderança transformacional pode nem sempre ser do seu interesse.
Por exemplo, se uma empresa precisa de resultados eficazes no curto prazo, a liderança transacional é melhor. Agora, se o que a organização busca é fomentar o relacionamento entre os funcionários e que eles se sintam como uma família na empresa de forma que isso lhes permita alcançar resultados de longo prazo, então a liderança transformacional é preferível.
É por isso que todo líder deve observar sua empresa para ver o que é necessário em todos os momentos. Pode ser que uma liderança transacional seja ideal agora, mas depois a situação da empresa muda, então uma liderança transformacional poderia ser perfeita.
Vantagens e desvantagens da liderança transformacional
A liderança transformacional tem suas vantagens e desvantagens. Destacamos a seguir algumas delas:
Vantagens
- Aumenta o desempenho dos colaboradores enquanto fazem o melhor para atingir os objetivos da empresa e os seus próprios.
- Não se trata mais apenas de desempenho, mas também de compromisso com a empresa . Essa liderança impacta positivamente os profissionais, tornando-os mais comprometidos com a empresa e com a equipa.
- Dessa forma, os funcionários podem suportar melhor a pressão e se adaptar facilmente às mudanças.
- O líder transformacional é um grande motivador. Por isso, os funcionários desenvolvem alta autoestima, segurança na equipa, neles próprios e são mais positivos.
Desvantagens
- Não pode ser aplicado a todos os tipos de empresas, nem precisa ser o estilo mais benéfico para a organização.
- Não é o melhor método quando o ambiente em si sofre poucas mudanças, os trabalhadores são experientes e gostam de seu trabalho. Em um caso como esse, é melhor para a empresa adotar outro estilo de liderança, como o transacional. O estilo transacional mantém o equilíbrio e promove o autocontrole, o que é benéfico para uma organização tradicional.
Agora que já sabe tudo sobre liderança transformacional, basta começar a aplicá-la!
Ferramenta para a Gestão de Pessoas
Gostava de ser um líder transformador, mas não o vê ao seu alcance e acha que não tem personalidade para isso? Não há nada escrito sobre isso. Se acredita no poder da liderança transformacional, pode treinar e aplicar esse estilo em sua equipa ou empresa, se achar adequado.
No entanto, para aplicar a liderança transformacional, é preciso delegar todas as tarefas repetitivas e manuais que exigem todo o tempo da gestão suas equipes. Como? Por meio da digitalização, com softwares para aprimorar os Recursos Humanos.
Com um software de RH, é possível poupar o tempo dos gestores e funcionários, e aceder a dados e relatórios que ajudarão no crescimento da empresa.
Veja tudo que a Factorial pode fazer por si e teste por 14 dias grátis:
✅ Teste o software da Factorial por 14 dias e comece a ser um líder transformacional!