Ir para o conteúdo

Metodologia Agile: como aplicar no departamento de RH?

·
8 minutos de leitura
metodologia-agile

Nesse artigo vamos explorar o que é a Metodologia Agile, quais as vantagens em aplicá-la nos processos de recursos humanos, as diferenças entre o RH ágil e o tradicional e dicas para implementar o método no seu departamento.

A Metodologia Agile pode ter nascido no universo tech, mas hoje já não se limita a ele. Impulsionada pela transformação digital e pela popularidade crescente das empresas de tecnologia, pouco a pouco a metodologia ágil atingiu outros setores e funções. Hoje, está a transformar a forma como as organizações contratam, desenvolvem, e gerem o seu pessoal: é a metodologia agile para Recursos Humanos.

Em um mundo onde a inovação tornou-se um imperativo estratégico para a maioria das empresas, promover mudanças para um departamento de RH mais ágil e produtivo é, inclusive, um fator de vantagem competitiva.

Nessa nova era digital, a área de RH precisa de estar alinhada às tendências tecnológicas para evoluir de um papel operacional para outro mais analítico e estratégico nas organizações. Veja a seguir como aplicar a metodologia agile no RH para transformar a realidade da sua empresa. 

software recursos humanos

O que é a Metodologia Agile?

Tradicionalmente, o processo de desenvolvimento na gestão de projetos é longo e rígido: os  ciclos de entrega são fechados e uma etapa só é iniciada quando a anterior for concluída.

Em 2001, um grupo de programadores da indústria de software perceberam que suas entregas não eram compatíveis com as demandas do mercado. Eles lançaram o Manifesto Ágil como uma forma de solucionar esse problema e criaram um sistema de entregas de produtos e/ou serviços mais rápido e objetivo.

Essa metodologia permite que equipas multidisciplinares cuidem de projetos subdivididos em tarefas menores a serem entregues em ciclos com período e objetivo definidos previamente. O objetivo é tornar o trabalho mais fluido e em constante processo de melhoria.

👉Plano de Recursos Humanos: Passo a passo para fazer o seu!

A metodologia Agile no departamento de RH

Hoje, a metodologia ágil vai muito além dos times de desenvolvimento de software e pode ser implementada em qualquer setor. Inclusive, já existe um Manifesto Ágil no RH, que tem como base os seguintes valores: 

  1. Redes colaborativas mais do que estruturas hierárquicas
  2. Transparência mais do que sigilo
  3. Adaptabilidade mais do que prescrição
  4. Inspiração e comprometimento mais do que gestão e retenção
  5. Motivação intrínseca mais do que recompensas extrínsecas
  6. Ambição mais do que obrigação

É possível tangibilizar esses valores ao mapear os fluxos de trabalho do departamento de Recursos Humano e categorizar diferentes processos. Considere, por exemplo, esses valores nos seguintes processos:

Para tornar ainda mais evidente as vantagens de um RH Ágil, apresentamos a seguir as principais diferenças deste para o RH tradicional.

👉Business Intelligence: O que é e como aplicar no RH?

metodologia agile rh

Quais são as diferenças entre o RH Ágil e o tradicional?

Ao observar o cotidiano de profissionais de Recursos Humanos em empresas onde a metodologia agile está presente, é possível notar muitas diferenças em relação àquelas onde os processos ainda estão baseados na gestão tradicional.

A seguir, elencamos algumas diferenças nos seguintes processos:

  • Recrutamento e seleção

No RH tradicional os processos de recrutamento e seleção são iniciados apenas em consequência de uma demanda específica, como quando uma vaga é aberta. Já o RH ágil implementa estratégias de Employer Branding e atividades contínuas para atrair talentos. O processo deixa de ser reativo e passa a ser pró-activo.

  • Formação e desenvolvimento

No método tradicional, é comum utilizar a Formação Profissional, obrigatória por lei, apenas para desenvolver habilidades relacionadas apenas a níveis de performance no exercício de uma função específica.

Já nas empresas ágeis, se forma um ambiente de aprendizado constante, independente da sua área de atuação. Ou seja, aproveita-se muito mais as diferentes habilidades que um funcionário tem a oferecer.

  • Plano de carreira

Enquanto no RH tradicional, cargos e funções são bem definidos e a estrutura é predominantemente hierárquica, no RH ágil os funcionários podem atuar em várias frentes e apresentar diferentes soluções a depender dos seus projetos, muitas vezes multidisciplinares.

Isso está diretamente relacionado à estrutura dos processos de formação e desenvolvimento, que qualificam o profissional para uma maior gama de conhecimentos. Em última instância, também favorece a horizontalização dos planos de carreira.

  • Gestão de pessoas

Enquanto no processo tradicional a equipa de RH é o principal responsável por atrair, desenvolver e avaliar talentos, na metodologia ágil esse é um trabalho conjunto entre a liderança da empresa, os gestores e os profissionais de RH. A gestão de pessoas é um processo cíclico que envolve diferentes elementos e no qual o próprio colaborador tem um papel ativo através da autogestão.

[Workshop📖] RH Ágil: Como construir uma estratégia efetiva?

Gostava de aprender mais sobre o impacto da metodologia ágil no departamento de recursos humanos? 

Neste Workshop, serão abordados os aspetos da cultura ágil, como valores, atitudes e comportamentos, para além de práticas e ferramentas que as equipas de RH podem utilizar para impulsionar a transformação ágil.

Principais pontos que serão abordados:

  • Mindset Ágil
  • Ferramentas e práticas úteis para impulsionar a mudança
  • Como compreender a cultura da sua organização e os fatores humanos influenciadores nos resultados
  • Principais desafios culturais da implantação Ágil
  • Frameworks Ágeis
  • Exemplos práticos

Inscreva-se abaixo para realizar o workshop completo sobre RH Ágil:

rh agil workshop

Vantagens da metodologia Agile para RH

Agora que ficou mais fácil de perceber as diferenças entre as metodologias e como estas impactam os principais campos de trabalho desse departamento, resumimos as principais vantagens da metodologia Agile para os Recursos Humanos. Confira a seguir os principais benefícios!

1) Otimização do trabalho

O benefício imediato de aplicar uma metodologia ágil no RH é identificar melhorias nos fluxos de trabalho e assim minimizar os gargalos produtivos. Como consequência, a equipa ganha produtividade.

2) Autonomia às equipas

Segmentar os fluxos de trabalho e mapeá-los possibilita definir células de trabalho independentes, mas ainda sim integradas. Dentro de cada célula, os especialistas direcionam o seu trabalho e assumem papéis mais analíticos e estratégicos. A autonomia para a tomada de decisão e o fluxo de trabalho simplificado também ajuda na motivação dos funcionários. 

3) Incorporar as principais tendências de RH

Ao implementar a metodologia agile, é muito mais fácil adotar uma série de outras tendências do RH moderno: HR Analytics, inteligência de negócios, employee experience e avaliação de desempenho 360°.

Essas tendências permitem usar a tecnologia para o desenvolvimento coletivo dos funcionários e das equipas. Também possibilita que os especialistas de RH analisem dados quantificáveis com mais agilidade e melhorem o processo de tomada de decisão.

Assim, o departamento pessoal assume um papel mais analítico e reduz a margem de erros e imprevistos consequência de processos não estruturados.

👉Metodologia OKR: Sistema de gestão de objetivos

metodologia agil

Técnicas do método Agile para Recursos Humanos

Se chegou até aqui e acredita que a metodologia agile pode de fato aprimorar os processos na sua empresa, a seguir poderá perceber algumas práticas essenciais desse método de otimização de processos. Conheça mais sobre o RH Ágil!

SCRUM e sprints

O scrum é uma estrutura para a organização ágil do trabalho entre equipas. Envolve a realização de um projeto específico dentro de um prazo estipulado, geralmente de 30 dias.

Dentro desse cronograma, existem prazos menores, que são chamados de sprints. A duração dessas pode variar entre uma a quatro semanas. Na prática, a maioria das equipas adotam sprints mais curtas, compostas de uma ou duas semanas.

Esse formato serve para fragmentar um objetivo maior em pequenas tarefas acionáveis. Isso permite que a equipa se concentre na realização dessas etapas. Para além disso, é fundamental definir responsáveis que estarão à frente de cada uma dessas etapas e que conduzirá as sessões.

Daily Meeting

Nada mais é do que uma reunião diária para a sincronização da equipa. Visa repassar as atividades do dia anterior e planejar o dia de trabalho que se inicia. Deve ser rápida, com duração máxima de 15 minutos, acontecer todos os dias, no mesmo local e na mesma hora. Assim, a reunião se torna natural e um hábito recorrente para todos na equipa.

Durante a sessão, cada um deve responder objetivamente:

  • O que eu fiz desde a última daily?
  • O que vou fazer hoje?
  • Quais são os impedimentos que estão a me atrapalhar na realização do meu trabalho?

👉 Gestão do conhecimento: Como aplicar nas empresas?

Tribos e squads

Squads são a unidade básica de organização das equipas, composta por vários profissionais com habilidades complementares que se unem para trabalhar num processo específico.

O segundo nível de agrupamento seria a tribo, que pode conter uma série de squads com atividades e objetivos similares. Existem distintas técnicas para a divisão do trabalho em grupos e responsabilidades, que variam em função do tamanho das equipas, suas atribuições principais e volume de trabalho.

Cada organização terá o seu próprio modelo, de modo que é importante conhecer a fundo o universo ágil, quais as melhores técnicas e como adaptá-las à realidade de cada empresa. Ao implementar, tente encontrar pessoas na sua empresa que já tenham algum nível de familiaridade com o assunto.

👉Gestão de desempenho: Dicas para avaliar a performance dos funcionários

agilizade-organizacional

Como implementar a metodologia ágil no RH?

Para ser bem sucedido na implementação da metodologia ágil no departamento de Recursos Humanos, é necessário estabelecer um plano de metas para todo o setor:

  1. Compreenda os atuais fluxos de trabalho e aonde se quer chegar;
  2. Identifique as melhores técnicas, dentro da metodologia ágil para RH, a serem utilizadas;
  3. Distribua as responsabilidades para cada líder das áreas de atuação fraccionadas;
  4. Reúnam-se, constantemente, para avaliar o desenvolvimento de cada etapa e potenciais bloqueios;
  5. Ofereça suporte e ferramentas para que a comunicação permaneça transparente.

E lembre-se que o primeiro passo para transformar o RH tradicional em um RH Ágil é a mudança de mentalidade. Para uma nova metodologia de trabalho ser bem aceita, é necessário que todos estejam alinhados e cientes da importância dessa mudança.

👉Software de RH: Como escolher o melhor?

Ferramenta para aplicar a metodologia Agile no RH

Não é por acaso que o método ágil surgiu dentro do setor tecnológico. Se a transformação digital representa o fim de processos manuais e burocráticos, podemos dizer que a metodologia ágil é a mudança dos comportamentos associados a esses procedimentos.

A tecnologia na metodologia agile tem uma importância muito maior do que apenas automatizar processos e economizar. Ela é necessária para proporcionar visibilidade a todos dentro da empresa e mais autonomia aos colaboradores.

Por isso, é fundamental utilizar uma plataforma adequada que permita consolidar essas novas metodologias e novos processos de maneira eficiente, segura e acessível.

Um dos sistemas capaz de agilizar os processos de RH é o software de Recursos humanos da Factorial. Com ele, é possível poupar tempo tanto dos gestores quando dos funcionários, ao utilizar diversas funcionalidades, como:

  • Gestão de OKRs
  • Análise de dados de RH
  • Avaliações de desempenho
  • Sistema ATS para recrutamento e seleção
  • Portal do funcionário
  • Gestão e assinatura de documentos online
  • E muito mais!

Veja em 30 segundos tudo o que um software de RH pode fazer por si e solicite um teste por 14 dias:

Otimize a gestão dos processos na sua empresa: registe-se grátis e experimente o software de RH da Factorial por 14 dias

Texto escrito por Constance Laux

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário