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Missão, visão e valores de uma empresa: qual a diferença?

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8 minutos de leitura

Neste artigo, apresentamos-lhe o que é a missão, visão e valores de uma empresa. Saiba como comunicar estes conceitos aos seus parceiros e qual a importância de os definir na sua estratégia empresarial!

Missão, visão e valores: três conceitos que é muito comum vermos em apresentações de empresas, websites de cada negócio ou em qualquer peça de comunicação institucional. Normalmente, estes conceitos representam aquilo que a empresa defende, o caminho que a orienta e os objetivos que quer atingir.

A identidade de uma empresa, bem como as suas diretrizes estratégicas são guiadas por estes três conceitos. São, por isso, a base de qualquer negócio. Devem ser estabelecidos logo desde o início e adaptados ao longo do tempo, conforme a evolução do negócio assim o vai exigindo.

Leia o nosso artigo e descubra quais as principais diferenças entre a missão, visão e valores, como defini-las e o seu futuro!

Tabela de Conteúdos

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Estratégia empresarial: missão, visão e valores

A consistência do propósito da organização é absolutamente essencial no processo de gestão estratégica de uma empresa. Para se criar essa consistência, deve-se recorrer à hierarquia de finalidades estratégicas: missão, visão e valores.

A visão provoca o empenho de todos na missão da organização, através do trabalho realizado com base nos valores e objetivos estratégicos da empresa. Tudo isto junto, define a estratégia empresarial do seu negócio.

A visão de uma empresa

Aquilo que determina o sucesso de uma organização é a sua capacidade de conceber uma visão e fazer dela uma fonte de inspiração para as pessoas que nela trabalham. Para ser mobilizadora, deve ser precisa para orientar e suficientemente flexível para permitir a tomada de iniciativas.

Deve oferecer uma meta sempre um pouco fora de alcance, mas não tão longe que não valha a pena lutar por ela. Assim, podemos afirmar que:

  • Na gestão estratégica, a visão refere-se aos objetivos de mais longo prazo e mais gerais;
  • A visão descreve as aspirações para o futuro, sem especificar os meios para as alcançar;
  • As visões com mais efeito são aquelas que criam inspiração e esta inspiração é normalmente querer mais, maior e melhor. Pode ser, por exemplo, prestar o melhor serviço ou desenvolver o produto mais resistente, e deve ser sempre inspirador.

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A missão dos negócios

A visão torna-se tangível com a definição da missão. O conteúdo da visão e a personalidade do conteúdo poderá variar muito de organização da empresa. Encontramos missões extensas e detalhadas, assim como curtas e concisas.

Na prática, a missão deve conter um ou mais dos seguintes tópicos:

  • Uma indicação do setor/indústria na qual a organização exerce a sua atividade;
  • Uma indicação da quota de mercado (realista) ou uma posição do mercado em que a organização deve ter como objetivo;
  • Um breve resumo dos valores e crenças da organização, relacionando-os com os principais grupos interessados (colaboradores, clientes e parceiros);
  • Um resumo da localização geográfica ou o âmbito da atividade.

Assim, a missão é o objetivo síntese da organização. É o propósito, é a finalidade peculiar que diferencia a organização de outra semelhante. É a razão da existência da organização. Traduz os ideais e orientações globais da empresa:

  • Qual é a razão de ser da Empresa?
  • Qual é o negócio da Empresa?
  • Quais são as futuras competências requeridas pela Organização?
  • Quem são os principais clientes ou segmentos de mercado da Organização?
  • Quais são os principais produtos ou serviços da Organização?
  • Quais são os princípios básicos e os valores da Organização?

Os valores: o que são?

Os valores são qualidades ou características que criam identidade e representam as prioridades da organização. As ações e decisões de uma empresa devem reger-se pelos valores definidos. A sua empresa pode ter valores como: a sustentabilidade, ecologia e transparência; acrescentar valor para o cliente; a segurança; o respeito pelo ser humano. De forma resumida, assemelham-se aos valores de uma pessoa.

É cada vez mais expectável, por parte dos consumidores, que as empresas tenham uma série de valores. Mas, mais do que defini-los em algum sítio, é importante que a empresa os cumpra e as suas ações os reflitam.

Como definir a missão, visão e valores de uma empresa?

Na definição estratégica de um novo negócio existem vários tópicos que são importantes definir. No que concerne à missão, visão e valores da sua empresa, estas devem responder a uma série de questões, de forma realista, direta e honesta.

1) Missão

A definição da missão do seu negócio deve considerar alguns fatores como a história da empresa, as preferências da administração, o ambiente de mercado, os recursos da empresa e as competências distintas. A missão deve responder à questão “Qual é o nosso negócio?”.

Assim, na missão que delinear deve refletir o setor de atuação do seu negócio, os produtos e os benefícios dos mesmos, o grau de verticalização da empresa, as competências, a segmentação do mercado e a abrangência geográfica.

Dos três pilares estratégicos, missão, visão e valores, a missão poderá ser a mais difícil de definir. Esta servirá de base para estabelecer as estratégias e políticas da empresa.

2) Visão

Onde pretende chegar? A perspetiva de futuro deve estar presente na visão definida para o seu negócio. A visão é a forma como a sua empresa deseja ser reconhecida num determinado período de tempo.

Para definir a visão de uma empresa deve responder à seguinte questão: “O que queremos ser?”. Como pretende que a sua empresa seja vista no futuro? Qual o desafio que os seus colaboradores têm em mãos?

3) Valores

Ao definir os valores da sua empresa, deve procurar que os mesmos sejam claros e objetivos. É importante que todos os percebam (colaboradores, clientes, parceiros e restante sociedade). Devem ser seguidos em todas as ações concretizadas pela empresa.

Defina valores que farão realmente parte da estratégia de atuação da empresa. E lembre-se que existem alguns que, apesar de básicos, devem fazer parte do dia-a-dia da empresa, como:

  • A satisfação dos clientes, afinal de contas são eles a razão de ser do seu negócio;
  • A responsabilidade social: as empresas devem apoiar causas com as quais se identifiquem;
  • O respeito pelo meio ambiente pois cabe a todos termos um papel ativo na sustentabilidade e ecologia;
  • A qualidade do produto ou serviço que oferece. Ao comercializar algo, deve garantir que o mesmo tenha qualidade.

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O mais importante é que, depois de definir os valores, concretize ações e iniciativas práticas que respeitem os valores definidos.

  1. Crie iniciativas que procurem a satisfação dos seus clientes, indo além do serviço básico e expectável.
  2. Apoie causas locais, regionais ou nacionais que sejam importantes para a sua empresa.
  3. Respeite o meio ambiente, com packagings e modos de produção sustentáveis.
  4. Monitorize os produtos ou serviços que oferece, garantindo que a qualidade se mantém sempre no seu nível máximo.

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Valores - Responsabilidade Social

O futuro da missão, visão e valores

Apesar da visão, missão e valores de uma empresa ser fundamental na construção da cultura organizacional, os profissionais de marketing defendem que a comunicação destes três pilares deve ser reinventada.

Os novos consumidores não procuram saber quais os valores de uma empresa, mas sim as ações em concreto que fazem na defesa desses valores. Não se importam para onde a empresa quer ir, mas sim o caminho que faz para lá chegar.

Dicas para comunicar a missão, visão e valores da sua empresa

Um dos sítios mais comuns onde vemos comunicadas a visão, missão e valores de um negócio é no website do mesmo. Contudo, a forma como os utilizadores consomem informação mudou ao longo dos últimos anos.

A escrita é cada vez mais vocacionada para a comunicação de benefícios, ao invés de características. Ações, ao invés dos valores que guiam essas ações. É, por isso, que aconselhamos a repensar o seu website, respondendo às seguintes questões:

  1. O que vai ganhar o consumidor ao consumir o seu produto ou serviço? Comunique benefícios e não características. Por exemplo: comercializa fornos. Esqueça a ideia de comunicar que atinge a temperatura x e que aquece de forma rápida. Experimente antes a abordagem de “O nosso forno aquece tão rápido que mesmo que se esqueça de o ligar, consegue ter o jantar pronto em cinco minutos e passar mais tempo com a família”.
  2. Que iniciativas tem desenvolvido na sua empresa, no âmbito da responsabilidade social? Dizer que têm várias ações deste cariz de pouco vale se não for acompanhado de exemplos práticos. Exemplo: No natal do ano x, oferecemos 50 refeições a crianças desfavorecidas, da associação x.
  3. Como são os processos de produção? E as equipas? Os trabalhadores têm boas condições de trabalho? Seja transparente na forma como comunica.
  4. Qual o objetivo da empresa? Onde pretendem chegar? Seja claro no caminho que quer fazer.

De forma resumida, se a sua empresa deixar de existir ou se por algum motivo tiver de fechar, qual vai ser o impacto disso no mercado, na sua zona de atuação e nos seus clientes? Haveria solução? Faria realmente a diferença? Definir um propósito, concretizado na missão, visão e valores da empresa é fundamental.

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Importância de incluir as pessoas no plano estratégico

Além da visão, missão e valores é importante que também defina um plano estratégico que tenha como pilar as pessoas. As empresas caminham, cada vez mais, para comunicações “humanizadas”, em que o mais importante é construir relações de confiança e duradouras.

O marketing relacional e a inteligência emocional ganham uma importância crescente, face à promoção de produto e relações internas, respetivamente.

Na missão, visão e valores deve estar refletido este pilar. Recorde-se que para fornecer um serviço de excelência aos seus clientes, precisa de uma equipa motivada, satisfeita, que acredite no projeto e que “vista” a camisola.

Se, por exemplo, define que um dos valores da empresa é a inclusão, não faz sentido ter políticas restritivas no que toca à contratação de colaboradores. Na verdade, tendo ou não esse valor, os colaboradores devem ser recrutados com base nas suas competências e nunca com base nas suas origens e valores culturais.

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Software de RH: Utilize as melhores tecnologias do mercado para ser estratégico

Após definir a visão, missão e valores da sua empresa, é importante olhar para outros pontos que serão estratégicos na gestão do seu negócio. Um deles é munir-se das melhores ferramentas do mercado, permitindo aos seus colaboradores automatizar processos, gerindo as suas tarefas de forma eficaz e eficiente.

Com o software da Factorial consegue, por exemplo, otimizar os seus processos de RH. Uma solução para agilizar todas as tarefas repetitivas e rotineiras, enquanto a sua empresa se encontra em crescimento.

Nele vai poder realizar várias tarefas, como por exemplo:

  • Encontrar e recrutar os melhores talentos para a sua empresa;
  • Organizar o onboarding e o offboarding dos seus funcionários;
  • Acompanhar a formação dos seus colaboradores;
  • Monitorizar os objetivos dos funcionários;
  • Gerir as despesas dos colaboradores e da empresa, numa única plataforma;
  • Assinar documentos online;
  • Estabelecer horários de trabalho;
  • Gerir ausências, administrando online os pedidos de ausência da equipa;
  • E tanto mais!

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A Nádia é content, copy e creative writer. As palavras são a sua grande paixão, usando-as para informar, entreter, ensinar ou simplesmente partilhar. É apologista de que devemos partilhar conhecimento, histórias, experiências (e bolos de chocolate, sempre!). Parceira da Factorial, no mercado português, pretende escrever conteúdos relevantes e informativos para todos os leitores.

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