Ir para o conteúdo

Modelo de recibo de vencimento em Excel: como utilizá-lo na sua empresa?

·
5 minutos de leitura
modelo de recibo de vencimento

Ainda que seja algo presente na vida de todos os trabalhadores, poucos são aqueles que percebem exatamente o que significam todas as informações do recibo de vencimento. Por isso, na Factorial, decidimos criar um modelo de recibo de vencimento grátis, em Excel.

Já no caso do empregador ou do departamento de RH, é fundamental que saibam como elaborar um recibo de vencimento e quais são as suas variáveis. Se necessita de um modelo para criar e gerir o recibo do salário dos seus colaboradores, nós temos a solução indicada.

Ainda que tenha um contabilista responsável pelo processo, saber como ele funciona é importante para que tenha o controlo das finanças da empresa e consiga prever possíveis variações no recibo de vencimento.

Veja a seguir o que deve ter em conta e como fazer um recibo de vencimento.

Tabela de conteúdos:

software-rh-dp-360

O que é um recibo de vencimento?

Um recibo de vencimento é muito mais do que uma folha de papel com o valor a ser recebido pelo funcionário. Este é um documento obrigatório que deve ser gerado pelo empregador todos os meses. Ele comprova a relação laboral do empregado com o empregador, para além de citar importantes informações sobre a remuneração e função do funcionário.

No entanto, o recibo de vencimento pode variar de mês a mês. Isto porque tem em conta algumas variáveis e condições relativas às funções do colaborador.

recibo de vencimento online

6 dicas a ter em conta antes de criar um recibo de vencimento

Antes de perceber como criar um recibo de vencimento, é necessário ter em consideração diferentes aspetos que influenciarão os seus cálculos e o valor final a ser percebido pelo colaborador.

1) Tipo de contrato

Não é o mesmo para o trabalho em período integral ou parcial. Um trabalho sem termo também não é o mesmo que um a termo certo. De acordo com cada caso, a percentagem que será citada na Segurança Social estará vinculada ao tipo de contrato, bem como a percentagem a ser retida do imposto de renda pessoal.

2) O sindicato/acordo coletivo

Afetará os suplementos salariais que o colaborador recebe, bem como o pagamento de horas extra e das percepções não-salariais (como o subsídio de férias, de Natal ou de alimentação).

3) Situação pessoal do colaborador

Se o trabalhador é casado ou tem filhos ou dependentes, o cálculo do IRS será diferente. Antes de começar a criar o primeiro recibo de vencimento de um colaborador, é necessário ter todas essas informações.

4) Pagamentos extras

Saber se os pagamentos serão partilhados ou se serão pagos em tempo hábil ao longo do ano também é importante ao aplicar o IRS.

5) Grupo de contribuição e categoria profissional

Estes dados afetam o cálculo das bases de contribuição da Segurança Social.

6) Baixa justificada

Nesse caso, se o funcionário estiver de licença, seja médica ou parental, também terá impacto no salário líquido. Estas situações podem alterar o valor a ser recebido pelo colaborador e devem ser previstas pelas empresas.

Com esses conceitos em mente e com a ajuda de um programa de gestão de recibos de vencimento é possível gerir os recibos dos funcionários da sua empresa. Conheça o software de RH da Factorial, com ele é possível gerir todos os seus dados de recursos humanos.

Como fazer um recibo de vencimento?

Algumas informações são fundamentais e obrigatórias, e devem estar presentes nos recibos de vencimento.

Antes de criar um recibo de vencimento, é preciso ter todos os dados a seguir:

  • Dados de identificação do empregador: Nome da empresa, NIF, NISS e morada oficial.
  • Dados de identificação do empregado: Nome, NIF, NISS e categoria profissional
  • Identificação de valores a serem pagos:  salário base, horas extras, subsídios, etc.
  • Valores a serem descontados: deduções, impostos, faltas não justificadas, etc.
  • Identificação da apólice de seguro de acidentes de trabalho do funcionário.

Há sempre a possibilidade de adicionar outras informações nos recibos de vencimento, que deve ser adaptado à realidade da empresa e dos colaboradores.

Depois de obter estas informações, basta organizá-las e estruturar um modelo de recibo de vencimento que deixe tudo claro e organizado.

[Grátis] Modelo de recibo de vencimento em Excel

Na Factorial, criámos um modelo de recibo de vencimento grátis para que possa utilizar e adaptar de acordo com os seus funcionários e empresa.

Se necessita de ajuda para criar um recibo de vencimento, descarregue o modelo de recibo de vencimento no Excel. Personalize-o com o logotipo da empresa, e com as informações do empregado e empregador.

Descarregue o modelo de recibo de vencimento grátis ⬇️

recibo de vencimento em excel

Se tiver dúvidas sobre como o nosso modelo funciona e como deve ser preenchido, aconselhamo-lo a assistir ao vídeo abaixo. O Rafa explica-lhe todos os pormenores! ⬇️

Se o excel não é o seu estilo … pode sempre usar o software Factorial para gerir os seus recibos e todos os dados da sua equipa. Esqueça as fórmulas, a contagem de horas, os valores extra…

Com a Factorial, é possível enviar recibos de vencimento a todos os seus funcionários de forma fácil e automática. Veja como na próxima secção!

Factorial: como automatizar o envio de recibos de vencimento?

Com um software de RH como o da Factorial, entregar e gerir os recibos de vencimento fica mais rápido e fácil. Como? ⬇️

Basta fazer o upload do pdf que contém todos os recibos de vencimentos da sua equipa e o nosso software reconhecerá o nome e o NIF de cada trabalhador. Dividiremos o pdf em diferentes recibos de vencimento e poderá revê-los antes de enviar a cada funcionário.

O funcionário receberá uma mensagem privada ou notificação para verificar o seu recibo, e o arquivo será armazenado na sua pasta pessoal dentro da plataforma Factorial. Assim, estará sempre disponível.

O colaborador só poderá ver os seus próprios documentos. Em nenhuma circunstância terá acesso a outros comprovantes ou dados particulares de outro funcionário.

Com o gestor inteligente da Factorial, não haverá erros no envio dos recibos de vencimento. O processo é realizado em conformidade com os mais altos padrões de segurança (e pode até ser feito em massa). Assim, garantirá que todas as informações são sempre confidenciais. Muito mais seguro que os envios por e-mail.

✅ Marque uma demonstração do software Factorial com um dos nossos consultores de RH aqui!

Como entregar o recibo de vencimento aos colaboradores?

O momento de entrega dos recibos de vencimento todos os meses é um pouco delicado. Em muitas empresas, o e-mail é usado para enviá-lo, mas é algo que deverá enviar individualmente e tomará muito tempo do seu dia.

Além disso, se usar um programa tradicional para a criação de recibos precisará de criar um documento para cada funcionário.

Este é um processo um pouco lento e tedioso. Mas, o mais complicado é enviar o arquivo correspondente ao colaborador correto, principalmente se a sua empresa conta com muitos funcionários. Se nunca errou ao enviá-lo, teve sorte!

Enviar o recibo de vencimento ao colaborador equivocado não é apenas um problema para a encarregada dos recursos humanos, mas também para o funcionário que o recebe. Este erro pode converter-se numa situação incómoda no escritório. Já o colaborador pode também sentir-se incomodado porque viu os seus dados expostos a outras pessoas da equipa.

A melhor coisa a fazer nesse caso é confiar num programa de recursos humanos que tenha a funcionalidade de enviar recibos de vencimento. Como lhe dissemos acima, a Factorial pode ser uma opção!

A Catarina é a Content Specialist da Factorial para o mercado português. Com um mestrado em Gestão de Marketing, iniciou a sua carreira profissional na Factorial, com o intuito de aprender mais sobre Inbound Marketing e Recursos Humanos. O seu objetivo é trazer conteúdo interessante e atualizado aos leitores!

Artigos Relacionados

4 Comments

Deixe um comentário