Ir para o conteúdo

Modelo de recibo de vencimento [Template de Excel – Download Grátis]

Modelo de recibo de vencimento grátis

Ainda que seja algo presente na vida de todos os trabalhadores, poucos são aqueles que percebem exatamente o que significam todas as informações que ali estão. Já no caso do empregador ou do departamento de RH, é fundamental que saibam como elaborar um recibo de vencimento e quais são suas variáveis. Na Factorial disponibilizamos diversos templates grátis de recursos humanos, e desta vez criamos um modelo grátis de recibo de vencimento, para excel.

Se necessita um modelo para criar e gerir o recibo do salário dos seus colaboradores, este é o sitio perfeito.

Ainda que tenha um contador responsável pelo processo, saber como ele funciona é importante para que tenha o controlo de suas finanças e consiga prever possíveis variações no recibo de vencimento. Veja a seguir o que deve ter em conta e como fazer um recibo de vencimento.

Modelo de recibo de vencimento

O que é um recibo de vencimento?

Um recibo de vencimento é muito mais do que uma folha de papel com o valor a ser recebido pelo funcionário. Esse é um documento obrigatório que deve ser gerado pelo empregador todos os meses. Ele comprova a relação trabalhista do empregado com o empregador, para além de citar importantes informações sobre a remuneração e função do funcionário.

No entanto, o recibo de vencimento pode variar de mês a mês, pois leva em conta algumas variáveis e condições relativas às funções do colaborador.

O que ter em conta antes de criar um recibo de vencimento

Antes de perceber como criar um recibo de vencimento, é necessário levar em consideração diferentes aspetos que influenciarão nos seus cálculos e no valor final a ser percebido pelo colaborador:

Tipo de contrato

Não é o mesmo para trabalhar em período integral e parcialmente. Um trabalho sem termo também não é o mesmo que um a termo certo. De acordo com cada caso, o percentual que será citado na Segurança Social estará vinculado ao tipo de contrato, bem como o percentual a ser retido do imposto de renda pessoal.

O sindicato/acordo coletivo.

Afetará os suplementos salariais que o colaborador recebe, bem como o pagamento de horas extras e das percepções não-salariais (como subsídios).

Situação pessoal do colaborador

Se o trabalhador é casado ou tem filhos ou dependentes, o cálculo do I.R.S. será diferente. Antes de começar a criar o primeiro recibo de vencimento de um colaborador, é necessário ter todas essas informações.

Pagamentos extras

Saber se os pagamentos serão partilhados ou se serão pagos em tempo hábil ao longo do ano também é importante ao aplicar o I.R.S.

Grupo de contribuição e categoria profissional

Estes dados afetam o cálculo das bases de contribuição da Segurança Social.

Baixa justificada

Nesse caso, se o funcionário estiver de licença, seja médica, paternidade ou maternidade, também terá impacto no salário líquido. Estas situações podem alterar o valor a ser recebido pelo colaborador e devem ser previstas pelas empresas.

Com esses conceitos em mente e com a ajuda de um programa de gestão de recibos de vencimento é possível administrar os recibos dos funcionários da sua empresa. Confira o software Factorial, com ele é possível gerir todos os seus dados de recursos humanos.

modelo recibo vencimento

Como entregar o recibo de vencimento aos colaboradores?

O momento para entregar os recibos de vencimento todos os meses é um pouco delicado. Em muitas empresas, o e-mail é usado para enviá-lo, mas é algo que deverá enviar individualmente e tomará muito tempo do seu dia.

Além disso, se usar um programa tradicional para a criação de recibos ou gerá-lo a partir de um modelo de folha de pagamento no Excel, precisará criar um documento para cada funcionário.

Este é um processo um pouco lento e tedioso. Mas o mais complicado é enviar o arquivo correspondente ao colaborador correto, principalmente se a sua empresa conta com muitos funcionários. Se nunca errou ao enviá-lo, teve sorte.

Enviar o recibo de vencimento ao colaborador equivocado não é apenas um problema para a encarregada dos recursos humanos, mas também para o funcionário que o recebe. Este erro pode ser converter em uma situação incómoda no escritório e para o colaborador que viu seus dados expostos a outras pessoas da equipa.

A melhor coisa a fazer nesse caso é confiar em um programa de recursos humanos que tenha a funcionalidade de enviar recibos de vencimento.

recibo de vencimento como fazer

Como fazer um recibo de vencimento?

Algumas informações são fundamentais e obrigatórias e devem estar presentes nos recibos de vencimento.

Antes de criar um recibo de vencimento, é preciso ter todos os dados a seguir:

  • Dados de identificação do empregador: Nome da empresa, NIF, NISS e morada oficial.
  • Dados de identificação do empregado: Nome, NIF, NISS e categoria profissional
  • Identificação de valores a serem pagos:  salário base, horas extras, subsídios, etc.
  • Valores a serem descontados: deduções, impostos, faltas não justificadas, etc.
  • Identificação da apólice de seguro de acidentes de trabalho do funcionário.

Há sempre a possibilidade de adicionar outras informações nos recibos de vencimento, que deve ser adaptado à realidade da empresa e dos colaboradores.

Depois de obter estas informações, basta organizá-las e estruturar um modelo de recibo de vencimento que deixe tudo claro e organizado.

No entanto, fazer isso pode ser difícil na primeira vez. Por isso, criamos um modelo de recibo de vencimento grátis para que possa utilizar e adaptar de acordo com seus funcionários e empresa.  Se necessita de ajuda para criar um recibo de vencimento, descarregue o modelo de recibo de vencimento no Excel e personalize-o com o logotipo e as informações da sua empresa e as informações de cada colaborador.

Faça o download do modelo grátis para criar o seu recibo de vencimento abaixo – template em Excel

👇Descarregar modelo de recibo de vencimento grátis 👇

recibo de vencimento descarregar

Se o excel não é o seu estilo … sempre poderá usar o software Factorial para gerir seus recibos e todos os dados da sua equipa. Esqueça as fórmulas, a contagem de horas, os extras… Com a Factorial, é possível enviar recibos de vencimento a todos os seus funcionários de forma fácil e automática.

Apenas se preocupe em verificar se tudo está correto e faremos todo o resto.

Como automatizar o envio de recibos de vencimento?

Com um software de RH como o da Factorial, entregar e gerir os recibos de vencimento fica mais rápido e fácil. Basta fazer o upload do pdf que contém todos os recibos de vencimentos da sua equipa e o nosso software reconhecerá o nome e o NIF de cada trabalhador. Dividiremos o pdf em diferentes recibos de vencimento e sempre poderá revisá-los antes de enviá-los a cada funcionário.

O funcionário receberá uma mensagem privada no link para verificar seu recibo e o arquivo será armazenado em sua pasta pessoal dentro da plataforma da Factorial. Assim, esta estará disponível o tempo todo.

O colaborador só poderá ver os seus próprios documentos, em nenhuma circunstância, terá acesso a outros comprovantes ou dados particulares de outro funcionário.
Com o gestor inteligente da Factorial, não haverá erros no envio dos recibos de vencimento. O processo é realizado em conformidade com os mais altos padrões de segurança para garantir que todas as informações sejam sempre confidenciais. Muito mais seguro que os envios por e-mail.

Registe-se gratuitamente na Factorial e administre os recibos de vencimento dos seus funcionários

Este artigo também está disponível em: Brasil

Ana Matos é Content Manager da Factorial para o mercado português. Licenciada em Ciências da Comunicação e Mestre em Marketing, dedica-se à criação, produção e gestão de conteúdos digitais em diferentes formatos desde 2017. Depois de alguns anos a trabalhar em agências de Comunicação e Marketing, especializa-se agora na área de Recursos Humanos & Tecnologia.

Postagens relacionadas

3 Comments

Deixe um comentário

Recursos semanais para profissionais de RH.

Inscreva-se em nosso boletim semanal e receba as últimas tendências, dicas e recursos para os profissionais de RH.

Ao subscrever, está a aceitar o processamento dos seus dados para receber as informações solicitadas. Política de Privacidade