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Clima Organizacional: como fazer esta pesquisa? [+questionário Word]

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9 minutos de leitura
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Neste artigo explicamos o que é uma pesquisa de clima organizacional, que perguntas podem ser feitas durante a pesquisa e como conduzir este processo internamente na sua empresa. Mostramos-lhe, também, alguns exemplos práticos e disponibilizamos-lhe um questionário em work a usar na sua pesquisa de clima organizacional.

Um dos principais diferenciais de uma empresa é a sua cultura organizacional, construída a partir dos vínculos e dinâmicas de grupo. Neste ecossistema, a área de Recursos Humanos tem um papel fundamental na criação de um espaço e condições vitais que dêem lugar ao bem-estar e à produtividade coletiva.

Além dos temas da remuneração, tipo de contratação e possibilidades de crescimento, o ambiente de trabalho é um fator determinante para a retenção de talentos. Os ambientes frios e hostis proporcionam a diminuição da produtividade, e aumenta a taxa de turnover.

Tendo isto em conta, é importantíssimo medir o nível de satisfação das pessoas no que toca à cultura e clima da organização. Esta avaliação é apelidada de pesquisa de clima organizacional. Vamos apresentar-lhe, de seguida, o panorama completo sobre este tema. Venha connosco!

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Primeiro, o que é clima organizacional?

Existem diversos estudos e definições sobre o que é clima organizacional. De forma resumida, podemos dizer que:

O clima organizacional é a percepção dos colaboradores sobre diversos aspetos da sua experiência como parte integrante de uma organização.

Estes aspectos são o que determinam o envolvimento destes profissionais e, por isso, estão diretamente ligados à sua motivação. A perceção dos colaboradores envolve uma série de processos, políticas e práticas da empresa, que podem estar relacionados com:

  • Remuneração e benefícios
  • Oportunidades de crescimento profissional
  • Justiça em relação ao mérito e promoção profissional
  • Recursos e ferramentas de trabalho
  • Relações interpessoais
  • Liderança direta
  • Liderança executiva
  • Entre outros

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Mas… o que é ter um bom clima organizacional?

Uma organização tem um bom clima organizacional quando os seus colaboradores se sentem não apenas felizes e confortáveis, mas também possuem uma perceção positiva das práticas da empresa, do seu quotidiano e do espaço que ocupam dentro da organização.

É um conceito bastante subjetivo e complexo, e que está relacionado com outros fatores como a comunicação interna, trabalho em equipa, liderança ou salário emocional.

O que é pesquisa de clima organizacional?

Antes de descarregar o modelo de pesquisa organizacional, é importante perceber o que é e qual a finalidade deste documento. A Pesquisa de Clima Organizacional é uma pesquisa com afirmações que suportam a avaliação individual enviada pela empresa para uma amostra, ou totalidade, dos seus funcionários.

O resultado da recolha e processamento de dados desta pesquisa permite a criação do Diagnóstico do Clima Organizacional da empresa. Isto é, o que os colaboradores pensam e sentem sobre as atividades e políticas praticadas pela empresa.

Normalmente, as perguntas da pesquisa de clima organizacional são divididas em dimensões ou, para simplificar, diferentes temas. Para cada um desses temas há uma série de afirmações que normalmente são avaliadas com recurso à Escala de Likert de 5 pontos. Esta escala mede o nível de discordância, que nos extremos vai de “Discordo totalmente” a “Concordo totalmente”.

Exemplo de afirmações

  • Os gestores envolvem os colaboradores nas decisões que afetam as suas atividades profissionais.
  • Este é um lugar emocionalmente saudável para trabalhar.
  • Sinto que as pessoas se importam umas com as outras.
  • Sinto que tenho liberdade para manifestar as minhas ideias e dizer o que penso.

Além desta escala, o modelo de pesquisa organizacional pode conter perguntas mais diretas, para que o funcionário responda com “sim”, “não” ou “não sei responder”. Contudo, esta avaliação é mais limitante, visto que existem apenas 3 opções em vez de 5, como na Escala de Likert.

Exemplo de questões

Damos-lhes, agora, alguns exemplos de questões para realizar uma pesquisa de clima organizacional:

  • Sente-se satisfeito/a com o seu ambiente de trabalho?
  • Na sua opinião, o seu departamento precisa de melhorias?
  • Tem vontade de mudar de área ou função?
  • Gostaria de ter mais atividades de integração com a sua equipa?

Independentemente do tipo de pesquisa de clima organizacional, o objetivo é ser o mais direto e conciso possível. Só desta forma os resultados mostrarão o que está a funcionar bem e o que a empresa precisa de melhorar.

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Para que serve a pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional, por si só, tem como finalidade fazer um diagnóstico do ambiente da empresa. Para que este mapeamento se traduza em mudanças e melhorias, é necessário alinhar a pesquisa aos objetivos estratégicos dos recursos humanos.

Após a realização da pesquisa, o passo seguinte é estudar os resultados, planear as intervenções necessárias às práticas e processos da empresa e monitorizar a efetividade dessas intervenções. É imperativo colocar um plano em prática para se perceber se, após o diagnóstico inicial, as ações desenvolvidas pelo RH:

A. Geraram, de facto, mudanças no Clima Organizacional

B. Promoveram resultados em termos de negócio, quando o diagnóstico é positivo

Um questionário de pesquisa de clima organizacional é mais efetivo, com melhor retorno, quando usado de forma correta e feito de forma contínua e interativa.

Não existe uma periodicidade certa ou errada para se recorrer a esta pesquisa. O importante é haver tempo para se avaliarem os resultados, traçar e implementar um plano de melhoria e, por fim, verificar, na pesquisa seguinte, se a perceção dos profissionais melhorou após se terem colocado em prática as ações desenvolvidas decorrentes desta pesquisa.

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Dimensões da pesquisa de clima organizacional

O que precisamos de ter em consideração quando fazemos uma pesquisa do ambiente ou clima organizacional de uma empresa? No questionário de pesquisa de clima organizacional que disponibilizamos para download, consideramos 5 dimensões fundamentais:

  1. Competência e valores da liderança. É fulcral entender a perceção que os profissionais têm dos seus gestores e do executive board da empresa, pois são eles que os capacitam à liderança. De acordo com uma pesquisa realizada pela Gallup, os líderes das empresas representam até 70% do envolvimento e da produtividade dos funcionários de uma empresa.
  2. Reconhecimento e valorização profissional. Valorizar os profissionais é uma das estratégias mais importantes (e mais económicas!) para gerar envolvimento dos funcionários na empresa. De acordo com um relatório da consultora Towers Waltson, os líderes que reconhecem os seus liderados contribuem para um aumento de 60% no envolvimento dos profissionais nas suas equipas.
  3. Ambiente e condições de trabalho. A condição básica para que os profissionais possam desempenhar as suas atividades com excelência é ter um ambiente e condições de trabalho apropriadas. Hoje esta ideia vai muito para além do espaço físico. É necessário garantir também as condições mentais e emocionais para um bom desempenho.
  4. Relações de trabalho. Os relacionamentos interpessoais — tanto com os colegas como com as lideranças — é um fator decisivo para a permanência dos colaboradores. Segundo um estudo do Linkedin, 46% dos profissionais entrevistados acreditam que as amizades entre colegas tornam o trabalho mais feliz e produtivo.
  5. Comunicação na empresa. Garantir uma comunicação interna eficaz e transparente é uma medida que viabiliza a execução de uma série de práticas e políticas da empresa.

O formato dos questionários utilizados nas pesquisas de clima organizacional também podem mudar, de maneira a corresponder aos objetivos e metas da pesquisa aplicada. Saiba mais detalhes e consulte nosso modelo pronto para download mais abaixo.

Como fazer uma pesquisa de clima organizacional: 5 etapas

Depois de perceber as vantagens da pesquisa de clima organizacional, é preciso definir um plano de ação para conduzir esse processo na empresa.

Listamos, a seguir, um passo a passo com os principais pontos a tomar em consideração ao elaborar um modelo de pesquisa de clima organizacional:

1) Planear

Para iniciar a execução do estudo é preciso primeiro identificar e entender algumas questões:

  • quais os objetivos
  • que tópicos serão investigados
  • como será aplicada a pesquisa
  • qual o período da recolha de dados
  • quais os indicadores de avaliação

Além disso, um dos primeiros pontos a definir é o formato e o teor das perguntas — se serão abertas, fechadas, de escolha múltipla, dissertativas, etc. É preciso, também, estruturar uma metodologia para a pesquisa. Isso inclui a pontuação utilizada para medir o peso de cada resposta, a quantidade de participantes e os critérios dessa amostra.

👉Liderança transformacional: Tudo o que precisa de saber

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2) Comunicar a iniciativa

A pesquisa de clima organizacional da Great Place to Work, uma das principais referências globais nesta área, incentiva a participação do maior número de colaboradores possível. Na verdade, este é um dos critérios para garantir maior pontuação neste index.

Para garantir o sucesso nesse quesito, é necessário traçar um plano de comunicação do estudo. É recomendado utilizar diferentes canais da empresa para contactar os participantes. Assim, o RH poderá tranquilizá-los sobre o sigilo dos dados e sensibilizá-los quanto à importância de respostas sinceras.

Idealmente, é possível monitorar o número de respostas enquanto a pesquisa é aplicada, de modo a reforçar a comunicação (se necessário).

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3) Aplicar a pesquisa

A aplicação da pesquisa é uma das principais etapas, e a forma como ela é realizada pode interferir diretamente nos resultados. Por isso, encontrar as ferramentas ou materiais específicos torna-se essencial. Neste caso, os gestores podem utilizar:

  • Formulários impressos para serem preenchidos à mão
  • Questionário de pesquisa de clima organizacional em PDF ou Word
  • Sistemas digitalizados

Quanto mais otimizada for a sua opção, mais qualificada será a recolha e análise dos dados. Para garantir uma maior eficiência, a empresa pode utilizar softwares especializados para acompanhar em tempo real o processo do estudo. Os softwares que facilitam o processo têm, inclusive, um sistema de notificações incorporado para garantir o maior número de respostas.

👉 Software de Recursos Humanos: O que é e como escolher a melhor opção

4) Analisar os resultados

Chegou a hora de cruzar as informações. Para isso, sugerimos-lhe que se baseie na metodologia definida durante a etapa de planeamento. Se usar  uma plataforma digital, encontra aqui uma enorme vantagem: o próprio sistema processa os dados recolhidos e apresenta os insights extraídos. Muitas vezes estas plataformas dão a possibilidade de exportar os relatórios de RH elaborados.

A partir dos indicadores dos resultados, a equipa de RH pode identificar as principais causas de um clima bom ou mau. Depois, basta discutir as falhas identificadas com os team leaders.

Não se esqueça de fazer um levantamento da proposta e criar um plano de ação. Em situações críticas recomenda-se selecionar uma equipa dedicada a este projeto. A sugestão é montar uma equipa multidisciplinar e destacada especificamente a desenvolver este projeto.

5) Divulgar os resultados

Para encerrar o ciclo, é preciso comunicar o diagnóstico do estudo aos colaboradores da empresa, enfatizando o esforço coletivo e a importância do projeto para o ambiente laboral. Com tudo isto estudado e analisado, é possível partilhar as medidas que serão implementadas para melhorar o ambiente e clima organizacional da empresa.

Questionário para Pesquisa de Clima Organizacional [download]

Elaborar as perguntas e afirmações a incluir na pesquisa, mais concretamente nos documentos a entregar aos funcionários, pode ser um desafio. Por essa razão, muitos profissionais procuram um modelo já pronto de pesquisa de clima organizacional para arrancar com a pesquisa. De seguida, disponibilizamos um questionário personalizável em Word para que possa adaptá-lo e utilizá-lo de acordo com as necessidades da sua empresa. Se desejar, pode salvá-lo em PDF antes de o distribuir.

Tome as melhores decisões baseadas em dados detalhados da perceção dos seus colaboradores, descarregue o nosso modelo de pesquisa de clima organizacional em poucos segundos 👇

modelo de pesquisa de clima

Ferramenta para digitalização de pesquisas e avaliações

Uma das tarefas mais importantes para manter um bom ambiente e clima organizacional é aplicar, exatamente, pesquisas de clima e avaliação de desempenho. No entanto, existem alguns desafios neste processo:

  1. Centralização de dados
  2. Criação de relatórios com os resultados
  3. Envio da pesquisa individualmente ou em grupo automaticamente
  4. Criação de modelos personalizáveis de avaliação de desempenho

Por isso, mais do que nunca, é importante agilizar e digitalizar estas atividades. Como? Com a ajuda da tecnologia! Uma das ferramentas disponíveis no mercado é o software de RH da Factorial, que ajuda a digitalizar e automatizar as pesquisas de clima organizacional e avaliações dentro das empresas.

A funcionalidade de Avaliação de Desempenho oferece total flexibilidade para criar e implementar o seu próprio modelo de pesquisa ou escolher um dos nossos modelos já preparados.

Alguns dos recursos disponíveis, que podem ser testados por 14 dias sem custos:

  • Criação de pesquisas e avaliações padrão
  • Opção de diferentes formatos de resposta
  • Os colaboradores preenchem o questionário diretamente na plataforma
  • Envio de notificações automáticas durante o processo
  • Relatórios com os resultados
  • Entre tantos outros!

O que está à espera para implementar uma pesquisa de clima organizacional na sua empresa?

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