Ir para o conteúdo
portal do colaborador

Como superar os novos desafios de RH com um Portal do Colaborador?

É muito importante cuidar da nossa equipa, sobretudo em tempos de incerteza e crise. Por isso, hoje vamos dedicar este artigo ao portal do colaborador. Devido ao coronavírus, esta ferramenta tornou-se ainda mais importante e já existem muitas empresas que incorporaram este portal para melhorar a sua gestão interna.

Este recurso tem ajudado os gestores e o RH nesse momento, pois é muito útil para gerir de forma adequada o teletrabalho e as adaptações no trabalho de quem ainda precisa estar no escritório.

Mas afinal, o que é um Portal do Colaborador? Como ter um na minha empresa?  De que forma ele realmente ajuda minha equipa? Saiba mais a seguir!

guia onboarding

O que exatamente é um Portal do Colaborador?

O portal do colaborador é uma ferramenta de comunicação interna da empresa com os funcionários por meio da gestão digital.

Ter um portal do colaborador proporciona ao trabalhador acesso ao recibo de vencimento, possibilidade de solicitar férias e folgas com mais eficácia, processar facilmente uma despesa, assinar documentos online, receber todos os tipos de comunicados internos, entre muitos outros.

Em suma, cuida de todos os procedimentos que o colaborador deve realizar. Isso de uma forma comum na sua empresa, mas totalmente online.

Isso economiza tempo para os departamentos de Recursos Humanos. Isto porque os próprios funcionários podem acessar as informações de que precisam sem ter que solicitá-las. Para eles, essa também é uma forma de economizar tempo. Além disso, traz transparência a tudo que tem a ver com esse tipo de processo.

Benefícios de ter um portal do colaborador em tempos de Covid-19

Este tipo de ferramenta tornou-se muito importante a partir da crise da Covid-19, razão pela qual muitas empresas já passaram a utilizá-la como algo para coordenar todas as operações e processos de trabalho complexos que vivemos devido a pandemia. Por meio dessa plataforma online, a empresa pode capacitar os funcionários e automatizar seus dados e outros processos internos.

Também está em crescendo por causa do covid-19, já que, com o teletrabalho, a empresa precisa se comunicar constantemente com seus funcionários e … que ferramenta melhor do que essa?

O portal do colaborador tem muitas vantagens, pois ajuda por exemplo a contribuir para a cooperatividade da empresa e a cultura corporativa. Esse recurso atualiza as comunicações corporativas para que estejam disponíveis a todos os seus funcionários.

Em suma, um portal do colaborador faz com que o funcionário se envolva mais com a empresa e descentraliza as tarefas da área de recursos humanos . Com isso, o funcionário poderá se comunicar com mais agilidade e flexibilidade diretamente com a empresa e terá acesso direto às informações .

portal do funcionario

Razões pelas quais sua empresa precisa de um portal do colaborador

  • 1 – Reduz o tempo de papelada burocrática. Redução do uso de papel : recibo de vencimento, alvarás, pedidos de férias, pedidos de recursos e EPIs, etc.
  • 2 – Elimina erros administrativos: reduza o risco de perda de dados.
  • 3 – É um canal de comunicação de mão dupla: grande parte das disputas trabalhistas ocorre por falta de comunicação interna entre empresa e funcionário e o portal representará uma forma ágil de comunicação entre empresa e funcionário.
  • 4 – Melhora a autonomia dos colaboradores para que possam interagir com a empresa, não importa quando e onde.
  • 5 – Unifica e centraliza a comunicação entre a empresa e seus colaboradores.
  • 6 – Unifica as informações em um único banco de dados, para que o RH tenha muito mais facilidade nos dias de hoje.
  • 7 – Melhora o marketing interno sem custos: a experiência do colaborador ao consultar suas informações ou ao picar o ponto, por exemplo, será muito mais satisfatória.

Qual é o melhor portal do colaborador para minha empresa? Pontos a serem considerados

Para começar, devemos enfatizar que, seja a sua empresa é de pequeno, médio ou grande porte , a utilidade deste portal é a mesma, mas nem todos os portais de funcionários são iguais. Como cada empresa é diferente, dependendo das suas necessidades, é preciso que escolher uma ou outra.

Também é importante avaliar se está a procura de um portal simples ou mais completo, que permita até fazer recibos de vencimento, gerir férias e pedidos de folga (um processo complicado às vezes), rastrear vagas, etc.

Ao procurar o portal do colaborador que melhor se adapta a sua equipa e às necessidades de sua empresa, devemos levar estes fatores em consideração:

Usabilidade

Deve ser fácil de usar e muito intuitivo com processos simples.

Lembre-se que o objetivo da implantação de um portal do colaborador é economizar tempo e facilitar processos. Se esta ferramenta é muito complicada de usar e os colaboradores têm que fazer um curso para saber como navegar … ela está cumprindo sua função?

Acessibilidade

A plataforma deve ser acessível de qualquer lugar e hora.

Isso é especialmente importante se tiver funcionários que trabalham fora do escritório e até mesmo fora de casa. Para além disso, é perfeito para os que estão em regime de teletrabalho. Esses trabalhadores terão que continuar fazendo seus negócios de onde estão, o que nos leva ao próximo ponto.

Aplicação móvel

Um ponto fundamental é que ele pode ser usado através do telemóvel de seus funcionários. Se isso for possível, aspetos como controlo de assiduidade ou assinatura de documentos serão muito mais rápidos, inclusive para o trabalhador.

intranet empresa

Personalização e segurança

Este portal deve ser personalizável e seguro.

O recurso deve se adaptar facilmente à empresa. Além disso, ninguém pode acessar as informações dos outros funcionários sem permissão. Escolher um portal do colaborador que pode fornecer permissões apenas aos gestores de cada trabalhador, é fundamental.

Em resumo, você e seus funcionários devem decidir quais informações serão exibidas em todos os momentos.

Armazenamento de informação

Quando falamos de softwares para Recursos Humanos que incluem um portal do colaborador, temos que diferenciar entre aqueles que dependem de um dispositivo e / ou computador (aqueles que devem ser instalados) e aqueles que funcionam online.

Para este último, as informações e, na verdade, toda a plataforma, estarão na nuvem; Isso supõe a eliminação do espaço físico necessário, um reforço de segurança e uma melhor acessibilidade.

Criação de relatórios

Se um programa armazena informações, é essencial que também permita o download e a extração de relatórios (para o departamento de Recursos Humanos e para o trabalhador).

Além disso, como a empresa tem todas as informações armazenadas, convém poder analisá-las.

Após esta breve análise dos fatores que compõem o portal do colaborador, é preciso deve escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades. Por último, mas não menos importante, deve optar por uma solução que conta com uma equipa de desenvolvimento, aprimorando e analisando as reais necessidades das empresas e de seus colaboradores .

Adquirir um portal do colaborador é aceitar um caminho para as últimas tendências digitais em gestão administrativa e organização interna . É escolher fazer parte dessa transformação digital.

Teste como funciona um Portal do Colaborador

Se o que deseja é economizar tempo e dinheiro em procedimentos de pessoal, na Factorial queremos tornar o caminho muito mais fácil para a sua empresa.

Através do nosso software de RH oferecemos a melhor forma de criar um portal do colaborador para sua empresa. Isso sem a necessidade de programação, com uma ferramenta 100% segura. Com a Factorial é possível criar eventos, enviar comunicações internas, aprovar pedidos de férias e folgas e enviar documentos que devem ser assinados (também online!) pelos seus funcionários.

Melhore a comunicação interna da sua empresa e seu relacionamento com os colaboradores ficará muito melhor!

✅ Experimente o software da Factorial por 14 dias e visualize como seria o Portal do Colaborador da sua empresa

 

This post is also available in: Español

Postagens relacionadas

Deixe um comentário