Ir para o conteúdo

Gestão de Recursos Humanos: qual a importância nas pequenas empresas?

·
9 minutos de leitura
gestao-de-recursos-humanos

Os RH são o coração de uma empresa e a forma como a gestão de recursos humanos é feita é determinante para o seu sucesso e viabilidade.

Numa pequena empresa, esta gestão ganha ainda mais importância. Neste cenário torna-se necessário otimizar e adaptar ferramentas, em função da escala da equipa e dos objetivos a atingir. Este artigo visa, justamente, abordar a questão da gestão dos recursos humanos, da perspetiva das empresas de menor dimensão.

O que é a gestão de RH? Qual a função de um gestor de RH? Será que gerir recursos e pessoas é a mesma coisa? De que forma podem as pequenas empresas beneficiar da gestão de RH? E qual o futuro da gestão de RH para estas empresas?

Acompanhe-nos ao longo das próximas linhas! Iremos falar de todos estes tópicos e mostrar-lhe como pode melhorar a gestão de RH da sua própria empresa.

Tabela de Conteúdos:

Gestão de recursos humanos o que é?

Todas as organizações possuem um departamento ou alguém responsável encarregue pelo pessoal da empresa. Mas, afinal, o que é exatamente a gestão de recursos humanos?

A gestão de RH trata-se de um grande bolo. Sucintamente, a definição engloba toda a gestão e coordenação das tarefas relacionadas com o talento humano de uma empresa.

Poderá ter uma componente mais burocrática, como os processos de recrutamento, os contratos ou a gestão de mapas de férias.

A gestão de recursos humanos pode ainda ocupar-se do salário dos funcionários, ou outros aspetos mais ligados à área financeira e administrativa.

Ou, ainda, estar ligada a fatores que influenciam diretamente a qualidade de vida no trabalho. Falamos da proposta de valor da empresa, da implementação de benefícios ou da fomentação de um ambiente de trabalho saudável.

Por tudo isto, facilmente concluímos que a gestão de Recursos Humanos é um dos elementos a estar mais atento, numa organização. É também nela que deverá haver maior investimento, pois é uma das áreas onde, potencialmente, haverá mais retorno.

📝 Descarregue o nosso Mapa de férias 2022 grátis

✅ Descarregue a nossa Checklist de Gestão de Recursos Humanos

Preparámos uma checklist para fazer uma melhor gestão de Recursos Humanos na sua empresa, independentemente se for uma PME, ou não. Neste documento, totalmente gratuito, encontra os cinco pontos-chave para fazer uma correta gestão de RH!

Não salte nenhuma etapa, pois todas elas são essenciais a que a estratégia da sua empresa e colaboradores estejam integrados e alinhados com uma gestão de RH mais estratégica.

Freebie_Checklist_Gestao-de-Recursos-Humanos

O que faz um gestor de recursos humanos?

O gestor ou gestora de RH é a figura no topo do departamento de RH, responsável por toda a coordenação. Mas é, também, a pessoa que possui a visão mais completa do talento de uma empresa. Ou seja, um gestor de RH acaba por reunir a capacidade de gerir a um nível micro e macro, simultaneamente.

Ao nível micro, o gestor ou gestora tem conhecimento detalhado da forma de funcionamento da sua empresa. É este conhecimento que garante que a máquina está bem oleada e em funcionamento. Ao nível macro, tem uma noção alargada e o suficiente para permitir pensar de forma puramente estratégica.

Assim, de um modo bastante resumido, algumas das principais tarefas de um gestor ou gestora de RH incluem o recrutamento e seleção, a formação e a avaliação. Incluem, ainda, a remuneração e benefícios e o plano de carreira dos funcionários.

Num plano mais global, abarcam também a elaboração de estratégias para melhorar a cultura organizacional e a análise de indicadores.

Por último, as suas responsabilidades passam igualmente pela implementação de medidas que visem a retenção e captação de talento.

Mas será que gerir recursos humanos e gerir pessoas são a mesma coisa? Poderia parecer que sim, mas, na verdade, não. Fique a conhecer qual a diferença entre recursos humanos e gestão de pessoas. mais adiante.

🗣 Leia aqui a entrevista realizada a Paula Roosch, fundadora da Midiamor sobre inteligência emocional e cultura organizacional

Diferença entre recursos humanos e gestão de pessoas

Retomando um pouco a divisão que mencionamos antes, entre micro e macro, entre tarefas burocráticas e estratégia, podemos aplicar a mesma distinção na diferenciação entre RH e pessoas.

A gestão de recursos humanos ocupa-se das tarefas mais burocráticas, ou dos aspetos mais práticos (ou micro, se quisermos). A gestão de pessoas dedica-se à implementação de uma estratégia, ao desenvolvimento do talento (ou elementos mais macro).

gestao-de-recursos-humanos-nas-pequenas-empresas

Podemos, também, distinguir, afirmando que à frente da gestão de RH encontramos um gestor ou gestora. À frente da gestão de pessoas encontramos um ou uma líder. Assim, podemos dizer que gestão de recursos humanos e liderança caminham lado a lado.

Ambas as vertentes são complementares e vitais para o sucesso de uma empresa. Contudo, é de extrema importância entender que ambas são distintas e de que forma devem ser trabalhadas.

Importância da gestão de recursos humanos nas pequenas empresas

Devido às suas particularidades, as pequenas empresas enfrentam desafios diferentes dos de organizações de maior dimensão.

As suas necessidades são, igualmente, distintas. O que requer que a forma com a sua gestão é feita, seja a que nível for, adaptada.

Melhorar a gestão de RH nas pequenas empresas permite torná-las mais eficientes. Mas também mais competitivas e mais resilientes.

Investir na gestão de recursos humanos não só fará com que a componente burocrática, do dia a dia, funcione de modo muito mais fluido, com menos recursos, como contribuirá para o desenvolvimento de uma proposta de valor da empresa mais sólida e atrativa.

Deste modo, será possível captar mais facilmente talento, um dos aspetos em que as pequenas empresas, com menor projeção, têm mais dificuldade e que podem, através de uma boa gestão de RH, ultrapassar.

Adicionalmente, possibilita também reter a mão de obra qualificada. Consequentemente, isto contribuirá para o crescimento estável da organização e para a implementação de um bom plano de carreira.

Em suma, a gestão de RH nas pequenas empresas irá fazer com o que a organização colmate algumas fragilidades. Em inúmeros casos, será mesmo a gestão de RH que irá determinar a sobrevivência da organização.

De seguida, apresentaremos alguns dos benefícios da gestão de recursos humanos nas pequenas empresas. Partilharemos, também, conselhos sobre como aplicar a gestão de RH na rotina das organizações de menor dimensão.

Quais os benefícios da gestão de recursos humanos nas pequenas empresas?

Independentemente da escala de uma empresa, os benefícios da gestão de RH para as organizações são inegáveis. Mas, no caso das pequenas empresas, o impacto desses benefícios torna-se maior.

Veja quais são!

1. Redução de custos

Contratar e formar novos colaboradores é um dos custos mais significativos de uma empresa. Assim, aplicar a gestão de RH para contratar candidatos de qualidade poderá reduzir significativamente estes custos. Lembre-se: é muito importante um controlo e gestão de custos adequado!!

Para além disto, a gestão de RH pode ser utilizada para desenvolver e implementar políticas internas de redução dos desperdícios. Desta forma, torna-se possível otimizar os recursos, por vezes limitados, das pequenas empresas.

👉 Otimize o controlo de custos da sua empresa [+ modelo grátis]

2. Melhor desempenho da empresa

É fundamental entender quais as competências necessárias e as existentes numa empresa, para que o seu desempenho dos funcionários seja o melhor possível.

A gestão de RH possibilita aplicar processos de avaliação, formação e incentivo, que darão uma perfeita ideia do talento existente. Através dela, as pequenas empresas poderão contratar o talento estritamente necessário e, inclusivamente, recorrer às competências dos colaboradores já existentes, sem necessidade de gastos extra com pessoal.

👉 Leia o artigo sobre Avaliação de Desempenho Individual com exemplos

3. Rotatividade controlada

Como referido num dos pontos anteriores, contratar novo talento tem um custo elevado. Uma das formas mais eficientes de o evitar é retendo o talento existente e combatendo a rotatividade de pessoal.

Também aqui a gestão de RH pode ser aplicada, de forma a controlar os níveis de satisfação dos funcionários e, consequentemente, a rotatividade. Controlando este fator, estará a contribuir-se para um crescimento sustentável da organização e para a solidificação da equipa existente, o que é fulcral numa pequena empresa.

✅ Descarregue a nossa Checklist de 10 testes para Recrutamento e Seleção

4. Promoção de bons relacionamentos entre os colaboradores

Um ambiente de trabalho saudável é um ambiente de trabalho produtivo. E um colaborador feliz é um colaborador valioso.

A gestão de RH poderá ser muito útil na gestão de conflitos no trabalho. Ajudará, também, a amenizar o ambiente laboral.

Por vezes, é difícil identificar elementos tóxicos na cultura de uma empresa ou numa equipa, em particular numa pequena empresa.

É aqui que as ferramentas de RH farão toda a diferença, detetando os problemas e apontando soluções. Desta forma, são evitadas as relações insatisfatórias entre colaboradores, que impactam os resultados da empresa.

São, ainda, eliminados, fatores negativos que, por vezes, se refletem na imagem de uma entidade, bem como na sua reputação.

gestao-de-rh

5. Implementação de incentivos

Os incentivos estão diretamente ligados aos resultados de uma empresa. Isto é, maiores incentivos, equivalem a melhores resultados.

A gestão de RH permite agregar o conhecimento necessário para desenvolver planos de carreira ou sistemas de benefícios mais eficientes. Assim, ao usar a gestão de RH para pensar e implementar sistemas de incentivos, está a ser feito um investimento indireto nos resultados.

Na realidade das pequenas empresas o impacto deste benefício torna-se mais expressivo.

6. Fidelização de clientes

A gestão de RH pode, e deve, ser usada, não só para reter talento, como para fidelizar clientes.

Ter capacidade de fidelização, através da qualidade do atendimento ou produto, é um dos maiores trunfos de uma pequena empresa. Não só garante que a base de clientes é sólida, como diminuiu os custos inerentes à fidelização de novos clientes, algo que muitas pequenas empresas não conseguem suportar.

Adicionalmente, e fazendo a ponte para um dos aspetos anteriores, uma empresa onde o ambiente é saudável e os colaboradores se sentem valorizados, facilmente projetará isso para fora e atrairá clientes satisfeitos.

📚 Leia mais sobre 12 técnicas para aumentar a produtividade no trabalho

Como melhorar a gestão de recursos humanos nas pequenas empresas?

Partilhamos agora algumas recomendações de como aplicar de forma eficiente a gestão de RH, nas pequenas empresas.

👉 Aposte na integração

Parece óbvio, mas um novo colaborador deve ser apresentado aos colegas e ao ambiente no seu onboarding. Deve também ser informado das suas tarefas e ter conhecimento de quais as expectativas da equipa. Adicionalmente, deve ser inteirado de questões gerais como os valores da empresa, assim como objetivos globais a atingir.

Esta integração pode ser feita de diversas formas, mais ou menos formais, mas nunca devera ser descurada.  Apenas um colaborador integrado se sentirá parte da equipa e trabalhará para as metas a atingir.

👉 Analise o ambiente de trabalho

Só tendo noção do ambiente existente, das necessidades, pontos a eliminar e questões a fomentar poderá uma empresa ter uma equipa coesa e produtiva.

A partir de uma avaliação do ambiente organizacional é possível, ainda, criar e padronizar processos. Deste modo, e consequentemente, será também possível aumentar a motivação dos colaboradores.

👉 Priorize a comunicação interna

É um dos pontos em que as empresas mais falham. E, surpreendentemente, onde empresas pequenas têm mais dificuldades.

Como em qualquer área, a comunicação é a chave e dela pode depender o futuro da empresa.

Para que flua podem ser usadas plataformas simples de comunicação com os funcionários. E é fundamental que o canal esteja sempre aberto e que estes sintam que também podem participar.

👉 Invista na formação

Colaboradores munidos com as devidas ferramentas e com conhecimento são mais produtivos e têm melhor desempenho. Assim, a formação deve estar acessível aos funcionários, sempre que estes o desejarem, não apenas no início.

Investir do crescimento dos colaboradores de uma empresa é investir no crescimento da mesma.

👉 Realize avaliações continuas e estruturadas

Informação é poder e recolher o feedback dos seus colaboradores vale ouro.

Realizar avaliações não só permite fazer como que um diagnóstico da equipa, como permite rever metas. Possibilita, também, aos colaboradores refletirem um pouco sobre o seu contributo e como podem melhorar o seu desempenho.

💥 Saiba como avaliar o desempenho dos seus colaboradores, acompanhar o status de sua empresa e tomar decisões com base em dados qualitativos

O futuro da gestão de RH para pequenas empresas

Para uma gestão de recursos humanos bem-sucedida é fundamental uma empresa possuir bons profissionais de RH.

Uma excelente forma de completar as capacidades desses profissionais, ou de contornar a impossibilidade de ter um departamento de RH mais alargado, uma realidade muito comum nas empresas menores, é recorrendo a um software de gestão de Recursos Humanos.

Este tipo de software revela-se um braço direito imprescindível e permitirá otimizar tanto recursos, como resultados.

Automatização de tarefas, análise de informação e armazenamento de documentos, são apenas algumas tarefas que o gestor de RH assume. Ao poupar tempo e acelerar tarefas burocráticas, a equipa de RH ficará mais disponível para se centrar em tarefas estratégicas.

Assim, optar por software de gestão de RH será uma forma de investir no negócio e na evolução da empresa.

Não há dúvida que a tecnologia é uma aliada imprescindível e que a evolução de uma organização passa pela transformação digital nos RH.

software-rh-dp-360

🚀 O software de gestão de RH da Factorial irá ajudá-lo na transformação digital da sua pequena empresa adaptando-se inteiramente às suas necessidades. Peça a sua demonstração

Ou teste gratuitamente durante 14 dias e comprove como melhorará o seu desempenho!

Copywriter especializada em SEO, a Vanessa é parceira da Factorial para o mercado português. Com formação em comunicação e marketing, tem experiência na área da escrita de conteúdos web, sejam eles para blogues, sites ou newsletters. É também ghostwriter, algo que a inspira muito. No fundo, adora escrever.

Artigos Relacionados