Ir para o conteúdo

Como diminuir a síndrome da impostora nos cargos de liderança feminina

·
4 minutos de leitura
síndrome da impostora na liderança feminina

“Será que sou boa o suficiente para este cargo? Quando se vão aperceber que escolheram a pessoa errada? Será que me deram os parabéns só por educação?” Estas são as questões sussurradas pela voz de mulheres com a síndrome da impostora.

Chegam aos seus ouvidos e permanecem na cabeça de muitas mulheres. Conforme vão assumindo cargos de liderança, com mais responsabilidades, esse tipo de pensamento torna-se mais alto e mais frequente. E sim, falamos de síndrome da impostora, no feminino.

Neste artigo, trazemos algumas estatísticas e a ações para ajudar as empresas a criar um ambiente mais justo e saudável, para que cada vez mais empresas sejam lugares de inclusão, de igualdade e de respeito.

Tabela de Conteúdos:

Estatísticas sobre a síndrome da impostora nas mulheres

Um estudo realizado pela KPMG, intitulado Women’s Leadership Summit Report, apontou que 81% das mulheres executivas entrevistadas acreditam colocar mais pressão sobre si mesmas do que os homens, procurando evitar fracassos a qualquer custo.

Outro estudo realizado pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, mostrou que 70% das entrevistadas, todas executivas influentes, se sentem “uma fraude”.

Conforme aumenta a responsabilidade, aumenta também a insegurança. Mulheres em cargos de liderança é algo, infelizmente, muito recente. Por isso, ainda não existem muitos exemplos e referências próximas. Isso aumenta o sentimento de insegurança e faz surgir uma necessidade nas mulheres líderes de provar constantemente que merecem estar onde estão.

É a união desses fatores que desencadeia fenómenos psicológicos como a síndrome do impostor. O que fazer quando surge esse sentimento? O mais importante não é tentar lutar contra ele, mas aceitá-lo e entender que é fruto de uma percepção que não corresponde à realidade.

Homenagem às mulheres líderes da Factorial

Neste 8 de março, Dia da Mulher, a Factorial decidiu fazer uma homenagem às nossas gestoras, coordenadoras e líderes femininas, para relembrá-las do papel essencial que exercem todos os dias. Veja abaixo as suas reações. ⬇️

Felizmente, cada vez mais mulheres têm vindo a ocupar cargos de liderança no mundo corporativo. Contudo, ainda enfrentam muitas barreiras sociais que limitam o seu progresso. Ou seja, por muito que este sentimento impostor seja algo individual, é responsabilidade das empresas criar um ambiente justo e saudável para minimizá-lo.

Como? Um bom começo está em acabar com ideias e pensamentos ultrapassados, e oferecer oportunidades e direitos trabalhistas iguais a todos — sim, é óbvio, mas, infelizmente, o óbvio ainda precisa de ser relembrado. Seguidamente, é importante entender qual a percepção dos seus colaboradores sobre a cultura e ambiente organizacionais e, posteriormente, tomar decisões com base nisso.

Na Factorial, temos um modelo para o ajudar a criar e analisar este tipo de inquéritos sobre clima organizacional. Descarregue abaixo! 📥

Modelo de Pesquisa de Clima Organizacional

5 ações para ajudar a diminuir a síndrome da impostora na sua empresa

Como já viu acima, a síndrome do impostor é algo que tem vindo a surgir nos pensamentos de muitas mulheres em cargos de liderança. Estas são 5 possíveis ações para aplicar na sua empresa, que ajudarão esta síndrome a desaparecer.

Fomentar a liderança feminina

Mulheres inspiram outras mulheres. Logo, mulheres em cargos de liderança inspiram novas líderes. Se, na sua empresa, a maioria dos cargos de gestão é preenchido por homens, reveja e repense o porquê disso. É realmente por falta de habilidade e ausência do perfil adequado em mulheres, ou é por machismo e preconceito?

👉 Leia mais sobre como reduzir o preconceito de género no recrutamento!

Oferecer cursos e formações profissionais

Sim, as mulheres podem e sabem aprender sozinhas. Isso não significa que não precisem de ser valorizadas por meio de ações concretas, como a oferta de cursos e formações profissionais. Isso mostra que a empresa acredita no potencial das suas colaboradoras e, por isso, decide investir nelas.

Garantir igualdade salarial e de crescimento para combater a síndrome da impostora

Esta ação é a mais óbvia de todas, porém, infelizmente, sabemos que muitas empresas ainda não oferecem direitos e oportunidades iguais a homens e mulheres. Por isso, além de garantir isso na sua empresa, ofereça uma comunicação interna transparente, com um plano de carreira justo, que demonstre a equidade salarial entre géneros.

Oferecer benefícios e garantir os direitos

Além de garantir os direitos trabalhistas básicos, como férias, subsídio de férias e licença-maternidade, também são bem-vindos outros tipos de benefícios corporativos, como o subsídio de alimentação. É fundamental que as mulheres da sua empresa sintam (e saibam) que não precisam de abandonar as suas vidas profissionais para investir nas suas vidas pessoais, e vice-versa.

Criar um espaço de trabalho seguro

Os problemas enfrentados pelas mulheres nos ambientes de trabalho vão muito além da desigualdade salarial. A verdade é que certas situações e problemas por que passam não aparecem em nenhum recibo de vencimento ou relatório.

É essencial possuir um canal de denúncias à disposição da sua equipa de trabalho. Para além disso, é preciso garantir e mostrar que o processo de denúncia é seguro, anónimo e com os dados do denunciante totalmente protegidos e cifrados.

Como colocar as ações em prática na sua empresa

Antes de colocar as ações em prática, é preciso fazer uma análise do cenário atual da sua empresa.

O software de RH da Factorial oferece ferramentas para que possa avaliar a distribuição de género na sua empresa. Pode gerar relatórios de forma automática que mostram a percentagem de homens e mulheres por equipa, ou os valores salariais por género, entre muitas outras opções de filtro.

software-rh-dp-360

Tudo isto para que possa compreender como está a estrutura da sua empresa, em termos de diversidade de género e igualdade salarial. Assim, pode tomar as devidas providências.

Ademais, o nosso software também possui um canal de comunicação interna efetivo e transparente. Outro tipo de ferramentas para avaliar e desenvolver os seus colaboradores da melhor maneira também estão disponíveis.

💡 Uma boa mudança começa com uma boa análise. Conte com a Factorial para o ajudar a promover a igualdade na sua empresa. Marque uma demonstração grátis do software Factorial com um dos nossos consultores de RH!

A Catarina é a Content Specialist da Factorial para o mercado português. Com um mestrado em Gestão de Marketing, iniciou a sua carreira profissional na Factorial, com o intuito de aprender mais sobre Inbound Marketing e Recursos Humanos. O seu objetivo é trazer conteúdo interessante e atualizado aos leitores!

Artigos Relacionados