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7 exemplos de KPIs de Recursos Humanos (+ infográfico)

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5 minutos de leitura
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Para poder realizar qualquer tipo de otimização em uma empresa, é imprescindível conhecer não só nossos objetivos, mas também perceber nosso ponto de partida. É para isso que podemos usar os KPIs de recursos humanos é essencial.Os principais exemplos de KPIs mais utilizados pelos Recursos Humanos podem ser a chave para o crescimento de uma empresa.

As pessoas são o principal ativo de uma organização, então avaliar e desenvolver os talentos internos é o primeiro passo para uma gestão de pessoas eficiente e alinhada com objetivos da empresa.

Ainda assim, é muito comum falar em KPIs no setor de marketing ou vendas, mas cada vez mais os gestores de recursos humanos aplicam esses indicadores no seu dia a dia.

Neste artigo, mostramos 7 exemplos de indicadores-chave para monitorar a gestão de RH ou KPIs de recursos humanos em sua empresa.

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O que são KPIs de Recursos Humanos?

Um KPI (Key Performance Indicator) é uma unidade métrica que mede o desempenho de uma atividade ou processo específico. O objetivo é servir de referência na avaliação do processo ou atividade com base no objetivo a ser alcançado.

Exemplo: Taxa de abertura de seu boletim informativo. A porcentagem de pessoas que abrem seu boletim informativo determinará a relevância e a qualidade do conteúdo enviado. O monitoramento da taxa de abertura de cada newsletter que foi enviada pode ajudá-lo a avaliar a eficácia de suas correspondências com base no objetivo que deseja alcançar.

Esse é só um dos exemplos de KPIs, que podem ser utilizados em diversas áreas. No entanto, é importante perceber melhor as características de um KPI de recursos humanos para saber escolher aquele que mais se adequa à realidade de seus funcionários e da sua empresa.

Características de um KPI de Recursos Humanos

  • Concretos: Os KPIs de RH devem ser tangíveis, limitados e estarem relacionados a um objetivo.
  • Mensuráveis : se não é possível medir KPIs, eles não são KPIs de Recursos humanos.
  • Acessíveis : seja realista ao criar os KPIs que marcarão o sucesso ou o fracasso de suas ações.
  • Relevantes : Monitore apenas o que realmente importa, não perca tempo com indicadores que não contribuem em nada para sua empresa

Ao seguirem estas características, os indicadores de Recursos humanos têm o potencial de tornar o RH mais estratégico. Isso facilita a tomada de decisões com base em dados reais e mensuráveis.

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7 exemplos de KPIs de Recursos Humanos

Existem diversos indicadores de RH que podem ser utilizados pelos profissionais de recursos humanos. Separamos aqui 7 exemplos de KPIs de RH mais utilizados:

Retenção de talentos:

A retenção de talentos é um KPI de recursos humanos que indica a estabilidade no emprego de uma empresa. Permite conhecer a disposição média do funcionário em permanecer na empresa e está ligada a outros fatores como a remuneração ou o ambiente de trabalho.

Além do custo de perder um funcionário, a fuga de talentos leva tempo para recrutar e treinar uma nova pessoa. Uma elevada taxa de rotatividade de pessoal implica elevados custos para a empresa empregadora. O índice de retenção de talentos é calculado comparando-se o número de trabalhadores que ingressaram na empresa em um determinado período com aqueles que permaneceram no mesmo período.

Duração no cargo:

Muitas perdas de talentos tendem a estar intimamente relacionadas ao tempo que um funcionário passa na mesma posição. Se os períodos são muito longos, muitos funcionários tendem a buscar novas oportunidades e a deixar a empresa.

É possível calcular o tempo médio que um funcionário leva para ser promovido, somando o número de meses que cada funcionário está na mesma posição e dividindo o resultado pelo número total de funcionários na empresa. Este é um indicador vital para diminuir a taxa de rotatividade.

Absenteísmo:

Este indicador de RH mede as faltas dos colaboradores ao trabalho por atrasos, baixas médicas ou faltas justificadas ou não justificadas. Este indicador pode ajudar a prever perdas em equipa ou problemas operacionais dentro da empresa. Dependendo do valor médio da hora trabalhada, pode-se quantificar o impacto do absenteísmo nos custos da empresa.

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Tempo médio por contratação

O tempo que decorre entre a comunicação de um funcionário sobre o afastamento e a saída da empresa até que outro candidato seja selecionado e comece a trabalhar representa um grande custo para a empresa. É possível otimizar o tempo médio por nova contratação, mas é uma métrica que deve ser analisada com cautela, pois muitos fatores influenciam.

Formação e treinamento :

A formação dos colaboradores influencia diretamente o desenvolvimento da atividade profissional da empresa. Este KPI de RH permite otimizar a produtividade de cada trabalhador.

Por meio de planos de treinamento subsidiados para empresas, é possível melhorar o employer branding da empresa, motivar os trabalhadores, aumentar os níveis de satisfação dos trabalhadores e o tempo que um funcionário leva para realizar uma tarefa.

Tempo médio para atingir os objetivos :

Este indicador-chave permite medir o desempenho e produtividade dos funcionários da empresa. É conveniente mensurá-lo tanto nas novas contratações quanto nos funcionários que já estão a trabalhar na empresa.

A tendência desse KPI de recursos humanos é diminuir progressivamente, à medida que o funcionário ganha experiência no trabalho ao longo do tempo. Em algum momento é comum que esse indicador fique estagnado. Isso porque o tempo em que uma tarefa é realizada não pode ser otimizado infinitamente.

Acidentes de trabalho :

A meta de todas as empresas é chegar a 0% em termos de acidentes de trabalho, apesar de ser quase inevitável a perda anual de horas de trabalho por acidente de trabalho. Se o chefe de recursos humanos deteta um aumento nos acidentes de trabalho, ele deve investigar as causas.

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Benefícios das Métricas de RH

Após perceber o que são KPIs e conhecer os principais exemplos de KPIs de Recursos humanos, é importante saber como aplicar os indicadores. Veja quais as vantagens que eles podem trazer para a sua empresa:

  • Melhorar o conhecimento sobre a empresa: As informações obtidas com as métricas de RH acabam por mostrar mais sobre a realidade da empresa e sua cultura organizacional. Isso amplia a visão dos gestores e RH sobre o negócio.
  • Organizar processos internos: A partir da análise das métricas de RH, é possível detetar problemas internos. Também garante estratégias que otimizem processos internos da empresa.
  • Analisar resultados: A análise dos KPIs auxilia a elaboração de novas metas e resultados que devem ser alcançados pela empresa e colaboradores
  • Avaliações mais objetivas: Quando as metas estão mais claras, fica mais fácil avaliar o desempenho dos colaboradores e saber se estão a trabalhar em direção aos objetivos corretos.

Templates de Avaliação de Desempenho

Para realizar a avaliação de desempenho de funcionários e medir o nível de motivação e produtividade de cada um, é possível contar com a ajuda de algumas ferramentas. Se não sabe por onde começar, preparamos alguns modelos gratuitos que podem ser usados como referências:

👉 Modelo de Avaliação de Desempenho 360 em Excel

📝Questionário de avaliação de Desempenho no trabalho

😃 Teste de motivação no trabalho

KPIs de RH em infográfico

Prefere as informações no modo visual para que possa levá-las para qualquer sítio? Nenhum problema! Verifique verificar os 7 exemplos de KPIs de recursos humanos que serão mais úteis para si neste infográfico que preparamos. Descarregue e não esqueça de partilhar :D

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