Ir para o conteúdo

4 dicas para melhorar a presença da sua empresa no LinkedIn

·
4 minutos de leitura
linkedin

O LinkedIn é a rede social profissional mais utilizada entre profissionais e organizações. Com mais de 900 milhões de usuários em todo o mundo, o LinkedIn é uma plataforma poderosa para promover a sua empresa. Ajuda, também, a atrair talentos e a melhorar a presença de uma organização no mercado.

No artigo de hoje, serão partilhadas quatro dicas para melhorar a presença da sua empresa no LinkedIn e atrair talentos qualificados.

Tabela de conteúdos:

As 4 dicas práticas para melhorar a sua presença no LinkedIn

Desde criar uma página de carreira, a adicionar o seu perfil em eventos ou grupos, estas são as 4 dicas práticas para melhorar a presença de uma empresa no LinkedIn.

1) Página de Carreira ou LinkedIn Career Page

Uma Página de Carreira é uma seção específica dentro da Página da Empresa no LinkedIn que se concentra nas oportunidades de emprego e na cultura da empresa. Esta página deve ser utilizada para atrair talentos e potenciais interessados em trabalhar na organização, bem como para destacar a cultura e os valores da empresa.

Algumas das informações comuns que devem ser incluídas na Página de Carreira são:

  • Uma descrição geral da empresa e qual a sua missão;
  • Vantagens e benefícios dos colaboradores;
  • Depoimentos de atuais (ou antigos) colaboradores;
  • Lista de vagas de emprego atualmente disponíveis;
  • Descrição dos cargos e requisitos;
  • Informações sobre o processo de candidatura;
  • Imagens ou vídeos da equipa;
  • Prémios e/ou reconhecimentos da empresa;
  • Informações sobre possíveis eventos de recrutamento ou carreiras.

📥 A Factorial tem um modelo para preparar a descrição de funções nas páginas de carreira. Descarregue aqui!

A Página de Carreira pode ser uma secção bastante útil para atrair e recrutar talentos para a empresa, assim como para promover a cultura e respetivos valores. É importante manter esta página sempre atualizada, relevante e garantir que reflete a essência da empresa.

💡 O software para recrutamento e seleção da Factorial permite-lhe integrar a sua página de carreiras ao LinkedIn da empresa. Assim poderá publicar ofertas de trabalho em ambas as plataformas, ao mesmo tempo. Marque uma reunião sobre o software aqui!

página de carreira linkedin

2) Páginas Showcase

As Páginas Showcase são extensões de uma Página da Empresa. Estas podem ser criadas com o objetivo de destacar uma marca, uma iniciativa ou outros. É possível criar estas showcases para realçar determinados aspetos de uma organização (produtos e/ou serviços, departamentos, cultura da empresa, entre outros) com as suas próprias mensagens e segmentos de público-alvo.

É possível criar até 25 showcases a partir de uma determinada Página. Ou seja, tem 25 oportunidades para se focar em personas diferentes e, deste modo, segmentar a estratégia no LinkedIn.

Uma Página Showcase deve sempre conectar utilizadores com interesses semelhantes. Aposte em publicações com perguntas diretas à sua audiência, partilhando dicas ou transmitindo simplesmente mensagens inspiradoras.

Dica extra: Crie uma Página Showcase em que divulgue quais os programas de carreira que existem na organização. Partilhe, também, tudo o que está relacionado com os colaboradores e o que fazem a empresa ser o que é.

Um exemplo é o grupo português Jerónimo Martins, que atua internacionalmente nos setores de distribuição e indústria alimentares, e serviços. O grupo criou a Showcase Life at Jerónimo Martins para mostrar como é trabalhar na organização assim como programas de carreiras e outros.

3) Eventos

Os Eventos no LinkedIn são uma funcionalidade da maior rede profissional do mundo que permite aos utilizadores criar, partilhar e participar em eventos profissionais virtuais ou presenciais.

Esta funcionalidade permite aos utilizadores participarem em eventos profissionais dentro das suas áreas de interesse de negócio e/ou conhecerem melhor uma organização. É possível criar eventos como conferências, workshops, seminários ou outros…

Segundo o LinkedIn, nos Eventos é possível “encontrar e juntar-se a comunidades, crescer seus negócios, fazer networking com outros e aprender novas habilidades”. É, por isso, uma mais-valia para uma estratégia de posicionamento na plataforma.

Sendo o organizador do Evento (anfitrião) é responsável pela criação do evento, tendo a possibilidade de decidir quais os detalhes do mesmo, convidar participantes e adicionar um ou mais palestrantes. Após a criação do evento, o organizador pode gerir os detalhes em qualquer instante.

Com este recurso é possível conhecer as últimas novidades da indústria e/ou área de especialidade. Poderá também criar um formulário de inscrição, conseguindo informações sobre os participantes, ou enviar mensagens gratuitas a qualquer participante, e publicar conteúdo no mural do evento.

É possível pesquisar quais são os eventos que estão listados na plataforma LinkedIn. Para isso, na caixa geral de pesquisa no topo da página, inicie uma pesquisa em branco e depois selecione a opção “Eventos”.

eventos no linkedin

Se há algo que podemos perceber é que os eventos LinkedIn são uma poderosa oportunidade para marcas e empresas se conectarem com os utilizadores e potenciais clientes.

4) Grupos

Os grupos no LinkedIn são comunidades virtuais criadas dentro da própria plataforma do LinkedIn. Aí os utilizadores se podem conectar e discutir tópicos específicos relacionados à sua área de interesse ou setor de negócios. Estes grupos podem ser públicos ou privados, e geralmente são gerenciados por um moderador ou administrador.

Os grupos no LinkedIn oferecem aos utilizadores a oportunidade de partilhar conhecimentos, ideias e informações relevantes. Além de promover o networking e interação com profissionais que têm interesses semelhantes.

Esta pode ser uma ótima maneira de atrair talentos qualificados para a sua empresa. Isto porque tornar-se um membro ativo, aumenta a visibilidade de emprego e promove a oportunidade de emprego.

Ao utilizar os grupos do LinkedIn de uma forma eficaz, as empresas podem atrair talentos qualificados e promover sua marca empregadora com sucesso.

LinkedIn: uma rede social poderosa para empresas

Em suma, o LinkedIn é uma ferramenta poderosa para as empresas que procuram melhorar a sua presença online e atrair talentos qualificados. Ao colocar em prática as 4 dicas partilhadas neste artigo, as organizações aumentarão a sua visibilidade e a sua rede de contactos com profissionais qualificados.

Desde a criação de uma Página de Carreiras, passando pelas Páginas Showcases, Eventos e Grupos… As organizações, ao adotar estas estratégias, conseguirão destacar-se da concorrência e atrair talentos excecionais.

💡 Comece já hoje a implementar estas dicas. Saiba mais no livro LinkedIn para Empresas, de Pedro Caramez!

Pedro Caramez, é o maior especialista de LinkedIn em Portugal. Estuda, analisa, testa e potencia negócios e empresas através da rede social profissional LinkedIn. É CEO, autor de vários livros e Especialista em LinkedIn com mais de 14 anos de experiência prática no mercado. É mentor, formador e consultor. Tem acompanhado diversos profissionais na otimização da sua presença digital e trabalhado com várias empresas nacionais em vários domínios: apoio e capacitação digital de colaboradores no recrutamento de talento (Social Recruiting); vendas (Social Selling), estratégias de comunicação através do LinkedIn e Programas de Embaixadores Digitais da Marca (Employee Advocacy). É professor convidado de variadas universidades portuguesas, sobre o LinkedIn e redes sociais em geral.

Artigos Relacionados