Ir para o conteúdo

Eventos de RH em 2024: os 5 que não pode perder

·
5 minutos de leitura
eventos de rh 2024

Os eventos de RH são uma excelente forma de estar a par das tendências, bem como de metodologias ou outros conhecimentos que possam ser relevantes para gerir os recursos humanos da sua empresa.

Por outro lado, este tipo de eventos também fomentam as relações humanas, através da criação de vínculos com outros profissionais da área, de outras empresas. Permitem a partilha de opiniões, de métodos, de conhecimentos e muito mais. Conheça, neste artigo, os eventos de RH em 2024 que não pode mesmo perder.

Tabela de Conteúdos

Eventos de RH em 2024

Deixamos-lhe 5 sugestões de eventos de RH em Portugal, durante o ano 2024. Ainda que um deles seja apenas por convite, os outros são abertos a qualquer profissional de RH que queira comparecer.

1) VIII Fórum de Líderes

O VIII Fórum de Líderes, também conhecido como “Fórum de Líderes para a Gestão do Talento”, será realizado em 7 de março no Lagoas Park Hotel.

O evento, promovido pela revista “human”, contará com a presença de diversos especialistas em liderança. O keynote speaker será o CEO do Doutor Finanças, Rui Bairrada, figura também destacada na revista. Estarão presentes vários outros oradores de empresas como a Clarins, Too Good to Go, Makro, Michael Page, Procter & Gamble e Coca-Cola.

Os tópicos principais a serem abordados incluem liderança transformacional, inovação e disrupção, diversidade e inclusão, liderança ética, desenvolvimento de talentos, e resiliência e bem-estar.

2) Expo RH

Designa-se como o maior evento de recursos humanos em Portugal e concretiza-se, habitualmente, no Centro de Congressos do Estoril. A próxima edição está marcada para os dias 20 e 21 de Março de 2024, no local habitual.

Na edição de 2024 da Expo RH, serão explorados temas como:

  • A preparação das equipas para a inteligência artificial;
  • Formação e desenvolvimento de competências;
  • Como é que a sustentabilidade está integrada na empresa e se os colaboradores conhecem a estratégia de desenvolvimento sustentável;
  • Como se posiciona o recrutamento no mercado de trabalho atual;
  • Liderança
  • Atração e retenção de talentos como base da confiança.

Este congresso, constituído por mesas redondas e interações/palestras, explora diversos temas relevantes para os recursos humanos e sem dúvida que o deve adicionar à sua lista de eventos de RH, em Portugal, para 2024.

3) Congresso RH

O Congresso RH, promovido pela Editora RH, é um dos eventos de RH que tem vindo a concretizar-se anualmente, desde 2018, em Lisboa, Porto ou Coimbra. Este ano irá realizar-se no dia 10 de Abril no Hotel Real Palácio em Lisboa.

As edições de 2023 contaram com representantes de várias empresas, como por exemplo a Bosch, MyChange, Airbus Atlantic Portuga, etc.

Foram abordados temas como a liderança na gestão de pessoas e negócios; a gestão e desenvolvimento de talentos; o papel da tecnologia na retenção e desenvolvimento de talentos; o impacto da saúde física e emocional nos resultados empresariais ou a cultura de diversidade e inclusão.

4) Fórum RH

Mais do que um evento, afirma ser uma experiência. Com já 28 edições, o Fórum RH é um evento exclusivo para profissionais de recursos humanos no ativo. Apenas consegue ter acesso ao evento quem receber um convite enviado pela organização do mesmo, ao contrário dos eventos de RH mencionados anteriormente.

A edição de 2024 tem data marcada para o dia 14 de maio, sendo que a temática deste ano se centrará na inteligência artificial: “AI Driven HR – Boosting Employee Skills & Beyond”. Relativamente às talks do dia, as mesmas ainda não foram anunciadas, sendo que no ano passado foram mencionados os seguintes temas:

  1. Importância do papel da liderança;
  2. Foco no bem-estar dos colaboradores;
  3. Metaverso no RH;
  4. Lifelong Learning;
  5. Uso de IA no Recrutamento;
  6. Consolidação da cultura organizacional;
  7. Melhorar a experiência do colaborador;
  8. Anywhere Office;
  9. Softwares all-in-one;
  10. Melhorar a flexibilidade no trabalho;
  11. Soft skills mais importantes para o mercado.

👉 Conheça quais são as tendências de RH para 2024?

5) Porto RH Meeting

Está previsto que, no último trimestre de 2024, o Porto RH Meeting tenha a sua décima primeira edição. Destacado como o maior evento de recursos humanos do norte do País. O ano passado contou com uma agenda de dois dias. O objetivo era partilhar boas práticas, conhecimento e experiências que o norte do País tem vindo a desenvolver.

Apesar de ainda não existir uma data, nem terem sido anunciados os oradores da 11ªedição, podemos dizer-lhe que, em 2023, o painel de oradores contou com responsáveis das empresas Abilways, Vista Alegre, NOS, Banco Montepio, Pingo Doce, Edenred e muitos outros nomes reconhecidos em Portugal.

Quanto aos temas deste meeting, podemos destacar a saúde e bem-estar físico e mental, criação e atratividade do emprego público e benefícios da transição digital nos processos de RH. O meeting foi explorado através de mesas redondas, casos práticos, entrevistas e interações.

👉 Saiba mais sobre o onboarding de funcionários: conceito, processo e ferramenta digital.

Calendário Empresarial 2024 para os RH

Já lhe demos a conhecer 5 dos maiores eventos de RH previstos para 2024. No entanto, existem outras datas comemorativas, eventos ou até dias comerciais que devem ser lembrados e celebrados pelos departamentos de RH. Foi por isso que decidimos criar um calendário empresarial de 2024 para os RH.

Descarregue-o abaixo e mantenha-se a par de todos os feriados e dias especiais do ano! ⬇️

calendário 2024

Esteja a par das tendências e eventos de RH: software de RH tudo-em-um

É certo que ir a diversos eventos é fundamental para estar a par das tendências do mercado, bem como de práticas e metodologias que podem revolucionar o seu departamento de recursos humanos. Porém, de nada adianta frequentar várias conferências, fóruns e meetings, se o seu departamento não tem os melhores softwares de trabalho.

Com o software da Factorial, tem muito mais do que um software de RH. Consegue otimizar os processos da sua equipa, aumentar a produtividade e ter num único sítio tudo o que diz respeito à gestão de recursos humanos. Recibos de vencimento, gestão de férias e ausências, assinatura digital, gestão de turnos, recrutamento e seleção, relatórios e KPI’s, e muito mais.

Quer um novo aliado ao seu departamento de Recursos Humanos? Então conheça o nosso software e veja como pode ganhar!

banner de demo geral

Outros eventos que aconselhamos

Para além de eventos de recursos humanos, sugerimos-lhe também outros 2 que achamos poderem ser interessantes, até para profissionais de RH. Saiba quais abaixo!

Web Summit

Apesar de não fazer parte da lista de eventos de RH, é um evento que explora diversas temáticas relevantes para qualquer tipo de profissional. O Web Summit tem vindo a concretizar-se, nos últimos anos, em Lisboa e reúne mais de 70 000 pessoas e empresas que estão a revolucionar a indústria e tecnologia.

Em 2024, o Web Summit irá realizar-se de 11 a 14 de novembro, no Altice Arena & FIL.

👉 Leia mais sobre a inovação tecnológica em RH: qual o impacto nos diferentes setores de trabalho?

Rock in Rio – um evento de RH alternativo

Surpreendeu-se com esta sugestão? O Rock in Rio é considerado um dos maiores eventos em Portugal e existem várias aprendizagens que se podem tirar deste festival, como por exemplo:

  • A importância da gestão de equipas que leva ao sucesso: este festival envolve centenas de colaboradores e voluntários que só com trabalho em equipa conseguem alcançar o sucesso;
  • A gestão estratégica de tudo associado ao evento: comunicação, ativações de marca, organização de cartazes, distribuição do espaço;
  • Inovação: é necessário inovar constantemente;
  • O fortalecimento da reputação e marca institucional importam.

Por outro lado, enquanto absorve tudo aquilo que um festival destes lhe pode ensinar, diverte-se e soma mais uma experiência à sua vida.

Este ano, este evento voltará a Portugal nos dias 15, 16, 22 e 23 de Junho. Desta vez num novo espaço: Parque Tejo.

A Nádia é content, copy e creative writer. As palavras são a sua grande paixão, usando-as para informar, entreter, ensinar ou simplesmente partilhar. É apologista de que devemos partilhar conhecimento, histórias, experiências (e bolos de chocolate, sempre!). Parceira da Factorial, no mercado português, pretende escrever conteúdos relevantes e informativos para todos os leitores.

Artigos Relacionados