Ir para o conteúdo
emprego recursos humanos

Emprego em Recursos Humanos: principais portais de RH

Em períodos de crise, as empresas passam por muitas mudanças que requerem processos de seleção e contratação e, infelizmente, também algumas demissões. Por isso, é uma boa altura para quem está à procura de emprego em Recursos Humanos, uma vez que o departamento torna-se central na estratégia e operação da empresa.

Atualmente, os principais canais onde encontrar trabalho estão na internet. O candidato tem de saber como fazer as pesquisas de forma eficiente para encontrar as vagas de trabalho de acordo com as suas expectativas. Além disso, é importante trabalhar as habilidades necessárias nas funções de RH para ser um bom candidato.

Neste artigo, vamos analisar:

Pegue no caderno (ou bloco de notas, para os mais tech-savy) para apontar todas as dicas!

Como procurar vagas num portal de RH? 

O principal segredo para encontrar as melhores vagas de emprego em Recursos Humanos é saber como fazer as pesquisas da forma mais eficiente. As plataformas internas dos sites seguem mais ou menos as mesmas regras das pesquisas nos motores de busca, como o Google.

Portanto, algumas regras e troques podem ser aplicados. A primeira delas é a pesquisa por palavras-chave. Informe-se e veja quais são os termos mais usados na área e para definir o cargo no qual tem interesse. Para a área dos Recursos Humanos, alguns exemplos podem ser “diretor de RH”, “analista de RH”, “gestor de RH”.

Tente ser o mais específico possível, para fazer uma boa filtragem das vagas. Caso contrário, pode acabar por receber centenas de opções dos motores de busca, mas poucas que realmente lhe sejam relevantes.

Se já trabalha na área Recursos Humanos, certamente vai gostar da nossa checklist para os processos de recrutamento e seleção:

profissional-recursos-humanos

Portais de Recursos Humanos: onde encontrar vagas?

Houve um tempo em que distribuir CVs era uma jornada. O candidato saía de porta em porta, a deixar cópias impressas do documento nas diferentes empresas. Atualmente, já quase ninguém anda por aí a imprimir as suas experiências profissionais. Para encontrar um bom emprego em Recursos Humanos, os candidatos já sabem: está tudo em portais online.

Alguns sites têm um perfil de vagas mais genérico. A seguir, vamos explicar um pouco sobre os melhores portais de Recursos Humanos para conseguir empregos na área.

LinkedIn

A maior rede social profissional do mundo é sem dúvida o LinkedIn, e conquistou uma importância grande no mercado. Ao mesmo tempo, em que é possível anunciar e procurar por vagas, é possível também construir a sua reputação profissional.

Algumas dicas para encontrar boas vagas para RH no LinkedIn são:

  • Mantenha o seu perfil atualizado e completo;
  • Siga os profissionais que admira e as empresas onde gostaria de trabalhar;
  • Interaja com os referidos profissionais e com as publicações das empresas;
  • Ao preencher o seu perfil, use as palavras-chave mais procuradas no seu setor — seja específico e evite keywords genéricas;
  • Produza conteúdos e reforce a sua imagem na rede.

Indeed

O Indeed é uma plataforma que agrega vagas de trabalho publicadas em diferentes canais. Por isso, é um dos maiores portais de vagas do mundo, com oportunidades em todos os países do mundo. Inclusivamente, uma das possibilidades de pesquisa no portal é procurar vagas por região. Assim, poderá escolher onde deseja trabalhar e encontrar oportunidades no estrangeiro.

Por ser um portal muito amplo, é comum as pessoas fiquem desorientadas ao entrar e não consigam encontrar vagas apropriadas. Por isso, seguem algumas dicas para facilitar a pesquisa:

  • Faça pesquisas com as frases entre aspas — em vez de procurar por diretor de RH, procure “diretor de RH”. Assim, o site filtra somente as vagas que tenham todos os termos;
  • Especifique o título do cargo ao preencher o “O quê”: use -title: [“nome do cargo”]. Ex: – title “diretor de RH”;
  • Faça pesquisas em empresas específicas com o comando – company: [“nome da empresa”]. Ex: – company: Factorial;
  • Combine as dicas e pesquise por um cargo específico numa empresa específica. Ex: – title: “diretor de RH” company: Factorial

Emprego Sapo

O site de anúncios de vagas de empregos do Sapo é bastante generalista, pelo que é possível encontrar anúncios de diferentes setores, inclusive emprego em Recursos Humanos. O forte do portal são as vagas em Portugal, mas é possível encontrar vagas no estrangeiro.

Uma das principais vantagens do Emprego Sapo é o hub de conteúdos. Há artigos com dicas de como ter um perfil mais atrativo para os empregadores, como preparar entrevistas e outros conteúdos relacionados que ajudam a encontrar um bom trabalho.

Adecco

O Grupo Adecco é um dos maiores players de serviços de RH no mundo. Entre as opções que oferecem, uma das mais procuradas é o outsourcing dos processos de recrutamento e seleção. Portanto, têm sempre uma grande variedade de vagas que precisam ser preenchidas.

Há duas possibilidades de conseguir um trabalho por esta plataforma. A primeira delas é realizando pesquisas periódicas das vagas que lhe interessam. A lógica é muito parecida com a dos demais portais.

A segunda maneira é a registar o seu currículo no banco de dados da Adecco. Assim, os empregadores podem encontrar o seu perfil e chamá-lo para uma entrevista.

RHmais

A RHmais é uma empresa portuguesa e uma das maiores referências em RH no país. Além de oferecer o serviço de anúncio de vagas, tem outras soluções para o outsourcing de serviços de RH.

Para quem está à procura de emprego, existem algumas possibilidades. O portal permite ter acesso às milhares de vagas, atualizadas diariamente. Outra hipótese é registar-se para receber os alertas de oportunidades. Mas o candidato pode também enviar o CV para que o portal o ajude a encontrar uma oportunidade compatível com o seu perfil profissional.

Quais as habilidades desejadas para um emprego em Recursos Humanos? 

Os Recursos Humanos são uma área que faz a conexão entre duas pontas de um sistema complexo, a empresa e as pessoas. Por isso, o profissional deste departamento tem que ter um conjunto de competências e habilidades que lhe garantem desenvoltura para lidar com os desafios que certamente irão surgir.

Veja, a seguir, as principais caraterísticas que um bom profissional deve ter para conseguir um bom emprego em Recursos Humanos.

Ética e Discrição

A ética é um valor que deve orientar todos os profissionais, mas mais ainda do RH. O departamento tem de dar o exemplo para as outras áreas da empresa e os profissionais. Este departamento lida quotidianamente com questões sensíveis e dados sigilosos. Portanto, a ética deve estar presente e orientar a tomada de decisão.

De mãos dadas à ética, está a discrição. Muitas vezes, o profissional de RH terá de auxiliar outros colaboradores com questões delicadas do âmbito profissional ou até pessoal que exigem sigilo. O RH deve ser a pessoa em quem os outros podem confiar.

Empatia e Sensibilidade

Os Recursos Humanos pertencem à área das humanidades. Isso significa que não há fórmulas prontas para cada situação, uma vez que estes profissionais lidam diretamente com pessoas. Portanto, o RH precisa de ter empatia e sensibilidade para compreender as dores dos outros e procurar a melhor maneira de encontrar a solução.

Negociação e Gestão de Conflitos

Em muitos assuntos, o profissional de RH tem o papel de intermediar o diálogo e tentar encontrar uma via intermediária entre dois ou mais pontos de vista. Algumas vezes, haverá mesmo uma fricção entre as partes envolvidas.

Para estas conversas correrem bem, o gestor de RH precisa de ter boas capacidades de negociação. Assim, conseguirá fazer as partes cederem para entrarem em acordo.

Existem ferramentas de RH online? 

Além dos portais de empregos em Recursos Humanos, os candidatos às vagas na área precisam conhecer as mais modernas ferramentas do setor. As principais são as plataformas de gestão de RH.

Estes serviços permitem automatizar uma série de tarefas, aumentando a produtividade e a eficiência do setor no âmbito da empresa. A Factorial é uma das plataformas mais completas disponíveis no mercado, oferecendo diversos serviços para os profissionais de RH.

Na plataforma, é possível fazer a gestão das ausências, controlo das folhas de pagamentos, controlo do ponto, geração de relatórios e muito mais. Tudo numa interface simples e intuitiva.

Registe-se gratuitamente e faça um teste de todas as funcionalidades que a Factorial tem a oferecer!

Escrito por Raquel Sodré e revisto por Bernardo Lousada

Postagens relacionadas

Deixe um comentário