Ir para o conteúdo

As 10 ferramentas essenciais para uma gestão administrativa de RH eficiente

·
7 minutos de leitura
gestão administrativa de rh nas empresas

Uma parte importante da gestão de Recursos Humanos é a gestão administrativa de RH, ou seja, a administração dos processos internos da empresa. E para isso é vital contar com um software de gestão especializado, capaz de abranger diversas funções administrativas, como é o caso da solução da Factorial.

Neste artigo veja como o software da Factorial pode auxiliar a sua empresa na gestão administrativa de RH, e quais os benefícios que as funcionalidades desta ferramenta oferecem. Boa leitura!

Tabela de Conteúdos:

software-rh-dp-360

O que é a gestão administrativa de RH?

Esta gestão trata-se de um conjunto de práticas de natureza administrativa, destinadas a otimizar a relação entre empresa e trabalhadores. Nomeadamente gestão de documentos, organização da folha de pagamento, gestão de assinaturas, portal do colaborador e comunicados internos. Mas também geração de relatórios, criação de organogramas, entre outros.

Neste contexto, a implementação de soluções tecnológicas, como softwares de gestão de RH, tem vindo a tornar-se uma tendência crescente.

👉 Leia mais sobre a tecnologia em RH: como aplicar na sua empresa?

Administração de Recursos Humanos: 10 funcionalidades que vão salvar a gestão da sua empresa

Administrar um setor de RH não é tarefa fácil. Os profissionais desta área precisam de conciliar a gestão de pessoas e talentos com inúmeras tarefas burocráticas e administrativas.

Felizmente, a Factorial é um software tudo-em-um, completo e com mais de 30 funcionalidades pensadas para facilitar todo esse trabalho. Vamos falar das principais seguidamente, revelando todos os benefícios que o software da Factorial oferece à sua gestão.

administração de recursos humanos

1. Gestão de documentos

Uma das funções essenciais do RH é a gestão de documentos e contratos da empresa realizados com os seus funcionários. É algo complexo e desafiante, mas a boa notícia é pode ser feito diretamente no software da Factorial. Com a nossa ferramenta, é possível organizar, gerir e guardar documentos de forma simples e segura. Alguns exemplos:

  • Importe documentos, públicos ou privados, deixando-os centralizados numa única plataforma;
  • Crie pastas personalizadas para cada tipo de documento;
  • Notifique os colaboradores cada vez que inserir um novo documento;
  • Carregue documentos em massa de forma célere e intuitiva;
  • E muito mais!

👉 Saiba mais sobre o RH do futuro: quais são as principais tendências para os próximos anos

1.1. Revisão de documentos

Rever e aprovar documentos rapidamente é uma necessidade do setor de RH. Com a Factorial, é possível indicar responsáveis por esta revisão e visualizar os próximos passos depois de aprovado um documento. Poderá também inserir informações adicionais sempre que necessário, criar campos e relatórios personalizados e autorizar colaboradores a anexar novas informações.

1.2. Acesso e gestão de documentos pela app da Factorial

Sabia que a Factorial também possui uma aplicação? Com ela conseguirá gerir arquivos comodamente a  partir do telemóvel, em qualquer lugar e a qualquer hora.

  • Aceda a todas as suas pastas e documentos pelo seu dispositivo móvel;
  • Baixe, edite, partilhe ou exclua os arquivos que quiser e quando quiser;
  • Visualize imagens e leia documentos em formato PDF.

gestao de documentos e assinatura digital

👉 Descubra a tendência do RH 5.0 em Portugal: como preparar a sua empresa?

2. Assinatura digital

Outra função muito importante do software Factorial é a assinatura digital. Através dela, o setor de RH pode recolher assinaturas de forma fácil, segura e 100% digital.

Com esta funcionalidade é possível solicitar a assinatura dos funcionários na folha de ponto. Bem como, confirmar os horários de trabalho de cada um. Assim, a  sua empresa reduz o absenteísmo, além de cumprir todas as normas de controlo de assiduidade.

Outro benefício da assinatura digital do software da Factorial é cumprir rigorosos requisitos de segurança, com a garantia da salvaguarda dos dados sensíveis. Todas as informações e documentos estarão protegidos, graças um avançado sistema de encriptação, com acesso individualizado para cada utilizador. Consequência disto: terá também a certeza que compre todas as leis de proteção de dados e normativas europeias.

👉 Fique a par do RGPD em Portugal: o que é e como afeta a gestão das empresas?

3. Gestão de custos e recibo de vencimento

Usar um software de gestão, possibilita uma gestão do recibo de vencimento muito mais eficiente, integrada numa única plataforma.

  • Compense as horas extra diretamente no recibo;
  • Programe os benefícios no recibo, como o subsídio de alimentação;
  • Envolva os gestores e diretores no processo de revisão e aprovação;
  • Digitalize cada processo de forma rápida e eliminando erros;
  • Partilhe os dados com gestores, diretores, o setor administrativo e o financeiro;
  • Tenha toda a informação centralizada num só lugar;
  • E muito mais!

4. Portal do colaborador

Portal do Colaborador é uma parte importante da gestão administrativa de RH. Trata-se de um espaço personalizado onde os funcionários podem gerir todas as suas informações pessoais, documentos, férias e outros recursos. Permite:

  • Gerir turnos;
  • Manter os colaboradores informados sobre os horários;
  • Notificar os funcionários de alterações de escalas e turnos;
  • Simplificar o fluxo de informação das equipas;
  • Fazer a gestão da jornada sem erros;
  • Evitar duplicações ou lacunas de horário.

O software da Factorial, possibilita também aos funcionários formarem comunidades, de acordo com os seus interesses e hobbies. Desta forma, há um incentivo no envolvimento e um reforço do desenvolvimento de atividades de team building.

app portal do colaborador

5. Relatórios e indicadores de RH

Os relatórios e indicadores de RH são um dos principais aliados dos RH. Como o software da Factorial pode criar relatórios personalizados sempre que quiser e ter diferentes estilos de visualização. Terá também acesso ao Painel de Relatórios, onde poderá organizar todos os relatórios da sua empresa e consultar dados atualizados.

A partir destes relatórios, o setor de RH poderá gerir férias, licenças e ausências em diferentes equipas. Adicionalmente, poderá agrupar dados sobre ausências de colaboradores por unidade, escritório ou equipe, ou, ainda, obter resumos mensais e anuais. Com a Factorial acompanhe de perto as análises de performance e os indicadores de desempenho individual das suas equipas.

Para além disto, centralize questionários numa única plataforma e monitorize o desenvolvimento profissional dos colaboradores. Tenha uma visão 360° da performance do seu negócio!

6. Organograma da empresa

Com a Factorial, o seu departamento de RH não precisará de perder mais tempo a construir o organograma da empresa.

Esta solução possui uma funcionalidade de acesso a um organograma personalizado , criado automaticamente com os dados da plataforma. Basta importar todos os trabalhadores e atribuir um gestor responsável. E poderá adicionar novos colaboradores sempre que preciso, atualizando automaticamente o seu organograma. Desta forma, terá sempre uma visão ampla das posições dos colaboradores, gestores e equipas a que pertencem na empresa.

👉 5 motivos por que deve otimizar os processos de empresas em crescimento

7. Comunicação interna

Melhorar a comunicação interna da empresa é sempre uma meta dos RH. Com um bom plano de comunicação corporativa é possível aumentar a transparência e ainda obter maior envolvimento da equipas. A funcionalidade de Comunicação Interna da Factorial permite-o.

7.1. Eventos e comunicados

Faça publicações e mantenha as suas equipas informadas. Poderá escolher o destinatário (individual, toda a empresa ou grupos específicos) e adicionar uma data, hora, título, descrição e imagem. Adicionalmente, organize grupos de conversas e permita que seus funcionários acrescentem comentários e/ou emojis.

7.2. Grupos para assuntos em comum

  • Partilhe os eventos mais importantes a partir da plataforma;
  • Inclua informações sobre as equipes: aniversários, folhas de pagamento, férias, etc.;
  • Envie lembretes de tarefas;
  • Crie grupos temáticos;
  • E muito mais!

7.3. Comunicação interna integrada com o Slack

Com a funcionalidade de integração da Factorial com o Slack poderá enviar notificações diárias sobre a empresa de forma simples. Esta integração permitir, ainda, picar o ponto no próprio Slack e facilitar o trabalho remoto.

8. Automatização do fluxo de trabalho

Com esta funcionalidade é possível executar ações automáticas sem esforço e em apenas um clique, minimizando a intervenção humana. E é, ainda, possível costumizar os seus próprios workflows de RH:

  • Gira automaticamente a partilha de documentos;
  • Crie integrações personalizadas;
  • Costumize e filtre os fluxos por unidade, equipa ou posição;
  • Execute ações em cadeia usando os dados específicos de cada funcionário;
  • Elimine o erro humano;
  • Implemente fluxos de trabalho rápida e intuitivamente.

👉  O que dizem as empresas portuguesas sobre a digitalização e tecnologia?

9. Permissões de acesso

Com a funcionalidade de Perfil de Utilizador e Permissões de Acesso escolha funções e permissões de acordo com cada perfil. Poderá, ainda, criar e adaptar permissões de acesso apenas ao necessário.

Com os grupos personalizados é possível adaptar as funções predefinidas dos utilizadores às necessidades específicas da sua empresa. Costumize permissões de acesso para grupos, e atribua acessos diferentes aos funcionários para cada grupo.

👉 Portugal 2030: como os fundos europeus ajudam na digitalização da sua empresa e onde aplicá-los?

10. App Factorial para RH

Outra vantagem de ser um cliente Factorial é contar com a nossa aplicação para facilitar a gestão administrativa de RH.

  • Aceda às funcionalidades mais importantes do software em qualquer dispositivo;
  • Faça gestão de equipas em qualquer lugar;
  • Acompanhe as ausências em tempo real;
  • Permita que os colaboradores piquem o ponto remotamente com sistema de geolocalização;
  • Verifique o QR Code para registo no local de trabalho.

10.1. Gestão de férias e ausências pela APP

Solicitar e gerir pedidos de férias e ausências nunca foi tão fácil.Com a Factorial, qualquer tipo de solicitação pode ser feito pela app.

  • Tenha acesso a informações atualizadas constantemente;
  • Sincronize automaticamente o calendário de equipa entre a app de RH e a versão para desktop;
  • Permita que seus colaboradores façam o planeamento das férias;
  • Consulte rapidamente as ausências atuais e futuras e organize melhor as aprovações.

👉 Quer acompanhar os turnos de trabalho através de uma app? Com a Factorial já pode!

Otimize a gestão administrativa de RH da sua empresa com a Factorial

Como vimos, a gestão administrativa de RH é fundamental para as empresas. E a implementação de um software completo de gestão de RH não é apenas uma escolha inteligente, mas uma necessidade. Além de todas as funcionalidades mencionadas acima, o sistema da Factorial oferece diversos recursos que otimizam a gestão de RH, economizam tempo e melhoram a eficiência das suas operações.

💡 Quero agendar agora mesmo uma demonstração gratuita!

Copywriter especializada em SEO, a Vanessa é parceira da Factorial para o mercado português. Com formação em comunicação e marketing, tem experiência na área da escrita de conteúdos web, sejam eles para blogues, sites ou newsletters. É também ghostwriter, algo que a inspira muito. No fundo, adora escrever.

Artigos Relacionados