Os colaboradores são o pilar de qualquer empresa. Gerir e dirigir bem os funcionários é a chave para o sucesso ou o fracasso do negócio. Por isso, os gestores precisam perceber a importância de medir e avaliar o desempenho dos funcionários.
Com a avaliação de desempenho, é possível garantir que os colaboradores estejam agindo de acordo com padrões pré-estabelecidos e em direção aos objetivos da empresa. Com isso em mente, aqueles que têm outros colaboradores sob sua responsabilidade devem colocar em prática técnicas de avaliação de desempenho para examinar suas capacidades.
As avaliações de desempenho são análises sistemáticas e relatórios de funcionários. Para realizá-los, são usados métodos para medir as contribuições de cada colaborador ou equipa para as realizações da empresa. Os resultados são então comparados para definir novas expectativas e metas futuras.
Para avaliar o desempenho de um funcionário é preciso passar por algumas etapas. Neste artigo, examinaremos os seguintes conceitos:
- Técnicas para avaliar o desempenho de um funcionário
- Benefícios de avaliar o desempenho
- Como implementar uma avaliação de desempenho
- Limitações da avaliação de desempenho
- Descarregue o Modelo de Avaliação de Desempenho Excel
- Como otimizar a avaliação de desempenho dos funcionários
- ✔️ Descarregue um software para avaliar o desempenho dos funcionários
Técnicas para avaliar o desempenho de um funcionário
Encontrar um método de avaliação de desempenho totalmente objetivo e confiável não é fácil. Existem muitos tipos de avaliação de desempenho, e é fundamental que cada empresa encontre aquele que mais faz sentido para suas equipas.
Psicólogos e especialistas em Recursos Humanos têm tentado desenvolver várias técnicas para atingir esse objetivo. Veja a seguir alguns desses métodos para avaliar o desempenho dos funcionários.
Avaliação padrão
O método mais popular e usado para avaliar o desempenho do funcionário. A avaliação do padrão de desempenho é baseada na “escala de classificação padrão”.
Nessa escala, todos os funcionários são comparados com os padrões ou expectativas com base em seu desempenho, com uma classificação que normalmente varia de 1 a 5. A avaliação é realizada por meio de entrevistas ou observação direta dos colaboradores enquanto realizam suas tarefas.
Autoavaliação
Embora pareça que alguém que está se autoavaliando vai exagerar suas habilidades e aptidões, a maioria dos estudos realizados nos últimos anos indica que os funcionários costumam estar bem cientes de suas competências. Na verdade, é mais provável que sejam honestos nesse tipo de autoavaliação, para não serem arrogantes.
Além disso, esse tipo de avaliação de desempenho dá uma ideia melhor de como eles se veem e o que pensam de seu trabalho e tarefas diárias. As autoavaliações também são um fator importante para a motivação dos funcionários e, além disso, ninguém contestará os resultados.
Avaliações de 360 graus
Muitos gestores preferem realizar uma avaliação 360° para avaliar o desempenho dos funcionários, pois inclui uma autoavaliação e também a avaliação de supervisores, subordinados e pares .
Este tipo de avaliação é um dos mais completos e confiáveis em termos de resultados de desempenho. Além disso, não apenas mede o desempenho do colaborador, mas também atenta para o relacionamento com as demais pessoas da equipa.
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Os benefícios de avaliar o desempenho
Independentemente dos tipos de avaliação de desempenho escolhidos pelos gestores, ter este momento com o funcionário é fundamental. A seguir, destacamos alguns benefícios percebidos ao avaliar o desempenho de um funcionário.
Desenvolvimento pessoal e profissional
A avaliação de desempenho mede o desempenho dos funcionários, permitindo-lhes identificar seus pontos fortes e fracos . Isso os ajuda a crescer, pois permite que melhorem o que pode ser melhorado e aprimorem o que fazem de melhor. O resultado será um progresso em seu desempenho e o desenvolvimento de novas habilidades e experiências.
Planeamento de negócios
Outra maneira de usar as avaliações de desempenho é examinar os resultados anteriores para ver como a empresa está no mercado. Isso ajuda os gestores a traçar um futuro com metas e objetivos . Também pode ajudar a designar e reposicionar os funcionários nas posições mais adequadas com base em suas habilidades e aptidões.
Ferramentas motivacionais para avaliar o desempenho
A avaliação de desempenho tem um impacto positivo na motivação dos funcionários, se identificarmos aqueles que trabalharam duro e recompensarmos seu esforço . Este reconhecimento faz com que se sintam apreciados e importantes.
Da mesma forma, detetar funcionários com alto desempenho também permitirá que a empresa faça promoções, bônus, treinamentos e invista na retenção de talentos.
Além disso, avaliar o desempenho dos funcionários também contribui para otimizar a comunicação interna e incentivar feedbacks. Depois de coletados os resultados, as empresas poderão orientar quem precisa, e os funcionários também poderão comunicar os problemas e dificuldades que afetam seu dia a dia.
Treinamento
As empresas podem usar as informações obtidas nessas avaliações para oferecer treinamento aos funcionários que precisam. Isso resultará em uma melhoria nas competências dos colaboradores e nas chances de serem promovidos. A avaliação de desempenho também pode ser usada para determinar a eficácia desse treinamento, comparando os resultados antes e depois do treinamento.
👉Gestão por Competências: O que é e como aplicar nas empresas? [+modelo para download]
Como fazer uma avaliação de desempenho?
- Primeiro: Determine os objetivos da sua empresa e as expectativas em relação ao desempenho dos seus colaboradores.
- Segundo: Esses objetivos e expectativas devem ser comunicados a todos os funcionários e equipas, e eles devem aceitá-los.
- Terceiro: Elabore um programa de avaliação válido e confiável que visa avaliar o desempenho de seus colaboradores e medí-lo de forma eficaz.
- Quarto: Implementar o programa de avaliação.
- Quinto: Analise os resultados e comunique-os aos seus funcionários. É importante ouvir seus comentários e fazer as alterações necessárias para avaliar o desempenho dos funcionários no futuro.
Modelo de avaliação de desempenho [download]
Quer avaliar o desempenho de um funcionário e não sabe por onde começar?
Preparamos um modelo de avaliação de desempenho gratuito para sua empresa usar como referência. Veja a seguir como usá-lo:
O que fizemos foi dividir a avaliação de desempenho em várias seções. A primeira coluna mede as habilidades e competências que acreditamos serem essenciais para o trabalho do funcionário. A segunda coluna contém células personalizáveis nas quais o avaliador pode adicionar as principais tarefas a serem avaliadas.
A terceira coluna é onde a pontuação será definida de 1 a 5. O significado desses números será visto na quarta coluna , que irá de “Insuficiente” para “Excelente”. A quinta coluna é para quaisquer comentários ou notas que o avaliador deseja adicionar. A sexta coluna indica se o trabalhador necessita de algum tipo de treinamento em relação às suas competências ou tarefas, sempre com base na pontuação recebida. Por fim, a sétima e última coluna contém o resultado geral, que pode ser comparado com o desempenho dos demais funcionários.
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Todos os critérios inseridos no modelo de avaliação de desempenho podem ser editados de acordo com as necessidades de cada empresa ou equipa.
A planilha de avaliação de desempenho serve como um ponto de partida para que o gestor possa avaliar o desempenho de seus funcionários, mas deve ser complementada com outros métodos.
Desafios e limitações de uma avaliação de desempenho
Seja com um modelo de avaliação de desempenho ou com o uso de outras técnicas, avaliar o desempenho dos colaboradores é um desafio. Por isso, é importante que os gestores estejam atentos às limitações e erros que podem surgir ao longo do processo. Para evitar estes problemas, esteja alerta para os seguintes pontos:
Validade e confiabilidade
A validade depende se o método de avaliação está a medir o que deve ser medido com exatidão. A confiabilidade existe se tal método fornecer resultados consistentes sempre que for colocado em prática. É impossível encontrar um tipo de ferramenta de avaliação que seja 100% válida e confiável. Por isso, sempre haverá um pequeno percentual de incerteza, o que nos leva ao próximo ponto.
Possíveis erros ao avaliar o desempenho
Pode haver margem para erros ao avaliar o desempenho de um funcionário. Por exemplo, embora a avaliação 360 graus tenha se mostrado muito eficaz e confiável para as empresas, os supervisores podem ser muito tolerantes ou muito severos na avaliação de seus subordinados. Da mesma forma, os funcionários podem subestimar ou supervalorizar seus superiores, dependendo do relacionamento que mantêm com eles.
Metas inatingíveis
Definir metas impossíveis de atingir pode levar à insatisfação geral quando, de fato, elas não são alcançadas. Por exemplo, se um gestor deseja vender 100 unidades de um produto, apesar de o mercado ditar que o número máximo geralmente é 50.
Não importa o quanto seus funcionários trabalhem para atingir essa meta, eles nunca terão sucesso. Portanto, não é sua culpa se seu desempenho for considerado abaixo das expectativas .
Ferramenta para avaliar o desempenho dos funcionários
Agora que já sabe medir e avaliar o desempenho de seus funcionários, é hora de escolher a técnica que mais se adapta às necessidades da empresa e colocá-la em prática. O modelo de avaliação de desempenho pode ajudar, mas não é suficiente.
Para avaliar o desempenho de seus funcionários de forma mais eficiente e prática, contar com um programa de RH pode ser a melhor solução! Com um software de RH como o da Factorial, é possível automatizar e personalizar as avaliações de desempenho, para além de fazer tudo remotamente.
Para além disso, o software fornece relatórios com dados reais e específicos para que possa analisar os resultados e tomar as decisões corretas, e possui diversos outros recursos de RH como gestão de férias e plataforma de recrutamento.
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