Feriados de Portugal 2021: Confira o Calendário completo!

Planejar o calendário da empresa é o primeiro passo para estruturar projetos e pensar em ações externas e internas para o ano seguinte. Ao longo do ano existem muitos feriados em Portugal. Planejar-se é fundamental para evitar que alguma data comemorativa passe despercebida e atrapalhe seus planos. Os feriados em Portugal em 2021 são muitos, e neste ano cairão em dias bem distintos.

Se o feriado cai em algum dia útil, muitos empreendedores e empresas devem estar preparados para realizar ações em datas comemorativas e também para gerir seus funcionários. Caso algum colaborador trabalhe, é necessário calcular horas extras, definir turnos, verificar banco de horas e planejar as atividades a serem executadas.

Já os gestores de RH devem estar ainda mais atentos aos feriados de Portugal. Manter-se atualizado é uma maneira de garantir que seus funcionários cumpram as folgas nestas datas e que a empresa não acabe por pagar horas extras não planejadas. Para além disso, o RH poderá informar os funcionários com antecedência sobre estes dias de folga para que eles possam planejar o tempo de descanso que tanto merecem.

Seja para planejar o ano da sua empresa ou para verificar quando poderá viajar em 2021, saber quando são os feriados em Portugal é sempre importante.

Vive ou trabalha em Portugal e ainda não sabe quando terá dias de folga em 2021? Confira abaixo!

modelo férias e ausências

Feriados de Portugal 2021

Em 2021 serão 13 feriados nacionais em Portugal, sem contar com as datas comemorativas regionais. Para além disso, vale lembrar que há também facultativos e aqueles que valem apenas para algumas cidades específicas.

Veja na tabela abaixo os feriados de Portugal em 2021 e comece a se preparar agora mesmo!

Feriados de Portugal 2021

Data Feriado
1° de Janeiro – Sexta-feira Confraternização Universal (Ano novo)
16 de Fevereiro – Terça-feira Carnaval (facultativo)
2 de Abril – Sexta-feira Sexta-feira Santa
4 de Abril – Domingo Páscoa
25 de Abril -Domingo Dia da Liberdade
1° de Maio – Sábado Dia do Trabalhador
3 de Junho – Quinta-feira Corpo de Deus
10 de Junho – Quinta-feira Dia de Portugal
15 de Agosto – Domingo Assunção de Nossa Senhora
15 de Outubro – Terça-feira Implantação da República
1° de Novembro – Segunda-feira Todos os Santos
1° de Dezembro – Quarta-feira Restauração da Independência
8 de Dezembro – Quarta-feira Dia da Imaculada Conceição
25 de Dezembro – Sábado Natal

Apesar de este ano seu em um Domingo, um dos feriados mais celebrados em Portugal é o Dia da Liberdade que acontece no dia 25 de Abril. Esta data celebra o fim da ditadura militar em Portugal, que foi de 1933 até 1968. Em 25 de Abril de 1974 os militares levaram a cabo um golpe de Estado militar pondo fim ao regime.

👉 Não sabe como gerir as férias e folgas de seus funcionário? Confira aqui nosso guia completo!

Feriados Regionais

Para além dos feriados nacionais de Portugal em 2021, algumas regiões contam com datas comemorativas específicas, que normalmente acontecem para celebrar dias santos ou alguma data importante para a cidade. Confira abaixo alguns dos feriados de Portugal por região:

Açores:

Terça-feira 1 de junho: Dia dos Açores

Braga:

Quinta-feira 24 de junho: São João

Coimbra:

Domingo 4 de julho: Dia de Santa Isabel

Lisboa:

Domingo 13 de junho: Santo António de Lisboa

Madeira:

Quinta-feira 1 de julho: Dia da região Autónoma da Madeira

Domingo 26 de dezembro: Primeira Oitava (Madeira)

Porto:

Quinta-feira 24 de junho: São João

Pontes e fins de semana prolongados em 2021

No ano de 2021 quem vive em Portugal terá ótimas oportunidades de aproveitar um fim de semana prolongado e pontes nacionais para viajar ou descansar.

Já na Páscoa, temos a Sexta-feira Santa, serão 3 dias de folga do trabalho para ficar com a família ou fazer aquilo que mais gosta. No dia 1 de Novembro, dia de todos os Santos, os trabalhadores também terão a chance de descansar em um feriado prolongado já que a data cai em uma segunda-feira.

Para além dos feriados prolongados com datas comemorativas a cair na segunda e sexta-feira, há algumas outras datas em que será possível escapar da rotina por mais uns dias.

Apesar de ser um feriado facultativo, o Carnaval já chega no dia 16 de Fevereiro, terça-feira, como uma ponte nacional, e dá aos portugueses a chance de ter mais dias de folga seguidos. Junho será um ótimo mês para isso! Os dias 3 e 10 de Junho, Corpo de Deus e Dia de Portugal, são ótimas oportunidades de ponte nacional.

Nestas datas, muitos trabalhadores devem pedir folga na sexta-feira, para assim aproveitarem mais um dia corrido de descanso. O mesmo acontece no dia da Implantação da Independência, em 5 de Outubro, que será uma terça-feira.

Conforme destacado acima, alguns feriados regionais também vão permitir agumas escapadas para os moradores destas regiões, com muitos feriados às terças e quintas-feiras.

Calendário de Trabalho da Factorial

Todos os anos a Factorial atualiza o calendário laboral e de feriados do ano seguinte para todo o país e para cada cidade e região de Portugal.

Para ter acesso a este calendário para o ano 2021, basta seguir os seguintes passos:

  1. Registe-se na Factorial
  2. Selecione a sua região
  3. Selecione o ano e importe todos os feriados automaticamente.

calendario de feriados em portugal 2021

Partilhe este calendário com suas equipas e peça que planejem as folgas com antecedência. Dessa forma, irá otimizar a gestão de férias e folgas na sua empresa e não será preciso gerir tantos pedidos ao mesmo tempo.

Como otimizar a gestão de férias, feriados e ausências das suas equipas?

Com tantos feriados ao longo do ano, é comum que os colaboradores queiram planejar suas férias e folgas com base nestas datas, para aproveitarem uns dias a mais de descanso. Muitas vezes o que acontece é que perto de um feriado nacional, muitos funcionários decidem pedir folga ao mesmo tempo, e gerir todos estes pedidos pode ser bastante confuso para os gestores e para o RH.

Com um software de RH como o da Factorial, os colaboradores podem solicitar férias, folgas e até avisar sobre baixas médicas mesmo quando não estão no escritório, e a qualquer momento. Já os gestores poderão ver todas as ausências no mesmo ecrã e em tempo real no calendário da equipa, além de aprovar ou rejeitar as solicitações dos colaboradores. Dessa forma, as informações ficam muito mais organizadas e todos podem saber quem está ausente em determinado dia.

Quer testar o software por 14 dias sem nenhum custo? Clique abaixo e registe-se já!

software rh

Leave a Comment