Ir para o conteúdo

Festa de Natal da empresa: 5 ideias originais [+ software para eventos]

·
7 minutos de leitura
festa de natal da empresa

A época natalícia é vivida com grande espírito, na cultura portuguesa. Nesta altura, acontece a típica festa de Natal da empresa. Seja no final de novembro, em dezembro ou no início de janeiro, o objetivo é as empresas celebrarem o Natal com os seus colaboradores. 

Mas nós compreendemos: organizar uma festa de natal exige disponibilidade, tempo, criatividade, rigor na gestão de custos e muita paciência.

E se lhe dissermos que na Factorial encontra um software que lhe permite ajudar na preparação e organização da festa de natal da empresa? Saiba tudo neste artigo!

Tabela de Conteúdos:

✅ Experimente por si mesmo o software da Factorial e veja como organizar um evento na sua empresa se torna bem mais fácil!

Prepare a sua empresa para o Natal!

É hora de começar a preparar o Natal na sua empresa. Por todo o país, vemos várias empresas a vestir-se a rigor para a época natalícia. Seja nos enfeites decorativos, nas luzes que iluminam os edifícios ou até mesmo nos colaboradores que se vestem, literalmente, a rigor.

O que é certo é que é expectável que todas as empresas adiram ao espírito natalício, nem que seja com enfeites mais simples, económicos e discretos.

👉 Já sabe tudo sobre o Subsídio de Natal: O que é e como calcular em 2022? 📥 Descarregue o nosso Modelo para calcular Subsídio de Natal em Excel!

Que decorações de Natal posso colocar na minha empresa?

A nossa resposta é: depende. Depende do tamanho da sua empresa, que tipo de empresa é, onde se situa e se recebe ou não clientes e parceiros. Assim, damos-lhe uma listagem de diferentes ideias, que poderá adaptar consoante a realidade da sua empresa.

Enfeite as portas e janelas, com pequenos detalhes

Porque não enfeitar de acordo com a secção/departamento daquela porta/janela? Por exemplo, no departamento financeiro pode criar uma coroa de natal, com números pendurados.

decorações de natal

Faça uma árvore de natal com fotografias dos seus colaboradores

Ao invés das tradicionais bolas e enfeites da árvore de natal, desafie os seus colaboradores a tirarem uma fotografia para se pendurar na árvore. Peça-lhes também para escreverem o seu nome e data. No fim, pode guardar todas estas fotografias e fazer uma parede dedicada a todos os colaboradores da sua empresa e àqueles que por ela já passaram.

Construa uma caixa de pedidos solidários

Associe-se a uma ou mais associações da área de atuação da sua empresa. Liste todas as suas necessidades de bens e produtos e coloque numa caixa solidária na sua empresa. Depois, desafie os seus colaboradores a retirar um papel da caixa e a doar o que nele estiver escrito. É uma forma diferente de envolver os seus colaboradores e apoiar as organizações sem fins lucrativos que precisam da ajuda de todos.

Disponibilize acessórios aos seus colaboradores

Sabemos que em todas as empresas existem colaboradores mais extrovertidos, que adoram usar acessórios de natal. Óculos, gorros e bandoletes são algumas sugestões.

Decore o exterior da sua empresa

As luzes de natal são um excelente adereço para decorar o exterior do seu espaço. O ideal é que encontre umas luzes recarregáveis com luz solar. Assim tem um “dois em um”: uma decoração bonita e iluminada, mas também sustentável e amiga do ambiente, conforme recomendações do governo para o natal de 2022.

Lembre-se que é nos pequenos pormenores que a criatividade faz a diferença. Se conseguir adaptar as decorações àquilo que a sua empresa produz/área em que atua, terá uma decoração original, única e diferente.

Software para comunicação interna e organização de eventos empresariais

Sabemos que gerir um evento é uma tarefa bastante desafiante. Desde o planeamento, à sua comunicação, até à gestão dos custos. Não se preocupe! Com o software da Factorial, consegue otimizar e simplificar processos. Pode:

  • Gerir facilmente a comunicação interna com os seus colaboradores, em tempo real;
  • Criar eventos e comunicados, selecionando destinatários, adicionar a data, hora, título, descrição e imagem;
  • Criar grupos de conversas, em que os seus colaboradores podem adicionar comentários;
  • Revelar informações novas a cada semana: porque não ir desvendando um certo evento ao longo das semanas?
  • Ter uma gestão de despesas mais eficientes, automatizando o controlo e gestão de despesas da sua empresa, poupando-lhe não só tempo, mas também custos.

eventos-comunidade-factorial

✅ Quer descobrir mais? Então marque uma demonstração grátis, de qualquer funcionalidade da Factorial, com um dos nosso consultores!

5 ideias para a festa de Natal da empresa

Agora que já tem ideias para as decorações natalícias, é também importante pensar numa festa de natal. Este é o momento do ano em que os colaboradores estão todos juntos num momento de descontração, convívio e união.

Desde uma grande festa, cheia de animação, a uma atividade de teambuilding, o importante é que prepare algo adaptado aos seus colaboradores, que promova o convívio e os seus colaboradores adorem. Parece difícil? Vamos mostrar-lhe que não!

1) Organize um jantar de Natal

O jantar de natal da empresa é o tipo de evento mais tradicional nesta época do ano. Contudo, torná-lo memorável depende de si e da sua equipa. Pode optar por escolher um restaurante, arrendar um espaço para esta noite ou até mesmo fazê-lo nas instalações da empresa. Pense em qual das três opções se relaciona mais com o tipo de colaboradores que fazem parte do seu negócio.

Depois, torne o evento uma experiência única desde o início até ao fim. Crie convites personalizados para cada colaborador; invista em momentos de animação e atividades ao longo do jantar, para evitar que se torne aborrecido; contrate uma equipa que se encarregue de tudo no dia do evento, para que nenhum colaborador tenha de trabalhar nesse dia; e, no fim, desafie os funcionários a partilhar as suas fotografias e vídeos do jantar de natal.

2) Faça um teambuilding solidário

Por outro lado, se a hipótese de fazer um jantar de natal da empresa é algo que não lhe agrada e não suscita interesse, poderá fazer um teambuilding solidário. Esta é uma época do ano em que todos os portugueses estão mais solidários e empáticos para com a realidade de quem os rodeia.

Como o pode fazer? Pesquise as várias associações sem fins lucrativos que existem, veja o que é que cada uma faz e como faz e quais as suas principais necessidades de apoio. Por fim, é só colocar mãos à obra. Damos alguns exemplos:

  • Se for uma associação que cuide de cães, pode desafiar a associação e os colaboradores a passarem a manhã numa “cãominhada”. Cada colaborador fica responsável por passear um cão da associação. No fim, ofereça um almoço a todos os participantes.
  • Uma associação que cuide de crianças, provavelmente valorizará quem tenha disponibilidade para passar tempo com elas. Em coordenação com a associação, prepare uma festa infantil, em que os seus colaboradores podem brincar com as crianças e dar-lhes carinho, amor e atenção. Ou então, desafie os seus colaboradores a criarem jogos didáticos, como puzzles, para oferecer à associação.
  • Também pode promover um workshop de culinária, com pratos de natal, em que o resultado (se comestível) seja oferecido a uma associação.

Como vê, ideias não faltam. Um pouco de imaginação, criatividade e adaptação ao que mais sentido faz à sua empresa e consegue ideias de sucesso.

3) Prepare uma festa temática

Acha o natal demasiado “clichê” ou muito explorado noutros contextos e quer fugir um pouco disso? Prepare uma festa temática para os seus colaboradores!

Além de fazer diferente das restantes empresas, surpreenderá os seus colaboradores. Quanto ao tema da festa: pode decidir qual será ou dar a escolher aos seus colaboradores. Caso queira decidir o tema existem várias opções ao seu alcance.

Disfarces com algo com a primeira letra do nome

Desafie os seus colaboradores a vestirem-se com algo que comece com a primeira letra do nome de cada um. Estimula a criatividade dos seus colaboradores e terá disfarces muito engraçados. Por exemplo: o colaborador chamado Samuel pode vestir-se de super-homem, já a Maria de marcador florescente e o Carlos? Pode disfarçar-se de campainha.

Festa das cores

Se quer muita cor na sua festa, coloque numa caixinha todas as cores existentes (quantos mais colaboradores tiver, mais ao detalhe terá de ir nas cores – por exemplo, verde turquesa, verde esmeralda, verde escuro, entre outros). Depois, cada colaborador retira uma cor e tem de se vestir dessa mesma cor. No dia da festa, distribua a comida e as bebidas por cor, criando uma zona para cada cor diferente.

Típica festa dos anos 80/90

Quem é que não gosta de reviver uma festa com músicas antigas e dress code apropriado? Se quer ir mais longe, adapte também o espaço, a comida e as bebidas a esta época.

Festa futurista

Se não quer ir para o passado, pode sempre tentar viajar para o futuro. Desafie os colaboradores da sua empresa a vestirem-se de acordo com o que acham que será tendência daqui a dez anos.

👉 Quer saber quais são as tendências de RH em 2023? Leia sobre as 12 principais tendências neste artigo!

Se, por outro lado, preferir que sejam os seus colaboradores a decidir, crie uma sondagem online ou uma caixa de sugestões na empresa, em que cada colaborador poderá dar a sugestão do tema da festa. Para escolher depois o tema pode sortear as sugestões ou escolher o mais votado (caso hajam sugestões repetidas). Temos a certeza que ideias não faltaram e conseguirá planear uma festa incrível!

4) Planeie a festa de Natal da empresa para a família

Existem empresas que optam por criar eventos que dê para levar familiares, em especial crianças. Porque não um teatro infantil ou um musical, que termine com comes e bebes, num espaço arrendado? Nesse espaço, também pode colocar insufláveis ou piscina de bolas para as crianças. Estenda o convite ao agregado familiar do colaborador.

Assim, permite que o colaborador passe o dia também junto com a sua família. Além disso, cria um dia memorável para todos. Lembre-se que as crianças poderão ambicionar um dia fazer parte da sua empresa e, de forma inconsciente, trabalha o employer branding. Já imaginou as crianças a regressarem à escola e a contar aos colegas que a empresa onde os pais trabalham é incrível?

jantar de natal empresa

👉 Leia a entrevista sobre Employer Branding na prática, com Gonçalo Sequeira da Mercedes-Benz.io

5) Dedique um dia a jogos de equipa

A nossa última sugestão é criar um dia com diversos jogos de equipas. Contrate uma empresa de organização de eventos e crie jogos adaptados aos seus colaboradores, que se relacionem com a sua empresa. Se, por exemplo, tem uma empresa tecnológica, fará sentido jogos mais tecnológicos e digitais. Por outro lado, se tem uma empresa que oferece serviços na área do turismo, procure jogos que se relacionem com isso mesmo.

Estamos certos que escolha o que escolher, será incrível. Prepare algo a pensar nos seus colaboradores e pense em todos os pormenores.

👉 Explore também o artigo sobre Gestão de equipas: ferramentas, recursos e como otimizar

software-rh-dp-360
A Nádia é content, copy e creative writer. As palavras são a sua grande paixão, usando-as para informar, entreter, ensinar ou simplesmente partilhar. É apologista de que devemos partilhar conhecimento, histórias, experiências (e bolos de chocolate, sempre!). Parceira da Factorial, no mercado português, pretende escrever conteúdos relevantes e informativos para todos os leitores.

Artigos Relacionados