Ir para o conteúdo

Gestão de turnos hospitalares: como fazer corretamente?

·
6 minutos de leitura
turnos hospitalares

A gestão de turnos hospitalares é uma tarefa crucial para garantir o funcionamento eficiente das equipes médicas e de enfermagem. 

Com a responsabilidade de garantir atendimento 24/7, é essencial que os gestores de RH do setor hospitalar saibam como criar e gerir turnos de forma correta e eficaz.

Neste artigo, falaremos das melhores práticas na gestão de escala de hospital e abordaremos os desafios mais comuns. Apresentaremos ainda soluções, como o software da Factorial, que podem auxiliar nesse processo. Acompanhe-nos!

Tabela de conteúdos:

💡 Conheça a Factorial, uma tecnologia que pode ajudar na gestão de turnos de trabalho do seu hospital!

software-rh-dp-360

A importância da gestão de turnos hospitalares

A presença adequada de profissionais médicos e de enfermagem é fundamental para um atendimento hospitalar de qualidade.

Nesse sentido, garantir uma escala de trabalho eficiente em hospitais assegura bons cuidados aos pacientes. A gestão de escala envolve a organização dos horários, folgas, turnos noturnos e a distribuição equitativa de tarefas entre colaboradores.

Uma gestão de turnos hospitalares ineficiente pode resultar em problemas graves, além do óbvio impacto na saúde dos pacientes. Nomeadamente:

  • Sobrecarga de trabalho para alguns profissionais;
  • Escassez de recursos em determinados momentos;
  • Baixa qualidade do atendimento prestado;
  • Conflitos entre os profissionais da saúde no hospital;
  • Incumprimento legal;
  • Má reputação da instituição hospitalar.

Neste contexto, a Factorial apresenta-se como uma plataforma intuitiva, de fácil uso, que permite criar turnos personalizados.  Trata-se da solução ideal para responder aos desafios enfrentados na gestão de turnos nos hospitais, de que falamos seguidamente.

Desafios na gestão de turnos hospitalares

Um dos principais desafios na gestão de turnos é garantir a equidade na distribuição dos horários entre os profissionais de saúde.

O objetivo é evitar sobrecargas de trabalho, considerando as preferências pessoais dos profissionais e as necessidades do hospital. Assim, para fazer uma escala, na prática, é necessário ter um sistema que permita a visualização da disponibilidade dos profissionais e das necessidades do hospital em tempo real.

sistema de RH da Factorial é uma solução eficiente para essa gestão. Permite a criação e atualização de turnos hospitalares com facilidade e agilidade. Além disso, possibilita gerar relatórios e indicadores que auxiliam na tomada de decisão e no aperfeiçoamento contínuo do processo.

Utilizar o software de RH da Factorial permite ainda reduzir tempo gasto na elaboração da escala e minimizar conflitos entre os profissionais. Para além, claro, da melhoria na qualidade do atendimento ao paciente.

👉 Leia mais sobre como fazer uma escala de trabalho por turnos em Excel e num software?

Por que usar um software para a gestão de turnos hospitalares?

Não há dúvida que a gestão de turnos hospitalares é mais eficiente usando um software de RH especializado.

Este tipo de ferramenta ajuda a otimizar todo o processo e facilita o trabalho dos profissionais de RH. Desde garantir que a escala de trabalho está atualizada, a evitar conflitos entre turnos e facilitar a gestão de equipas.

Uma das melhores soluções no mercado, com funcionalidades pensadas para alta gestão, é o software da Factorial. Continue a ler e fique a conhecer as suas vantagens! 👇

Benefícios de utilizar a Factorial para a gestão da jornada de trabalho

Gerir as escalas de turnos médicos pode ser um desafio para empresas da área da saúde. Isto aplica-se especialmente aos hospitais e clínicas de grande dimensão. Ou seja, que exigem uma organização mais eficiente.

Factorial oferece uma solução de gestão de turnos que simplifica a criação e gestão de escalas de turnos. Este software permite que equipas de RH e gestores tenham uma visão completa das escalas de trabalho e, deste modo:

Além disso, a Factorial oferece outras funcionalidades importantes para o setor da saúde, como:

Se procura uma solução completa para gerir os processos de RH da sua empresa da área da saúde, a Factorial pode ajudá-lo. Não perca mais tempo a gerir escalas de turnos manualmente ou a lidar com processos burocráticos que consomem muito tempo. Veja como fazer o controlo de escalas de trabalho e turnos de forma prática com a Factorial! ⬇️

Passo a passo para gerir turnos hospitalares com a Factorial

Com a Factorial, é possível criar modelos de escalas personalizáveis de acordo com as necessidades específicas do hospital. Estes modelos podem ser reutilizados em diferentes períodos, economizando tempo e esforço na criação de escalas. Siga este passo a passo:

  1. Encontre modelos de Gestão de Turnos acedendo no aplicativo da Factorial na aba “Configurações”;
  2. Crie um modelo de turnos clicando em “Adicionar novo modelo de turnos” e configurando-o com um nome e semanas;
  3. Adicione semanas ao modelo, indicando o nome da semana e as horas de trabalho de cada dia da semana;
  4. Atribua um modelo de turnos a um grupo específico de colaboradores num período de tempo determinado, acedendo a ferramenta de Turnos e clicando em “Atribuir modelo de turno”;
  5. Clique em “Publicar Horário Semanal” para garantir que os turnos atribuídos são publicados com sucesso.

📥 [Descarregue grátis] Folha de Presenças em Excel

O uso de ficheiros Excel também pode ser interessante. No entanto, como são preenchidos manualmente, podem levar a falhas. Ainda assim, preparámos um modelo que irá ser útil na gestão de turnos. Descarregue gratuitamente! ⬇️

Modelo em Excel de Folha de Presenças

Gestão de turnos hospitalares noturnos

Gerir turnos noturnos pode ser mais exigente para gestores de RH em hospitais, clínicas e farmácias. Com a Factorial, é possível configurar o registo de horas de maneira eficiente e gerir turnos noturnos com facilidade.

Ou seja, toda a gestão de turnos noturnos é facilitada pela plataforma. Ela permite que os gestores lidem com as particularidades deste tipo de escala de forma mais eficiente. Veja como funciona:

  • Aceda as “Configurações de Controlo de Frequência” e encontre a aba “Turnos da Noite”;
  • Selecione a opção de considerar o turno noturno pertencente ao dia em que ele começa ou ao dia do calendário em que é trabalhado;
  • Certifique-se que tem instalado o aplicativo “Controlo de Frequência” antes de começar a configurar os turnos noturnos;
  • Selecione a opção desejada e escolha a data efetiva em que a configuração entrará em vigor;
  • Lembre-se que as edições afetarão apenas os turnos futuros e não é possível editar uma data efetiva no passado;
  • Ao registrar a hora de saída para uma pausa após as 00:00, o turno não estará ligado ao primeiro dia.

como fazer escala de enfermagem

👉 Como usar o QR Code no controlo de frequência dos colaboradores?

Tenha uma visão completa de todas as escalas do hospital

Uma gestão eficiente das escalas de trabalho é essencial para o bom funcionamento de um hospital. Isso garante que há profissionais médicos e de enfermagem em quantidade adequada para dar resposta à 24/7.

escala de trabalho enfermagem

Para facilitar esse processo, o software da Factorial oferece uma visão completa de todas as escalas do hospital. Ou seja, facilita o acompanhamento e a supervisão das atividades dos colaboradores.

A visão ampla das escalas permite compreender como os horários se sobrepõem. Auxiliando gestores e líderes hospitalares. Isso ajuda também a evitar lacunas na cobertura, garantindo uma jornada de trabalho bem organizada.

escala de turnos hospitalares

👉 Leia mais sobre o trabalho noturno: o que é e o que diz a legislação

Certifique as horas trabalhadas pelos seus funcionários com a sua assinatura digital

Assegurar o registo preciso das horas trabalhadas é essencial para cumprir obrigações legais. Adicionalmente, evita também problemas laborais, garantindo confiabilidade nos registos feitos pelos colaboradores.

Com a folha de ponto digital da Factorial é possível certificar as horas trabalhadas por meio da assinatura eletrónica, como mencionado antes. Isso garante a autenticidade dos registos e a conformidade com as normas vigentes.

Com a assinatura digital dos colaboradores também é possível certificar as horas trabalhadas e garantir o cumprimento da jornada de trabalho.

Por que é a Factorial o software de RH mais completo do mercado?

A gestão de turnos hospitalares exige uma solução abrangente e eficiente para o bom funcionamento de um hospital. Por outras palavras: uma solução adequada garante a qualidade do atendimento aos pacientes, priorizando a eficiência operacional.

É exatamente isso que a Factorial oferece. O nosso software de RH é o mais completo do mercado, projetado para dar resposta às necessidades específicas do setor da saúde e impulsionar o sucesso da sua instituição.

Com a Factorial, os gestores de RH da área da saúde podem ter nas suas mãos uma plataforma de gestão de escala altamente eficiente. E que também pode ser integrada com outras funcionalidades essenciais para a gestão de RH em clínicas e hospitais.

A nossa solução é intuitiva, fácil de usar e repleta de recursos inteligentes. Recursos que irão otimizar a rotina do seu RH, tornando-a mais ágil, precisa e eficiente!

Com a visão geral proporcionada pela Factorial, os gestores têm controlo total sobre a jornada de trabalho, evitando falhas nos serviços e garantindo que todas as áreas do hospital providenciam uma resposta adequada!

💻 Não deixe que a gestão turnos hospitalares seja um desafio. Simplifique este processo e otimize a gestão da sua equipa de saúde com a Factorial. Solicite agora mesmo uma demonstração gratuita e confira essa eficiência na prática!

Copywriter especializada em SEO, a Vanessa é parceira da Factorial para o mercado português. Com formação em comunicação e marketing, tem experiência na área da escrita de conteúdos web, sejam eles para blogues, sites ou newsletters. É também ghostwriter, algo que a inspira muito. No fundo, adora escrever.

Artigos Relacionados