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Qual é a diferença entre o onboarding e inboarding de colaboradores?

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5 minutos de leitura
onboarding e inboarding

As pessoas são o capital mais valioso de uma empresa. Portanto, não importa se é o primeiro dia de um trabalhador ou se já temos um relacionamento duradouro com ele, devemos orientar e acompanhar seus passos na empresa para que ele sinta-se confortável conosco e alcance seus objetivos profissionais. Para facilitar esse trabalho, é extremamente importante estabelecer bons planos de onboarding e inboarding para os funcionários, que sejam centrados nas pessoas e os ajudem a crescer.

Em um momento de grandes desafios como este em que vivemos, esta etapa mostra-se ainda mais importante. Com a crise do coronavírus, muitas pessoas passaram para o regime de teletrabalho. Para muitas empresas, este modelo ainda vai permanecer por muito tempo, e esta nova realidade exige adaptações importantes.

Uma das grandes mudanças foi no processo de de integração de novos funcionários. Esta etapa fundamental para iniciar a experiência do colaborador de forma positiva, passou a ser totalmente digital. Isso significa que muitas etapas iniciais do colaborador na empresa tiveram que ser adaptadas, assim como o seu contacto com os outros membros da equipa.

Estas estratégias são traçadas pela área de Recursos Humanos e caberá aos gestores garanti-las, pois só assim podemos fazer com que os colaboradores sintam-se satisfeitos com o seu trabalho, tenham um melhor desempenho e aumentem o seu compromisso e a sua lealdade para com a empresa.

Sabe traçar um plano de integração e acolhimento para os colaboradores que ingressam na sua empresa? Ou gostava de motivar mais seus funcionários? A seguir, detalhamos as diferenças entre onboarding e inboarding, bem como dicas para colocá-los em prática.

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<>Como estabelecer um bom plano de Onboarding na empresa?

Nossa mente leva apenas 7 segundos para criar uma primeira impressão. Por isso, quando um novo funcionário chega à empresa, é importante recebê-lo com um bom plano de onboarding, para que tenha uma boa imagem e decida ficar e trabalhar conosco.

Este plano de integração será tão benéfico para ele como para a empresa. Segundo as estatísticas, após uma má experiência no primeiro dia, 4% dos colaboradores deixam o emprego, o que acarreta um custo o que representa três vezes o salário do trabalhador anterior.

onboarding o que é

Siga estas etapa s para obter um onboarding bem-sucedido:

  • 1 – Antes de chegar o primeiro dia, peça ao funcionário toda a documentação necessária (fotocópia do Cartão de Cidadão e número da conta bancária).
  • 2 – Mantenha contacto antes de começar, mande um e-mail para ele e deixe-o feliz em começar a trabalhar na empresa.
  • 3 – Certifique-se de que no primeiro dia tudo relacionado a eletrônicos e computadores está resolvido (computador, e-mail, telemóvel, fotocopiadora, etc.)
  • 4 Comunique a chegada do colaborador: Envie um e-mail a todo o staff a informar sobre a nova incorporação e algumas características que a descrevem.
  • 5 – Tenha o organograma da empresa pronto para que, desta forma, o colaborador consiga identificar as pessoas que tem que procurar em cada caso.
  • 6 – Selecione um anfitrião para mostrar as instalações para que o colaborador saiba onde está tudo e para guiá-lo nos primeiros dias.
  • 7 – Crie um kit de boas-vindas e distribua aos novos contratados . Esses kits podem conter material de escritório com seu logótipo, camisetas ou canecas.

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Onboarding e Inboarding: Quais são as diferenças entre eles?

Já vimos que onboarding é o plano de recepção que uma empresa desenvolve para receber um novo colaborador. Mas o que é inboarding? Refere-se ao plano de ação que a área de Recursos Humanos desenvolve para reter bons funcionários e ajudá-los a crescer dentro da empresa.

Em muitas ocasiões, esforço e tempo são investidos na educação e treinamento de novos funcionários em nossa empresa, mas o mesmo raramente é feito com funcionários que estão conosco há algum tempo. De acordo com o Relatório de Aprendizagem da Força de Trabalho de 2019 da LinkdIn , 94% dos funcionários estenderiam sua permanência em uma empresa se ela investisse em treinamento para seus colaboradores.

Quando um colaborador decide deixar seu emprego, devemos nos perguntar quais foram as razões para isso. Todos sabemos o que significa a saída de um dos nossos colaboradores. Perdemos um profissional com conhecimento e experiência na empresa, e isso implica formar uma nova pessoa. Por isso, apostar nos colaboradores que temos no nosso quadro de colaboradores através de um plano de inboarding será a melhor forma de alcançar a excelência como empresa.

Mas como podemos fazer um colaborador decidir ficar quando ele pode encontrar algo melhor lá fora? As razões pelas quais os funcionários decidem mudar de emprego são muitas. E geral, são para conseguir um melhor salário, uma posição mais elevada, melhores condições ou melhor treinamento.

Com isso, devemos ser capazes de ouvir os colaboradores e detetar quais são suas aspirações. Assim, conseguimos oferecer-lhes o que precisam. A seguir damos algumas dicas para ter sucesso com seus colaboradores.

onboarding e inboarding diferenca

Aposte no inboarding

O objetivo do inboarding é investir nas pessoas que já fazem parte da nossa equipa, em vez de buscar talentos externos. Portanto, traçar um bom plano será fundamental para motivar nossos colaboradores, pois colaboradores felizes são sinônimo de uma empresa produtiva .

Coloque nosso conselho em ação:

1. Comunique as conquistas

Uma boa ideia é enviar um e-mail para toda a empresa parabenizar uma pessoa ou equipa por atingir um objetivo na empresa. Essa pode ser uma boa maneira de manter a motivação e o desejo de continuar a crescer internamente.

2. Crie um plano de carreira individual

Cada colaborador é diferente. Portanto, é interessante traçar um plano que os ajude a alcançar o que desejam na empresa. Às vezes, alguns colaboradores podem se sentir menos valorizados por terem um salário menor ou por não terem melhores benefícios . Antes que esse sentimento ocorra, sente-se com eles para explicar sua situação e como eles podem crescer na empresa .

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3. Incentive a comunicação interna

A comunicação interna entre os funcionários é essencial para que eles se sintam integrados e à vontade na empresa. Para além disso, este é um ponto que pode ajudar a melhorar a produtividade e a partilha de novas ideias.

Para que esta comunicação ocorra da melhor maneira , é importante ter um canal específico dedicado a este fim. Grupos de whatsapp já não são mais considerados uma maneira profissional de interagir com outros colaboradores durante o trabalho.

Para a comunicação profissional, indicamos o Slack, que é uma ferramenta de chat dedicada às empresas.

inboarding significado

4. Promova atividades pós-trabalho

Muitas vezes o que diferencia uma empresa da outra são as boas vibrações que se percebem no ambiente de trabalho. Para promover o relacionamento entre os funcionários, planeje uma viagem ou uma atividade de lazer, como beber algumas cervejas depois do trabalho.

5. Treinamento

Invista em cursos para que seus colaboradores continuem a se capacitar no setor e aprimorar as tarefas que desempenham. Às vezes, quando um colaborador é promovido, entende-se que ele já é um especialista na área. No entando,  muitas vezes ele ainda precisa de treinamento complementar.

Para efectuar o onboarding ou inboarding não é necessário investir milhares de euros, basta pensar num bom plano que beneficie tanto os colaboradores como a empresa. Para além disso, hoje existem ferramentas online para as áreas de Recursos Humanos que facilitam o trabalho mais pesado do dia a dia, como gestão de férias e ausências, assinatura digital de contratos e documentos, etc. Assim, é possível focar na criação de estratégias que agreguem valor à empresa.

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Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

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