Ir para o conteúdo
reconhecimento facial online

Reconhecimento Facial Online: Como esse recurso ajuda o RH?

E se disséssemos que os funcionários não precisam fazer nada para picar o ponto no trabalho? Não precisam se lembrar do cartão de ponto, dos códigos secretos ou preencher planilhas do Excel? Bem-vindo à era do reconhecimento facial online!

Poderíamos dizer que existem dois tipos de empresas, ou melhor, dois tipos de atitudes principais diante das notícias. Há organizações que rejeitam a novidade e outras que a aceitam, exaltam e integram em seus processos.

Quando falamos em inovação na área de recursos humanos, nos referimos a ferramentas e modelos de trabalho que economizam tempo , dinheiro e tornam melhor a vida de todos dentro da empresa no final do dia . O reconhecimento facial torna a tarefa de picar o ponto, um processo necessário em todas as empresas, mais fácil e confortável do que nunca e neste artigo explicamos como.

⬇️ Descarregue nosso modelo de folha de presença gratuito ️

folha de presenca

O que é Reconhecimento facial online?

Para muitos, o reconhecimento facial não é algo novo. Estamos acostumados a usar essa técnica, tanto que muitos de nós desbloqueiam seus celulares graças ao reconhecimento facial permitido pelo aparelho.

Certamente podemos identificar o reconhecimento facial online como um dos protagonistas das significativas viradas tecnológicas que caracterizam nossa época. Em resumo, o reconhecimento facial é uma técnica biométrica que permite identificar o rosto de uma pessoa de maneira única.

Nisso ele difere da simples detecção de rosto.

Reconhecimento facial vs Detecção facial

Embora esses dois termos sejam frequentemente usados ​​de forma intercambiável, é importante perceber que há uma distinção significativa. 

A detecção facial pode ser traduzida como simplesmente detetar o rosto de uma pessoa. Por exemplo, durante o período de pandemia já pode ter acontecido, ou talvez ainda aconteça, de ter que parar na entrada de um supermercado, uma farmácia ou um escritório para o sistema na porta detetar a temperatura e permitir a entrada. Esses tipos de ferramentas não fazem nada além de detetar um rosto humano.

O reconhecimento facial online, por outro lado, permite ir além, ao associar um rosto a uma identidade. Nesse caso, teremos uma análise de sistema que buscará no banco de dados as informações associadas àquele rosto.

É justamente por isso que a aplicação do reconhecimento facial online pode ser muito útil para funcionários e empresas para agilizar e facilitar diferentes processos.

Reconhecimento facial: como funciona?

A técnica de reconhecimento facial é uma ferramenta biométrica assim como a impressão digital, que é mais comumente usada para desbloquear dispositivos. Isso acontece graças ao algoritmo que permite identificar as características faciais de uma pessoa.

reconhecimento facial no trabalho

O que acontece quando um rosto aparece na frente de um software de reconhecimento facial online é o mapeamento desse rosto. Para serem mapeados, estão os pontos do rosto considerados mais importantes para fins de reconhecimento, como os olhos, a posição do nariz, etc.

Uma vez identificados esses pontos, o sistema fará um trabalho de comparação com outras faces. Isso até identificar a pessoa que realmente está à sua frente. Graças a este desenvolvimento tecnológico, podemos hoje revolucionar uma das muitas tarefas diárias dos funcionários, nomeadamente picar o ponto no trabalho .

Software de Reconhecimento facial online: Como utilizá-lo para Controlo de Assiduidade?

No que diz respeito ao controlo de assiduidade, cada empresa possui seu método. Existem aqueles que permitem que os funcionários piquem o ponto apenas através de cartões, preenchimento de planilhas Excel e até por aplicações,  graças aos softwares em nuvem.

A tarefa de picar o ponto passou por uma evolução importante. Justamente por se tratar de algo que deve ser realizado por todos dentro da organização, as empresas estão sempre em busca de métodos para tornar esse processo mais simples e preciso possível .

Softwares de RH como o da Factorial, que estão sempre em busca das melhores soluções para auxiliar os gestores de RH no seu dia a dia, foram desenvolvidos para oferecer uma opção adicional para os funcionários picarem o ponto.

Na verdade, será possível picar o ponto no trabalho simplesmente com o reconhecimento facial. Desta forma, será ainda mais rápido picar o ponto no trabalho.

Métodos mais inovadores para Controlo de Assiduidade hoje

Conforme mencionado acima, existem várias maneiras de fazer o controlo de assiduidade dos funcionários. No entanto, há duas opções em particular estão cada vez mais populares dentro das empresas. Há empresas que sempre buscam inovação e provavelmente já sabem quais são essas opções, ou até já introduziram esses métodos há muito tempo. Para outras, pode ser algo totalmente novo.

software controlo de assiduidade

Aplicação de Relógio de Ponto e Controlo de Assiduidade

As aplicações com relógio de ponto digital permitem que os funcionários piquem o ponto diretamente do dispositivo pessoal do funcionário.

Essa evolução se deve ao fato de agora estarmos todos equipados com smartphones e conexão à internet, exatamente o que é necessário para picar o ponto em um segundo via app.

Cada aplicação oferece funções diferentes de acordo com as necessidades da empresa. Temos  aquelas exclusivas para controlo de assiduidade, e outras mais completas, que também oferecem outros recursos como a gestão de férias e ausências diretamente do telemóvel, por exemplo.

A principal vantagem de uma aplicação com relógio de ponto digital é a sua simplicidade. Não há necessidade de nenhuma entrada manual. Com um clique, as informações sobre a entrada e saída do funcionário no trabalho serão atualizadas automaticamente.

Com a implementação de um software de reconhecimento facial, a necessidade de um clique também é eliminada. Basta posicionar seu rosto em frente ao aparelho e a jornada de trabalho ficará devidamente resgistada. Não poderia ser mais simples, certo?

Código QR para Controlo de Assiduidade

Os códigos QR estão em quase todos os lugares hoje em dia e são usados ​​para diversos fins: para levar os usuários às páginas online, para lojas virtuais ou para descobrir playlists, entre muitos outros. Quando falamos em códigos QR para o controlo de assiduidade, nos referimos a um código de barras único que é usado para sinalizar a presença de alguém no trabalho .

Também neste caso, o conforto e a eficácia estão garantidos, uma vez que apenas é necessário um telemóvel. Basta mostrar o código QR quando solicitado ao entrar e sair do trabalho.

Esses dois sistemas inovadores de controlo de assiduidade no trabalho foram desenvolvidos e integrados no software Factorial e por isso permitem detetar a presença de colaboradores num instante , mantendo os dados do controlo de assiduidade sempre atualizados e precisos.

software rh

Vantagens de aplicar reconhecimento facial

Graças ao uso do reconhecimento facial online é possível melhorar vários aspetos da vida dos colaboradores. Além disso, o departamento de recursos humanos também se beneficia.

Em primeiro lugar, a vantagem dos colaboradores será a possibilidade de entrar ou sair do trabalho sem ter de fazer nada. Isso porque basta virar o dispositivo para o seu rosto e picar o ponto.

Para os recursos humanos, isso permitirá que tenham horários precisos e atualizados de todos os funcionários automaticamente. Isso sem sem ter que editar planilhas e folhas de presença manualmente.

Em algumas empresas, o reconhecimento facial online pode ser particularmente útil para gerir o fluxo de pessoas que entram e saem de escritórios ou fábricas. Em outras ocasiões, o reconhecimento facial pode ser útil para garantir a segurança. Isso pode ser feito dando acesso a espaços e lugares apenas para pessoas autorizadas.

A aplicação do reconhecimento facial é certamente um passo importante e que se tornará cada vez mais popular nos próximos anos, dada a sua utilidade e facilidade de uso.

A importância da digitalização dos processos nas empresas

Embora ouçamos falar de inovação o tempo todo e o uso da palavra digitalização explodiu nos últimos 12 meses, ainda existem muitas empresas que fazem a gestão de seus processos de RH  por meio de métodos desatualizados. Esses métodos não atendem mais às necessidades de nossa força de trabalho.

Já vimos métodos de controlo de assiduidade desatualizados em vários artigos no passado, e é crucial perceber por que algumas metodologias não são mais adequadas hoje.

Tudo muda e tudo se transforma, assim como os métodos de trabalho. O smart working e o teletrabalho estão agora em vigor e são métodos de trabalho que vieram para ficar e, em alguns casos, substituir o trabalho no escritório.

O digital hoje é o recurso mais importante que as empresas dispõem. A digitalização dos processos de negócio tornou-se fundamental para garantir o bom desempenho das atividades normais de trabalho. Isso inclui o controlo de assiduidade, que hoje muitas vezes deve ser obrigatoriamente online.

software reconhecimento facial online

Software de Controlo de Assiduidade da Factorial

A Factorial é a solução em nuvem para gerir, entre outras coisas, o controlo de assiduidade de funcionários de forma simples e precisa, e  permite despedir-se de cartões e planilhas de Excel que só nos fazem perder tempo.

Graças ao software da Factorial será possível:

  • Acompanhar as horas trabalhadas pelos funcionários. tanto os gestores quanto os funcionários poderão visualizar rapidamente as horas de trabalho, gerir turnos, verificar feriados ou faltas e inserir comentários.
  • Monitorar todas as atividades. Os gestores terão a capacidade de aprovar ou rejeitar os pedidos de folga dos funcionários. Também é possível gerir turnos e horas extras.
  • Reduza o absenteísmo. Será possível receber notificações sobre a entrada e saída dos funcionários no trabalho e verificar se há muita evasão.
  • Picar o ponto pela aplicação. Os funcionários podem picar o ponto sem a necessidade de planilhas ou cartões. Seu smartphone será suficiente.
  • Assinar e aprovar horas de trabalho. a aprovação de horas de trabalho será fácil graças à assinatura digital, permitindo-lhe agilizar o envio de recibos de vencimento.
  • Picar o ponto por código QR e reconhecimento facial. com um simples código QR, ou simplesmente enquadrando o rosto com o smartphone, os funcionários podem picar o ponto em apenas alguns segundos.
  • Extrair relatórios. É possível extrair relatórios semanais e ficar sempre de olho na produtividade dos funcionários.

Já experimentou o software para controlo de assiduidade da Factorial? Teste por 14 dias gratuitamente!

This post is also available in: Italiano Mexican

Postagens relacionadas

Deixe um comentário