Ir para o conteúdo
registo horario flexivel

Registo de horário flexível? É possível com este relógio de ponto

Já imaginou sair todos os dias às 16h ou trabalhar apenas de segunda a quinta-feira? Não são sonhos, são fatos que podem tornar-se realidade se a sua empresa aplicar um horário flexível de trabalho. Nesses casos, as empresas oferecem aos funcionários liberdade de tempo em troca de atingir determinados objetivos e realizar determinadas horas por semana.

Se a sua empresa já está a aplicar o horário flexível, ou se gostaria de fazê-lo, é essencial ter um relógio de ponto inteligente. Nesses casos, gerir o horário de trabalho é muito importante para confiar nos seus funcionários e cumprir os prazos de entrega esperados pelos seus clientes.

O que significa trabalhar com um horário flexível?
Aplique um registo de horário de trabalho para funcionários com horário flexível
✅ Utilize um software de relógio de ponto para registar os horários de trabalho

O que significa trabalhar com um horário flexível?

O Horário flexível é um termo cada vez mais utilizado. Mas ainda há muitas dúvidas sobre o que isto realmente significa. Além disso, existe uma porcentagem muito pequena de empresas no nosso país que coloca esta medida em prática.

Já sabemos no que consiste o horário de trabalho tradicional, aquele que nossos avós e pais tiveram ao longo da vida. A entrada é às 9h, cada funcionário tem um intervalo de 1 hora e depois trabalha até as 18h. O horário flexível é o oposto disso, principalmente quando consideramos os funcionários que trabalham remotamente e necessitam uma maior flexibilidade.

horario flexivel trabalho

Aqui explicaremos os dois modelos principais de horário flexível:

Semana de trabalho reduzida

Esse tipo de trabalho pode consistir em trabalhar mais horas por dia para tirar um dia ou meio dia de folga ou mudar para o modelo de quatro dias úteis. Embora nem todas as empresas possam implementar essa medida, temos exemplos de casos como o Microsoft Japan. Em um estudo eles observaram um aumento de 40% nas vendas e uma queda nas contas, como a eletricidade.

A coisa mais surpreendente sobre esse tipo de horário flexível é que, mesmo que menos horas sejam trabalhadas, o salário permanece intacto. Isso pode ser devido ao aumento da produtividade por parte dos funcionários. Já que estes também tem um tempo de descanso maior e se sentem mais valorizados pela empresa.

Horário diário flexível

Esse tipo de horário permite total liberdade nas horas de entrada e saída dos funcionários. Dessa maneira, a reconciliação entre trabalho e família pode ser feita de uma maneira muito mais confortável. Aqui, o teletrabalho também é incentivado como uma medida para trabalhar de qualquer lugar. Já que tudo o que precisamos é de um computador e uma conexão à Internet.

software-rh-gratis

Aplique um registo de horário de trabalho para funcionários com horário flexível

Atualmente, o horário flexível é muito mais considerado do que o salário entre aqueles que procuram emprego, especialmente entre os millennials. Essa é uma vantagem incluída no chamado salário emocional, pois a remuneração não é econômica, mas é obtida através do bem-estar dos funcionários.

Se pensa em aplicar um horário de trabalho flexível, lembre-se de que precisará de um relógio de ponto inteligente. Mas esteja também atento aos pontos a seguir:

1. Tenha um controlo horário eficiente da sua equipa

Para ter um controlo do horário de trabalho da equipa, é essencial ter um sistema seguro e confiável que permita armazenar todos os dados dos funcionários. O melhor é ter um software hospedado na nuvem para registar as horas de trabalho de todos numa empresa. Já que é muito mais seguro que uma planilha de Excel.

Se usar uma planilha, não terá a certeza de que alguém modifica os dados. Além disso, a revisão das horas dos funcionários pode ser uma tarefa lenta e complicado.

2. Aposte pela comunicação

Se deseja confiar nos seus funcionários, mesmo que eles estejam a teletrabalhar ou estabeleçam horários diferentes dos seus. Facilite a comunicação entre a sua equipa e os ajude com as ferramentas adequadas.

Implemente modelos de comunicação por meio de plataformas que permitem conversar online durante o horário de trabalho, como o Slack. Com esse tipo de ferramenta, os funcionários podem se comunicar com a equipe sobre os projetos em que estão a trabalhar. A idéia também é manter as comunicações mais ágeis e evitar conversas e reuniões que poderiam ser um e-mail ou uma mensagem.

3. Estabeleça metas realistas

Já falamos sobre ter um bom software e a importância da comunicação para administrar uma empresa com um horário de trabalho flexível. No entanto, há também um ponto-chave, que é determinar objetivos ou metas.

É inútil que uma pessoa defina a sua agenda e leve o trabalho para casa se todos não tiverem definido pautas a seguir. Para determinar prazos, o Google Calendar pode ajudá-lo para ter sempre as datas de entrega visíveis.

4. Ofereça a opção do teletrabalho

De acordo com um relatório da Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho (Eurofound), apenas 2% dos trabalhadores em Portugal teletrabalham de maneira permanente e 11% de maneira esporádica.

O teletrabalho incentiva a motivação e a reconciliação dos funcionários. Mas também traz grandes benefícios para a empresa, pois economiza eletricidade e água. Bem como para o meio ambiente, pois significa menos viagens ao local de trabalho.

Quer saber tudo o que precisa para começar a trabalhar em casa? Descarregue a nossa checklist para o teletrabalho.

Agora que tem as chaves para registrar o horário de trabalho de todos os seus funcionários (que possuem ou não um horário flexível), é hora de facilitar esse processo.

Digitalize o seu RH e ofereça as melhores condições para a sua equipa com o software da Factorial.

This post is also available in: Español

Postagens relacionadas

Deixe um comentário