Ir para o conteúdo
Digitalização nos RH

O que são os Recursos Humanos?

·
5 minutos de leitura
Escrito por

Nos últimos anos, à medida que se valoriza mais o bem-estar e a felicidade dos colaboradores no local de trabalho, a consolidação de equipas de recursos humanos tem vindo a proliferar. As vantagens destas equipas são claras: não só aliviam a carga burocrática da restante empresa, como contribuem para a contratação eficaz de talento, ao mesmo tempo que reduzem a rotatividade das equipas ao avaliar e afinar o nível de satisfação dos colaboradores.  

 

Tabela de conteúdos

Definição de recursos humanos

O departamento de recursos humanos, também abreviado para RH ou HR (do inglês Human Resources) é responsável pela administração de tudo aquilo que envolve as pessoas de uma determinada empresa. Na prática, a equipa trata do processo de recrutamento, seleção, contratação, onboarding ou integração, formação, plano de carreira, processamento salarial, gestão de contratos e offboarding.

Ter um departamento de recursos humanos é por isso essencial para qualquer empresa que precisa de crescer e contratar talento, ao mesmo tempo que ajuda no desenvolvimento, formação e retenção das pessoas que já trabalham na organização.

A origem do termo recursos humanos

O economista norte-americano John R. Commons é apontado como um dos primeiros autores a fazer uso do conceito de recursos humanos no final do século XIX. No entanto, o termo só se tornou verdadeiramente popular entre as décadas de 1910 e 1920, altura em que as empresas começaram a ver os trabalhadores como algo mais do que mão de obra substituível. Com a Primeira Guerra Mundial (1914–1918) e mais tarde com a Grande Depressão, iniciada em 1929, começaram a surgir leis laborais, sindicatos e mecanismos de proteção social que levaram as empresas a repensar a gestão das suas pessoas.

Com o passar do tempo, a gestão de recursos humanos deixou de ser vista como uma obrigação meramente administrativa. Nos dias que correm, fala-se cada vez mais de pessoas, talento, cultura e experiência do colaborador. Ainda assim, a expressão recursos humanos é amplamente utilizada, sobretudo para designar a função responsável por alinhar as necessidades das pessoas com os objetivos da empresa.

Responsabilidades do departamento de recursos humanos

Entre as principais funções do departamento de recursos humanos encontram-se o recrutamento e seleção de novos colaboradores, a integração de pessoas na empresa e o acompanhamento do seu percurso profissional. Além disso, esta equipa é ainda responsável por:

  • Estruturar e oferecer apoio durante os processos de onboarding e offboarding.
  • Gerir os diferentes horários e documentar ausências.
  • Gerir a remuneração dos colaboradores e os benefícios.
  • Desenhar planos de desenvolvimento profissional e orientar as formações.
  • Coordenar avaliações de desempenho.
  • Receber feedback acerca do bem-estar dos colaboradores e implementar medidas de apoio.
  • Implementar estratégias que favoreçam o employer branding e ser responsável pelos canais de comunicação interna.
  • Gerir toda a documentação referente aos trabalhadores e analisar dados (people analytics).
  • Mediar conflitos.
  • Auxiliar o desenvolvimento da liderança.
  • Gerir a diversidade e equidade dentro das equipas.

Apoiar a gestão do trabalho remoto e híbrido.

A importância do departamento de recursos humanos

Hoje em dia a presença de um responsável ou departamento de RH é essencial em qualquer empresa, independentemente da sua dimensão, uma vez que esta é a equipa que zela pelas necessidades e bem-estar dos seus colaboradores. Posto isto, quais são os principais benefícios de ter um departamento de recursos humanos?

  • Aprimoramento das capacidades dos colaboradores (através de planos de formação e desenvolvimento).
  • Reforço das equipas através da contratação de novos talentos.
  • Melhoria na comunicação interna.
  • Alívio da carga administrativa das restantes equipas.
  • Fortalecimento da cultura da empresa e do employer branding.

Melhoria geral no desempenho da equipa.

A digitalização dos recursos humanos

A necessidade de incorporação de programas ou softwares especializados na gestão de funcionários e documentos tem vindo a generalizar-se nos últimos anos. Afinal de contas, gerir ausências, baixas, recibos de vencimento, contratos, remuneração flexível, entre tantas coisas, torna-se muito mais fácil e eficaz com recurso ao software de recursos humanos certo. Quando este tipo de tarefas administrativas cai nas mãos da tecnologia é possível que as equipas de recursos humanos se foquem em tarefas realmente insubstituíveis, como a implementação de medidas que favoreçam a felicidade e o bem-estar dos funcionários

  • Análise de dados

É cada vez mais comum que as empresas apoiem decisões estratégicas em dados concretos. Por exemplo, na hora de analisar o tempo médio de permanência de um colaborador numa empresa, dados como motivos de saída ou equipas com maior rotatividade ajudam a identificar problemas de liderança, integração ou expectativas. Só com base nestas informações concretas é possível redefinir estratégias e responder prontamente ao problema. 

  • Trabalho remoto e modelos híbridos

Os desafios que os modelos de trabalho remoto e híbrido trouxeram nos últimos anos são mais facilmente respondidos com recurso à tecnologia. Com a Factorial é possível acompanhar horários e picar o ponto (em desktop ou através da aplicação e com geolocalização ativada, se necessário), registar férias e ausências à distância, atribuir tarefas a colaboradores em diferentes localizações ou avaliar o desempenho através de questionários online. Além disso, foi a pensar nas equipas que não trabalham fisicamente no mesmo espaço que a ferramenta de gestão da comunicação interna da empresa foi criada. Através dela é possível criar eventos e comunicados públicos, visíveis para todos os colaboradores, criar anúncios sempre que necessário (onde pode incluir informações sobre aniversários, recibos de vencimento, turnos, férias, etc.) ou criar grupos e comunidades dentro da empresa.

  • Experiência e bem-estar dos colaboradores

O acesso rápido à informação e a maior transparência na gestão são dois aspetos altamente valorizados pelos colaboradores nos dias que correm. A Factorial veio facilitá-los através do já referido portal do colaborador, que permite disponibilizar comunicados e documentação a toda a empresa, num só lugar. Além disso, a solicitação e aprovação de pedidos de férias e ausências online de forma simples e rápida veio reduzir conflitos e fricções

No que diz respeito ao bem-estar das equipas, com a Factorial pode recolher feedback através de questionários internos onde é possível avaliar:

  • O ambiente de trabalho.
  • A comunicação interna (por exemplo se a informação chega tarde ou de forma confusa aos colaboradores).
  • A relação com a liderança.
  • O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. 
  • A perceção da progressão de carreira

Este tipo de feedback concreto permite adaptar as medidas futuras à realidade e necessidades específicas das equipas e dessa forma aumentar significativamente os níveis de satisfação dos trabalhadores.

Além disso, a Factorial apresenta-se como uma solução verdadeiramente completa capaz de cobrir todas as áreas de atuação de uma equipa de recursos humanos, através de:

Com o software da Factorial é possível ter uma visão 360º sobre as equipas e documentos de RH. O sistema é user friendly e 100% focado no utilizador final: as equipas de RH e colaboradores. 

🚀 Quer ver e perceber como funciona a plataforma da Factorial? Clique aqui!

Deixe um comentário